.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sábado, 20 de março de 2010

E hoje as flores e música são para ...




E foi assim:
Ela começou a chamar-me de web-mãe e eu gostei, afinal não tenho filha e uma, embora fosse virtual, já era tudo de bom.  Gostei tanto que fui me achando mesmo, um pouco mãezona desta guria querida,  e,  hoje, nosso contato é diário, porque a sinergia que sentimos desde a primeira vez em que nos descobrimos transformou-se em muito carinho e admiração uma pela outra.
Quando ela disse-me que vinha pro Brasil no ano passado e eu disse que ia pra lá (EUA), ela ficou meio atordoada e eu também, afinal tanto tempo se comunicando e agora que uma vinha a outra ia!  Mas, deu tudo certo e acabamos indo juntas na viagem pros Estados Unidos em sua volta, depois que matou as saudades do lugar onde nasceu e onde deixou tantas boas amizades.  

Foi engraçado e surpreendente a cara dela ao descobrir-me lá no aeroporto, juntamente com mais duas amigas para recepcioná-la em sua chegada,  depois de tantos anos sem voltar ao Brasil. Eu disse-lhe, por e-mail, que não poderia ir ao aeroporto porque iria viajar com o marido pra S.Paulo e ela acreditou, mas queria fazer-lhe uma surpresa e deixei primeiro as amigas dela abraçarem-na e  fiquei de longe, segurando um girassol que havia comprado para lhe ofertar.  Mas ela bateu os olhos em mim e reconheceu-me imediatamente.  Uma choradeira e risos amontoados cheios de alegria por estarmos ali, vivenciando aquele momento juntas.  
A Blogosfera só me trouxe alegrias até hoje e uma delas, foi ter conhecido você pessoalmente  querida Lúcia.  Você é igualzinha aquilo que manifesta em seus comentários, sempre muito verdadeira e madura em suas colocações. Seu blog é um diário vivo daquilo que pensa e gosta, do que não gosta, das suas observações pela vida, dos seus sentimentos mais profundos, do amor por seu marido e pela sua família e os animais que adora.  Ela sabe fazer bom uso desta ferramenta e conta com a nossa admiração para segui-la todos os dias, mesmo quando ela reclama do frio que a incomoda todos os invernos, afinal, carioca nos gens, gosta mesmo é de dias ensolarados, porque ela é como um girassol, sempre voltada pro sol.


Espero que esta música a agrade, foi difícil dessa vez,  não conheço muito de heavy metal, mas sei que você curte esta banda.  
Assim, com todo meu afeto e um abraço de mãe,  desejo que consiga com este esforço e determinação que traçou para este ano, tudo de melhor para os dias que virão em sua vida.
Um beijo querida!



sexta-feira, 19 de março de 2010

Para começar bem o fim de semana.



POEMA ÁRABE - LINDO
(Autor Desconhecido)



سب الدستور المعدل عام أصبحت إسبانيا دولة قانون إجتماعية و ديمقراطية
تحت نظام ملكي برلماني. الملك منصبه فخري و رن و واحدئيس الوزراء ه
الحاكم الفعلي للبلاد. البرلمان الإسباني مقسم الى مجلسين واحد للأعيا
وعدد أعضاء يبل عين و واحد للنواب و عدد نتائج الانتخابات نائب. نتائج
الانتخابات الأخير مباشرة من أصبحت الشعبسنوات، بينما كل سنوات، بينما
يعين عنتخاباتضو من مجلس ا الشعب أيضاً. رئيس الوزراء و الوزراءيتم ماعية
و تعيينهمللأعيان




Quase chorei...no trecho que diz:


قبل البرلمان اعتماداً على نتائج





Um ótimo final de semana para todos e que venha a nova estação!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Será este o sentido?



Recebi de uma amiga este texto como de autoria do Dr. Drauzio Varella, o qual conhecemos por sua grande capacidade como médico Oncologista. Ele realmente escreve muito bem e pode ser que seja dele o referido texto, mas como tenho dúvidas e não consegui descobrir a verdadeira autoria, peço a quem souber que me avise, ok.  Não obstante, as palavras são ricas e muito verdadeiras, concordam?




