.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

terça-feira, 31 de março de 2015

Plante Vida!

Tumblr.

Neste último domingo, o programa Fantástico mostrou uma reportagem excelente, com apresentação da nossa diva do teatro e televisão, Fernanda Montenegro, que narrou em voz calma e detalhada o processo de desmatamento que está acontecendo na Amazônia, tudo aquilo que discutimos no post abaixo e que vem trazendo aos poucos problemas para várias regiões do Brasil.

Você sabia que numa região enorme devastada na Amazônia para o cultivo de soja, tem a temperatura muito mais elevada do que nas florestas do entorno no mesmo horário? Um estudo feito numa fazenda do Mato Grosso, mostrou que no mesmo momento do dia a temperatura no campo de soja pode ser 5 graus mais elevada do que o entorno onde tem florestas.  Isto também ocorre nas grandes cidades, no meio urbano, pois é de se esperar que a temperatura também aumente, isso somado ao aumento da temperatura dos materiais urbanos, como asfaltamento, prédios, eletrodomésticos ligados, carros, etc. e às poucas áreas verdes. Um claro indício do impacto ambiental e mostra que as florestas têm um papel importante no clima e na estabilidade local do mesmo, pois elas armazenam muito vapor de água e esse vapor serve como estabilizador da temperatura, então quando desmatados é de se esperar que as temperaturas aumentem cada vez mais dentro das cidades.

Em tempos de racionamento assistimos este impacto direto, porque as pessoas usam mais energia, como chuveiros elétricos, ar condicionados, ventiladores. Recuperar as florestas nativas no entorno dos centros urbanos e a vegetação urbana é um elemento fundamental para lidar com a questão hídrica e energética do nosso país.

Em abril de 2009, eu e a amiga Georgia do Blog Saia Justa, convocamos pessoas de todo o país e mesmo de fora, a aderirem uma ideia em prol do aumento do verde nas áreas próximas às nossas casas ou mesmo dentro de nossos terrenos. Foi uma adesão muito grande e que rendeu posts felizes, com tantos pensando em ajudar a Mãe Gaia a seguir o seu ritmo no universo. O Blog era o Movimento Natureza e vocês podem acessar AQUI neste link.

Plantar árvores, cuidar das que já existem, ajudar a recuperar nossa flora não deixando que desmatem, usando ferramentas como a Internet para denunciar ou assinar petições é uma ação de religiosidade, pois estaremos cuidando daquilo que o Criador deixou para nós e para os animais nesta terra.

Rubem Alves, eterno pensador e que nos ajuda a clarear a mente para o sagrado e a natureza, diz:

Rubem nos mostra que aos poucos de forma constante, progressiva, crescente, os homens começaram a fazer coisas não previstas no aspecto religioso, a classe que hoje conhecemos como burguesa, que se encontrava no meio, entre a classe dominante e a classe dominada, critica o pensamento sagrado e cria uma nova forma de pensar o mundo onde atividades como produzir, comercializar, racionalizar o trabalho, criar riquezas e com isso obter o lucro substitiuem e rejeitam as idéias sagradas, símbolos inúteis para o novo sistema.
O homem passou a não querer mais entender a natureza, e sim transformá-la. Dessa forma todo o lado poético e sagrado que até então a natureza expressava foi desrespeitado, pois a natureza passou a ser vista como simples fonte de matéria prima.










9 comentários:

Ivone disse...

