.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Christmas from Petrópolis



E, de repente, me vi dentro de um cenário todo iluminado em luzinhas prateadas que davam uma coloração meio azulada, pareciam inúmeras pedrinhas de brilhantes ou cristais Swarovski.  Uma coisa linda!
Toda a cidade de Petrópolis, no centro histórico, enfeitada para o Natal.
As pessoas, aproveitando o clima ameno e até meio quente para uma cidade geralmente fria, estavam nas ruas, tanto de dia para as compras galopantes desta época, quanto na noite iluminada.  Muitos turistas e crianças brincando nas praças e jardins.
E eu fui lá à noite para mostrar a minha mãezinha tudo isso, porque ela simplesmente adora Natal.

Há tempos eu entendo de uma outra forma tudo isso que acontece nesta época do ano e não me motivo mais como antes para fazer festas e encher a casa com família.  Na verdade, gostaria muito de estar com todas as pessoas que eu gosto e amo muito, mas sei que tudo ficou mais difícil nos últimos tempos, com tantos morando longe, tendo que se dividir com a família dos seus cônjuges ou porque não estão em condições para participarem de festa e troca de presentes ou porque já não veem com o mesmo significado esta data.
Eu, por exemplo, acho lindas as ornamentações natalinas, tudo tão fofo, tão brilhante, as comidas deliciosas, mas não me apetece a loucura e os excessos desses dias.  A correria desenfreada pelas compras, o tráfego complicado e o calor me tiram totalmente do sério. 
Mas, ver luzinhas piscando, árvores de natal, desfiles natalinos e os diversos corais que se apresentam nesta época nas ruas da minha cidade é uma coisa que gosto muito.  Só não aguento mais ouvir a chata da Simone, cantando "Então é Natal" em todas as lojas que entro. Affee, ninguém merece!!!

Já comprei quase todas as lembrancinhas natalinas para os de sempre e neste final de semana, completei o pacotão natalino que envio todos os anos para um afilhado do Orfanato da minha amiga Carmem Lúcia.
Esta é a parte que gosto mais, que me dá prazer de verdade e que está inserida a grande mensagem do que é natal para mim.

Um beijo natalino para todos amigos.







33 comentários:

VELOSO disse...

Também sou meio AVESSO A ESSA HISTÓRIA DE NATAL pelo menos dessa imposição comercial que virou o Natal tento não estragar a festa mas essa época me deixa um tanto melancólico! Um abraço amiga!

Caca disse...

Olá, Beth! Eu estou mais ou menos na sua trilha com relação a estes eventos que já foram mais significativos humanamente. Tudo parece estar ganhando uma conotação tão material que chega a ser desanimador. Gosto apenas dos visuais (como você bem descreveu) e do encontro familiar, afinal somos muitos e nos vemos muito poucas vezes durante o ano. Aliás, faço mais questão do dia 24 que era a data de aniversário de minha mãe e comemoramos até hoje como se ela ainda estivesse conosco. Um simbolismo que vem se firmando como tradição em minha família. Um ótima semana. Paz e bem.

Liza Souza disse...

Beth, que linda essas luzinhas de natal. Tbm adoro, mas como vc vejo que o verdadeiro sentido dessa época está muito destorcido e as pessoas nessa busca desenfreada de consumir cada vez mais nao tem tempo nem de se lembrar do que realmente é o natal. Uma pena!
Beijos

chica disse...

Lindo de ver e faz entrar na magia,que tanto precisamos. Uma linda semana,beijos,tudo de bom,chica

Astrid Annabelle disse...

Pois é Beth querida, ver os pisca-piscas brilhando eu adoro também...mas no resto tõ fora. Perdeu o sentido...não combina mais, por todos os mesmos motivos que postou.
Então é Natal....tenha um tempo alegre aí em Petrópolis!
Um beijo gostoso.
Astrid Annabelle

cucchiaiopieno.com.br disse...

Uau que lindo! Amo essa época natalina.
Ontem também comprei quase todas lembracinhas e ja' nao era possível caminhar no centro comercial!
Um abraço
Léia

Laura disse...

Oi Beth, esse ano o natal aqui em casa sera bem magrinho no que diz respeito a sair presenteando... Eu também gosto bastante das decoraçoes, das luzes e do clima de festa!
Adorei suas fotos, a cidade està realmente linda!
Beijos

Ana disse...

Fotos lindaaas!

O Natal é só um momento de repensar nossas relações com a família...

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

Apesar de toda movimentação do comércio, o NATAL tem sim a sua magia. Não só pelo apelo comercial ou relioso. Ele desperta em nós o espírito de solidariedade, de gentileza e de amor. Quem não tem esses problemas resolvidos, não se sentem bem. Pelo contrário se deprimem. Eu curto muito o Natal e desejo a todos muitas alegrias. Grande Abraço!

William Garibaldi disse...

Que lindo!
Faço minhas as tuas palavras:
"A correria desenfreada pelas compras, o tráfego complicado e o calor me tiram totalmente do sério.
Mas, ver luzinhas piscando, árvores de natal, desfiles natalinos e os diversos corais que se apresentam nesta época nas ruas da minha cidade é uma coisa que gosto muito."

