.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Comer, Rezar, Amar e muito mais eu quero!




Tem um livro por aí fazendo um sucesso danado com estes três verbos: Comer, Rezar e Amar (Elizabeth Gilbert) e já vendeu mais de 5 milhões de exemplares pelo mundo.  Conta  as memórias de uma mulher que faz uma viagem, tanto interior quanto física, no percurso Índia, Itália e Indonésia, em busca de equilíbrio e respostas depois de uma traumática separação.
Não li, não!  Só folheei agora no final de semana, tomando um cafezinho numa livraria em Itaipava.





Mas, o título é muito sugestivo e inspirador para hoje, dia de ir pra cozinha fazer almoço para a Gracinha que está por aqui faxinando e que resolvi tirar tudo da geladeira e organizar, colocar e comer, claro, as frutas em seus devidos lugares. Então, dou continuidade com mais verbos, tais como; arrumar, cozinhar, lavar, secar, beber, picar, temperar, desfrutar e por aí vai.   Gosto de cortar a melancia e deixá-la em quadradinhos num tuperware na geladeira, assim consumimos mais rapidamente e demora a se estragar.  Os legumes e hortaliças lavo bem, deixo no molho com água sanitária, seco-os e guardo-os também em potes herméticos para que a qualquer hora do dia, possamos fazer um sanduiche, por exemplo, para estas noites quentíssimas que vem fazendo, pois comer comida quente não me apetece nestes dias.  Frutas, como manga e abacaxi ficam deliciosos numa simples  salada de rúcula e alface americana. E experimentem misturar kiwi, nozes, maçãs, cebola roxa e alface crespa. Hummmmmm, delicious! 


Gosto, também, de comer aves ou peixes nesta época, parecem-me mais leves e digeríveis.  
Aqui em Niterói, tem um Mercado de Peixes fantástico, bem grande e cheio de opções, mas não entendo nada de peixes e tenho medo de ir lá sozinha, pois os vendedores, espertamente, quando percebem que a criatura é que nem eu, empurram gato por lebre e aí não me arrisco sozinha, só quando o marido vai comigo, pois ele conhece o bom peixe e sabe discernir entre um cherne e um linguado, mas eu.........bem, prefiro ir ao supermarket e comprar um lindo pintado como este, fresquinho e que recheei com catupiry.  Fiz no forno e depois deixei grelhar por cima.  






Faço mate também, todos os dias, coo e coloco numa garrafa de vidro para que seja visto e consumido.
Um mate geladinho é um bálsamo para o corpo quando a temperatura chega aos 40 graus e a sensação térmica  de 55 como foi ontem.  



Este ano, tivemos sorte por aqui com as frutas vendidas neste verão.  Os pêssegos, geralmente argentinos, nos anos anteriores, pareciam de isopor.  Lindos por fora e intragáveis por dentro.  Mas, nem sei de onde são os pêssegos atuais.  O que sei é que estão suculentos e deliciosos.  O mesmo com as cerejas, doces e vermelhinhas, o mamão que parece mel e como todos os dias com uma colher de linhaça em pó, adoro!
E, nesta semana, meu marido descobriu uma caixa de lindas peras americanas no Hortifruti que compramos aqui no bairro.  Nosso corpo necessita, principalmente, de alimentos leves, saudáveis e muita hidratação nesta época quente do ano e por isso, nunca falta na minha geladeira sucos, tanto de caixinha, quanto frutas para fazê-lo no super processador que comprei ano passado.  Quando meu filho vem pelas férias, faço muito suco para ele que gosta mais do que de refrigerantes.  Ele gosta também de água de coco e comprei três lindos cocos que estão lá, geladinhos, esperando para serem sugados por um canudinho.





E vocês, o que andam consumindo nesta época do ano?  O que os apetece dentro da estação em que estão vivendo neste momento?




















(Fotos minhas)






25 comentários:

gabriela disse...

