.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sábado, 29 de janeiro de 2011

Se você tem filhos, lembre-se sempre ...



Em crianças
 Kahlil Gibran
Seus filhos não são vossos filhos.
Eles são os filhos e filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós mas não de vós,
E embora 
ainda que estejam contigo não lhe pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos, 
Porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos mas não suas almas;
Pois suas almas moram na mansão do amanhã, 
que vós não podeis visitar nem mesmo em seus sonhos.
Podeis esforçar-vos por ser como eles, 
mas não procureis fazê-los como vós.
Porque a vida não anda para trás nem coabita com o ontem.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos
como flechas vivas são impulsionadas.
O arqueiro mira o alvo na senda do infinito, 
e Ele te dobra com seu poder 
Para que suas flechas sigam velozes e para longe.
Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria;
Pois assim como Ele ama a flecha que voa, 
ama também o arco que permanece estável.
















Desejo a todos os meus amigos e visitantes um ótimo fim de semana.








quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Belo Monstro

 (Imagem Corbis-Fotografia feita por satélite dos rios Amazonas e Xingu vistos com pequenas nuvens que cobrem a imensa floresta)

Belo Monte = Belo Monstro

Realmente não dá pra se entender certas coisas, diante de tamanha tragédia noticiada nos últimos dias, em que mais de 800 mortos foram contados e a reação que a natureza vem demonstrando aos agravos a ela cometidos, que o IBAMA conceda, ontem (26/janeiro), uma licença de instalação para obras da usina hidrelétrica de Belo Monte.  Pelamordedeus, que país é este?!

Ouvi esta notícia pela rádio CBN hoje, enquanto estava na cozinha, e fiquei de boca aberta e orelhas em pé, pois a comentarista Miriam Leitão não poupou críticas a este ato 'esquisito' que ela mesma intitulou o caso. 

"A licença dada a Belo Monte é muito esquisita, porque não existe no direito ambiental. Há três tipos de licença para um empreendimento assim: a prévia, que é um sinal importante para os investidores, quando já se começa em pensar em financiamento e detalhar o projeto. Depois, vem a licença de instalação: só com ela se pode colocar o canteiro de obras, derrubar a mata e começar as obras. Depois, a de operação.
Quando a licença prévia foi dada, os técnicos do IBAMA achavam que não estava bem avaliado o risco ambiental. Aí, pediram tempo. Mas o governo passado não deu. Exonerou gente, passando por cima das observações dos profissionais. Aí, foi dada a licença com 40 condicionantes. Como não foram cumpridos, não poderia ser concedida a licença de instalação.
Mas agora, um presidente interino do IBAMA dá uma licença parcial para a supressão da vegetação. Isso significa que eles vão desmatar 240 hectares e depois será fato consumado.
Ontem, conversando com o MP, fiquei sabendo que o BNDES, que vai financiar, deu um empréstimo antecipado de um R$ 1 bi. Mas aí perguntaram em que condições se daria isso: o banco respondeu que estava dando com o compromisso de que não seria feita nenhuma mudança no sítio antes da licença para toda a obra.
Economistas dizem que esse projeto representa um risco fiscal enorme, e os engenheiros, que os riscos nessa área não foram bem avaliados. Por isso, acho que precisa ser mais estudado. O governo, no entanto, fala que está sendo discutido há mais de 20 anos. Mas o governo Lula decidiu fazer a ferro e fogo, e o de Dilma está indo para o mesmo caminho.
Se as pessoas dizem que há problema, é preciso avaliá-lo, convencer a sociedade, não pode ser no grito. "
(Blog da Miriam Leitão)

Então é isso minha gente, estamos a um passo de um dos maiores crimes ambientais que poderá existir neste planeta e será de longe a obra com mais graves impactos ambientais da história do Brasil.  Um Procurador da Justiça aponta que '273 espécies de peixes estão ameaçadas com o “secamento” da volta grande do Xingu. Além disso, a água do rio, em Altamira, pode apodrecer, sem contar com a possibilidade concreta de haver remoção de povos indígenas, o que o governo não admite, porque se ocorrer, significa genocídio'.
E ainda sem falar da miséria através da prostituição, sujeira, imundície produzida por tantos humanos, destruição da fauna e flora e um festival de irregularidades com consequências desastrosas para o povo e a biodiversidade da região.
Enquanto isso o consórcio dessas grandes empresas construtoras, ávidos pelo abocanhamento de tanto dinheiro envolvido, já colocou mais de 8000 homens naquela região de Altamira, preparados como um exército de demolição, para começarem um trabalho que jogará a sustentabilidade no lixo, literalmente.

