.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Os dois extremos de nossos mundos




(Pôr do sol visto na Linha Vermelha do Rio-foto minha)


Enquanto o sol brilha de rachar a cuca lá fora, leio as meninas do outro hemisfério que congela e vejo pelos telejornais o que a Europa, América e Ásia estão sofrendo com este inverno que está sendo um dos mais rigorosos dos últimos 30 anos.


É meio difícil a gente do lado de cá, abaixo do Equador e com um verão como sempre muito extremo também, imaginar o que será uma temperatura abaixo de 25 graus como narra a Cláudia lá nos confins belíssimos da Noruega ou a Denise em Seul.  Só de ler a gente sente o frio subindo pelas pernas, mas é claro, estando debaixo do ar condicionado como fico quando venho escrever no blog.  Não dá para ficar sem o bendito! E gastamos energia demais em todo o planeta, tanto com os aquecedores de lá,  quanto com os aparelhos de ar condicionado de cá.


Quando vim morar nesta cidade de concreto armado, mesmo sendo próxima ao mar, eu não conseguia raciocinar direito no verão. Agora, passados três anos, já me habituei um pouco, embora fuja todos os finais de semana para a serra atrás do clima ameno e sem ventilador ou ar condicionado.  Me sinto sempre melada, nunca meu cabelo fica como gosto e, coitado, está cada vez mais danificado de tanto que lavo todos os dias.


O engraçado é que, mesmo meu apartamento não sendo de frente pro sol e receba brisa direta das praias oceânicas aqui de perto da região, não consigo ficar sem o tal ventinho do ventilador e na cozinha ou banheiro ainda não inventaram um modo de deixar estes lugares bem climatizados.  Então, tive uma idéia e comprei há dois anos um ventiladorzinho leve que carrego pra cozinha e pro banheiro sempre.  O aparelhinho já se pagou muitas vezes até, de tanto que o uso nestes dias tórridos.
Quando fui comprá-lo numa loja conhecida aqui do Rio, pedi e descrevi pro vendedor como ele era, disse até a marca, mas esqueci de dizer a cor.  E aí lá vem ele lá do depósito com uma caixinha, abriu-a e mostrou-me a mercadoria.  Eu olhei pra ele e disse que era aquilo mesmo, mas preeeeeeeeeto, nunquinha!  Ele olhou pra minha cara espantado e disse-me:
Mas só tem um rosinha!  Respondi-lhe imediatamente que era essa cor mesmo que eu queria, oras!  Imagina, eu sou menina, disse pra ele!  Quero o rosinha!  E meu marido rindo da minha cara, sempre me achando meio pinel nestes rompantes espontâneos que volta e meio eu tenho.  Eu sei que pros homens isso não tem a menor importância, né mesmo!


E aí está o Rosinha!  Valente, trabalhador, pau pra toda obra, ou melhor, pra toda mulher calorenta neste verão tropical e ainda por cima, nesta idade, em que os hormônios resolvem fazer uma bagunça dentro da gente!



(Rosinha no banheiro enquanto a dona retoca a maquiagem)






16 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Beth, que charme o seu rosinha....Eu tenho um mais feinho, branco que tb carrego...fica mais na cozinha, que é realmente um forno...Tenho um de pé no banheiro...é lá mesmo...já viu como é desagradável fazer necessidades sentindo calor? Então coloquei um lá...e sou igual a vc, só escrevo com ar condicionado a mil! Não dá...parece que agora sou mais calorenta que antes, embora não tenha os famosos "fogachos" da menopausa...
Vc mora perto na RO? Achei que morava lá embaixo...Vc entence, né? É pra não dar muita bandeira...ontem recebi um comentário exdrúxulo de um maníaco...cheio de palavrões, mas sem nada a ver, parecia que não era pra mim...coisa de louco, então não se pode entrar em muitos detalhes...
Se vc mora aqui perto, vamos combinar de nos vermos...
Beijos.

Lu Souza Brito disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk, ai Beth, só vc mesma com o ventilador Rosinha.
Mas é mesmo uma fofurinha.
Uns cozinhando no vapor, outros congelando, outros morrendo afogados, ai gente, que doidura isso.
Eu tenho dormido muito mal ultimamente e pelo menos 50% é devido ao calorão, e olha que moro na serra também.
Mas cabeça quente também atrapalha e já mandei providenciar meus florais de Bach e a Valeriana (aqueles que tomei pré-casamento, sabe)?

Beijinhos;)

ML disse...