Querida Beth.
Que maldade quando abri o teu blog fiquei com água na boca, melancia que eu adoro, cerejas hummm tão bom, pêssegos aiaiai aqui nesta época não há, que invejaaaaaaaaaa.
Olha hoje o meu lanche foi duas laranjas, por sinal muito boas agora é a época delas, também como muitas saladas, e verduras cozidas ou salteadas.
A fruta que mais como nesta altura é laranjas, abacaxi, kivis, peras, clementinas, e pouco mais.
Agora essa melancia deve de ser tão boa vou-me já emboraaaaaaaaaaaaaaaaa.
Beijinhos e quidado com o sol

Lucia disse...

Eu amo frutas e morro de saudades das variedades do Brasil, principalmente os sucos naturais! Aqui eu pago o olho da cara pra laranjas/tangerinas, mas pago, pois nao vou deixar de comer frutas.

Melancia eh so no verao, infelizmente, pois amo e posso comer uma inteira sozinha em dois dias.

Agora, agua sanitaria, Web-mae? Isso nao faz mal a saude? bjos

aminhapele disse...

Eu não autorizei a fotografia da bandeja do meu pequeno-almoço(1ªfoto)...
Um abraço.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
E eu que não conhecia esse seu lado super-organizador, e até de mestre-cuca, fazendo peixe recheado.
Com esse calor, realmente só saladas, frutas e grelhados.
Suco, sempre. Principalmente de limão, ou maracujá.
Não somos ligados em refrigerantes ( a Isadora nem prova).
Essa mistura de frutas nas saladas fica mesmo uma delícia.
Agora, o Comer, Rezar e Amar, eu li e não gostei. Ouso discordar da maioria.
Beijos.

Beth/Lilás disse...

Gaby,
Dê cá um pulinho para comer melancia comigo, pode ser um bom pretexto. haha

Lucinha,
A medida correta para lavar frutas e legumes é uma colher de sopa para cada litro dágua e eu ponho no olhômetro, sabecumé!

Rui,
Vão muito bem umas frutas assim pela manhã, super energético.

Helô,
Pois é, não fico só na internet não, tá vendo! hehe
bjs a todos!

------------------------------------------------------------------

Luma Rosa disse...

Ufa!! Imagino o calor que esta sentindo esta tarde. Vi na tv que a sensação térmica no Rio hoje é de 50°.

Beth, ando muito preguiçosa para ir à cozinha, mas sempre dou uma geral na geladeira antes de ser preparado o almoço. Ver o que deve ser consumido no dia e o que não, coloco mais para o fundo. Casa que tem 'meninos', eles pegam aquilo que está mais na mão. Percebe?

Geralmente compro a melancia inteira, por não saber como ela foi manuseada. Quando as frutas chegam em casa, lavo todas e coloco em uma fruteira, na primeira prateleira da geladeira (bem à mão), melancia lavo toda e a parte que não vou consumir envolvo em filme plástico, a parte cortada, como esta da sua imagem, parto em fatias e deixo exposta. Se acondicionar em tapeware, ninguém vê que tem :D

Além de consumir bastante fruta no verão, dou preferência a alimentos crus e massas. Gosto muito de saladas preparadas com massa.

Peixe eu só compro cheirando e sinceramente, tem coisas que evito aprender, somente para não sobrar pra mim! comprar peixe é um exemplo e fazer churrasco :D

Beijus,

Lúcia Soares disse...

Oi, Beth. Com esse calorão, só sucos, frutas, refri (infelizmente ainda tomo..passei meses sem consumir e sem sentir falta mas agora não passo sem uma Fanta laranja na geladeira...) Ruim, eu sei...Saudáveis são saladas, detesto a dupla arroz-com-feijão em tempo de calor.
Delicioso seu post! Bj

Ivana disse...