"Pelas informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Camargo Correia e Andrade Gutierrez, que vão construir a hidrelétrica sem correr nenhum risco porque se retiraram do leilão, doaram juntas mais de R$ 120 milhões para várias candidaturas. As empreiteiras participaram com 27% da receita da campanha da presidente Dilma Rousseff.
Se a sociedade e a Justiça brasileira permitirem a construção da usina, afirma o procurador, esse momento será lembrado no futuro como aquele em que o Brasil “jogou no lixo” a chance de construir o desenvolvimento sustentável na Amazônia. (Diário do Pará)"

Diante disso, convido os amigos do Mãe Gaia que se unam em protesto a mais este desvario dos homens que detém o poder neste imenso país, levando esta imagem abaixo e criando, se assim o quiserem, um post com o mesmo título deste - "O Belo Monstro" -,  enfatizando este grande problema, afinal tudo isso respinga não só lá em cima, no Pará, mas por todo o território nacional ou quem sabe o planeta.

  Rio Xingu, em área onde deverá ser instalada a usina. (Site Época-Negócios)

"Especialistas, lideranças indígenas e a sociedade civil concordam que Belo Monte é um desastre ambiental no coração da Amazônia.

As obras poderão começar logo. Vamos aumentar a pressão para Dilma parar Belo Monte! Assine a petição, antes que as escavadeiras comecem a trabalhar -- ela será entregue em Brasília."

Clique aqui e assine a petição







quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O poder de um livro

Três crianças recolhem livros entre os escombros de uma escola pública para meninas no Paquistão. Grupo radical islâmico Taleban é suspeito de bombardear várias escolas nos últimos meses
R7




No mundo todo os reflexos da educação são sentidos.  Alguns países prezam e respeitam profundamente o ensino, a leitura, a dedicação daqueles que levam o conhecimento às criaturas.
Mas existem lugares onde um livro pode ser uma arma letal contra fanáticos, aproveitadores da ignorância humana, corruptos e ladrões de almas, por isso os queimam, destroem para que  os povos mantenham-se no limbo.
A relação importante que uma criança faz desde os primórdios de suas leituras, quando pelas páginas de um livro, imagens são associadas às palavras, começam a entender que daquelas páginas saem lindas histórias e é como um facho de luz iluminando para a frente, abrindo caminhos, trazendo sorrisos nos lábios.

Como fazer a criança gostar de ler?  Leia para ela! "Leia até que ela sinta inveja de você", diz o poeta Rubem Alves.














segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Petrópolis vive e espera visitantes em solidariedade


Fui para Petrópolis na quinta-feira passada e fiquei até ontem.  Meu propósito era levar ajuda, água e material de limpeza que entregamos na Cruz Vermelha que possui uma casa na entrada do bairro onde moro.
Também estava disposta a trabalhar, botar a mão na massa, ajudar a empacotar e distribuir os donativos como fiz no ano passado aqui em Niterói, quando em abril tivemos o desabamento do tal Morro do Bumba. 
Mas, qual não foi meu espanto, aliado à alegria ao ver de perto tantos donativos que chegavam a todo momento, por carros particulares aos enormes caminhões vindos de lugares distantes, como este abaixo que chegou do Paraná com toneladas de alimentos e água para as vítimas de toda a região serrana do Estado do Rio de Janeiro.   Rapazes e moças universitários de Petrópolis e até de Viçosa ,cidade de Minas Gerais, usando o jaleco branco da Cruz Vermelha, trabalhavam colocando colchões, engradados de água mineral e alimentos, assim como roupas ensacadas.  Tinha tantos voluntários engajados que acabei não ficando na casa, pois senti que não havia necessidade de minha ajuda, já que os jovens em férias escolares, estavam colaborando de  maneira exemplar e entusiástica.


crédito: Sandra Gioia do acordapetropolis
Diante da tragédia, o frescor e alegria desses jovens, contou com a presença do ator Rodrigo Santoro que lá esteve e acompanhou incansavelmente o trabalho dos voluntários, já que é filho de Petrópolis e sua família ainda mora na cidade.  Tudo isso encheu o ar de esperança e vigor para o trabalho. E que trabalho!  Incessante, pois até no domingo, quando passei em frente à casa, já de volta à Niterói, vi muitas pessoas trabalhando como formiguinhas, enchendo caminhões que paravam ali em frente. Espetacular a solidariedade humana, principalmente de pessoas não envolvidas com política, apenas com o sentimento de solidariedade  maior que tudo.
Caminhão com toneladas de donativos da Cruz Vermelha do Paraná chega em Petrópolis para ajudar as vítimas da Região Serrana do Rio de Janeiro (foto: Cristiane Rios/VC no G1)


A Cruz Vermelha de Petrópolis contou com voluntários vindos de outros estados do Brasil, além de estrangeiros como uma americana e austríaca,  francês e em breve contará com uma equipe de Profissionais de Saúde que estão vindo da Cruz Vermelha de Lisboa - Portugal.  Dali de Petrópolis parte ajuda para as outras duas cidades serranas que foram seriamente atingidas como Nova Friburgo e Teresópolis e ainda outros pequenos municípios que tiveram prejuízos e vítimas nesta ocorrência .

