.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

terça-feira, 26 de maio de 2009

Sonhos


Tem dias que acordo e sei que sonhei muito, mas não consigo lembrar dos sonhos de jeito nenhum.
Fico até com inveja de minha mãe que todos os dias me conta o que sonhou na noite passada.
Ela pode até não se lembrar onde deixou o óculos minutos antes, mas os sonhos ela lembra e conta em detalhes.
Será que tem alguma forma da gente exercitar o cérebro para lembrar no dia seguinte dos sonhos?
Noutro dia, acordei entusiasmada porque lembrei nitidamente o que sonhara durante a noite, mas depois vi que foi uma sugestão visual que acabou ficando lá no fundo da minha memória. Sonhei com o Silvio Santos, vejam só! Mas, na noite anterior tinha lido e visto muitas fotos dele na mídia e em blogs sobre o caso da garotinha Maisa e depois, a ciência já comprovou que, apesar de serem acontecimentos imaginários, os sonhos estão intimamente relacionados com as experiências diurnas e vocês devem ter um monte de coisas prá contar também e podem contar, inclusive, aqui prá gente.

O que é exatamente um sonho? Esta é a pergunta que permeia este mistério noturno, o qual precisamos dele para dar sentido às nossas vidas.

Gosto de dormir não só para descansar, mas, principalmente, sonhar.



24 comentários:

Isabella disse...

Eu nem sei se sonho Beth porque quase nunca me lembro... Mas quando lembro também são uns sonhos tão estranhos...

bjs

Anônimo disse...

Oieeee!!!!
sonhos... um assunto favorito...
ebaaaa...
mas sabe que desde crianca eu sonho (eu talvez seja um pesadelo) de que alguem estah atraz de mim. me procurando. querendo me matar... kkkkkkkkk sempre a mesma coisa.. claro que os sonhos mudam, mas essa sensacao estah sempre lah... alguma vez ou outra jah me deparei com esse carnicento que quer me matar mas acabo me safando... corro ateh botar os bofes pela boca.. e vc sabe o quao eh dificil correr em sonhos neh?? a gente corre, corre, corre e parece que nem sai do lugar...
ai ai...
beijos!!

Anônimo disse...

Eu de novo...
mas eu sempre sonho sim...
as vezes ateh mais de um sonho... e sempre me lembro deles... talvez nao na mesma hora, mas no decorrer do dia, falo alguma coisa, ou escuto algo que me lembra do sonho...
mas eu adoro... principalmente os sonhos tipo indiana jones...
kkkkkkkkkk
ahhh, vou te mandar um email...
beijos!

Lúcia Soares disse...

Também me lembro pouco dos sonhos.
Estudiosos ensinam que devemos ficr quietos na cama, por alguns minutos, até nos lembrarmos do que sonhamos. Pra mim às vezes funciona, às vezes não.

aminhapele disse...

Raramente me lembro de um sonho.
Mas,os estudiosos dizem que todos nós sonhamos,durante o sono.
Acredito,minha amiga,que temos necessidade de sonhar ACORDADOS.
Tento praticar isso.
Um abraço.

Wilma disse...

Ihhh eu também quase nunca sonho dormindo e quando sonho pouco lembro da estória , outro dia lembrei muitas horas depois que sonhei com uma onda enorme (tissuname) e eu agoniada querendo me agarrar numa escada...às vezes sonho com as pessoas que morreram e tudo parece real e desses eu lembro nítidamente, mas é um sonho raro. Dizem que ao acordarmos de um sonho devemos escrevê-lo e assim fica mais fácil decifrá-lo, mas eu prefiro é sonhar acordada mesmo. A sua mãe deve ter áquela calma mental que quero alcançar um dia, por isso ela lembra, será???

Fernanda disse...

Beth, eu ia comentar exatamente o que a Lucia disse, entao nem preciso repetir rs. Soh ouvi falar, porque eu geralmente nao preciso, me lembro muito bem dos meus sonhos. Adoro sonhar!
Beijos!

Meire disse...

Bom dia Beth!
Muitas vezes tenho sonhos tao reais que chego a ficar em duvida.
Um exemplo foi o sonho que tive com a morte de meu pai. ele estava muito doente, os medicos diziam q ele tinha meses ou dias de vida.
E uma noite sonhei com uma amiga dizendo que 2 dias antes de sua morte eu saberia que era o fim por algumas situaçoes que ela me relatava...nao disse a ninguem somente a minha irma...
Enfim, 2 dias antes eu tive a certeza...

Bjs

Meire

Ciça Donner disse...

Maninha, eu to a tempo pra conversar com uma amiga psicologa especializada em sonhos por conta disso. Eu tenho pesadelos horriveis que me deixam mal durante o dia todo. Infelizmente lembro de todos eles...

