.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

terça-feira, 18 de maio de 2010

I love Vik-II

(Escultura-Vik Muniz)

Acreditem se quiserem, mas ontem sentei-me diante da TV e assisti ao primeiro capítulo da nova novela da Globo - Passione.

Eu já lhes disse várias vezes que não sou televisiva e minha sala de tv costuma ficar abandonada, às vezes utilizada pelo maridex que é o Rei do controle remoto, mas sem brigas, já que não tenho grandes interesses pelas programações, a não ser uma ou outra como A Grande Família, um filme em DVD ou algum programa da Discovery.

Mas a nova novela de Silvio de Abreu atraiu-me com suas belas chamadas dos campos italianos, lembrança paterna que tenho enraizada nos meus genes, assim como São Paulo, essa megalópole,  orgulho brasileiro.

Mais uma vez a Globo gasta pra valer e enche os olhos do povo com belíssimas cenas externas do exterior e também dentro de casas milionárias, paulistanas,  mostrando que o Brasil tem uma riqueza numa determinada classe social que é pouco vista ou conhecida por nós mesmos ou lá fora, já que o que exportamos visualmente  é desgraça, pobreza ou ignorância.
O núcleo formado por estes milionários traz a fantástica Fernanda Montenegro como protagonista que deu um show de interpretação ontem,  já na abertura da novela.  Muitos outros artistas já conhecidos da telinha estão participando e penso que será um sucesso, afinal novela ainda é o carro chefe da emissora.

Mas, o que eu queria comentar mesmo é sobre a linda abertura deste folhetim.  Pois não é que escolheram o artista plástico brasileiro que tenho grande admiração e, inclusive, estive em sua exposição aqui no Rio, no MAM,  em janeiro de 2009, em post feito em sua homenagem aqui.

Quem leu meu post na época, pode ter lembrado deste maravilhoso artista ontem quando viram a abertura da novela, e se não o conhecem ainda, precisam conhecê-lo já, portanto poderão ler mais sobre ele aqui neste site

A bela imagem que ilustra o post de hoje é a mega escultura  de 4,5 toneladas de lixo, feita por Vik Muniz para a abertura de Passione.
"A obra faz menção a vários núcleos da novela. Os restos , por exemplo, têm a ver com Olavo, o “Rei do Lixo”, personagem de Franscico Cuoco. Já os girassóis são uma homenagem à região da Toscana, onde vive Totó  (Tony Ramos) e sua família.

Para fazer a abertura, Hans Donner filmou a escultura, que vai sendo exibida pedaço a pedaço até revelar a imagem de um casal se beijando." (fonte)

Não deixem de ler sobre este sensacional artista paulistano,  seus painéis são gigantescos e intrigantes. Veio de uma família classe média, seu pai era garçom e sua mãe uma recepcionista e mora hoje na luxuosa Nova Iorque.


Gente, mais do que assistir somente à trama de uma novela, precisamos ficar ligados às coisas boas e belas que este tipo de arte pode nos transmitir e Vik Muniz foi, aliás, é, uma delas.


24 comentários:

Lucia disse...

Nossa, fazem 17 anos que nao assisto novela e realmente essa escultura eh fantastica!

Eu adoro estorias de sucesso assim, me inspiram demais e com esforco e amando o que eu faco, tb espero chegar la com ele. To indo la conhecer seu trabalho.

Bjos

Françoise disse...

uau...quanta novidade, santa ignorância a minha, fui lá buscar no seu outro post mais informações sobre o artista que até então não conhecia.É este o letramento da qual falava no seu outro post, você me trouxe a partir do conhecimento construido e resignificado, informações da abertura de uma novela que podia ser apenas uma abertura entre tantas que só são vistas e não "enxergadas"....

Gostei de conhecê-lo sob seu olhar....
Bjos

Bordados e Retalhos disse...

Beth não vi o primeiro capítulo da novela pois tinha outras tantas coisas me esperando pra fazer. Mas hoje li uma crítica diferente da sua no blog da Magali: http://euleiomagalimoraes.blogspot.com/2010/05/passione.html

Entendi que a novela, pra vc teve um apelo emocional forte por causa da Itáilia, mas também acho que algumas pessoas são exigentes demais. Talvez seja o caso da Magali que é publicitária. De qualquer forma acho que essa novela vai dar ibope e prender a
atenção. Acredito que a trama seja boa. E também qual é o pecado em chegar em casa, depois de um estafante dia de trabalho, uma cansativa viagem de ônibus, sentar no sofá e ficar de bobeira assistindo a novela das 9, né? Bjs

Astrid Annabelle disse...

Que belo post Beth!
Ontem aconteceu uma coisa incrível. Movida pelo mesmo apelo que você cita no texto resolvi assistir a abertura da novela.
Como moro sozinha eu me programei para tal "evento"!
Deixei tudo nos conformes...me acomodei no sofazão...olhos fixos na tela...
Quando dei por mim a novela estava no fim...dormi!!! Isso foi o máximo!!! Fiquei brava comigo mesma!hehehehe
Ainda bem que depois sempre ficamos sabendo de tudo...
Vou conferir os links...
Um beijo querida!
Astrid Annabelle

Lu Souza Brito disse...

Olá Beth,

Ontem como cheguei mais cedo em casa, assisti ao primeiro capítulo da novela.
Meninaaa, também fiquei encantada com a abertura e quando formou a fugura do casal e pensei: já vi esta imagem antes. Mas onde???
Foi aqui mesmo, no seu post! Só agora que vc comentou que percebi q tinha sido aqui no seu cantinho...

Isadora disse...

