.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Gracias a la vida!


"Há uma primavera em cada vida: é preciso cantá-la assim florida, pois se Deus nos deu voz, foi para cantar!  E se um dia hei de ser pó, cinza e nada que seja a minha noite uma alvorada, que me saiba perder . . . para me encontrar . . ."
-Florbela Espanca -

Poder viver e ver mais uma estação do ano chegando é uma dádiva a que deveríamos agradecer de joelhos, pois tão linda é a vida, tão generosa em suas manifestações gratuitas para alegrar nossos corações, nossos dias. 
"Se podes olhar vê, se podes ver, repara." - disse o escritor José Saramago e cabe aqui, especialmente nesta data tão linda, em que o Equinócio da Primavera entra em nosso continente no instante em que o sol, em sua órbita aparente, cruza o plano do equador celeste. Deveríamos, em todo o país, celebrar esta data como os macapaenses que promovem em seu estado, uma homenagem ao sol, através do projeto "Brilho do Sol", e tocam, dançam e cantam, valorizando o fenômeno já que a capital do Amapá é a única cidade brasileira cortada pela linha do equador.

Imagem G1.globo

Momento em que o sol cruza o obelisco no Marco 
Zero do Equador (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)


A primavera é uma estação realmente bonita, querida e esperada por muitas pessoas, principalmente as que amam flores, sol e céu azul. Na primavera depositamos esperanças de um novo tempo, um tempo que traduz magia e renovação com mais alegrias e cores. No inverno ficamos como as sementes, guardados, esperando o sol que vem com a primavera para romper nossa casca e, enfim, brotarmos como flores na primavera de nossas vidas.

Tenho muita saudade de alguns amigos que já se foram e não podem estar comigo em mais esta celebração da vida, e, tal qual Rubem Braga, gostaria de escrever uma carta a eles, dizendo do que vejo por estes dias, ensolarados e azuis em que mais uma primavera brota em minha vida. Obrigada meu Deus!




"Escrevo-lhe aqui de Ipanema para lhe dar uma notícia grave: A Primavera chegou. Você partiu antes. É a primeira Primavera, de 1913 para cá, sem a sua participação. Seu nome virou placa de rua; e nessa rua, que tem seu nome na placa, vi ontem três garotas de Ipanema que usavam minissaias. Parece que a moda voltou nesta Primavera — acho que você aprovaria. O mar anda virado; houve uma Lestada muito forte, depois veio um Sudoeste com chuva e frio. E daqui de minha casa vejo uma vaga de espuma galgar o costão sul da Ilha das Palmas. São violências primaveris.
O sinal mais humilde da chegada da Primavera vi aqui junto de minha varanda. Um tico-tico com uma folhinha seca de capim no bico. Ele está fazendo ninho numa touceira de samambaia, debaixo da pitangueira. Pouco depois vi que se aproximava, muito matreiro, um pássaro-preto, desses que chamam de chopim. Não trazia nada no bico; vinha apenas fiscalizar, saber se o outro já havia arrumado o ninho para ele pôr seus ovos.
Isto é uma história tão antiga que parece que só podia acontecer lá no fundo da roça, talvez no tempo do Império. Pois está acontecendo aqui em Ipanema, em minha casa, poeta. Acontecendo como a Primavera. Estive em Blumenau, onde há moitas de azaléias e manacás em flor; e em cada mocinha loira, uma esperança de Vera Fischer. Agora vou ao Maranhão, reino de Ferreira Gullar, cuja poesia você tanto amava, e que fez 50 anos. O tempo vai passando, poeta. Chega a Primavera nesta Ipanema, toda cheia de sua música e de seus versos. Eu ainda vou ficando um pouco por aqui — a vigiar, em seu nome, as ondas, os tico-ticos e as moças em flor."



Carta de Rubem Braga para o amigo Vinícius de Moraes que também morou em Ipanema e partiu antes para uma primavera eterna.





16 comentários:

Ivone disse...

Beth, lindo post, linda música,hoje na entrada da Primavera, com tristeza fui me despedir de um amigo, ele foi se encontrar do lado de "lá" com a amada dele, foi uma despedida suave, acredito que todos os amigos e parentes estavam sentindo essa "leve energia" desse meu amigo que se foi!O coração dos que ficam choram, mas ele, acredito que esteja sorrindo e feliz!
Amei ler minha doce amiga, estava mesmo precisando ler algo assim, tão lindo e profundo, a bela Primavera a nos encher de cores e flores, estou triste, nem postei nenhum verso hoje, mas saúdo com toda fé essa linda estação que nos trará bons auspícios!
Abraços apertados!

