.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Final de semana à vista, oba!





Uma mente tranquila é um fator muito positivo. Seu médico recomenda que você descanse mais, mas “descansar”, nesse sentido, simplesmente significa se deitar. A mente que está tomada de preocupações e agitação mental nunca lhe dará o devido descanso. O verdadeiro descanso é mental. Na verdade, ele é mais importante que o descanso físico
Dalai Lama, Iluminando o caminho, Editora Fundamento)

Amanhã é sábado, que delícia! E na terça-feira um feriadão.  E o que vou fazer é isso; descansar, passear e arejar mais a cabeça.  Desejo que façam o mesmo. Bom final de semana e feriado para todos amigos!


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Para Alexandre, o queridinho da Blogosfera-Feliz Aniversário!


O presente está aqui, clique para ouvir.


Feliz Aniversário
amigo
Alexandre!



Não deixem de visitar o Blog do Alexandre - Lost in Japan - simplesmente sensacional!




(Poesia de Manoel Bandeira-Madrigal Melancólico)













Minha idéia é meu pincel (Blogagem Coletiva-1)



Irises in Monet's Garden
(The Artist's Garden at Giverny)
1900
 
Fiquei um tempo a olhar para este belo quadro de Monet, pensando sobre o que escreveria a respeito do mesmo, tentando não cair na mesmice em detalhar os pormenores da pintura de um artista tão delicado, impecável e importante que conseguia captar as cores e a beleza da natureza para as pontas de seus pincéis e transformar na mais bela expressão da arte.  Quem sou eu para analisar uma obra tão magnífica!

Resolvi então que o melhor seria mergulhar nesta tela e senti-la, como se lá estivesse, no meio do jardim colorido da casa do artista.  E procurei soltar meus sentidos, enxergar com os olhos fechados, guardando na memória os coloridos suaves daquele lugar.
Pude sentir o aroma das flores silvestres, plantadas por mãos carinhosas e que o solo retribuiu em explosão de beleza.  Caminhei pelas alamedas daquele jardim e toquei com os dedos, suavemente, todas as florezinhas que Monet pintou em detalhes.  Senti a textura e o frescor das pétalas das Íris e respirei fundo, profundamente, trazendo para dentro de mim, não só a visão da bela tela, como o silêncio do local que arrebatou-me em paz profunda. Andei por ali por algum tempo sem vontade de voltar, tamanha satisfação que sentia.

Eu gosto de lugares assim, sinto-me em comunhão com a natureza e com Deus e percebi que a idéia de olharmos um belo quadro como este e fazermos esta ‘viagem’ para dentro da tela é o que realmente um pintor impressionista quer traduzir com sua obra, mostrando as tonalidades e a incidência da luz do sol  sobre as coisas a cada pincelada, sem misturar as cores, mas deixando que a proximidade uma da outra iluminasse o cenário de um jardim que saiu da tela e fixou-se em minha mente, mesmo de olhos bem fechados.

Com a experiência de vida, a capacidade de desenvolver estes sentidos torna-se maior. Pelo menos é uma coisa boa ao envelhecermos. Podemos nos mover, nos transportar para um ou outro local sem sairmos de onde estamos, deixar que a percepção da pintura ou fotografia, transforme-se em pensamento de perceber, de ouvir, de cheirar e de ficar totalmente integrado com a beleza ali impressa.

Nestes momentos em que estive visitando o jardim de Monet em Giverny, liguei minha alma a do artista e de onde ele estiver, sentirá a enorme vibração de admiração que eu e todos que visualizaram e se embeveceram com sua preciosa arte, tiveram também nesta linda blogagem coletiva.  *Monet e sua arte imortal!





*Se quiserem conhecer um site maravilhoso sobre Monet, clique aqui e viaje em sua obra imortal.






Este post faz parte da Blogagem Coletiva proposta pela amiga Glorinha de Leon do Blog Café com Bolo, intitulada "Minha idéia é meu pincel".





quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Assinem, assinem, assinem - temos somente 3 dias!

 
A Glorinha me avisou e eu estou repassando para todos os amigos deste blog e quem mais quiser entrar nesta luta pela preservação de tão maravilhoso animal e que tem seus dias contados neste planeta.
Poderão ler  a carta da petição e assinarem clicando no lugar adequado. Assinem por favor, vamos mostrar nossa força através da blogosfera para o mundo.