Definição mais simples e exata sobre o sentido de mantermos uma relação?
Uma relação tem que servir para tornar a vida dos dois mais fácil.

Algumas pessoas mantém relações para se sentirem integradas na sociedade, para provarem a si mesmas que são capazes de ser amadas, para evitar a solidão, por dinheiro ou por preguiça.
Todos fadados à frustração.  Uma armadilha.
Uma relação tem que servir para você se sentir 100% à vontade com outra pessoa, à vontade para concordar com ela e discordar dela,  para ter sexo sem não-me-toques ou para cair no sono logo após o jantar, pregado.
Uma relação tem que servir para você ter com quem ir ao cinema de mãos dadas, para ter alguém que instale o som novo, enquanto você prepara uma omelete, para ter alguém com quem viajar para um país distante, para ter alguém com quem ficar em silêncio, sem que nenhum dos dois se incomode com isso.
Uma relação tem que servir para, às vezes, estimular você a se produzir, e, quase sempre, estimular você a ser do jeito que é, de cara lavada uma pessoa bonita a seu modo.
Uma relação tem que servir para um e outro se sentirem amparados nas suas inquietações, para ensinar a confiar, a respeitar as diferenças que há entre as pessoas, e deve servir para fazer os dois se divertirem demais, mesmo em casa, principalmente em casa.
Uma relação tem que servir para cobrir as despesas um do outro num momento de aperto, e cobrir as dores um do outro num momento de melancolia, e cobrirem o corpo um do outro, quando o cobertor cair.
Uma relação tem que servir para um acompanhar o outro no médico, para um perdoar as fraquezas do outro, para um abrir a garrafa de vinho e para o outro abrir o jogo, e para os dois abrirem-se para o mundo, cientes de que o mundo não se resume aos dois.
Dr.Drauzio Varella

E eu tô aqui hoje com saudades do maridinho que está trabalhando distante. Será que dá pra notar!

Aquarelas de Steve Hanks


Coisa mais linda as aquarelas de Steve Hanks!  Realmente um mestre nesta delicada arte. Vejam como parecem até fotografias de tão realistas.

Ah, como eu queria uma dessas! 






 

quarta-feira, 17 de março de 2010

Quem tem medo do boi da cara preta?


 (PoodlesRock/Corbis)

Brincar foi e ainda é de suma importância para que a criança se desenvolva física, emocional e socialmente. E é nessa etapa da vida que, através de brincadeiras e jogos,  nós, seres humanos,  crescemos para o amadurecimento.
Quem não lembra dessas cantigas de roda que na  infância cantávamos no colégio ou em nossos quintais com os amiguinhos? 


Atirei o pau no gato tô tô
Mas o gato tô tô
Não morreu reu reu
Dona Chica cá
Admirou-se se
Do berro, do berro que o gato deu
Miau !!!!!

Boi, boi, boi
Boi da cara preta
Pega esta criança que tem medo de careta
.
Marcha Soldado
Cabeça de Papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel

O Cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O Cravo ficou ferido
E a Rosa despedaçada

 
 

Samba Lelê está doente
Está com a cabeça quebrada
Samba Lelê precisava
De umas boas palmadas
Cai cai balão, cai cai balão
Aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá
Tenho medo de apanhar !

Pode ser que você cantasse coisas diferentes nos anos 80 com Xuxa e sua turma, no entanto estas estrofes aí acima, sempre foram cantadas por alguém de sua família, pais, avós, tios, todos nós as conhecemos, fazem parte até do nosso folclore e faziam um mundo de magia e alegria para a garotada.

Aí que eu estava dias atrás na Academia e surgiu um papo de que estas musiquinhas foram criticadas pelo Conselho de Psicologia no país e que teria até uma lei preparada para proibir sua cantoria em escolas, porque afinal de contas, as criancinhas atuais ficariam com medo, ficariam também afetadas psicologicamente, quem sabe!
Já imaginou um boi da cara preta correndo atrás delas querendo pegá-las?!  Fala sério!

