.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Cheirinhos delícia.


Perfumes. Há quem não goste, eu até conheço uma, mas a maioria gosta e se for aquele que nos faz lembrar um momento especial, uma pessoa importante, um lugar, ah que delícia!  Perfumes nos causam uma sensação de conforto, de felicidade, de nostalgia.  Quando sentimos um cheiro significante, automaticamente ele nos remete a algum momento ou recordação. No meu caso, por exemplo, o cheirinho da minha mãe que sempre foi de lavanda, aquele antiguinho e que ainda muita gente usa, Alfazema, lembram?

Perfumes ficam lindos assim, agrupados numa bandeja espelhada, eles merecem!



Mas, não pensem que foram os franceses que inventaram os perfumes, embora sejam, hoje em dia, os mais preferidos, os mais espetaculares.

Uma breve historinha sobre os Perfumes:

"Foi no antigo Egito que o uso dos aromáticos atingiu seu auge. Conta-se que os curandeiros egípcios eram tão reconhecidos por suas habilidades que sábios e médicos de todas as partes do mundo antigo dirigiam-se ao Egito para estudar medicina, perfumaria e os mistérios da alquimia.
Porém, foi na França, logo após a Revolução Francesa chegar ao fim, que a história do perfume mudou.  A partir daí, não seria apenas composições restritas à águas tratadas com flores e começaram a aparecer fórmulas que combinavam aromas de couros, almíscar e musgos.  Nesta época, o perfume começou a ser associado à sedução e até mesmo ao erotismo.
Há uma cidade na França, Grasse, que é o centro da indústria mundial de produção de perfumes desde o século XVI.  Muitas casas de perfumes fundadas nos séculos XVIII e XIX ainda funcionam, embora hoje os perfumes de Grasse sejam feitos de flores importadas ou essências químicas.  Na cidade ainda é possível visitar o Musée Internationale de la Parfumerie.
O perfume desde muito tempo faz parte da história humana.  No Egito Antigo já existiam as fragrâncias aromáticas."

Cada pessoa se identifica com um tipo específico. No meu caso, muitos me agradam, principalmente aqueles que deixam cheirinho de banho tomado, um toque de lavanda ou alguns florais. Amo este floral da L'Occitane, o cheirinho de lavanda, cada vez borrifado, lembra um passeio pela bela Provence.

E para lavar as mãos a toda hora, nada como este outro cheirinho de lavanda com umas micro esferas esfoliantes. É baratinho, encontra-se facilmente nas drogarias e o cheirinho é maravilhoso.
Não gosto de cheiros doces, tipo baunilha, morango ou coisa parecida, mas dizem que os homens se atraem bastante por estes cheiros nas mulheres. E, alguns perfumes masculinos eu adoro e, confesso, já usei e aprovei. Não sou fiel a um só perfume, gosto de alguns e quando me tomo de amores por um, uso seguidamente, como o Elie Saab agora.
E você, qual é o cheirinho que usa?




* * * * * * * *






25 comentários:

Ana Paula disse...

Sempre achei que Beth/Lilás teria cheirinho de lavanda!
Beijo

Pitanga Doce disse...

Ah Betinha! Agora viajei! Gosto de perfume. Gosto mesmo. Até nas roupas da casa, nas gavetas, velas coloridas...nossa! Mas o meu "parfum" pessoal é Laguna de Dali. Na última viagem a PT conheci o Lulu de Castagnette. É muito bom, também. Já usei muito Anais&Anais. À noite Paloma Picasso. Ah, a vida é muito "perfumosa", né não, frô?

Calu Barros disse...

A-DO-RO...cheirinhos, aromas, perfumes todos os sinônimos e equivalentes a este maravilhoso universo.Começando pela lavanda e fechando com Trésor, todos me são queridos,rsrs
Viagens olfativas são um must, Betinha.
Bjkas,
Calu

Camille disse...