Quero deixar aqui registrado também que Petrópolis não foi atingida pela força das águas que se abateram fortemente sobre Nova Friburgo e Teresópolis naqueles 11 e 12 de janeiro fatídicos.  Não.  A localidade do município que teve vítimas fatais foi o Vale do Cuiabá que é uma região quase próxima à Teresópolis, distante 10 a 15 km do centro comercial de Itaipava e longe dos pontos turísticos e prédios tombados do Centro Histórico de Petrópolis.

Infelizmente, nestes dias em que a mídia vem noticiando o horror das mortes na região serrana, a cidade de Petrópolis ressentida logicamente por tantas perdas humanas, viu-se agora enormemente prejudicada na sua atividade econômica, com pouquíssimos ou quase nenhum turismo e as vendas na tão famosa rua Teresa, cheia de boutiques e malharias, já sente o prejuízo real.  Isso preocupa demais a todos os petropolitanos e coloca em risco o emprego de muitas pessoas.

Portanto, se o carioca quiser prestar mais solidariedade à Petrópolis, não deixe de ir prestigiar a região com a visitação aos pontos turísticos e ao polo de moda que continuam lá, intactos e aguardando turistas, compradores e revendedores.

Aproveito também para colocar aqui, meu repúdio ao silêncio das pessoas que veem e nada falam ou fazem, não denunciam, protegem, ignoram, e depois são prejudicadas ou até morrem por conta de deslizamentos, desabamentos de construções ilegais no meio das matas e florestas, beira de rios e encostas.  O mesmo repúdio as duas empresas que empurram e afundam cada vez mais estas cidades, digo, as Companhias de Águas e de Energia que na sede de ganhar mais clientes, levam de imediato estes benefícios aos moradores que invadem áreas que deveriam ser protegidas pelo Estado. Estado este que  permite construir moradias em locais de alto risco para os mais necessitados , assim como de forma conivente aprovam projetos que destroem mananciais ou diminuem os cursos dos rios, tirando-os da sinuosidade natural e necessária para diminuir sua força, tudo isso para construirem mansões ou pousadas para os super privilegiados, aqueles que tudo podem e compram, mas que foram também vítimas desse desastre a que estamos assistindo.
  

Diante deste silêncio, a natureza devastada resolveu protestar e o que vimos nestes últimos dias são estas mais de 700 mortes que ficarão na história de corrupção e impunidade na vida pública de tantos políticos e de quem detém o poder neste imenso país.


Igualmente desmando e desvario político vem ocorrendo aqui em Niterói e na complementação desse post, direciono para a amiga Glorinha que nos conta sobre a degradação de áreas importantes e que deveriam ser mantidas como santuários ecológicos.










Para refletir:  A Copa do Mundo que acontecerá no Brasil em 2014 exigirá investimentos de dezenas de bilhões de dólares para construção de estádios, vilas olímpicas, infra estrutura de trânsito e aeroportos e muitas coisas mais.
Será que está correto, deslocar tanto dinheiro, quando milhões de pessoas vivem de forma sub-humana neste país?




















domingo, 23 de janeiro de 2011

Tirando lições com a vida



Já dizia aquele gordo e feio ministro da era militar, o poderoso Ministro da Fazenda, Delfim Neto, que "O poder é afrodisíaco". Tinha uma cara assim parecida com este bulldog acima e que apesar de sua arrogância e domínio ,fazia chover homens e mulheres com grandes interesses sobre ele, todos sorridentes, tecendo-lhe elogios e quem sabe uma foto pelo menos ao seu lado para mostrar o grau de conhecimento que tinham com ele. 

Quem resiste a tudo isso?  
Só mesmo os fortes de caráter.

Quem não sabe lidar com o poder se destrói, se perde, afinal está acima de tudo e de todos, tem dinheiro e força, pode tudo a qualquer hora, manda e desmanda, fere e não liga para ninguém. Para ele, o mundo  é circunscrito ao seu umbigo.

Por isso o poder não é para qualquer um.  A máxima "Deus não dá asas à cobra" tem tudo a ver em casos de pessoas que detém um mínimo de autoridade e poder, tornando-se arrogantes, inebriados,  esquecem os tempos difíceis e, achando-se imortais, exacerbam seus sentimentos mais mesquinhos e soberbos.

Mas a queda em geral é muito forte, porque ao subirem tanto se arrebentam demais, e o interessante é que para esse tipo de pessoa, ninguém estende as mãos quando caem, ninguém ajuda e geralmente a pessoa fica só, esquecida, com cara de quem acordou pro mundo há poucos minutos, pois a vida ensina, revela-se muito amarga. Mas há saída. Poderá se reerguer exercitando a humildade, o olhar maior para o mundo que a cerca, tornando-se verdadeiramente um Ser Humano.

Nestes dias aqui na serra tive a grata satisfação de encontrar alguém assim, que no passado ostentava grande soberba, mas sei que a vida lhe aprontou e estava diferente, tinha o olhar mais fraterno, mais humano.

A impressão que tive é que o poder, na verdade, não deixava aquela pessoa ser tão leve e tão bonita quanto a achei hoje.