.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

terça-feira, 19 de março de 2013

BC-"10 Principais pontos turísticos de sua cidade"


Para comemorar o aniversário de 4 anos do Blog  Misturação da amiga Ana Karla, ela sugeriu um tema que  veio muito a calhar, pois na última semana, dia 17 de março, a minha querida cidade do coração,- Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro,- completou 170 anos, assim aproveito o ensejo para celebrar esta tão importante data e mostrar através desta BC "Os 10 Pontos Turísticos de Petrópolis"
Parabéns Ana Karla e  continue com seu simpático blog,  levando a todos nós mais conhecimento da cidade em que mora, a linda Olinda!

Petrópolis - Fundada por iniciativa de Dom Pedro II, seu nome vem da junção das palavras, em latim Petrus (Pedro) + em grego Pólis (cidade) ficando "Cidade de Pedro", é constantemente chamada de "Cidade Imperial."

1- O Museu Imperial, a antiga moradia de verão do Imperador D.Pedro II. Fica situado bem no centro histórico da cidade.É constituído por peças ligadas à monarquia e todo o acervo mobiliário, documentos, obras de arte e objetos pessoais de integrantes da família imperial como as jóias, destaque para a coroa de Dom Pedro II.



2- Que tal uma visita à Casa de Santos Dumont, (A Encantada),  um ilustre morador da cidade serrana e que deixou em sua pequenina casa de veraneio, utensílios e invenções interessantes.
-foto Rodrigo Dias-Facebook-

3- O Palácio de Cristal - belíssimo presente que o Conde D'Eu ofereceu à sua esposa, a Princesa Isabel, e que veio diretamente da França desmontado, para que ela fizesse dele sua exposição de plantas exóticas, como Orquídeas e Bromélias.

4- O Museu de Cera de Petrópolis, com vários personagens da nossa história e do cinema.


5- A Catedral de São Pedro de Alcântara, em estilo neo-gótico e onde estão depositados os restos mortais de D.Pedro II, a Imperatriz Tereza Cristina e a Princesa Isabel.


6- O Palácio Quitandinha  - em estilo normando-francês, grandioso e simétrico, tendo à frente um lindo lago natural com pedalinhos e adornado por um jardim muito verde, com pinheiros e hortênsias.  É o Hotel Quitandinha, construído para ser o maior Hotel-Cassino da América Latina, mas que teve o seu destino modificado pouco tempo depois da sua inauguração quando, por um decreto-lei em 1946, foi proibido jogo no Brasil. Hoje ele está aberto à visitação e é mantido pelo SESC para atividades culturais. Seus apartamentos foram transformados em condomínio particular.

7- O Castelo Barão de Itaipava, usado atualmente para cenas da Novela Guerra dos Sexos na Globo e aberto à visitação do público, bem como para eventos como casamentos, feiras, aniversários, etc.


8- A Rua Teresa, importante polo de vendas e modas da região com mais de 1200 lojas e boutiques, exportando para vários lugares daqui e de fora.


9- As várias Praças espalhadas pela cidade para que o turista possa observar a beleza da natureza das montanhas à sua volta.


10- A Cervejaria Bohemia - vale a pena conhecer a fábrica e o belo trabalho de exposição sobre a história da cerveja, a trajetória da Bohemia a cerveja mais antiga do Brasil, uma visita recheada de cultura e tecnologia, tão bem inserida na trajetória histórica da humanidade, desde o mundo antigo até os dias de hoje.



Por toda a região de Petrópolis e dentro do Centro Histórico, podemos avistar Palacetes, antigos casarões do século XIX e que constituem um admirável acervo arquitetônico que ajuda a recontar a história do Brasil. Importantes personagens tiveram lá suas moradias de verão para aproveitar o clima ameno e vistas deslumbrantes das montanhas. Vemos o Palacete de verão da Princesa Isabel, o Palácio Rio Negro residência de veraneio da presidência da república até a década de 70, a Mansão dos 7 Erros na Avenida Ipiranga, o Palácio do Barão do Rio Branco e muitos outros espalhados por todos os bairros e distritos.