Adorei esses cheirinhos delicia. Esse de lavanda entao, vou sair atras dele.
Conheci duas cidadezinhas na França especializadas em fragancias. Sinceramente nao me lembro dos nomes. Mas muito bonito de ver as lojinhas, e atras das pequenas manufaturas. Mostram como se faz. Tem ate museu. Qualquer vejo e t conto. Bjos Beth

SANDRA disse...

Ahahahahaha então o Lilás vem da infância!
É.......cheirinho de mãe a gente nunca esquece.....

Cris Medeiros disse...

Interessante a história dos perfumes.

Eu amo perfumes, já tive vários, hoje em dia estou precisando renovar meu estoque, só tenho dois frascos. Meu preferido é o Armani Code Feminino.

Beijocas

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida amiga
Adoro perfumes e uso inclusive os masculinos no verão!
Também adoro perfumes com lavanda e não fico sem o óleo essencial!
Os egípcios sabiam das coisas :)
Bjo grande
Lèia

chica disse...

Lindo e perfumado teu post,Beyh! Eu não sou fiel aos perfumes. Gosto de muitos, não fortes, claro!

E nunca os compro. Ganho sempre da neca que a cada viagem me enche deles. Adooooooooooro! beijos,chica

Wanderley Elian Lima disse...

Oi Beth
Adoro perfumes, mas infelizmente sou alérgico, dependendo da intensidade morro de dor de cabeça.
Bjux

pensandoemfamilia disse...

Eu gosto muito dos perfumes mais cítricos e alguns masculinos. Os doces me dor de casa.
Para aromatizar a casa gosto de capim limão.
bjs

Luma Rosa disse...

Oi, Beth!
Assim como a Ana Paula, sempre achei que o seu cheirinho seria de lavanda.
O cheiro mais antigo que me lembro é de "Pó de arroz". A minha avó usava e eu sabia quando ela ia chegar! (rs*) Sou muito sensível com cheiros e não gosto de perfumes fortes - Gosto do cheirinho de baunilha! Tenho perfumes para cada ocasião, até para seduzir :) Mas o meu perfume cotidiano é "Poême" da Lancôme - o cheirinho mais forte é de papoula do Himalaia combinado com outras essências de flores frágeis - Uso toda a linha, não somente o perfume. Você não vai gostar porque ele é doce, mas um doce bem suave. Eu tomei verdadeiro pavor dos perfumes adocicados como o "Dune". A minha vizinha usa e quando ela entra no elevador, vou pela escada!
Boa semana!!
Beijus,

Toninho disse...

Legal Beth, já tinha lido sobre a origem dos perfumes.
E tem cheirinho que nos acompanham por toda vida mesmo.
Linda e cheirosa postagem.
Um carinhoso abraço amiga.
Bjo de paz e luz nos seus dias.

Anônimo disse...

Oi Beth, perfume é tudo de bom! Eu adoro cheiros: incenso, essências, etc, sou "aromática". Também não sou fiel a perfumes, costumo mudar bastante. Mas com certeza tenho minhas preferências e meu filho me trouxe da França os perfumes que adoro: Mitsouko do Guerlain e Chanel 17. Briguei com ele, pq tu gastou dinheiro comigo? Não devia e blablablá, mas ele disse: eu quis te dar e pronto, tu és minha mãe. Então... eu amei, rsrsrs!!!! Legal teu post, todo cheiroso. Bjs

Maria Célia disse...

Oi Beth
Ai que post mais delicioso e cheiroso.
Eu adoro vários perfumes, não gosto de usar somente um, ao contrário de você, adoro os de cheiros doces.
Beijo

Lúcia Soares disse...

