.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sexta-feira, 20 de março de 2015

Reunindo esforços contra o desmatamento



Quando observamos as notícias na mídia sobre os escândalos de corrupção no Brasil, e ligando tudo isso ao meio ambiente, pensamos logo na Amazônia, lá tão longe, pulmão do mundo, sendo invadida e destruída por grileiros, desmatadores impiedosos que, sem legalidade, acobertados pela corrupção reinante e pela lerdeza burocrática que pode levar de 8 a 10 anos para regularização, ficamos aflitos e bastante preocupados com o cenário cruel que está sendo formado. Então, o mercado de madeira torna-se atrativo e viabiliza uma prática que pode contribuir para o desmatamento na região em grande escala. A degradação tem sido tanta que áreas enormes sofreram queimadas e exploração em 1.116% neste último ano.
A fiscalização ainda é um grande instrumento de redução do desmatamento na Amazônia, mas se não reduzirmos a corrupção que está por trás das grandes empreiteiras e seus tentáculos espalhados por todo o país, nada terá efeito pro futuro.
Com o caos político que se instalou no Brasil nos últimos meses, a fiscalização está completamente abandonada nestes longínquos lugares e nunca se viu tanta devastação na floresta.

O Greenpeace chama a atenção para este problema gritante e diz:

"Esta é uma das imagens que nós podemos não ver mais daqui uns anos. A diversidade da Amazônia está ameaçada devido a exploração ilegal da madeira e o desmatamento desenfreado que a região sofre. Das 397 espécies de mamíferos amazônicos, 58% não existe em nenhum outro bioma, a destruição do nosso verde precisa parar, e somente nós podemos fazer isso."
-Vitória Régia-
Esta linda arara pode perder a sua casa devido a exploração ilegal de madeira em sua casa, ou seja, nas florestas do Brasil. Esse problema afeta a vida e a existência dela e de muitos outros animais.
O alerta sobre o desmatamento descontrolado que vem ocorrendo, não só feito pelo Greenpeace como pela grande mídia, como em O Estadão que diz: "O desmatamento acumulado entre agosto de 2014 e janeiro de 2015 - período que corresponde aos seis primeiros meses do calendário oficial de medição da devastação - chegou a 1660km2 .  O aumento foi de 213%  em relação ao período anterior, quando o desmatamento acumulado somou 513km2."

E o governo atual não faz nada sobre esta escalada de desmatamento violento e criminoso, ou seja, perdeu o controle e está focado a cada dia nos inúmeros escândalos e CPIs sobre a corrupção instalada e endêmica por todo o território nacional.
Enquanto isso ...

-Greenpeace Brasil-

Hoje, a CBN informou que o desmatamento da Amazônia aumentou em 282% em um ano e mapeamento feito pelo Instituto Imazon, detectou 42 quilômetros quadrados de áreas devastadas em fevereiro deste ano, número muito superior ao de 11 quilômetros quadrados registrados no mesmo período do ano passado.
O estado do Mato Grosso foi o que mais devastou áreas verdes.
No Pará, as plantações de dendê estão se expandindo e muitas áreas também já foram dizimadas, ameaçando florestas primárias.

Nessa escalada galopante de destruição do verde,  teremos um deserto em breve. Não podemos com isso, ficar apenas lendo por aqui e pelos meios de comunicação apenas, temos que atuar, não admitir que isto aconteça num futuro próximo, fazer alguma coisa!

A petição pelo desmatamento da Amazônia força o governo a tomar uma atitude e a nós, brasileiros, a nos comprometermos e tomarmos conta do que é nosso.  Portanto, deixo abaixo o link para que possamos conseguir salvar nossa floresta, enquanto ainda há tempo.
Por amor, assine!



Se toda a gente boa, se toda a gente amante da beleza, se toda a gente amante do justo e do honesto pudesse reunir esforços e opor-se contra a barbárie do mundo, este seria capaz de dignificar o homem e o ser humano e o mundo talvez pudesse ter um futuro.
– José Saramago



------------/--------------






17 comentários:

chica disse...

Que tema importante,Beth! O desmatamento acontece diante dos nossos narizes e cada vez mais. E depois? Como ficaremos? Já andamos sentindo os respingos dele.; Uma pena! Deve ser contido! beijos, lindo fds, ótimo OUTONO por aí! Vamos aproveitar as cores lindas dele, enquanto ainda tivermos! bjs, chica

Wanderley Elian Lima disse...

E a dona Dilma, ainda coloca como ministra da agricultura, uma líder do agronegócio. Lamentável.
Bjux

Lení disse...

Oi Beth! Muito pertinente tua postagem com o que José Saramago disse.Fiquei triste, mas é bem isso. O que nos resta fazer é assinar. Bom sábado...bjo

Selma Helena. disse...

Oi flor!

Dói saber que a natureza está acabando. Dói um post como este. Mas alertar é preciso! O que fazer? Somos capazes de fazer grandes coisas. Mas é preciso uma real mobilização e fazer acontecer. Mas dói ver que o dinheiro manda e que estamos matando o meio ambiente.
Muito triste...

Célia disse...