Como veem a cidade é realmente encantadora e seu clima ameno atrai não só turistas, mas pessoas que querem se ver livres dos grandes centros inchados e quentes, por esta razão, a cidade e seus distritos receberam nos últimos 10 anos, um afluxo que teve como consequência a ocupação irregular de morros, encostas e beiras de rios, tornando-se assim, um alvo fácil e frágil para o que  vemos, a destruição transformando-se em tragédias todos os anos.
Culpa completamente da omissão política,do poder público e do descaso para com o povo e para com o acervo histórico.
Nestes últimos dias, Petrópolis está sofrendo com tudo isso e esta homenagem a tão querida cidade, tem um gosto de lágrimas pelos que morreram nos desabamentos e pelo que ainda poderá vir a acontecer a este lugar mágico, acolhedor e delicado, minha Avalon encravada no alto da Serra da Estrela.




(*)Todas as fotos foram retiradas do Google Imagens.





24 comentários:

chica disse...

Que coisa boa rever cada cantinho de meus passeios em menina. Lindos lugares, cidade maravilhosa! Só não conheço a rua das compras, talvez por nunca me ligar nelas ou ainda nem existir naquele "século",rs...

Adorei! beijos, tua participação,DEZ!! chica

Unknown disse...

Conheci sua cidade e amei!
bjoo

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Beth
Não conheço a tua cidade, mas com o teu post fiz uma viagem linda!
Petrópolis é um lugar encantador!
Espero ter a oportunidade de conhecê-la pessoalmente.
Um grande abraço
Léia

Lúcia Soares disse...

Beth, um pedacinho europeu do Brasil, podemos assim dizer. Quanto dinheiro "rolava" naquela época, desde sempre mais destinado aos governantes, pois, imagina, o Palácio de Cristal, que veio todo desmontado, da Europa para cá. Ainda que tenha sido um presente delicado, amoroso, também foi bastante oneroso para nossos cofres. rs
Petrópolis é realmente linda, espero conhecê-la. A rua de compras é famosa por seus bons preços, conheci pessoas qe iam semanalmente abastecer-se aí, para revender as roupas, principalmente malhas, as daí eram famosas.
Sinto muito, também, pelas mortes ocorridas esta semana, com as chuvas. Uma loucura, todos os anos a população mais pobre sofrer com isso!
Parabéns pelo post e parabéns à Karlinha, que nos possibilita conhecer um pouquinho do Brasil, nessa sua blogagem coletiva. Vida longa ao MISTURAÇÃO.
Beijo!

AC disse...

Beth,
Obrigado pela visita que me proporcionou, Petrópolis parece ser encantadora.

Beijo :)

Bia Jubiart disse...

Beth, esta cidade está na minha lista p/ futuro passeio...
Li hoje no globo a triste notícia, que se repete todo ano, fico me perguntando, até quando?...
Amei as imagens e o passeio virtual!

Beijosssss

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Beth
Conheci Petrópolis e adorei. Cidade bonita, clima agradável, gente simpática e acolhedora. Parabéns aos petropolitanos.
Bjux

Unknown disse...

Muito interessante.

Beijo.

Calu Barros disse...

Ah, me deu uma saudade enorme desta cidade imperial,sede de tantas belezas naturais e também arquitetônicas que a fazem distinta entre muitas; e é com o mesmo pesar que vc declarou, amiga, que vejo as calamidades acontecidas por conta do descaso do poder público na permanente falta de compromisso com a cidade e com seus cidadãos.Até quando????

Teu post está belíssimo, caprichadíssimo, um convite perfeito e tentador.
Bjkas,
Calu

Roselia Bezerra disse...

Olá, queria amiga Beth
Ah!!! Que surpresa agradabilíssima!!!
Recordar onde morei e ver tanta beleza que não vou vai fazer um ano...
Em Abril, vou ver, ao vivo e a cores, essa formosura de Cidade, se Deus quiser!!!
R. Teresa aonde morei... R. 16 de Março onde tantas vezes ultrapassei... Quintadinha dos belos tempos e adjacências...
É linda demais e sabe de um segredo: para onde não teria medo algum de voltar era aí... O único lugar do mundo que não me sentiria um caranguejo em retornar pois amo de paixão...
Bjm de paz e bem

pensandoemfamilia disse...

