-Sempre-Viva, flor do Cerrado Brasileiro-
E continuando a falar sobre Biodiversidade nesta semana de grande importância para o planeta, vamos lembrar quem é o tal Fuleco, mascote inesperado que surgiu para representar a Copa do Mundo aqui no Brasil.
A princípio ele não foi muito bem recebido, afinal que nome era esse, quem era o tal bichinho desconhecido pela maioria e de nome pra lá de estranho?
O bichinho é o simples Tatu-Bola, ("Tolypeutes tricinctus") um mamífero pequeno, morador das Caatingas e Cerrados do Brasil.
Mas, por quê não o chamaram logo de tatu-bola, nome que já conhecemos há tempos?
A FIFA esta organização privada que promove os jogos das Copas do Mundo e que tornou-se sinônimo de corrupção (veja aqui), foi quem impôs este nome ao nosso lindo bichinho e de tatu-bola passou a ser conhecido por Fuleco que, segundo a FIFA, quer dizer a junção de Futebol e Ecologia.
Só que durante todo este período de preparação para a Copa, não vimos nenhuma ajuda da própria FIFA para incentivar às pessoas a conhecerem o tal animalzinho e, pasmem, está em sério risco de extinção, devido à caça predatória e para consumo dos moradores daquela região e da grande destruição do seu habitat. Os especialistas acreditam que em aproximadamente 50 anos, não seja mais encontrado nenhum exemplar do tatu-bola.
A ideia de ter o tatu-bola como símbolo da Copa no Brasil surgiu no Ceará, justamente para que todo o povo brasileiro se ativesse ao fato de que este animal está sob perigo de extinção já que a grande visibilidade de um evento como este, poderia salvá-lo de um triste fim.
Então, sugiro e convido os amigos a ajudar a proteger este indefeso animal que está emprestando sua imagem para um evento tão caro e que renderá milhões para os cofres da FIFA, sem que nada tenha feito para ajudar na luta para a preservação desta espécie. (Até agora, três anos depois, somente 2% da verba de um orçamento de 275 milhões aos Parques da Copa, foram repassados).
Vejam só que fofura!
-Tatu-Bola-Pinterest-
26 comentários:
Uma pena que nada fizeram.Assinei já e Neno está lendo e vai assinar também! bjs,chica
Que pena isso!
Um bicho taõ bonito, não podia ser extinto.
E a FIFA só quer saber de ganhar dinheiro!
Assinei!
Bjs do Neno
Olá Beth,
Assinei.
A Copa no Brasil teria algum significado se pelo menos recursos fossem repassados para a preservação desse bichinho fofo.
Beijo.
A cada capítulo dessa história nos deparamos com revoltosas situações como esta: apropriações descabidas e usurpadas sem a menor vergonha.
Quanta lama, argh!
Já assinei a petição, Betinha.
Vc é uma ativista sem par.
Bjkas,
Calu
Ola Beth,
Vim conhecer seu cantinho e me encantei. O Tatu-Bola é uma gracinha mesmo. Ja assinei a petição, tomara que alguma coisa seja feita.
Obrigado pelas palavras la no Felis.
beijos
É sempre em proveito próprio, não é mesmo.
Vou assinar e divulgar seu post.
bjs
O ser humano se perde por dinheiro...
Beijo Lisette
Li seu artigo, visitei a campanha, assinei e repassei para meus contatos! Temos de agir mesmo se quisermos que algo de bom pela biodiversidade do nosso Planeta aconteça!
Abraço.
Oi Beth,
não consegui assinar ,aqui em Natal ou no meu computador está tudo bloqueado no que se refere a copa,mas deixo minha solidariedade.
beijos
Olá,Boa noite, Beth
sim,assinado.
Obrigado pelo carinho, belos dias, beijos!
Oi, Beth!
Já assinei a petição!
Também não entendi porque trocaram o nome de um bicho que existe. Se fosse um bicho criado apenas para o evento... Na verdade, antes de escolherem o nome teve uma campanha para escolha do nome - acha que iriam perder a oportunidade de ter mais alguma coisa para superfaturarem?
É uma fofurinha!! Tomara que a petição alcance um grande número de participantes!
Beijus,
Assinei qd tu mandaste a mensagem pelo face, Beth.
Tao bonitinho o bichinho.
Como disse a Calu, é tanta lama, argh!
:-(
Olá!! Bom dia!! Passando para agradecer sua visita no Blog da Turminha, as crianças adoram quando tem comentários. Hoje tem sala de informática (pela primeira vez - meu note vai folgar um pouco)e visitaremos esse blog maravilhoso - parabéns!!
Já assinei por e por eles.
Beijos e muito sucesso!!
Professora Ju!
Beth,muito triste esse descaso com o tatu bola,tão bonitinho! Já assinei e espero que façam alguma coisa pelo nosso mascote! bjs,
Assinei......
O animal é uma graça, feios sao os homens...
Abçs
Adorei o blog. Livia
Ai tadinho, que pena, ele é muito fofo, já vou assinar.
Um beijo, Beth
Oi Beth!
Assinei a petição.
Esse é o nosso Brasil, o Brasil dos contrastes, da riqueza e da pobreza, da importância e da não importância, mas principalmente da incoerência nas atitudes. Uma das maiores tristezas que nos acompanha.
Bjs
Marli
Blog da Marli
Uma graça esse tatu-bola. Hoje falamos dele para a Letícia, que só o conhecia pelas fotos da copa, ele todo estilizado, vestindo a camisa da seleção. Ela se encantou pelo original, ainda bem! rs
Achei o nome horrível, na época que foi escolhido, mas achei interessante que um animal da nossa fauna fosse homenageado.
Vou assinar, claro.
Beijo.
E muito humor com trocadilho do nome de muito mal gosto escolhido pela entidade.
A extinção deles é vista a olho nu considerando ser sua carne muito apreciada pelos caçadores e pessoas em dificuldades pelo Brasil.
Um belo grito amiga.
Meu abraço Beth
Olá Beth, bom dia!! Voltei!!
Meus alunos - Blog da Turminha - visitaram seu blog e ficaram encantados - a Lívia até deixou comentário. Pediram para te dizer que vão visitar sempre e te mandaram um beijão!
Bom dia, Beth!
Acabei de voar lá na Luma e vim deixar meu carinho aqui após ler sua postagem.
Sou uma defensora nata da natureza e onde posso contribuir, lá estou, seja com assinaturas, divulgações e postagens.
Me sinto triste e impotente diante de tanta bandalheira, mas oro pra que Deus renove minhas forças todos os dias.
Amei sua postagem, já assinei e estou compartilhando no face.
Lindo dia, abração esmagador.
Márcia (Poções de Arte).
Assinei, com esperança de que seja feito algo. Nossos políticos mais uma vez provam que estão sempre na contramão da história.
Vim... tarde, mas vim!
Se cada um fizer sua parte nem precisava disso, né?
Coitadinho!
Beijos, menina!
Oi Beth!
Bem apropriado seu post. Infelizmente não tenho esperança alguma de que venham a fazer algo com relação ao nosso mascote tão "mal batizado".
Felizmente, a esperança é a última que morre, certo ?
beijo grande e boa semana!
Oi, Beth!
Dei uma atualizada na postagem lá no "Luz" conforme fui lendo por aí como estão percebendo a ausência do Fuleco.
Existe uma explicação para o seu sumiço... questionável!
Beijus,
Postar um comentário