Excelente post de chamada à realidade... Há um enorme descrédito nos planos / pacotes e projetos governamentais que acredito que de enxada nas mãos e plantando/replantando é que iremos colaborar efetivamente! Ainda assim, vamos à assinatura...
Abraço.

Maria Célia disse...

Oi Beth
O que depende do poder público, de controle, fiscalização, interesse, não vai adiante, não adianta meia dúzia se esfalfar pra reverter a situação, é de dar pena e ficar aterrorizada.
Assunto importantíssimo, mas ficamos só assistindo, fazer o quê?
Beijo

Beatriz disse...

Oi Beth!!!
Já assinei a petição há algum tempo e pus o link lá no blog. Acho que temos que fazer alguma coisa sim, afinal, neste país, se a população não se mexe nada acontece! É triste pensar assim, mas vivemos à beira do caos!

E para relaxar um pouco estarei aí na "terrinha" semana que vem para matar as saudades! Penso também em dar um pulo em Niterói. Ah, que saudades do MAC... Ele ainda está funcionando???

Grande beijo carioca querida amiga!

Bia <°))))<

Calu Barros disse...

Betinha,
a cada dia a gente se alarma mais e mais com os absurdos cometidos contra a vida planetária.O consumo desenfreado, o lucro acima de tudo, a ganância cega tem dado as vistas por todo lado e impunimente, credo!
Voltei no tempo através das primeiras imagens; contemplei demoradamente o lago das vitórias-régia no meio da mata amazônica numa viagem à Manaus.

Bjos de bom dia e boa semana,
Calu

Cia. De Teatro Atemporal disse...

Olá, Beth;

Primeiramente, parabéns pelo ótimo Blog e ótimo conteúdo do mesmo!

Bela postagem!

Estamos seguindo o Blog e voltaremos mais vezes!

Beijos e abraços da Cia. De Teatro Atemporal!

Clemente.

http://ciaatemporal.blogspot.com.br/

Regina Rozenbaum disse...

Que postagem Bethita! Já faz um tempim que assinei a petição. Estamos todos, o mundo, colhendo as consequências desse desmatamento criminoso. É tantos interesses em jogo, tanta falcatrua que tá difícil. Só D'us na causa!
Beijuuss

Márcia Cobar disse...

Betinha lindeza,
Você sempre trazendo esses assuntos pra nos alertar para não só observar, mas agir dentro das nossas limitações.
Bjos
Márcia

Lúcia Soares disse...

Assinada, Beth.
É preciso estar atento a tantos desmandos, sim.
Estamos a caminho, cada passo é importante.
Beijo.

Tina disse...

Oi Beth!

É uma pena ver tudo isso acontecer e "quase nada" poder fazer... Creio que está em nossas mãos mas também fora do nosso alcance. Até quando, não sei, mas estamos mudando isso, já é um começo. A citação de José Saramago foi perfeita no seu post: quem sabe tenhamos um futuro.

Obrigada pelo carinho de sempre.

beijo grande e boa semana,

Ana Paula disse...

Beth, parece irreal os números por traz dessa tragédia: 1116% ? Mas, infelizmente são reais e já perdemos Chico Mendes. irmã Doroty, quantos outros?
É difícil, desanimador, mas como você disse no comentário que deixou lá no meu blog A hora do planeta, é uma das oportunidades de espalharmos a realidade e quem sabe unindo forças, o que hoje é muito facilitado pelas redes sociais, possa se pressionar nossos governantes e conseguir alguma coisa. Eu ainda tenho fé.
Beijo!

Luma Rosa disse...

Oi, Beth!
O link não está clicável e quando tentei copiar apareceu uma mensagem anti-cópias. Bota o target_blank para abrir o link em outra página... rs. Eu copiei com os olhos, mas tem gente preguiçosa. Ah, tá! Gente preguiçosa que quer ganhar dinheiro fácil e que através do desmatamento ganham rios de dinheiro... Assim como mensalão, petrolão... esses que desmatam as florestas estão ligados em um grande esquema, com muitos políticos envolvidos. Brasília sabe e finge que não vê. Deixa para o outro governo resolver... A má índole se formou por causa do caráter torto daqueles que dão exemplo.
Beijus,

Cia. De Teatro Atemporal disse...

Oi, Beth!

Desejamos a você e sua família um FELIZ DIA DO TEATRO!

"O sonho do teatro não é se eternizar, mas falar com clareza, emoção, beleza, poesia e compreensão para o cidadão do seu tempo."
- Amir Haddad

Receba um beijo GRANDE e um abraço espremido da Cia. De Teatro Atemporal!

Clemente.

Toninho disse...

Pois é Beth sta coisa do desmatamento é mais velha que tudo. Há uma imensidão verde que esta sempre devastada pela fúria louca destas madeireiras. Ja assistimos milhares de documentários, mostrando o desmatamento, a preparação, o transporte e a entrega em São Paulo e nada foi feito. Participo das campanhas do AVAZZ e cada dia uma nova reportagem sobre o combate ineficiente.
É uma lastima o que se faz pela defesa.

Mas desejo a você uma bela semana que seja Santa em suas reflexões.
Meu carinhoso abraço amiga.
Bju