Menina, adorei a idéia.
Eu já saio do banho pingando.
Outro dia passei base (tb é um filtro solar)e não espalho direito, um horror!
O pior é que a cara metade detesta ar condicionado e hoje, já sei, vai ter "briga", + 1 vez.
Daqui a 1 semana vou pros EUA e estou aliviada e com medo tb pq o choque térmico será terrível.
Frio demais atrapalha o turista, né? Mas esse calor aqui é insuportável e acho até que se não ficar gripada vou achar divino.
Quanto ao rosinha ele é um charme "vintage".

bjnhs

ML disse...

PS: a foto ficou magnífica!

aminhapele disse...

Cá por mim,prefiro um "ventilador" a lenha,a trabalhar 24 horas por dia,para me ajudar a suportar estes 2 negativos!
Calor?!
Só para fazer inveja...

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Que ventilador mais lindinho.
Esse calor está tórrido demais, mesmo. Acho que está sendo responsável pela moleza que estou sentindo.
Entrar na cozinha? Só se for acompanhada por um ventilador rosa (e para fazer salada).
Beijos.


Recebeu meu e-mail?

gabriela disse...

Oi querida Beth.
Pois é por aqui está muito frio e chuva, amanhã ainda vai estar mais frio hui hui hui, não vou sair de casa, embora eu este inverno continue cheia de calor, sabe como é os tais afrontamentos, que me põe doida. Gostei da rosinhaaté me fêz uma certa inveja é sinal que está calor, manda um pouco para cá, beijinhos e bom fim de semana , bons mergulhos na praia.

Lucia disse...

Que fofinho!!! La em casa temos uma quadrado sempre ligado no quarto, nao importa a estacao do ano. Nao conseguimos dormir sem o sonzinho dele rodando ali, e fica sempre apontado pra parede o ano todo.

A proposito, por aqui tem estado uns -11C e infelizmente posso dizer que o frio ainda nao chegou, pois ano passado fez uns -30C!! Bjos

Fê França disse...

Adorei seu rosinha!!!! :-)

Unknown disse...

Hahahahahahaha, amei o "Rosinha"... um luxoooooooooooooo!rs
Menina, o calor tá brabo mesmo. Hoje no fim da tarde eu fugi pra casa da minha cunhada em Pendotiba porque lá é um cadin só mais fresco. Não vejo a hora de me mudar pra um lugar menos calorento. Eu não gosto de ar condicionado, mas fazer o que? Tem que usar!!!
beijos

Wilma disse...

Fofo mesmo este ventilador...e vc consegue fazer maquiagem ?!! Passo muito gelo no rosto, pois saio do banho com um monte de afluentes do rio amazonas, cruzes!!! e nem durmo de tanto mate gelado!! É difícil, cada ano sinto mais calor. Vc sabe dizer se áquele montão de fogos de artifícios no final do ano em todo o planeta, ajuda mais a aquecê-lo?

Sonia H. disse...

Beth,
Que lindinho, nunca tinha visto um ventilador rosinha! Amei!
Estamos torrando nesse verão, né...
Eu não gosto do calor extremo... sinto-me como peixe fora d'água.

Dani dutch disse...

OI WEb mamys tudo bem?
Que lindinho o rosinha .... ele foi na verdade a estrela do seu post... rsrsr
E falando em frio, estou aqui no micro e olhando uma nevasca do lado de fora.. ai jesuiss.... bjuss

Ivana disse...

Bethinha, que fofo que o "rosinha" é!! Eu também sofro demais com este calor! Pra ser muito sincera, eu preferiria estar lá na Noruega com a Cláudia, ou em Seul com a Denise! Nós, aqui em casa, não temos ar, somente ventilador e, olha, é um inferno, literalmente!!
Agora, no apto novo, no nosso quarto teremos ar condicionado. Tu imaginas a minha felicidade? Adoooooro o frio!
Beijos!

Luciana disse...

Amei seu rosinha. Tudo bem que aqui näo vou realmente precisar de um no banheiro, pelo menos na maior parte do ano, mas ficou um charme o seu. No Brasil eu também me maquiava com ventilador de lado, era super necessidade, o calor de Natal não é brincadeira.
Aqui tá um frio danado, mas as temperaturas estão subindo.
Estranho, não vi seus posts subirem, agora cheguei aqui e tem vários que eu não li ainda.

Bom domingão!!!

Laura disse...

Ra, aqui o frio ta mortal!! Mas se eu fosse comprar um ventilador teria que ser no minimo rosa!!!!!
Uma gracinha mesmo!!
Bjssss