.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Saramago e uma incrível sugestão


-Torre de Belém-Lisboa-


A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. 
Quando o viajante se sentou na areia da praia e disse: “Não há mais que ver”, sabia que não era assim. O fim duma viagem é apenas o começo doutra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite, com Sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir. E para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre.


(Trecho do livro Viagem à Portugal - José Saramago)


Porque viajar ainda é uma das melhores coisas que existem, e sair do próprio ninho para conhecer outras culturas, outros costumes, outras civilizações, mesmo que seja uma cidade aqui dentro deste nosso imenso país, revisitar lugares próximos e que já mudaram tanto, talvez para melhor quem sabe, mas sempre é bom e compensador, pois crescemos em cultura, sensibilidade e entendimento de que o mundo é nosso, inteirinho à nossa disposição nesta vida.











19 comentários:

Unknown disse...

Texto bem escolhido,acabei á dois dias de reler (O ano da morte de Ricardo Reis) de José Saramago,aconselho vivamente,muito emotivo e de leitura fácil,é um prazer a sua leitura.Beijo para ti e um beijo meu para a Glorinha.

Luci Cardinelli disse...

Eu amo viajar! Se para outro país, seja prá uma cidade vizinha. O que aprendemos e sentimos, ninguém pode nos roubar.

beijos e ótimo dia!

chica disse...

Lindo trecho escolhido,Beth! E viagens sempre acrescentam, dentro ou fora de nós! beijos,chica

Bia Jubiart disse...

Parecem as águas de um rio: a gente nunca se banha na mesma água...

Amo viajar! Vou fazer uma curtinha agora início de março, para minha terra natal.

Um maravilhoso dia p/ vc!

Beijooooooooooooo

Maria Luiza disse...

É mesmo, Saramago o disse com maestria, mas vc também. Visitar lugares é uma das coisas mais importantes e lindas que o ser humano faz! Viajar, comer ler e rezar é tudo de bom! Tony e eu viajávamos bastante. Agora viajo até a igreja... (risos)Por falar em igreja, hoje é dia de jejum e receber as cinzas! Boa quarta-feira de cinzas! Beijos!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
É isso mesmo. Até na cidade em que vivemos, podemos sempre estar descobrindo novos recantos, novos detalhes.
E voltar a lugares em que já estivemos, sempre é bom.
Beijos.

Nina disse...

amo amo amo viajar, so tem algo melhor que isso, voltar pra casa depois de uma viagem!

Beth/Lilás disse...

Ai, Nina, você disse tudo! Perfeita sua observação.
beijinhos

==========================================================================

Lúcia Soares disse...

Custei a aprender que sair do ninho é bom! rsrs
Antes não tinha recursos para viajar. Depois que os tive, casei-me com um homem que detesta viajar! Em vez de pensar em mim, fiquei na dele e quase nunca viajamos.
Agora tenho tempo e vontade. Se Deus quiser, muita saúde pra aproveitar a vida e muitas viagens para curtir.
Beijo!

Orvalho do céu disse...

Olá, querida Beth
Crescer em estatura e graça sempre...
é um dinamismo só a nossa vida... se a vivemos bem!!!
Bjm de paz e harmonia

pensandoemfamilia disse...

Oi Beth, hoje tem convite á passear lá no meu espaço, concordando em gênero e grau com nosso escritor.
bjs

Márcia Cobar disse...

Verdade!!!
Traçar novos caminhos ao lado dos passos ja caminhados, paisagens já vistas, sensações já vividas... Sabe o que eu acho legal Betinha? Voltar a um lugar e experimentar o frecor de ter mudado tanto minha percepção e o lugar ter continuado do mesmo jeito...
Belo post!
Beijos
Márcia

POR ONDE ANDEI disse...

Realmente coisa deliciosa que é conhecer novos lugares novas pessoas novos jeitos de viver a vida. A troca de informações nos da experiências incríveis que não seriam nos concedidas se simplismente nos mantivessemos estacionados em nossos proprios mundos com nossos bobos preconceitos ^^


Bjuuu
FICA COM DEUS =)

Cucla disse...

Querida Beth, tava passeando no blog de Mamãe e achei uma publicação sua numa postagem sobre carnaval.
Hoje venho especialmente agradecer a amizade e carinho que sempre dedicou a mamãe.
Mesmo sem conhecerem-se, tornaram-se amigas estimadas.
obrigado.

Calu Barros disse...

Um trecho emoldurado pela palavra do grande Saramago marcando um dos belos prazeres da vida: viajar, aumentar as fronteiras dos olhos e da alma deixando-se possuir pelas múltiplas culturas, espaços e delícias do mundo-vasto-mundo.
Bem-dito por ele, bem-trazido por vc,Betinha, viajante entusiasta.
Bjkas,
Calu

Bombom disse...

Gosto tanto de viajar! Dentro ou fora do país, não importa. Adoro conhecer novas terras, pessoas diferentes, saber de seus usos e costumes, sua história...provar seus alimentos típicos, conhecer os aromas e sabores que fazem parte do seu dia a dia.
Mas viajar não é só isso. É ter olhos bem abertos todos os dias para captar as pequenas subtilezas que a Vida e a Natureza nos oferecem.
Bjs. Bombom

Wilqui Dias disse...

O que mais eu escuto é gente dizendo que nao viaja por falta de grana. rss claro longas viagens e pra fora do Brasil ou até dentro dele mesmo é caro,
Mas eu ja viagei muiiiito e lisa, sem grana, dentro do Pará, depois em Natal RN.
nao precisa ser pra tao longe quando nao se pode$$$
o bom é conhecer novos lugares, novas pessoas, culturas, culinarias, humm muito bom, pra fora do Brasil a Noruga foi meu unico destino, ma solha ja conheco bastantes cidades aqui do Norte regiao onde eu moro,o bom é isso, nao importa o lugar, apenas curta e aproveite a vida por que ela é curta, como algumas viagens sao!! bjs

Teredecorando disse...

Viajar é bom demais. Ainda mais quando não temos que enfrentar fobias e fobias.
Em julho estarei passando por essa Torre de Belém, vamos?
Quando pensamos que não tem mais nada para ver, aparecem lugares indescritíveis para guardarmos nas nossas lembranças.
Beijos mil

Socorro Melo disse...

Beth,

Concordo plenamente com Saramago, e acho que a visão que temos do mesmo lugar, em visitas diferentes, é sempre uma grande suspresa, pois, nunca conseguiremos abarcar o todo... Então, que nos deliciemos com as partes.
Vendo essa imagem linda da torre de Belém, em Lisboa, deu-me uma saudade danada da viagem recente que fiz, e olha, quero voltar de novo, pois,há muito ainda pra se ver.

Um abraço
Socorro Melo