Luciana disse...

Beth, acho que a gente sempre sonha, não sei direito, mas acho que li sobre isso, mas nem sempre a gente lembra.

Quando sonho e tenho consciência disso, acordo super cansada, prefiro nem lembrar e nem ficar pensando.
Geralmente sonho mais quando acordo às 6 hs e volto a dormir, fico presa pelos sonhos e não acordo fácil. Como isso me cansa.

Mas tem dias que é sonho mais leve, não me prendem e assim não me cansam, mas também não chego a lembrar direito deles.

Beijo

Beth/Lilás disse...

Meninas!

Que coisa! Tô impressionada com os relatos de vocês, a maioria sonha e lembra, mas às vezes nem é tão bom lembrar, não é mesmo!?
Acho que deve ser terrível ter sonhos premonitórios como a Meire falou, pois deixa a gente com uma sensação de impotência e ficamos tristes.
O caso da Renatinha e da Ciça, com pesadelos e que acabam influenciando durante o dia, também deixam a pessoa cansada, parecendo que trabalhou a noite inteira ao invés de descansar e acordar com ares renovados.

Talvez fosse mesmo interessante conversar sobre o assunto com uma psicóloga que, mesmo que não saiba interpretar os sonhos, dará dicas de como proceder antes de ir para a cama e sonhar.

Estou curiosa pra saber mais e já adianto que acabei de levantar-me e não lembro o que 'rolou' durante esta noite inteira. É como se eu entrasse num túnel negro ou uma cápsula fechada e ficasse imóvel por 8 horas seguidas. Sonhos mesmo, necas! Não lembro de nadinha, mas ainda bem tô descansada!

beijos

--------------------------------------------------------------------------

http://graceolsson.com/blog disse...

olha, Beth, nao sonho muito os sonhos impossiveis. Sao sonhos simples.Quero ter apenas saude suficiente e condicoes de ter trabalaho para economizar cada centavo e com o dinheiro poder dar a quem tem nada um pouco do que eu tenho. UM POUCO APENAS DOQ UE TODA CRIANCA PRECISA PARA SER FELIZ:BEIJOS E DIAS FELIZES


BETH, DIVULGUE MEU LIVRO. PRECISO DE SUA AJUDA.

O email apra compra é contato@editoranovitas.com.br

Isabela disse...

ah, eu gosto muito de sonhar, mas tenho esse problema também: raramente lembro. E quanto lembro, é porque fui acordada muito cedo!

Mas meus sonhos são tão malucos que me assusto!

Cristiane A. Fetter disse...

Sonhar, tão ampla esta palavra.
bjks

Lucia disse...

Eu lembro de todos os minimos detalhes de todos os meus sonhos todo dia. E' algo que sempre gostei e sempre prestei atencao e tenho ate um fixario grosso cheio de sonhos que anotei quando adolescente.

E ainda me lembro desses de decadas atras. Hoje em dia nao tenho mt tempo pra escreve-los num diario, mas de vez em quando ainda o faco.

Sabe aqueles tipos de sonhos lucidos? Ja ouviu falar? Estou em tanta sintonia com meus sonhos, por decadas e decadas que ate mesmo consigo controlar alguns dessa maneira. E' gostoso demais!

bjos

Lia Noronha disse...

Sonhar é um passo pra desejar realizá-los...mas o mais importante deles!!!
Abraços carinhosos pr ati.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Eu sempre me lembro dos sonhos, nao tenho esse problema. Mas Christian diz que nao se lembra.

Um beijao

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Numa mesma noite eu tenho vários sonhos. Quase sempre lembro deles, logo ao acordar, mas depois esqueço. Agora, uma coisa é certa: quase todos os sonhos são estranhos, passam-se em lugares diferentes e são cheios de detalhes.

Lu Souza disse...

Genteee, a Renata tem exatamente o mesmo pesadelo que eu. Detalhe: o meu também é desde criança. Mas ele se alterna com um outro: o sonho com agua. Eu sonho que estou no mar me afogando, numa cachoeira, numa piscina, enfim, na pororoca, lá to eu. Pulo na agua e depois nao consigo voltar. So acordo quando to morrendo afogada.
Assisti uma materia do Globo Reporter que dizia que estes pesadelos continuos, em que temos sensação de morte, pode ser problemas respiratorios durante o sono. Mas meu marido diz que eu nao ronco (pq q falta de ar normalmente é seguida de barulho).
Refletimos em forma de sonho o que mais tememos (eu ja tive medo de agua, quando quase morri afogada- lembra da estoria?) mas já superei isso a tempos...

Enfim...os demais sonhos sao pedaços do meu dia a dia, das coisas que falei, pensei, temi, planejei, etc.