Caros amigos,

Hoje existem apenas 300 baleias francas do atlântico norte e 99% das baleias azuis já foram eliminadas. Estes majestosos gigantes estão ameaçadas de extinção e seu caso está sendo usado como exemplo repetidamente. Mas na realidade, um terço de todas as formas de vida no planeta estão à beira da extinção.

O mundo natural está sendo esmagado pela atividade humana, poluição e exploração. Mas existe um plano para salvá-lo - um acordo mundial para criar, financiar e implementar áreas protegidas cobrindo 20% das nossas terras e mares até 2020. Agora mesmo, 193 governos estão reunidos no Japão para enfrentar esta crise.

Nós só temos 3 dias até o fim desta reunião crucial. Especialistas dizem que os políticos estão hesitantes em adotar um objetivo tão ambicioso, mas que um clamor público mundial poderá fazer a diferença, mostrando aos governantes que os olhos do mundo estão sobre eles. Clique para assinar a petição urgente e encaminhe este email amplamente - a mensagem será entregue diretamente para a reunião no Japão:
http://www.avaaz.org/po/o_fim_das_baleias/98.php?CLICKTF

Ironicamente 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade. Os nossos governos já deveriam estar caminhando para "uma redução significativa da taxa atual da perda da biodiversidade". Eles falharam repetidamente, cedendo para a indústria e trocando assim a proteção das espécies por lucros limitados. Nossos animais, plantas, oceanos, florestas, solos e rios estão sufocando sob fardos imensos de super-exploração e outras pressões.

Os seres humanos são a principal causa desta destruição. Mas podemos reverter a situação - já salvamos espécies da extinção antes. As causas do declínio da biodiversidade são vastas e salvá-la vai exigir uma guinada das promessas vagas, sem clareza de quem financia a proteção, para um plano ousado, com fiscalização rigorosa e financiamento sério. O plano de 20/20 é justamente isto: os governos serão forçados a executar programas rigorosos para garantir que 20% das nossas terras sejam protegidas até 2020, e para isso aumentar drasticamente o financiamento.

Tem que ser agora. Em todo o mundo o quadro está cada vez mais sombrio - há apenas 3.200 tigres na natureza, os peixes dos oceanos estão se esgotando e nós estamos perdendo fontes de alimentos ricos para a monocultura. A natureza é resistente, mas temos que prover espaços seguros para ela se recuperar. É por isso que esta reunião é fundamental - é um momento decisivo para acelerar ações baseadas em compromissos claros para proteger nossos recursos naturais.

Se os nossos governos sentirem a pressão esmagadora do público para serem corajosos nós podemos convencê-los a aderirem ao plano de 20/20 nesta reunião. Mas para isto vamos precisar que cada um de nós que está recebendo esta mensagem, faça-a ecoar até chegar na convenção no Japão. Assine esta petição urgente abaixo e depois encaminhe-a amplamente:

http://www.avaaz.org/po/o_fim_das_baleias/98.php?CLICKTF

Este ano os membros da Avaaz tiveram um papel fundamental na proteção dos elefantes, defendendo a proibição da caça às baleias, e garantindo a maior Reserva Marinha do mundo nas Ilhas Chagos. Nossa comunidade tem mostrado que podemos definir objectivos ambiciosos - e vencer. Esta campanha é a próxima etapa na batalha essencial para criar o mundo que a maioria de nós em todos os lugares querem - onde os recursos naturais e das espécies são valorizados e o nosso planeta está protegido para as futuras gerações.

http://www.avaaz.org/po/o_fim_das_baleias/98.php?CLICKTF

Com esperança,

Alice, Iain, Emma, Ricken, Paula, Benjamin, Mia, David, Graziela, Ben, eo resto da equipe da Avaaz


Conseguiremos impedir a extinção em massa?


Acabei de assinar uma petição urgente global de apoio de um novo tratado para evitar a extinção em massa. A petição será entregue sexta-feira às negociações da ONU no Japão - confira o e-mail abaixo e assinar aqui:






Para a Tati em seu aniversário


Porque ela é uma moça bacana, alegre, extrovertida, amiga, educada, boa mãe e esposa e consciente da vida e amorosa com os amigos e família.  Por isso, estamos nesta blogagem coletiva que se reverterá em força positiva para seu espírito e o desejo de todos reunidos em um só que é desejar-lhe um lindo e feliz aniversário com muita saúde e toda paz e alegrias nesta vida.