Beth, gosto de perfumes, só não posso usá-los. rs Quando não resisto, uso bem abaixo do rosto, para sentir o cheiro menos possível, já que me enjoo com todos, literalmente. (enjoo físico, de verdade!).
Abuso de sabonetes, shampoos e cremes cheirosos, para pelo menos ter um cheirinho no corpo, mas o mais suave possível. (cremes para cabelos, pois no corpo me esqueço de passar, vivo "ruça" e trincada! rs Sou um arraso para cuidar de mim!).
Apaixonei-me agora pelo Organza e até tenho usado-o sem me enjoar. É suave, mas adocicado, o que não agrada a todo mundo. Outro que consegui usar foi o Chloé. E gostei do Azarro masculino, mais do que do feminino. Enfim, é um dó a minha intolerância aos perfumes mas fazer o quê, né?
Beijo!

Inaie disse...

eu tenho dezenas de perfumes, até falei deles essa semana lá no meu blog.
Mas o cheiro da minha casa é sempre de lavanda. tenho aromatizadores pela casa toda... :-)

Clara Lúcia disse...

Também não gosto de cheiro doce...
Prefiro os masculinos, mas nunca usei, e os amadeirados. Alfazema eu tenho até trauma... rsrsrs, na adolescência eu ganhava aos montes de aniversário!
Interessante o perfume vir do Egito.
Eu gosto de estar sempre perfumada... e adoro gente perfumada...

Uma ótima semana!
Beijos

Márcia Cobar disse...

Betinha,
Vc mencionou o cheirinho doce e me lembrei de um fato acontecido há poucas horas comigo.
Meu namorado me pegou no escritório para almoçar e usei um perfuminho que tenho aqui na necessaire, é doce como uma gota de mel.
Menina, foi entrar no carro pro homem reclamar do cheiro doce kkk.
Eu gosto muito do Hermès - Un jardin sur le Nil. Acho leve, me dá a sensação de frescor, de banho tomado!
Adoro cheiro de lavanda pra casa... os produtos de limpeza que uso tem esta fragrância!
Beijo querida!
Márcia

ONG ALERTA disse...

Sim do antigo Egito vieram muitas coisas que seduzem...
Beijo Lisette

Yasmine Lemos disse...

Beth perfume pra mim é a alma da gente querendo aparecer de alguma forma. O perfume é uma paixão minha e ao mesmo tempo um veneno pois me remete a saudade ,ao cheiro do meu pai ,das pessoas q amo . Beijo ,adorei o post

Teredecorando disse...

Olá Beth,
Como é bom estar perfumada... Eu não sou de usar um único perfume e dependendo do dia e da ocasião eu mudo. Apesar de tomar cuidado,adoro o cheirinho de baunilha. Tenho um e é demais... Uso sempre com moderação, pois com o nosso clima, todo cuidado é pouco. Outro que gosto é o Kenzo Amour.
Um único momento que detesto o cheiro de perfume é na academia... Meu Deus!!! Tem gente que coloca perfume forte para malhar...kkkk
Beijos mil

Priscila Ferreira disse...

O meu queridinho da vez é o EAU DE PARFUM PIVOINE FLORA também da Loccitane, hmm uma delícia!
beijos :)

Suzane Weck disse...

Ola querida amiga,que linda e perfumada postagem.Cheguei a ficar embriagada com todos estes aromas maravilhosos que nos apresentastes.Adorei tua visitinha. Uma boa noite e meu maior abraço.SU

Bia Jubiart disse...

Beth, vc já leu o livro "O Perfume", é muito interessante, gostei! Já o filme detestei!
Acho o clima da região Norte muito quente p/ perfume, principalmente os fabricados na Europa, de quebra sou alérgica, quando uso me coço todinha, uso com restrições alguns hidratantes e óleos, tenho perfumes tipo águas mais suave e só passo no cabelo rsrsrs.
Sentir cheiro de perfume cedo me embrulha o estômago, e têm pessoas que exageram...

Bjos linda!

Dani dutch disse...

Também adoro estar sempre perfumada, assim como vc, eu também me lembro de pessoas, lugares, através do cheiro.
bjuss