.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A cidade dos nossos sonhos


A Tati, jovem veterinária, mãe esperta e antenada  e que alimenta todos os dias seu blog com posts inteligentes e sensíveis, fez uma reflexão que muitos de nós já fizemos ao longo da vida, principalmente se moramos em grandes centros urbanos na correria do dia a dia que não deixa tempo para aproveitarmos o melhor da vida - nossos mais amados, os amigos e a natureza à nossa volta.  Vale a pena viver com pouca qualidade de vida, sem tempo para vermos nossos filhos crescerem ou simplesmente sentar num banco de jardim e ficar olhando as árvores e pássaros!

E daí que eu estava lendo noutro dia um estudo feito pela revista Monocle européia sobre qual cidade poderia ser chamada a 'cidade dos nossos sonhos', e para isso ambientalistas, engenheiros, arquitetos e urbanistas de vários países do mundo foram consultados.

É claro que nenhuma cidade das Américas ganhou, já que os índices de criminalidade de norte a sul imperam, salvando-se apenas o Canadá.  Isto porque muitos pontos são avaliados, tais como: segurança para a  população ir e vir; cordialidade entre as pessoas, tolerância no convívio urbano; a quantidade de sol no ano; a mobilidade e possibilidade para se viver, como táxis a qualquer hora do dia e da noite, farmácias, lanchonetes de madrugada, ou seja, coisas pequenas, mas de grande impacto sobre a vida humana;  Educação e saúde, quesitos sócio-econômicos que são imprescindíveis para que tenhamos uma melhor qualidade de vida.   


Munique - a cidade do sul da Alemanha foi escolhida pela Monocle em 2010 como a melhor cidade para se viver.



O ranking completo da revista Monocle (com posição do ano passado):
1. Munique (4)
2. Copenhague (2)
3. Zurique (1)
4. Tóquio (3)
5. Helsinki (5)
6. Estocolmo (6)
7. Paris (8)
8. Viena (7)
9. Melbourne (9)
10. Madri (12)
11. Berlim (10)
12. Sydney
13. Honolulu (11)
14. Fukuoka, Japão (16)
15. Genebra (24)
16. Vancouver (14)
17. Barcelona (15)
18, Oslo (17)
19. Montreal (19)
20. Auckland, Nova Zelândia (20)


E nós?  Como e quando poderemos estar numa lista como esta?  Vocês acreditam que temos futuro e resolução para nossos problemas ainda neste século?  Como seria a cidade dos seus sonhos?  E olha gente, temos ainda 90 anos para trabalhar, será que dá?!










20 comentários:

Lucia disse...

A pesquisa tb mencionou que varias dessas cidades da lista sao umas das mais caras de se viver? bjos

Yoyo disse...

Amiga,
Sinto muito em dizer, mas acho que o nosso país JAMAIS entrará em uma lista como essa.Aqui, alimenta-se a criminalidade a cada dia, bandidos têm todos os direitos, são protegidos pelas leis enquanto os cidaãos de bem...Esses vivem reféns do medo, entregues a própria sorte.
Beijinhos paulistanos e gelados, nessa noite de muuuuito frio!

Tati disse...

Oi Beth, obrigada pelos elogios exagerados... hhehe
Olha, não sei quanto ao nosso país, mas EU quero agir diferente, quero, mais uma vez, andar na contramão das escolhas, para encontrar a vida! Quero ler um bom livro sob uma árvore, caminhar, brincar, rir, almoçar sentindo o prazer da comida... Tanto por viver e nós perdendo tempo com estes entorpecentes mentais.
Claro que tenho que trabalhar por que ainda não estou disposta a viver de luz, e por falar em luz... a conta já chegou este mês... Então, o negócio é procurar o caminho do meio... Ele deve existir. E está muito mais dentro de nós do que fora. Tem que estar!!
Minha aposta é uma mudança para o interior, é por isso que anseio. Acho que a vida será mais calma nesta hora! E continuarei falando português... hehehe
Beijos.

Ivana disse...

Bethinha, infelizmente, eu acredito que dificilmente estaremos em uma lista como esta por pelo menos os próximos 100 anos. O nosso "buraco" é muito, mas muito mais embaixo!
Beijos!

Isadora disse...

Beth não vislumbro estarmos nessa lista em um futuro próximi, embora eu deseje muito isso. Temos muito ainda no que avançar, mas não acho impossível daqui há uns bonas anos, caso haja de fato preocupação com serviços básicos para começarmos.
Um beijo

Ivana disse...

Bethinha, na verdade a sacada já está fechada com janelas blindex. Por isso tiramos a esquadria antiga, já que ela não fazia mais sentido em existir e também nos "roubava" este espaço da sacada que poderia - e agora é - da sala. Acho que se ampliar a foto dá pra perceber o blindex lá.
Quanto ao Valentim e Mimi, eles ficaram isolados pela porta que separa a sala do corredor que dá acesso aos quartos; apesar de que a poeira passa, não tem jeito. Mas pelo menos, eles não estão diretamente expostos.
Beijos!!!

Bordados e Retalhos disse...

Beth estamos antenadas mesmo com a Tati. Querida também tenho projetos de morar no interior do Espírito Santo, mais precisamente em Santa Tereza( uma cidade da região serrana fundada por imigrantes italianos, quando eu e marido nos aposentarmos. Mas moro num bairro muito tranquilo, que tem um cinturão verde (reserva de mata com animais) que precisamos cuidar sempre. Fica um pouquinho longe do meu trabalho. 30 min de carro, 1 hora e 15 de ônibus, mas mesmo assim estou feliz aqui. Seu post me fez pensar nisso, nessa distância que toma tanto do nosso tempo. Como gostaria de ir para o trabalho a pé, mas o que vejo no trajeto também gosto muito.Linda sua abordagem. Nossa esse comentário está parecendo um jornal. Bjs

Rosamaria disse...