Tati querida, você foi uma grande descoberta para todos nós, seus amigos, deste mundo virtual e a maior satisfação em conhecê-la pessoalmente no mundo real.


Um beijo e abração neste dia só seu e flores para alegrar seu coração, no virtual, que é o mundo que nos encanta todos os dias e de onde nasceu tantas boas amizades.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

"Se não gosta da maneira como eu dirijo, saia da calçada”


As pessoas têm uma personalidade que se transforma quando estão dirigindo um automóvel, muitas vezes essa mudança de atitude é negativa, pois se conhecermos a mesma pessoa num ambiente familiar ou social podemos até nem reconhecê-la.
É como se existisse uma dupla personalidade assim que se sentam ao volante. Quando não estão dirigindo são pessoas calmas e respeitadoras, lembrando em muito o incrível e um dos melhores desenhos de Walt Disney que poderão ver mais abaixo.

Hoje, com o anonimato que o automóvel proporciona, principalmente vidros escuros muito usados aqui no Brasil, a princípio como item de segurança e agora mais usado para burlar a lei e cometer infrações pelas ruas de uma grande cidade, vemos crescer cada vez mais o número de carros e agressividade ao volante.

Esta agressividade quando não respinga nas pessoas em volta, faz mal ao próprio, como podemos constatar dia após dia nas tantas mortes absurdas, perdidas pela ignorância e falta de sentimentos nobres.


Neste final de semana, um jovem morreu em acidente de carro no dia de seu aniversário, na zona sul do Rio de Janeiro.  De acordo com o Corpo de Bombeiros, o rapaz estava sozinho e em alta velocidade. O carro teve a frente completamente destruída e chegou a pegar fogo. O motorista morreu na hora. 

As pessoas que moram próximo ao local disseram não ouvir barulho de freios, significando que ele realmente não se importou em diminuir a velocidade naquela curva, não havia nem marcas no chão, apenas o carro, com a frente totalmente acabada e ele, ali mesmo, morto.

O mais intrigante e que comprova a insensatez deste rapaz é que um adesivo colado no carro tinha a seguinte frase em inglês: “se não gosta da maneira como eu dirijo, saia da calçada”. Em uma rede social na internet, Diego era membro da comunidade: “Já passei dos duzentos quilômetros por hora”.

Que triste fim de um jovem que havia acabado de completar 24 anos algumas horas antes! (veja aqui)

Será que as pessoas não entendem que o carro é apenas um meio de transporte e não uma fortaleza de guerra ou um meio de competição?!

Conduzir sem respeitar as normas e de um modo agressivo não vai ajudar em nada e às vezes pode ser fatal.



Identificando os sinais

Existem três condutas habituais nos condutores agressivos. Veja se consegue identificar-se com algumas delas.  Se não se identificar com nenhuma destas categorias quer dizer que não encara a estrada ou a condução como um campo de batalha.

Impacientes
- Aceleram quando o semáforo está amarelo, passam quando já está vermelho e não respeitam os sinais de Pare.
- Mudam de via sem assinalar a manobra e, muitas vezes, indevidamente.
- Para eles, o próximo não existe, não mantém a distância de segurança, não respeitam as prioridades, bloqueiam as passagens.
- Travam e aceleram de uma forma frenética.

Abusados
- Competem e seguem os outros condutores.
- Conduzem sob a influência de álcool e a altas velocidades.

Agressivos
- Insultam os outros condutores.
- Travam repentinamente como represália pela atitude do outro condutor.
- Bloqueiam mudanças de faixa de rodagem e encostam-se no carro da frente para dificultar entradas.

(Fonte-Revista Guia do Automóvel)



domingo, 24 de outubro de 2010

Para o conhecimento geral


Pessoal querido, voltei, porque não sei ficar longe de vocês e da satisfação de blogar, pois verdadeiramente isto é um dos maiores prazeres que tenho e que tem sido recompensado pelos inúmeros comentários de tantos amigos que fiz por aqui nestes 3 anos de blog.  Obrigada, de coração, pela manifestação de carinho a mim conferida.

Nestes dias de recolhimento e paz, observei mais e mais a natureza, vi de perto muitos pássaros em insano trabalho para construção de novos ninhos para suas famílias em crescimento primaveril. Vi os esquilos comendo coquinhos e correndo pra lá e pra cá em meio à neblina forte que baixou na serra neste final de semana, e respirei aquele ar puro que enche o peito da gente de energia boa e principalmente de esperança.