Oi Beth confesso que depois que a minha pequena nasceu abandonei de vez a TV até porque, normalmente, o horário da novela é justamente o horário em que a coloco para dormir e dá para imaginar o que assistimos na TV - rs, mas que bom você ter comentado sobre a abertura. Vou ver se consigo ver para poder opinar.
Um grande beijo

chica disse...

Lindo trabalhomesmo e a novela promete, pelo menos, pretendo olhar, já que tem tudo conosco, pelos campos italianos, saudades de ver os parentes decmeu marido por lá, trabalhando,recordações.,Vou ver,sim! Sempre que der! Ontem bem no final, teive uma crise de labirintite e perdi...Mas vamos lá!beijos,chica

Flávia Fayet disse...

Bethhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, queria ver vc lendo aqule trecho da música q postei com sotaque gaúcho! hehehe Fiquei mto feliz em receber seu comentário, sempre venho aqui qdo tenho um tempinho, mas nem sempre da pra comentar... Nem por isso esqueci d vc! Infelizmente não ando só namorando, bem q gostaria mas a vida é mais do q isso né?
Espero q a novela seja boa realmente, e não me decepcione como a última. Beijosssssssss

Ana disse...

Que bom ver divulgado um artista com tanto talento!

Luciana disse...

Beth, como você já deve ter percebido, sou noveleira de plantão, então pretendo ver Passione, vi metade do capítulo de ontem agora há pouco, pois meu dia hoje foi corrido e estou indo pra cama que amanhã a batalha comeca cedo, mas näo tinha visto a abertura, ia passar total despercebida pra mim se não fosse seu post. Amanhä assim que acessar a net vou logo ver, lembro do seu post sobre esse artista.

Beijo

ML disse...

Eu tb fui ao MAM ver o Vic Muniz, Beth, será que a gente passou uma pela outra? Imagina a coincidência!
Eu perdi a abertura da novela, vou tentar ver hoje pq geralmente são lindas - essa tem de ser belíssima mesmo.

bjnhs

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
A escultura está lindíssima. Obrigada pela dica.
Como somos parecidas. Eu também não ligo para TV, e meu marido, como o seu, é dono do controle remoto. Numa boa. Aliás, acho que é uma característica dos homens.
Com seu post, fiquei interessada na novela e hoje vou tentar vê-la.
Beijos.

Teredecorando disse...

Olá Beth,
UAU!!! Sou fã dos trabalhos do Vic...Criação em pessoa.
Quanto a novela...Não gosto muito. Talvez o tema seja interessante, ainda mais passando na Europa, né?
Fique bem.
Bjs mil

Yo Neris disse...

Eu adoro Vik Muniz! Arte, na verdade, é a minha praia e eis aqui um artista brasileiro que muito admiro.
Em relação à novela não vou assisti-la.Assisti a que acabou por conta do drama da Luciana(personagem principal) pois, já vivi o mesmo drama aqui em casa.
Bjo no core lindona

Rosamaria disse...

Eu estava com visita pra jantar e não vi o início da novela. Depois de muito tempo sem ver novelas, acompanhei a última, pois quando começou eu tinha feito a cirurgia no pé e lá na minha filha só tinha tv aberta. Pelo menos me distraía.
Vou ver hoje pra conhecer o trabalho do Vik Muniz.
Bjim.

Anônimo disse...

amo seus posts inspiradissimos... vou ate assistir a novela por conta dele. bjuuu

Unknown disse...

olá Beth, que bom te conhecer, que blog gostoso de ler!Fiquei muito feliz com seu comentário! Eu conheço o blog da Denise Arcoverde, foi inspiração para o meu também...! Não vejo novela, mas escuto os comentários e não conhecia esse artista, que bom que você nos apresentou e quanto a blogagem coletiva fiquei apaixonada por esse arco-iris branco, não conhecia também, ou seja saio daqui muito melhor do que quando cheguei!
Estou seguindo e vou voltar sempre!
felicidades
Bjks.
marianne

Ivana disse...

Bethinha. é realmente impressionante... Estamos em sintonia, porque escrevi sobre uma artista que me impressionou bastante, mas que conheci através de um vídeo...
Pra mim, essas pessoas tem um talento genial, que impressiona e emociona ao mesmo tempo.
Um beijo.

Meire disse...

Nao seguirei a novela, mas sei que as imagens gravadas na Toscana sao lindas, uma amiga de Firense fez algumas entrevistas com alguns artistas e eu ja imaginava que agradaria.
Bjs

Roberta de Souza disse...

Olá!!!
To chegando para informar que o Mix agora é .com!!!
Todo o conteúdo do Mix para você, com mais comodidade e profissionalismo!!!

Mude seu link ok?
www.mixculturainformacaoearte.com

Glorinha L de Lion disse...

Eu vi a exposição dele no MAM...foi imperdível...esse homem é um Gênio! E só agora o mundo o está descobrindo! mas suas fotos das obras a partir de sucata já estão valendo US$50 mil! E isso é só o começo ein...belo post...tb gostei da novela...vamos ver se vou conseguir ver, mas o que me chamou a atenção, claro que foi a bella Toscana! Baci!

She disse...

Beth parabéns pela escolha da pauta, pela abordagem e pelo banho de cultura, show! Amei cada linha! Bjo, bjo carioca! :)

gabriela disse...

Oi amiga essa novela vai começar aqui no dia 30 deste mês mas já tenho visto imagens, a anunciar essa novela e dio-te deve de ser muito interessante. Beijinhos

Isabel disse...

Beth,
a escultura é linda mesmo e super interessante a forma como o artista utiliza os vários materiais. Acho ótimo que uma novela mostre a obra de um grande artista na sua abertura. É divulgação da arte para os milhões de pessoas que assistem a novela!
Bjs