Lúcia, que linda melancia! Eu AMO melancia!! Meu Deus, sou de comer até ficar triste!
Infelizmente, na correria que vivo, independente da época do ano, não me alimento direito (tudo fora de hora e correndo) e tomo pouquissima água. Aliás, isso é uma das coisas que preciso mudar/melhorar em 2010...
Beijos!

aminhapele disse...

Uma "dica" que é válida em todo o mundo:quando vai ao mercado de peixe fresco,a primeira regra é ver os olhos do peixe:eles têm que ser límpidos!
As guelras ou o cheiro,muitas vezes,enganam.
Se o peixe já não tiver olhos,é de desconfiar.
Depois.ou o sabe amanhar ou pede à peixeira que o amanhe,ali,à sua frente.É normal que,quando chegar a casa,lhe tenha que dar mais uma volta com o escamador.
Bons cozinhados!
Um abraço.

Silvia Masc disse...

Beth, que delícia esse post...
Ontem no Twitter eu postei a foto da melância que estava comendo, amo essa fruta, aliás , só não como jaca mole, a dura encaro.Penso que o verão colabora muito para que comamos alimentos mais saudáveis, amo peixe, e aqui em casa comemos 3 vezes por semana, hábito trazido pelo marido que passou muito tempo no mar.
O meu recheio de peixe preferido, é uma pasta de pão italiano, azeite e um perfuminho de alho, depois de triturado,azeitonas pretas, fica hummmmmmm
Amei o seu post.

beijinho

Camila Hareide disse...

Beth

Apesar de estarmos nmos recuperando de uma perda enorme e estarmos vivendo com muita tristeza nesse momento, confesso que a visão das frutas no mercado ou sacolão me enchem os olhos e a alma. A vida continua - e assim gostaria meu querido pai - e enquanto faço uma companhia à minha mama, tenho me entupido de frutas e verduras.

Semana que vem retorno ao frio e escuridão, e a tristeza ficará mais evidente diante das condições e da distância.

Mas estes dias de calor e comidinhas tem me feito muito bem. Obrigada por todo o carinho e apoio oferecidos...

Estou aqui, suando muito, e sem a menor inspiração pra escrever qualquer palavra no blog.

beijo paulistano de fogo!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Beth, essas frutas estao com uma cara deliciosa.

Menina que peixe é esse? Com catupiry??? Sabe que aqui nao tem catupiry? Nao existe lingüica, nem acredito nisso.

Esse peixe me deu água na boca...

Bom dia!
Beijos

Luciana disse...

Beth, que inveja da sua geladeira. As melancias aqui não estão boas, encontrei no supermercado melancias do Brasil, fiquei toda feliz, quando cortei tava estragada total. Ontem fui comprar fruta, o que está rolando por aqui é macãs, peras, laranjas, tangerinas e kiwis, essas frutas dá para a gente comprar com certa qualidade, pena que não são as minhas favoritas, mas...
Belas fotos, me deu água na boca.
Eu li esse livro - Comer, rezar e amar - não achei tão bom quanto disseram, mas tem partes interessantes.

Beijo

Glorinha L de Lion disse...

Beth, que organização...estou bege de vergonha! Não sou nem um pouco assim...e olha que sou virginiana, ein?
Olha eu li esse livro e comentei lá no blog...vai no marcador livros e verá uma resenha, co minha opinião, claro...Hoje estou tão triste com esse episódio no Haiti e Dona Zilda Arns, que te confesso, estou sem forças pra escrever sobre o Fashion Rio...mas vou tentar...
Beijos.

Meire disse...

Beth anotei o nome do livro e adorei a sugestao da melancia.
Aqui consumimos muita fruta e verdura, nao importa se é inverno o verao a regra é consumir fruta e verdura da estaçao.

Bjs

Meire

Sonia H disse...

Ai que fotos lindas, Beth! Comi tudo com os olhos....
Também temos consumido mais frutas, mas as crianças infelizmente são um pouco mais limitadas.
Amo melancia e abacaxi! Também estou com dois potes cortadinhos na geladeira! Nada melhor nesta época do ano! Comer frutas!
Beijos,

Natália Fera disse...