Beth, estou voltando e tu foste a primeira a comentar lá. Fiquei muito feliz com a tua visita.
Acho muito difícil que venhamos a participar desta lista. Uma coisa que não falaste e está pior a cada dia é o trânsito. Meu marido diz que Santa Maria é a cidade dos sonhos dele. Acho que até poderia ser há uns anos atrás, mas agora...
Bjim, cosquirídia.

Glorinha L de Lion disse...

Betita, eu tb não vislumbro isso não nem nesse século nem no próximo...se a humanidade não estiver extinta até lá. Ando cansada da falta de opção, da mesmice, da luta ingloria (sem trocadilho, please) por uma vida digna, quando a gente vê os ladrões e canalhas se dando bem e os trabalhadores que dão um duro danado como os nossos maridos, dando murro em ponta de faca e não conseguindo nem dormir direito pq não conseguem resolver os milhares de problemas. Eu ando descrente de tudo. E sem esperança de um país melhor para meus netos, bisnetos...se ainda houver alguém sobre a Terra daqui há 50 anos...beijos.

Nilce disse...

Oi, Beth

Comecei a fazer um comentário, mas ficou enorme e resolvi que vou fazer um post sobre a minha vida no interior. Vamos voltar a "proziár" sobre o assunto que é muito bom.
Não prometo para amanhã, pois estou com o dia lotado com médicos e exames.
Mas como já comecei. Logo, logo conto meu lamnto.

Bjs no coração!

Nilce

Teredecorando disse...

Olá Beth,
Queria poder acreditar que um dia estaremos entre essas cidades citadas.
Assim como gostaria de acreditar em Papai Noel.
Pena!!!
Fico imaginando como vai ser daqui a alguns anos, pois se hoje já questionamos, imagina nossos netos?
Fique bem
Bjs mil

Lúcia Soares disse...

Oi, Beth.
Foi uma coincidência, não li este post ontem. Só agora cheguei aqui, curiosa por ler o que vc postou.
Não sei se nunca estaremos nessa lista. Afinal, não sou derrotista, como falei no meu blog.
Se começarmos agora, porque não dar certo?
Aqui no Brasil somos muito pacíficos. Não quero guerras, lutas, guerrilhas, nada. Acho que a mobilização das pessoas é fundamental.
Viu que o Roriz teve a candidatura a governador de Brasília impugnada e vai recorrer? Que está na frente dos outros candidatos, mesmo com a ficha suja que tem? Então, é a mentalidade das pessoas que tem que ser mudada.
A maior dificuldade do Brasil, mas que não serve de desculpa pra nada, vide os EUA, é a imensidão do território.
Mas se cada governador cuidasse bem do seu Estado, se apenas uns 3 se destacassem, por exemplo, como modelo de lisura e empreendimento, quem sabe os outros não teriam "vergonha na cara" e começariam a mudar?
Não é o povo que tem que aprender a votar, sozinho.
São os candidatos que têm que mudar a postura também.
O movimento "Ficha limpa" parece que vai dar certo, e teve ajuda da internet.
Por que não fazermos mais pelo país, através desse meio de comunicação?
Mas desacreditar do meu país, do meu Estado, da minha cidade, jamais!
(desculpa o tamanho do comentário! Se preferir, não o publique.)
Beijos!

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Menina! Eu sou suspetia! Acho qeu essa pesqusa está mais do certa, porque amo Munique!!! Fui lá várias vezes. Não sei se moraria lá, mas a cidade é o máximo!

Beijos

Mônica Lidizzia disse...

Acredito não, Beth, olha a politicanalhada daqui!

É chato ser pessimista, mas...

bjnhs

Anônimo disse...

Em algumas cidades do Brasil são tranquilas de se viver ainda. Mas tem todas as outras deficiências...Então um lugar perfeito, no Brasil, e nesse século...acho difícil!

Renata disse...

Minha querida Beth,

Conheço Munique, e algumas outras cidades dessa lista, mas com digo que nao troco minha querida BH por nenhuma delas...por enquanto engrosso o coro que canta: " é aqui que eu amooooo...é aqui que eu quero ficar, pois não há...lugar melhor que BH..."...rsss...

Abraço,

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Acho que todos nós queremos cidades com segurança e civilidade.
Acho que poderemos chegar lá, se proporcionarmos educação para todos e se nos empenharmos, como disse a Lúcia, em mudar mentalidades.
Beijos.

Mírian Mondon disse...

Beth, pessoalmente questiono um pouco o resultado, Munique é interessante mas Montreal no DECIMO NONO lugar é impossivel!!!

beijos

pensandoemfamilia disse...

Não creio que o Brasil venha a fazer parte desta lista. Não porque não pode, mas porque não há interesses na qualidade de vida. Veja o que aconteceu com Niterói, foi propaga a qualidade, para que???? Para vivermos o que estamos vivendo hoje, com uma multidão sem qualquerinfra estrutura para tal.

Dani dutch disse...

Beth, eu acredito se o país investisse em educação, num futuro meio a longo prazo estariamos na lista.
Mas com o andar da carruagem o que eles menos querem, são pessoas inteligentes e criticas.
bjuss