Eu, sinceramente, não consegui aceitar esta colocação, afinal eu cantava estas e muitas outras e pareciam mantras, tal como eram repetidas por mim e outros amiguinhos naqueles áureos tempos da minha meninice.
E nunca, nunquinha, a letra de alguma delas me afetou. Sempre dormi tranquilamente ou cansada, mas cheia de lembranças de um dia  com tantas brincadeiras gostosas.

Eu acho que criança não tem esta percepção sobre as coisas.  Meu amigo japa lá da serra, contou-me certa vez que quando ficou orfão e era bem pequeno, a única lembrança que tinha daquele dia em que sua mãe estava sendo velada em sua casa (era assim no Japão) era que ele até estava feliz, pois afinal tinha tanta gente, parecia mais uma festa.  A percepção infantil dele sobre a tragédia não era a mesma que afetava os adultos.

Vocês não acham que é uma tremenda bobagem dizer que musiquinhas assim possam traumatizar ou influenciar para o mal uma criança?  Ou será que as criancinhas de hoje são mais inteligentes e entendem as letras, fazendo a interpretação tão ao pé da letra?  Duvido!  Pois as próprias provas de vestibular já demonstram o que muitos jovens não conseguem - interpretar um texto.

Matem a saudade de algumas delas com o vídeo abaixo e vejam como tem gente que se preocupa demais com isso, quando a violência é bem mais presente no dia a dia neurótico das relações familiares ou de cidades abandonadas pelo Poder Público.


Quando eu for avó, vou cantar todas elas pro meu netinho, com certeza.



terça-feira, 16 de março de 2010

167 anos e ainda linda - Petrópolis



  

Rica em história e tradição, Petrópolis faz hoje 167 anos.

É a minha cidade querida, a cidade que escolhi de coração e que me faz feliz e com a alma leve toda vez que lá estou.

O Imperador D.Pedro II também pensava assim e era pra lá que corria quando o verão apertava no Rio de Janeiro e trocava seu palácio em São Cristóvão pelo palácio da Rua da Imperatriz no centro de Petrópolis e que é hoje o Museu Imperial.  Peças importantes de nossa história estão lá guardadas, desde a belíssima coroa imperial, a pena de ouro que assinou a Lei Áurea, os salões de chá, de música, os quartos dos príncipes e todo o acervo de documentos que fizeram nossa história.  Um lugar inesquecível para se visitar, conhecer de perto as raízes de nosso povo.

Show de Som e Luz No Museu Imperial de Petrópolis por 
Rodrigo_Soldon.

O Imperador adorava a serra e ia sempre com seu séquito para relaxar e ter contato direto com a natureza perfumada e colorida da Mata Atlântica que, naquela época, era bem mais exuberante.  E o trenzinho que serpenteava e subia pela longa aresta livre de vegetação, deixando para trás a paisagem da primeira estrada de ferro construída no Brasil pelo Barão de Mauá que lá também tinha seu palacete.
E foi em Petrópolis que na manhã de 15 de novembro estava D.Pedro II e sua esposa, enquanto no Rio era proclamada a República pelo Marechal Deodoro da Fonseca.
O livro O Príncipe Maldito de Mary Del Priori que estou lendo, retrata em várias páginas a importância que esta pequena cidade nas montanhas tinha para a família imperial.

             "Manhã de 15 de novembro, Petrópolis:  a serra se despia da neblina.  Tudo era frescor, calma e tranquilidade.  A temporada de verão, com seus bailes de caridade e leilões de prendas beneficentes cresciam no parque no palácio sob os olhos do homem que um diplomata descreveu como: "alto, um tanto grosso, de barba longa e basta, já branca, passos lentos, finas maneiras..."

 Hoje, a estrada de ferro não mais existe, mas uma excelente estrada para subir e outra para descer e que descortina toda a beleza da região com sua natureza bucólica e palacetes antigos. A neblina é comum por lá e deixa a cidade com cara londrina, sugerindo aconchego de vinho e fondue no inverno.

Petrópolis por Rodrigo_Soldon.

A vista da serra é deslumbrante em todas as horas do dia, mas com o pôr do sol acentua-se mais as cores azuladas que fazem o contraste de suas montanhas.