JAN disse...

Olá Beth!
Que postagem linda!
Que linda a carta pro Vinícius de Morais.
linda música e lindas imagens!

Abração
Jan

chica disse...

A primavera parece ter um "quê" de magia no ar...

Lindo teu post,. linda e emocionante carta!

E a cada dia, cada estação, cada primavera, temos que festejar a vida, enquanto a vivermos realmente, com todas as forças e dignidade...

bjs, linda primavera! chica

Ivone disse...

Obrigada linda Beth, me comovi com o seu carinho lá no meu blogue, sempre agradeço a Deus pelos amigos lindos que tenho, tanto os presenciais quanto os virtuais, abraços bem apertados e desejo sempre tudo de bom que mereces minha sempre doce amiga!

Maria Célia disse...

Ei Beth
Que coisa mais linda, fantástica sua postagem.
Amei o vídeo, música maravilhosa.
Você sempre nos brindando com suas palavras encantadoras e sábias.
Um beijo, querida.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Beth
Sensação tristinha ao ler o seu post... mas sei o porquê...
Algumas preocupações com familiares...
Falar de partida desperta isso mesmo...
Um vídeo que não conhecia e que me deu uma paz profunda agora... Sentimento bom demais!!!
Bjm bem florido

Rosamaria disse...

Beth, é incrível como fazes do teu blog uma eterna primavera! a gente sai daqui leve e feliz!
Bjim, cosquirídia e parabéns por essa e todas as tuas postagens.

Lúcia Soares disse...

Beth, a manifestação da natureza, vestindo de flores a vida, é muito linda mesmo. As flores alegram a qualquer um, por isso não as entendo num enterro. Sei lá, não gosto. rs
Um lindo trimestre florido para você.
Beijo.

Lúcia Soares disse...

Esqueci-me de dizer que ouvir esse duo Secret Garden é muito lindo!
Bj

pensandoemfamilia disse...

Belo post sobre esta estação que traz encanto. Interessante a ideia da carta escrita para quem não mais pode acompanhar o correr dos dias. Isto trouxe-me a lembrança de quando adolescente minha avó morreu e eu olhava ou ouvia coisas das quais ela fez parte e tinha esta sensação aqui relatada por você. bjs

Calu Barros disse...

Que maravilhosa ode à Primavera, Betinha. Esmero, louvor, lirismo e encantamento, tudo neste post primoroso a nos encher os olhos e o coração de júbilo...gratidão por mais essa primavera, pelas boas amizades, pelas graças recebidas, pelos tempos de renovação :)
Salve Primavera!

Dias azulados pra ti e para todos(as).
Bjoooos,
Calu

Camille disse...

A primavera é realmente muito especial. A gente não da tanto valor por aqui, por que as estaçoes são semelhantes. Mas dá para perceber no ar, e as nas flores, o desabrochar da vida. Lindo post Beth. Super beijos para tanta inspiração.
Cam

Cristina Pavani disse...

Magnífico, Alfazema! Tão carinha de primavera...

Aqui no interior há flores silvestres o ano todo, prém as chuvas... que a primavera nos presenteie com as águas de outubro, tão aguardadas e imprescindíveis.

Bjs

Bia Jubiart disse...

Oi Beth!
O quê dizer?... Acabei emocionada.
Tenho postado pouco no blog, comentários idem... Mais presente no Face pela simples comodidade da rapidez, tudo isto para estar mais presente na primavera de alguém, que não sei se estará comigo na próxima, desacelerei até o meu trabalho, realmente temos que apreciar, saborear e sentir a vida nos pequenos detalhes enquanto ela está em nós.
Belo post de celebração a vida que se renova.

Bjos Tocantinenses.....

Ana Paula disse...

Fazer parte de mais uma Primavera na companhia de pessoas tão inspiradoras, é mesmo especial!
Você nos traz essa leveza no ar, a intensidade das cores. É um tempo a ser celebrado, afinal fazemos parte dele!
Beijo.

Teredecorando disse...

A primavera encanta e nos inspira... Estação de cores e de brilho no ar. Os dias ficam mais lindos... É a estação do ano que mais gosto.
Beijos mil