A natureza é sempre o meu refúgio para reflexões e por isso gostaria de falar-lhes um pouco sobre este assunto - natureza - sem pieguismos de eco-chata, mas de alguém que, como vocês, vê que precisamos tanto deste equilíbrio global para termos nosso próprio equilíbrio interior.   Tudo em nossa volta que se mexe e é vivo, interage conosco, e, faz de nossa existência um conjunto perfeito no universo. Pensava sobre isso e conversava com meu marido hoje pelo almoço e aí vem o motivo do post atual.

Como vocês sabem, o Amazonas é o maior estado do mundo e fica aqui em nosso Brasil.  Para muitos de nós é algo tão inacessível, tão exótico e longínquo quanto para um alemão ou australiano, embora faça parte de nosso país e de nossa realidade, apesar de bem diferente do que a que temos nos grandes centros brasileiros.  Pois bem, este enorme estado está sofrendo mais uma vez o problema da seca.
E aí você poderá dizer; Ah, mas isso sempre foi assim e daqui a pouco se resolve!


Mas, não!  Isso está se tornando um processo cada vez mais doloroso e difícil, principalmente para o povo daquela região.  E porquê?

Porque as águas dos rios que banham toda a Amazônia recebem uma grande contribuição das geleiras dos Andes, das Cordilheiras, e alimentam os rios, riachos, igarapés, permitindo que este enorme eco-sistema de águas propiciem o escoamento de todo tipo de produtos e serviços que existem naquela gigantesca região.

Meu marido conheceu bem de perto esta realidade nas idas e vindas a serviço por lá e vive, mesmo aqui distante, este problema, pois afeta em muito a empresa para a qual trabalha há muitos anos.


Imaginem vocês, rios que transportam desde minérios, carvão, ferro, petróleo, medicamentos, grãos, alimentos, água, animais e gente, boa e doente.  Tudo é por via fluvial e tem mais de 25000 quilômetros de rios navegáveis.  "Os defuntos vão para a cova embarcados, embarcados vão os noivos, os padeiros, as procissões, os caçadores, os comerciantes, os trabalhadores, os eleitores, os namorados, os músicos. O rio é a rua.” ( Moraes)
Agora, pensem bem, estes rios com um nível baixo, muito baixo para aguentar as enormes embarcações que carregam todas estas mercadorias em seu fundo (pedra, porque é dificílimo achar pedras na Amazônia, tijolos, cimento, janelas, televisão, móveis, vidro, tudo) e mais gente em cima, em redes, sentados ou deitados, como é o hábito regional, levados para um canto e outro deste estado tão grandioso, que muitas vezes para ir-se de um ponto ao outro dentro dele mesmo, demora-se de 8 a 48 horas, ou seja, dois dias de viagem. Porque são milhares de vilarejos e pequenas cidades espalhadas na Amazônia.
Conseguem visualizar isto caros amigos como eu, urbanóides e mil anos luz desta outra realidade aqui dentro de um mesmo país?

Esta é considerada a segunda maior seca na região nos últimos 40 anos e o escoamento de tudo está sendo difícil com os rios em níveis críticos, podendo encalhar enormes embarcações ou deixar tantas pessoas sem recursos necessários para a sobrevivência.  Muitas cidades estão com seu fluxo de produtos e pessoas interrompidos.  Por exemplo: a maioria das cidades, possui energia elétrica movida a derivados de petróleo. Como chega este produto sem poder ser transportado?  E aí, extrapolem este problema, pois sem este tipo de produto, como fica o funcionamento de um hospital, de escolas, de pequenas indústrias, a conservação de alimentos e tudo mais?

O aquecimento global é uma realidade, não é mentira, não é invenção, está aí comprovando a cada dia com tantos desastres em nosso planeta e o que ocorre neste momento é que o degelo que deveria ser natural nesta época do ano, nas Cordilheiras dos Andes, tem sofrido um certo atraso e com isso esta enorme seca que está ocorrendo na Amazônia.  

O Mãe Gaia foca sobre vários assuntos de interesse humano, principalmente os relativos à natureza e sua conservação, por isso quis trazer este tema importante para o conhecimento de todos no momento atual.


“Tudo que o homem fizer no Amazonas ficará tão molhado como ficaria seco no Saara”. 
Nash








(Imagens-Corbis)