Oi amiga Beth, linda postagem com uma imagem de encher os olhos de beleza!
Assisti ao Fantástico estou acompanhando a reportagem, me interesso muito, mesmo porque, depois que meu filho foi morar em Manaus, faz quase dois anos, eu já fui lá duas vezes!
Ele é funcionário da Petrobrás, em comum acordo com a esposa e os filhos(minha nora e um casal de netos), foram morar lá, em um lindo lugar junto a natureza, ele trabalha no Aeroporto de Manaus, bem pertinho de onde mora, Ponta Negra é o nome do lugar!
Amei conhecer e sempre que as passagens ficam com preço bom eu compro, meu marido e eu estamos tranquilos por saber que estão todos bem, adoram ver o sol nascer se por, andar pelas matas em passeios e Rios que pescam com muito cuidado, os guias são bem treinados!
Fiquei encantada de ver como é grande, vasta e rica a bela floresta, pena que há o perigo de continuarem a devastar!
Vamos torcer para que de agora em diante as autoridades possam tomar as devidas providências!
Quem sabe?!
Desculpe se me estendi no comentário, amei a sua exposição por aqui, é um tema que se precisa sempre retornar!
Abraços linda amiga!

Anne Lieri disse...

Beth, o problema do homem é querer usar tudo para obter vantagem. Ainda temos muto a aprender,infelizmente! Linda sua postagem! bjs,

chica disse...

Que linda foto,Beth e pensar e repensar sobre o tema é preciso e não só isso, agir é fundamental! Lembro desse blog, era legal e acho que até os guris aqui plantaram pra esse projeto! Não lembro bem! Valeu! Uma Páscoa linda e muito feliz! bjs, tudo de bom,chica

Dra. Cristiane Grande Jimenez Marino disse...

Beth, que post importante!
À partir do momento em que nos distanciamos do feminino sagrado, passamos a devastar a natureza, porque a Deusa É Natureza...
Recuperar a flora e a fauna é uma forma de nos reconectarmos com o Divino Feminino em nós mesmas e no planeta.
Bjs

Maria Célia disse...

Ei Beth
Fiquei pasma com o fato da temperatura ficar mais alta em áreas de cultivo de soja, mesmo estando próximas às florestas.
Vamos tentando contribuir ainda que timidamente nesta degradação da natureza.
Um beijo.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Beth querida, tenho boas lembrancas desse tempo onde numa convocacao na blogesfera muitos nos apoiaram. Me lembro que foi uma loucura sobre o que deveríamos plantar. Infelizmente o bicho homem nao aprende. Custa a aprender, custa a mudar. O interesse ao dinheiro fala muito mais alto do que preservar o futuro das geracoes a seguir.
Nao sabia da diferenca da temperatura ficar mais alta em áreas de cultivo de soja, mesmo estando próximas às florestas. Isso prova que Deus colocou parte do equilibrio das temperaturas do mundo ali nesse pedaco de floresta e colocou também a preservacao da mesma nas maos dos brasileiros. Somos todos responsáveis por isso é fundamental o nosso grito de guerra contra o desmatamento.

Beijos Mae Gaia.

Célia disse...

Esquece o homem - matéria prima - tida racional desse Universo... que, depreciando a Natureza, estará concorrendo para a abreviação de sua vida saudável no Planeta! Lamentável!
Abraço.

Toninho disse...

E lembro da velha canção que dizia que nem o Chico Mendes sobreviveu...
E não perdemos a esperança de ver protegida a Amazônia mesmo sabendo do grande capital que ali comanda e para sua serra não importa de eliminar o que aparece pela frente.
Um projeto/campanha como fizeram no passado é muito lindo. E creio Beth, que hoje já não se fiscaliza a regra de para uma arvore cortada 5 cinco serem plantadas nas grandes cidades.
Parabéns pela postagem e determinação em defesa da Mãe Gaia.
Um Páscoa de paz e renovação de nossa fé.
Carinhoso abraço amiga.
Beijo de paz.

pensandoemfamilia disse...

Oi Beth

Essa é uma temática para sempre ser levantada. Sabemos dos risco que corremos em função deste desvios de rotas que o homem tem realizado na natureza.
Tudo que se puder fazer para reverter isto é louvável.
Obs.
Não abandonei os blogs, tenho retribuído as visitas e participado de algumas blogagens para não sumir da interação. Estou com muitos estudos e por isso muito mais sem tempo.
bjs.