Que delicia que por aqui anda.
Betty
você é mesmo mázinha não para de falar no calor e eu aqui a tremer de frio e com tanta chuva.
Beijinhos

Dani dutch disse...

OI Beth, tudo bem?
Eu amo goiaba, e aqui só tem o suco que ainda vem misturado com outra fruta, as frutas que como aqui sao banana, maça ( que não sou lá tão fã da mesma) e laranja.
E verduras e legumes eu amo também, mas não se encontra tudo por aqui..
E qeu calor hein Beth, nossa...
e aqui um frio de deixar as bochechas vermelhas... bjusss

Dona Flor disse...

Comprei esse livro pra ler em alemão (eita otimismo de começo de ano). Me parece que ele virou até filme! Vamos ver se consigo terminar de ler até o filme ser lançado! hahaha
Beijos e um bom restinho de semana pra você!

Daniela Pedrinha disse...

Já conhecia sua fama pelos blogs que leio, até li alguns posts seus, mas só assinei o feed agora pq não quero perder suas atualizações. Vc tem um jeito mto bem humorado de contar a vida, de dividir seus pensamentos e idéias.

Virei fã :)

Obrigada pela visita ao meu blog e qto ao meu nome Pedrinha.. é só um apelido na internet. Um dia conto como ele surgiu. Bjs

Luciana disse...

Beth, a mini série Dalva e Herivelto näo esta mais passando, foram somente 5 capítulos, pelo menos foi o que li na internet, pois ainda näo tive tempo de ver. Aliás, de todos os links que coloquei lá no blog, a única coisa que vi foi o BBB10, mesmo assim em ritmo acelerado, essa é a vantagem do you tube, a gente avanca os vídeos. Eu vejo a novela Viver a vida, mas vejo antes de ir pra escola, em uns 20 minutinhos, o que näo gosto avanco. Naquele link você pode ver a mini série, a qualidade dos vídeos está muito boa. Tem a Cinquentinha também, não lembro direito se coloquei no blog, mas não terminei de ver pois não gostei.

Beijo

Anônimo disse...

Web-mamys!!!!

Que post suculento!!!....hummmm .... e refrescante tbem!!!

Faco as mesma coisas que vc, eh bom deixar tdo certinho, aproveitamos mais os alimentos.

Amo frutas, Maridex e Bebejinho tbem!!!

A onda agora eh dar Pitaya pro pequeno, ele amou!!! Ja provou???

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha e Bebejinho

Lu Vaz disse...

menina como é este tal peixe com catupiry?? q delicia!

Lucia disse...

Beth, essas fotos sendo suas, vi esse peixao ai delicioso e vc precisa me ajudar a aprender a fazer peixe. Nao sei e nao sai mt bom, apesar de amar peixe! Help me! Vou ate postar la no blog a respeito. Bjos

Unknown disse...

Olá.Amei o post.Falou em fruta,falou comigo.Adoro.As minhas compro no sacolão que vem toda semana aqui na esquina onde moro (é o sacolão volante)e os donos são super simpáticos e atenciosos,tem até um ajudante que se chama Jesus e a mulherada faz a maior gozação e perguntam pela Madona.Quanto ao peixe,vou a feira de domingo no bairro mesmo.Costumo comprar a sardinha limpa e aberta que asso no forno e como como aperitivo com uma cervejinha básica.Gostei das suas dicas sobre organização,mas como sou sozinha eu mesma arrumo e desarrumo e também não sou de fazer estoque porque não gosto de fruta gelada e por aqui tem fruta em qualquer esquina então compro aos poucos para não estragar.Das frutas só não fiz amizade ainda com a jaca e figo.Agora as outras eu me dou super bem e as devoro sem dó nem piedade rsrsrs
Bjs do Rio 40 graus