.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O primeiro poeta do Me andYou


E hoje eu começo a apresentar minhas descobertas pela rede de ótimos poetas e poetisas.
Você só tem que acessar o Me and You, conhecer o escritor que brilha por lá, ouvir e ler comigo a poesia que ele produziu, depois vale uma visita ao seu blog, pois assim a interação ficará melhor e mais completa. Mesmo que você não entenda o que ele(a) quer dizer com suas palavras, não importa, o que realmente importa é que você faça amor com o poema, que ele revele para você uma imagem que já tenha dentro de si mesmo e estava adormecida, que seja uma experiência mútua na força do poema e das palavras que aquele poeta deixa ali para nosso deleite.

Antes de tudo, leia este trecho abaixo que explica muito bem esta minha proposta de unir poesia, música e voz:

"Os campos da poesia e da música se confundem e se fundem há muito tempo, desde a ‘poiesis’ grega até hoje, Augusto de Campos declarou “depois que Pound morreu o maior poeta vivo americano é músico; John Cage, talvez porque não pretenda ser poeta” (CAMPOS, 1982, p. 9). Cage nunca escreveu poemas, porém revelou “Eu não dou essas conferências para surpreender as pessoas, mas por uma necessidade de poesia” (CAGE, 1961, p. 10). Jean-Luc Nancy em seu livro “Resistência da poesia” diz;” «poesia», antes de ser a designação de uma arte particular, é o nome genérico de toda a arte. Isto implica uma essência dinâmica e plural da própria poesia. É como se não fosse possível falar senão de poesias, já que esta se estende a uma pluralidade de aplicações “(NANCY, 2005, p. 14).
Em "O que é comunicação poética" Décio Pignatari diz: "A poesia parece estar mais do lado da música e das artes plásticas e visuais do que da literatura. Ezra Pound acha que ela não pertence à literatura e Paulo Prado vai mais longe: declara que a literatura e a filosofia são as duas maiores inimigas da poesia. De fato, a poesia é um corpo estranho nas artes da palavra.” (PIGNATARI, 2005, p. 6).
E segundo Barthes: “a poesia moderna … destrói a natureza espontaneamente funcional da linguagem e dela só deixa subsistir as bases lexicais … Das relações ela só conserva o movimento, a música, a verdade.” (BARTHES, 2000, p.43)."

(Revista eletrônica de música) 

14 comentários:

Anônimo disse...

Idéia super bacana Beth. Tenho que voltar mais cedo( 2 da matina agora) para participar.
Beijos para voce e bom findi!
Cam

chica disse...

Que legal Beth...Não posso acessar daqui,mas vim te agradecer e deixar um bjo e desejar ótimo fds,,,chica

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Excelente, Beth.
Estou na primeira fila, ou como se costuma dizer, na "fila do gargarejo", para não perder nada.
Beijos

Maria Célia disse...

Oi Beth, bom dia
Ideia genial a sua, mostrar poetas e poetisas em suas andanças por aí.
Já fui lá no Me and you e gostei muito do poema e das imagens.
Bjos

pensandoemfamilia disse...

BOM DIA

Há pessoas que trazem alma de poeta e eu confiro a você esta essência. Portanto, unir música, voz e poesis é uma expressão deste teu SER.
Seus textos em forma de prosa já nos revela sua alma que vai se expandindo neste nosso convívio.
Estou aqui e lá acompanhando de perto este seu reflorir.
bjs

Unknown disse...

Não sei se escrevo ou não poesia ,apenas sinto em mim a necessidade de o fazer.

Beijo meu.

Ângela disse...

Beth, tudo bem com você, saudades de ti!. Essa tríade vai surpreender os amantes das artes, assim como eu, estarei atenta para não perder nada.
Vou correndo ver de pertinho sua dica.

Um ótimo final de semana, repleto de sons feito poesias.

beijos e carinhos Paulistanos pra você.

Glorinha L de Lion disse...

Já fui lá conferir o poeta e a sua leitura...está lindo demais Betita! Tomara que esse seu blog acorde as pessoas para a beleza da poesia e ajude a revelar novos talentos da blogosfera...o mundo anda precisando mais do que nunca de poesia. Beijos, bom fim de semana!

Beatriz disse...

Oi Beth!!! Adoro ler qualquer coisa, e até estudar, com fundo musical bem suave. Poesia então....é uma loucura!
Vou lá no link conferir já já!
beijocas mil!
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Liz - Como as Cerejas da Minha Janela... disse...

Vamos lá, Beteh querida! estaremos com voce nesta sua nova jornada! eu amo poesia, como voce já sabe...e quero conhecer com voce esses novos poetas que chegam também...isto é maravilhoso...
Um grande beijo e muito sucesso neste lindo novo blog, cheio, repleto de luz...
Liz

Toninho disse...

Legal Beth, já estive lá e comprovei esta linda relação.
Um abração de paz.
Bju.

Isadora disse...

Beth, que interessante a proposta. Vou visitar o link indicado.
Um beijo

Úrsula Avner disse...

Oi Beth,

seu blog é encantador ! Vim visitá-la e agradecer seu carinho lá no Sempre Poesia. Muito obrigada por seu interesse e comentário tão gentil. Seja sempre bem vinda aos meus espaços péticos... Bj.

Francisco Coimbra disse...

Olá Beth,
Recebi e agradeci seu comentário lá no blog, estou a retribuir a gentileza, dando destaque às citações escolhidas. Parabéns!
franciscocoimbra@hotmail.com