Nós disse...

Lindas luzes!!! Vou te contar que eu me animo mais com a decoração tbm... mas eu pretendo, pra minha casa, uma decoração mais artesanal, sabe. Pra desvirtuar dessa coisas de Natal comercial. Pra influenciar a pequena no sentido de Natal tbm e não no sentido comercial. Isso irrita! Irrita o qto a gente se sente obrigado a gastar no Natal e só trocar presentes, sem pensar em entender o sentido do Natal e tal... Mas ainda comemoramos bem!
Dividimos as datas. Semana q vem, dia 18, já começam as comemorações da minha família! rs
Um beijo!

Gina disse...

Beth,
Em nossa família fizemos um caminho inverso nessa compulsão por compras. Com o passar do tempo, fomos aderindo à pequenas lembranças, com muito mais significado e utilidade.
Ainda nesta semana quero decidir o cardápio desses dias e antecipar tudo. Estou fora desse sufoco de compras de última hora...
Até a decoração, que adoro, não a montei completamente esse ano.
Em Curitiba já tivemos muito mais iluminação nas ruas do que agora. Acho lindo demais! O que mais me encanta é o clima de confraternização, que não deveria ser só nessa época.
Petrópolis é uma gracinha de cidade!
Bjs.

somnia disse...

Tava pensando em voce Lilasona e no mesmo momento apareceu um comentario seu la!

e muito gostoso ter essas luzes de natal e estar entre elas, um natal que tivemos inesquecivel assim foi no sul do brasil em canela... eu nao conheco petropolis, mas so de vc falar me da vontade!

beijoca, ah! entao, tava pensando em vc por conta de outro post que tava escrevendo... e queria sua ajuda com o negocio la... da uma olhadinha no borboleta... ve se consegue! beijoca!

Teredecorando disse...

Olá Beth,
Estou gostando de ver você mudando seu layout do blog. É isso mesmo!!! kkkkk...
Pois é, a verdadeira essência natalina está quase acabando. Tem pessoas que nem sabem o verdadeiro significado. Não percebe que o espírito natalino vai além dessa correria, desse comércio todo. Mas...
Apesar de achar uma data belíssima, sempre fico triste no dia. Me remete a lembranças gostosas que não voltarão e minha mãe que fazia um verdadeiro Natal...É a vida!
Adoro Petrópolis...Lindas fotos.
Bjs mil

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Infelizmente algumas épocas se tornaram "felicidade para comércio", pois as pessoas em geral, infelizmente, se esqueceram do principal motivo da festa natalina, que é o nascimento de Jesus. Eu quero mesmo é renovar minhas forças e esperanças ao lado de minha família e pedir ao bondoso Jesus, que sua luz me ilumine por todo ano que se aproxima, e, desejo isso à você também!

beijos

welze disse...

lindas as fotos, mais lindo ainda, é vc compartilhar com os blogs.

Glorinha L de Lion disse...

Poiss é amigona, Natal pra mim já perdeu o sentido há muito tempó...sei lá, foi apagando as luzinhas dentro de mim...Adoro os enfeites, isso gosto...árvore de natal entaõ, sou louca! Ver as cidades enfeitadas com luzinhas, acho lindo...mas, sinceramente, esse calor me deixa exausta em casa, quanto mais nas ruas...tô fora, que nem a Astrid! Vou ficar na minha casinha mesmo e bem tranquila...Petrô tá linda! Dá vontade de ir até lá pra ver! beijos,

Socorro Melo disse...

Oi, Beth!

Petrópolis está L I N D A!

A decoração natalina me encanta, adoro ver as luzes, as cores, e principalmente de participar, como posso, das campanhas de solidariedade. Fico sensibilizada com as histórias, apesar de saber que não só no Natal existem pessoas precisando de ajuda.
O tumulto das ruas, das lojas, do trânsito, é caótico, em todos os lugares, também me cansam, mas, acho mágica essa época, gosto demais do Natal.

Beijos
Socorro Melo

Manuela Freitas disse...

Olá Beth,
Muito bonitas essas iluminações, ainda bem que o Brasil apesar dos seus problemas de sempre e de difícil resolução, penso eu, ainda tem uma boa capacidade económica. Por cá até cortaram nas iluminações de Natal, está tudo em contenção!
Sobre o Natal, a festa em si e tudo que implica, já estou super cheia e vou publicar alguma coisa sobre isso.
Muitos beijinhos e que diferença minha querida, enquanto estás na foto toda afogueada, eu por aqui me arrepio de frio!...
Tenho a certeza que para mim um bom Natal, era ir com a minha família até ao Brasil, fruir desse calor e conhecer algumas pessoas, que por este meio sinto próximas, a «porra» (asneira soft, aí não sei!) é que não sai o euromilhões! rssssssssss
Um enorme abraço,
Manú

lolipop disse...

Oi querida Beth!
A Manu tem razão, por cá o Natal está um pouco triste este ano... ao contrário de Petrópolis, que está maravilhoso a julgar pelas fotos.
Vc já sabe a minha opinião amiga, acerca desse consumismo exagerado.
Mas, bom, estou preparando minha habitualmente desorganizada casinha...(risos), para receber a família este ano...
UM ENORME BEIJO PRA VC TAMBÉM BETH!