 A pequena cidade foi tão importante no século XIX quanto até os meados do século XX em que abrigou desde milionários, atrizes, vedetes e políticos que desejavam obter o máximo em matéria de bem viver. E para isso foi construído em 1944, por Joaquim Rolla, o famoso Hotel Quitandinha para ser o maior cassino hotel da América do Sul, em estilo normando, apresentando em seu interior característica “Hollywoodiana”. Mas, hoje sua área para visitação pertence ao SESC e seus apartamentos foram comprados ou alugados.

Palácio Quitandinha - Petrópolis por Rodrigo_Soldon.












Muitos casarios da época do império ainda estão lá, solenes, altivos, esperando o olhar de interesse de quem quer saber mais sobre nossa história e entender melhor os dias atuais.
 http://farm3.static.flickr.com/2177/2199992693_367fd44dd4_o.jpg
 http://farm3.static.flickr.com/2228/2199993101_677abea618_o.jpg
http://farm3.static.flickr.com/2118/2200012823_5db71ca930_o.jpg

[baraodemaua-(foto+de+Bruno+C.Rodrigues).jpg]
(Palácio Barão de Mauá)

A Catedral de São Pedro de Alcântara também chama atenção pela beleza de suas linhas neogóticas inspiradas nas antigas catedrais do norte da França.  Claro que teve ali também a mãozinha amorosa de D.Pedro e sua filha, a Princesa Isabel, que transformaram o projeto em realidade, começando sua construção em 1884 e terminada em 1901, mesmo após a Proclamação da República.
Catedral de Petrópolis por Rodrigo_Soldon.
Catedral de Petrópolis por Rodrigo_Soldon.

Dentro dela estão os mausoléus do Imperador e sua família e até eu que não sou nada religiosa, gosto de entrar lá de vez em quando e, sentada na sua quietude, observar os lindos afrescos das paredes e as luzes que refletem em seus grandes vitrais.  Passeio imperdível.

Catedral de Petrópolis por Rodrigo_Soldon.

À noite, vista do outro lado da Avenida Koeller, a iluminação azulada deixa-a ainda mais bonita.

Catedral de São Pedro de Alcântara por Rodrigo_Soldon.

A cidade era e ainda é tão charmosa que mentes brilhantes aportavam por lá e um deles, nosso querido Alberto Santos Dumont, que construiu esta linda  e inusitada casinha no topo de um pequeno monte e com pouquíssimas coisas dentro que o faziam feliz, pois só o que queria mesmo era usufruir da visão  e paz que tinha lá de cima.
http://farm3.static.flickr.com/2307/2200799568_2e81039c13_o.jpg

Suas pontes vermelhas que passam sobre o Rio Piabanha, embelezam em meio a tanto verde, auxiliam na passagem para que visitemos a pé todo o centro histórico.
Pontes em Petrópolis

Eu amo esta cidade e desejo que ela consiga sobreviver a tantos ataques até hoje feitos contra sua natureza, que o ser humano seja mais civilizado não destruindo tantos encantos que nossos antepassados criaram com carinho para que pudéssemos desfrutar nos dias atuais, que seja sempre abençoada com seu clima agradável e gente trabalhadora e gentil, que continue linda como é e sempre ficará em minhas lembranças! Vida longa Petrópolis!

Palácio de Cristal
(Palácio de Cristal)

Gente, quem mora ou viaja para fora do país, vê como outros povos tratam com orgulho sua história e monumentos, muitas vezes tão pequenos e inferiores aos que temos aqui em nosso país, além da maravilha de nossa vegetação, por isso eu gosto de enaltecer nossas belezas, tratadas com descaso pela maioria de nosso povo. Feliz é o povo que tem memória!



Neste dia em que comemora 167 anos, o acesso para o Museu Imperial é grátis e você só paga dando brilho no antigo e reluzente assoalho da época do império com as pantufas que lhe serão entregues na porta de entrada.  Ótimo passeio para fazer com seus filhos, mostrar e conhecer nossa história.




Nota:  As fotos usadas para este post são daqui, daqui e daqui.
E se quiserem conhecer mais sobre esta linda cidade vendo fotos atuais de seu centro, casarios históricos e sua gente, cliquem aqui.