Oi Beth
Adoro Petrópolis, vc fez uma bela postagem e certamente quem não a conheçe ficará animado.
Pena que hoje estamos tendo problemas por lá com as chuvas.
bjs

Regina Rozenbaum disse...

Nossa Beth, to precisando voltar a Petropólis. Muita coisa nova que nem me lembrava. De fato, a última vez fui a Itaipava e os filhos ainda eram crianças...e passeamos em Petrópolis, visitando o museu imperial. Carecendo voltar messsmo, ainda mais com vc por lá!
Beijuuss amaaada

Misturação - Ana Karla disse...

Beth querida, que homenagem maravilhosa você fez a sua cidade.
Desde pequenina que tenho na cabeça o nome Petrópolis e sempre me disse que iria conhecer.
Um dia chego aí.
Agradeço demais o seu carinho e atenção e digo-lhe mais, estou muito feliz.
Xeros

Misturação - Ana Karla disse...

Esqueci de dizer que estou editando o post com os links.
Obrigada

Clara Lúcia disse...

E esse Palácio de Cristal? Apaixonei!
Imagina alguém fazendo um Palácio pra gente? Amor demais!!!

Que cidade linda!
Já ouvi muitos dizerem dos encantos de Petrópolis, mas não imaginava que eram tantos!
Um quero quero conhecer....

Bom dia, ótima quarta!!!

Clara Lúcia disse...

Beth, já corrigi meu post sobre o "museu medonho". Medonho é aquele museu, um dos poucos que conheço e não todos, como mal escrevi.
Muito obrigada pelo toque.
Beijos

Luma Rosa disse...

Oi, Beth!
Quando conheci Petrópolis, me apaixonei!! E quando resolvi mudar do Rio, fiquei em dúvida entre Petrópolis e Cabo Frio. Só que fui passar uma semana na cidade para me decidir e calhou de ser nessa época de chuva. Fiquei bastante apavorada, o que me forçou vir para Cabufa. Esse descaso com a população já vem de muito tempo e não sei o que pensam os governantes quando deixam além da população, grnade parte do acervo do patrimônio histórico nacional, à mercê das intempéries.
Que romântico era o Conde D'Eu, heim!!
Que papai do céu proteja os habitantes de Petrópolis!
Beijus,

Pitanga Doce disse...

Que bela maneira de apresentares Petrópolis, Beth! Quando passar a época das chuvas e eu já puder andar uma horinha de carro, vou levar Julinha a conhcer essas maravilhas.

Beijos e viva o Outono!

Teredecorando disse...

Beth, eu sou apaixonada por Petrópolis. Foi ai que passei a minha lua de mel... Cidade cativante e charmosa.
Linda participação!
Saudades...
Beijos mil

celia disse...

Querida, adorei as fotos. A visita hoje é rápida. Quero só comunicar que meu blog mudou o endereco. O antigo desapareceu sem eu saber como. www.celianasuecia.blogspot.com
Bj

Cristina Pavani disse...

Oi Beth!
Maravilhosa Petrópolis.
Infelizmente as tragédias continuam, mas sua beleza persistirá.
Abraços do leste paulista.

Somnia Carvalho disse...

NOOOOOSSSA mas que cidade maravilhosa voce tem Lillllasss!

agora entendo porque nas novelas dos anos 80 toda gente chique tinha uma casa na montanha ai, igual voce! rs

eu nao conheco petropolis acredita?
toda vez que pensei em ir parecia longe e se era longe entao chegavamos ao rio...

vc fez uma excelente propaganda!!!! estara nas minhas viagens futuras com certeza!

Unknown disse...

Conheço Petrópolis e ver esse post me deixou com saudades... Quero voltar e levar minha filhota!

ML disse...

Embaixadora de cidade de Petrópolis, Miss Gaia!

A "polis de pedra" é mesmo bela, mas...

Viu como ficou nessa chuva? Deu muita peninha (quanto lixo... - assim não há chuva que drene). "Isso é uma vergonha!"

bjnhsssssssssssss