Luciana disse...

Adoro isso de decoracão natalina, as músicas, ruas enfeitadas. Pena que aqui não tem tanto brilho quando no Brasil, mas essa semana vou ver se encontro algum coral na rua, provar umas comidinhas e curtir as luzes de fim de ano.
O jeito é abstrairmos da parte chata e curtirmos o que tem de interessante.

Beijo e uma ótima semana.

Somnia Carvalho disse...

agora vi a outra cara nova do blog! rs... fogo no rabo igual ao meu!

Lúcia Soares disse...

Beth, a decoração de Natal realmente emociona. Tudo é lindo.
Também não me canso de falar do quanto essa época me desgrada e nem lembrancinhas ando comprando. Esse ano será mesmo só pra os netos.
Beijo também, e uma linda noite de confraternização e paz para todos nós.

Bombom disse...

Tão lindas, as iluminações de Petrópolis! Parece um Presépio!As iluminações de Lisboa, tal como já disse a Manú àcerca do Porto, estão muito pobrezinhas este ano por conta da grande contenção exigida pela nossa Economia, gravemente doente. Só com um milagre de Natal, Portugal (a nível político)poderá ser iluminado!
Bjs. Bombom

Maria Célia disse...

Olá Beth
Sua cidade tá mesmo um encanto, aliás, ela é um encanto.
Também estou muito desanimada com natal, já gostei tanto. Agora me dá uma canseira, são tantas coisas que temos que fazer nesta data por obrigação, que perdeu muito o sentido.
Bjos

Ivana disse...

Oi Bethinha! Estou correndo atrás dos posts ainda não lidos! ;-)
Beth, eu também adoro as luzes de Natal, apesar de a data não me emocionar mais há algum tempo...
Aqui em Floripa, a av Beiramar fica linda e já está toda brilhante! Passo por ela todos os dias para ir e voltar ao trabalho e fico babando...
No mais, o importante mesmo é estar com saúde, que os que amamos também estejam com saúde e que o amor esteja ao lado!
Um beijo!

pensandoemfamilia disse...

Sabe amiga,
eu comungo com vc em alguns aspectos: amo a magia que o brilho, luzes de Natalnos proporciona, gosto de dar ( carinho em forma depequenas lembrANÇA. No entanto, em relação aodia de Nata, sei que nem todos od familiares podem se unir, mas mantenho a tradição da ceia de Natal com os que podem.
Para mim, é a festa mais bonita e representativa do ano.
bjs

orvalho do ceu disse...

Olá, Beth querida
Petrópolis me fascina...
Vou ver se vou, por um dia, saudar às Irmãs na próxima sxta...
O seu post ficou todo iluminado como sinto a cidade linda que amo...
Quem sabe um dia voltarei a morar lá???
Adoraria!!!
Bjs de paz.

Nina disse...

eu tbm gosto mt Beth!!! as luzinhas nas árvores, hmm, acho fofo.
mas isso do stress, vc tem razao, o pior é notar que a gente promete comprar tudo no mes de novembro, mas acaba mesmo comprando o que precisa na última hora do dia 24, oohh gente que nao aprende, ne?

Lu Souza Brito disse...

Oi Beth,

Ahhh, eu me encanto com as decorações natalinas, acho liinnnnndo. Os shoppings ficam deslumbrante - mas a correria para as compras tiram todo o encanto.
Hoje em dia o Natal me deixa triste por um motivo: não passo com os meus (mãe, irmãos), já que ficamos com a familia do marido e passamos o Reveillonh com a minha familia.
E porque eles aqui nao gostam de comemorar como minha familia comemora. Nem sempre trocamos presentes pq as vezes não dá, muitos irmaos e muitos sobrinhos (tenho 7 irmãos e 8 sobrinhos proximos), mas a alegria da familia reunida, das gargalhadas, do preparar as refeições todo mundo junto é que sinto falta.

Um beijo
Ahhhhhhh, adorei o novo layout do blog.

Unknown disse...

Beth
que delícia é ver você, muié, toda linda.
tava concorreno com as luzinha?
rsrs
essa época acontece muita coisa bonita mesmo.
amei a sua iniciativa de presentear o afilhado. linda linda linda atitude.
generosa mesmo.
beijooooooooooooooooooo

Marilac disse...

Beth,
Obrigada por partilhar essas lindas imagens!Natal sempre é muito especial, renovam se os sonhos e a Esperança de um mundo melhor. Aqui em Fortaleza a decoração natalina tem como tema a paz, e temos tb essas luzinhas azuis que parecem cristais em alguns pts da cidade.

Abraços,
Marilac

Cristiane A. Fetter disse...

Você sabe que sou suspeita de falar sobre Petrópolis, tenho verdadeira adoração por esta cidade e maridex já teve casa em Correas, ou seja, final de semana a gente sempre estava por lá e fim de ano era essa beleza.
Adorava passear pelo centro durante as festas de fim de ano e ver aquelas casas antigas decoradas.
Sinto saudades disto.
bjks