The Waterfall - Georgia O'Keefe
Evocando os mistérios das brumas de Petrópolis
Quem morou durante anos vendo as brumas envolverem as montanhas verdes nos dias em que o calor excede na cidade lá embaixo e, geralmente nos finais de tarde, quando esta massa quente une-se às massas frias do topo da montanha transformando-se no que alguns chamam de ruço, cerração ou neblina, só quem presenciou isto por longos anos entende, curte e não se espanta. Gosta até.
Os moradores das serras são capazes de andar quilômetros na neblina sem medo, já que conhecem os caminhos que cortam a cidade, mas quem está a passeio muitas vezes se espanta e começa a sentir frio, afinal a temperatura costuma cair também e então, aqueles que subiram a serra com roupa de 'carioca', ou seja, sandálias, shorts e camisetas, sentem-se desconfortáveis e com medo do frio. Já vi gente que subiu para passear ou fazer compras por lá com sol quente e quando viu a temperatura despencar e a bruma descer, ficar apavorado e querer ir embora correndo. E aí reside o perigo. É preciso cautela e
um certo respeito às neblinas que baixam sobre a estrada.
Quantas vezes da varanda de minha casa lá no alto da serra eu vi e ainda vejo esta neblina chegando e baixando devagarinho, cobrindo a tudo, como um manto branco envolvendo as casas, as árvores, flores, ruas e até mesmo o meu jardim. Em certos dias não dá nem para se enxergar mais de cem metros quando ela baixa espessa, densa.
Eu amo a bruma constante de Petrópolis! Parece que estou na Inglaterra e minha casa é um castelo rodeado de densas nuvens que me protegem contra ataques inimigos. Ficamos ali escondidinhos, a olhar pela janela, sempre encantados com sua aparição silenciosa e expansiva. Não costuma durar mais de 3 ou 4 horas, no entanto são momentos mágicos, parece que tudo se congela na fumaça das nuvens.
Meu 'Watterfall' fica em Petrópolis, num pedacinho de sonho encravado nas montanhas úmidas, repletas de avencas, marias sem vergonha, hortênsias e mistérios que só as brumas escondem. É lá que eu vivo, porque aqui só moro.
Este vídeo (só 42 segundos) é do you tube (desconheço o autor), mas trouxe para vocês verem como é densa a neblina na serra de Petrópolis.
Se quiserem conhecer mais sobre esta linda cidade que fica além das brumas, entre aqui nesta página.
*Esta é minha participação na Blogagem Coletiva inspirada por Glorinha L.de Lion sobre o tema Minha Idéia é meu Pincel.