Sonho assim de coisa boa, boa, é raro...mas acontece.
Mas lembro na maioria das vezes.

Mas os sonhos mais engraçados sao aqueles que estou no plano espiritual e sempre vem uma dica sobre algo que devo decidir, ou um alerta... dai sempre sei que nao é sonho!

Unknown disse...

Eu sou simplesmente apaixonada pelos meus sonhos. Pasme que me lembro de sonhos que sonhei quando era criancinha ainda. Todos os dias eu sonho e todas as vezes que acordo me lembro. Alguns me lembro mais nitidamente e outros nem tanto, mas pelo menos sei que sonhei e o que sonhei.

Bom, se existe um exercício eu não sei. Talvez consiga progresso se antes de adormecer você pensar o seguinte: "Hoje vou dormir, vou sonhar e quando acordar conseguirei me recordar do meu sonho". Pode ser que funcione! Afinal de contas se você sonhou o sonho está armazenado em algum local do seu subconsciente e deve haver uma forma de acessá-lo.

Existem sonhos que são baseados em experiências do dia-a-dia como no caso do seu sonho com o Silvio Santos... rs. Mas há outros diferentes, nem sempre são atrelados ao que se vivenciou.

Todos os sonhos possuem interpretação, cada simbologia que se apresenta no ambiente onírico traz em si um significado que pode ser diferente para cada pessoa. Por isso não é muito aconselhável procurar significados soltos em livros ou internet, porque cada um de nós é diferente e consequentemente cada simbologia terá um significado distinto. Porém, nada custa pesquisar a respeito dos símbolos mais comuns para elucidar a questão.

É interessante ao acordar tomar nota dos aspectos mais importantes do sonho, o que for importante a gente acaba se lembrando. E associar isso ao momento que estamos vivendo.

Ih Beth, se eu for escrever tudinho aqui vou acabar escrevendo um livro... rsrsrs. É assunto pra mais de metro.

Beijocas

Mary disse...

Oi,gostei muito do post...eu também acontece de sonhar muito e acordar tão cansada!Mas sonhar é bom..como dizia a música:"sonhos são como deuses,quando não se acreditam neles,deixam de existir..."
me interessei pelo titulo do teu blog e vim conhecer..adorei..venha me visitar também..sou carioca também! felicidades e bons sonhos!rs..

Rosamaria disse...

Nem sempre lembro dos meus sonhos, Beth, mas quando lembro parecem tão reais, parece que realmente vivenciei aquilo. Já sonhei diversas vezes que estou abraçando uma pessoa virtual que desejo muito conhecer. É um filho virtual. Outro sonho que tive diversas vezes é com um lugar, onde tem estátuas enormes. Já visitei lugares assim, mas o do sonho é diferente.

Bons sonhos pra ti, guria!
Bjim.

Ana disse...

Gostei do post e das respostas! Sensacionais!

Teve época que sonhava que estava voando. Super real!

E o que adoro é que, quando um sonho tá bom e eu acordo, volto a dormir e continuo sonhando a mesma coisa, às vezes!

Somnia Carvalho disse...

Lilas querida você anda criativa para posts nao?

vou escrever numa tacadas so que tenho que sair correndo ja ja...

segundo a psicanalise, Freud, no caso, no sonho você a gente reune desejos inconscientes que tivemos durante o dia mas matamos dentro de nos, antes mesmo que tivessemos consciencia.

Exemplo, voce briga com o pai que nao a deixa ir na discoteca e proibe o namoro com o mocinho... sonha a noite que mata seu pai, empurrando o num precipicio... sim, a vontade de matar o pai e inconsciente, voce sabe que nao pode fazer, mas o faz no sonho...

ou voce sonha que ta transando com o marido da sua amiga, um amor de homem que a ouve e e engracado... um cara inteligente e que, no caso, esta sendo mais legal com voce do que o seu atual namorado... voce deseja isso, mas nao sabe... dai sonha!

bom... alem disso, segundo a psicanalise quando mais liberacao nos temos sobre assuntos assim, quando menos tabus e regras nos temos na cabeca e no super ego a gente e capaz de lembrar mais dos sonhos.

Então arriscando meu palpite eu diria que se vc nao consegue se lembrar, seria legal trabalhar que tipo de coisa consegue pensar como sendo possivel. Que tipo de coisas aceita e entende sobre voce mesma e o que acontece... voce ou quem (esqueci a palavra em portugues) caramba! hum... abafa os desejos porque não admite que se tenha pensamentos feios assim, no fundo tem um super ego muito forte. Não consegue se liberar dessas regras...

rs...

sorry pela ma escrita! beijocas!
ah! eu lembro muito muito mesmo... mas foram anos de terapia! hahaha