.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ora (direis) ouvir estrelas ....



O fotógrafo Alex Cherney com uma máquina digital comum, captou estas impressionantes fotos da Via Láctea no céu da Austrália.  Foi um trabalho de mais de 18 meses com a câmera voltada para o céu noturno, usando exposições demoradas para permitir que a câmara capturasse mais luz e o resultado são estas imagens dramáticas e belas  das mudanças do céu à noite.



Tenho quarenta janelas
nas paredes do meu quarto.
Sem vidros nem bambinelas
posso ver através delas
o mundo em que me reparto.
Por uma entra a luz do Sol,
por outra a luz do luar,
por outra a luz das estrelas
que andam no céu a rolar.
Por esta entra a Via Láctea
como um vapor de algodão,
por aquela a luz dos homens,
pela outra a escuridão.(...)
António Gedeão

Quantos mistérios esconde este céu maravilhoso!  Trabalho como este é para agradecer e reconhecer a beleza do espetáculo que ele nos proporciona, já que em nossas vidas urbanas não temos chances sequer de olhar pro céu durante toda uma semana e outras vezes a poluição também não permite.

Conheçam mais deste incrível fotógrafo aqui.

"Eu olhei através de um telescópio pela primeira vez e não havia como voltar atrás - eu era viciado. Dois anos depois tomei a minha primeira foto do céu noturno. É incrível para mim que você pode gravar as estrelas e cores no céu de forma tão clara - ainda mais do que a olho nu.
"Muito do nosso céu está desaparecendo devido à poluição luminosa excessiva. A maioria das pessoas nos países desenvolvidos não veria nada parecido com isso quando olham para cima.

-Alex Cherney-




22 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Maravilhosas imagens...dá vontade de ficar olhando horas e horas...e nos perder nessa via...quem sabe esse caminho seja melhor do que o daqui? beijos,

Bel Alves disse...

Que belas imagens..
Paz e bem

chica disse...

Fiquei parada aqui olhando essas maravilhas.Incríveis! Linda postagem,Beth!Adorei!beijos,chica

Liz - Como as Cerejas da Minha Janela... disse...

Que lindas essas imagens. Eu montei um post de uma crônica da Adélia que falava de céu e fui procurar uma imagem bonita para colocar (como sempre faço) e quando vi algumas fotos com o céu assim juro que pensei que fossem feitas no fotoshop. Que momento de rara beleza ele captou...muito lindo!

Um dia lindo, querida!!
bjs bjs bjs

Conchita disse...

Imagens espectáculares sem dúvida nenhuma.
Bjs:)

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Imagens maravilhosas, e que você soube encontrar para nos maravilhar.
Beijo.

Menina no Sotão disse...

Carissima, me perdi nesse céu. Há dias não consigo avistar muita coisa aqui em São Paulo graças aos homens e sua poluição. O ar está pesado, denso, quase dá pra tocar, ver já o estou vendo. Mas nada de estrelas... Julho me casa por isso, porque o céu foge do meu alcance, mas que bom poder "vê-lo" através desse seu post. Não conhecia esse fotografo, mas vou já atrás de saber mais.

bacio

Mari Hart disse...

Imagens maravilhosas! Mas eu como fotógrafa não posso deixar de desconfiar de um bom photoshop aí mesmo com longa exposição! Aliás, a textura da foto já entrega e ali na ponta direita da 1ª foto já entrega a edição de imagem! rsrs...

Bjãoo! =))

Pitanga Doce disse...

Menina, você nem vai acreditar mas quando estou num desalento só, falo sozinha com os meus brincos (que botão é coisa do passado) "ora direis ouvir estrelas".

Essas fotos estão demais! É coisa de sonho! Se o Universo é tão lindo, porque que é que a vida, às vezes, fica tão torta?

Bom dia Beth.

Celina Dutra disse...

Imagens pra olhar e viajar... Lindíssimas. Lindos textos também! Trabalho que regala a alma!

Girassóis nos seus dias!

Beijos

Luma Rosa disse...

Li ontem a matéria no R7 falando sobre ele e que está concorrendo ao prêmio Starmus com essas fotografias. Belíssimo timelapse! Essas imagens só nos diminui e prova a nossa pequenez diante do cosmo! Beijus,

Lucia disse...

Nossa, que coisa mais linda!!! Vou ler sobre ele e ve se consigo descobrir os metodos que usou pra captar imagens assim, ficou lindo demais e quero aprender.

bjos

Vera Lucia Marques disse...

Nossa, que maravilha!!!!!Abrs!

Yasmine Lemos disse...

Será este o caminho? uma paz que nos engole,e nós meu Deus somos tão pequenos.Por que tanta ganancia,inveja,desamor?
Que fotos lindas e reflexivas.
beijos Beth uma boa noite

Calu Barros disse...

Fiquei maravilhada, Betinha,que presente magnífico são essas imagens editadas, imagine-as ao vivo.
A grandeza da natureza me emudece!
Vou ouvir as estrelas junto contigo.
Bjkas,
Calu

Maria Célia disse...

OI Beth, boa noite
Estou de queixo caído com a maravilha destas fotos, que efeito encantador. Não me canso de admirar.
Os textos também estão ótimos.
Adorei.
Bjos

Bia disse...

Oi Beth! Estou de volta!

O português que er meu amigo na Suíça, tinha um telescopio e quando a gente conversa, vivia me falando das fotos que tirava (algumas muito boas!)

bjs

Toninho disse...

Realmente Beth, é maravilhoso este universo com imagens que talvez nunca possamos captar na correria de nossas vidas. As imagens capturadas é um presente desta natureza que o artista se esmerou para trazer.Que possamos mesmo refletir sobre este ir acabando deste lindo Céu.
Um abração de toda paz.
Bju de luz.

Valéria disse...

Oi Beth!
Que fotos sensacionais!
Somos pequenos demais diante de tanta grandeza.
Belo post! Bela poesia!

Beijão!

Bia Jubiart disse...

Aqui Beth, aina temos esse prazer de apreciar céu em sua plenitude.

Belíssimas imagens!!!


Beijossssssssss

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Fotos impressionante, janelas para o infinito que não conseguiríamos ver por nós mesmos, a grandeza do universo exposta diante de nossos olhos... Lindas!
Beijos

ML disse...

ESPETACULAR! A vida, é ou não é linda?

bjnhs