.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Petrópolis, o samba da Vila Isabel e um celeiro de bambas


-Distrito de Araras-Petrópolis-RJ-Carnaval/2013-

Como diz um antigo samba ". . .quem não gosta de samba, bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé. . ." e eu sou doente do pé, não sambo nada, mas ruim da cabeça não sou mesmo, por isso enquanto nestes dias o carnaval é frenético na cidade do samba, no meu Rio de Janeiro, eu me deleito na tranquilidade e remanso da montanha, mas não poderia deixar passar um bom samba que, diferentemente de tantos outros iguais, sem pé nem cabeça que se ouve repetidamente a cada desfile, o samba da Vila Isabel ecoou cá em cima e me acordou com sua beleza de letra e melodia. Por esta razão, reuni a letra com as últimas fotos colhidas aqui na serra de Petrópolis, pois o nosso Brasil é realmente um celeiro de alimentos, de natureza e de gente bamba que ainda sabe fazer o verdadeiro samba que levanta toda gente. 
Confira o que eu digo, bota o samba pra tocar e acompanhe com a letra abaixo e as imagens do meu cantinho aqui na serra.

Festa no arraiá,
é pra lá de bom
ao som do fole, eu e você
a Vila vem plantar
felicidade no amanhecer.
-Pedra Bonita - Araras-Petrópolis-Carnaval/2013-
 O galo cantou
com os passarinhos no esplendor da manhã
agradeço a Deus por ver o dia raiar


-Igrejinha no Distrito de Nogueira-Petrópolis-carnaval/2013-

o sino da igrejinha vem anunciar
preparo o café, pego a viola, parceira de fé
caminho da roça, e semear o grão…
saciar a fome com a plantação
é a lida…
arar e cultivar o solo
ver brotar o velho sonho
alimentar o mundo, bem viver
a emoção vai florescer

Ô muié, o cumpadi chegou
puxa o banco, vem prosear
bota água no feijão já tem lenha no fogão
faz um bolo de fubá

-Araras-Petrópolis-Carnaval/2013-

Pinga o suor na enxada
a terra é abençoada
preciso investir, conhecer
progredir, partilhar, proteger…
cai a tarde, acendo a luz do lampião
a lua se ajeita, enfeita a procissão
de noite, vai ter cantoria
e está chegando o povo do samba
é a Vila, chão da poesia, celeiro de bamba
Vila, chão da poesia, celeiro de bamba

Festa no arraiá,
é pra lá de bom
ao som do fole, eu e você
a Vila vem plantar
felicidade no amanhecer.











26 comentários:

Taia Assunção disse...

Também não sei sambar, mas sei apreciar...samba bom não morre. Fizemos uma festinha no sábado e dançamos horrores ao som de velhas marchinhas...todos cantando, de mamando a caducando...rsrsrsrs. Bom demais! Beijocas!

chica disse...

Encantada aqui com as fotos tão lindas,Beth! Serviram pra me alegrar um pouco! E, tomara esqueça a cena do marginal com a arma diante de nós. E fazem Carnaval, gastam grana nesse Brasil ,esquecem a segurança! beijos,chica

Cristina Pavani disse...

Olá Beth!
Que post maravilhoso...
O samba realmente tem essência!
Quanto às fotos, eu amo locais bucólicos, sossegados. Também fiquei na roça.
Um abraço caipira.

Priscila Ferreira disse...

Lindas as fotos, aproveita!
beijos ;)

chica disse...

Voltei,Beth, pra te dizer que , tomando café, lembrei da imagem desse riachinho em Araras e acho que lá estive com minha mãe, irmãs e pai. Lindo lugar! beijos,chica

Isabel disse...

Beth,
que fotos lindas! E também adorei a letra do sambinha. O Brasil é lindo :)
Bjs

Isabel disse...

Beth,
que fotos lindas! E também adorei a letra do sambinha. O Brasil é lindo :)
Bjs

Teredecorando disse...

Olá Beth,
Eu sou fã da Vila Isabel. Já fui muito sambar no barracão e achei lindo esta letra. Também sou fã de Petrópolis. Sabia que fui passar a minha lua de mel ai? Achei linda as suas fotos e ficou bacana com o enredo.
Beijos mil...
Estamos aqui contando os dias...

Calu Barros disse...

Um deleite pros olhos e pro coração esta maravilhosa gama de encantos que vc trouxe, Betinha.
Recantos, natureza em festa, uma dama charmosa, um samba de primeira, a música brasileira.
Nosso país é celeiro de bambas, mesmo, além de ainda ser chão e céu de belezas sem fim.
Menina, viu só a coincidência de nossos post de hoje? Bem legal!
Bom resto de feriado, aí.
Bjos,
Calu

Rafael Castellar das Neves disse...

Que lugar bonito! Muito bonitas as fotos...o post ficou ótimo!

[]s

Maria Luiza disse...

Beth, vir aqui fez meu coração doer e está doendo muito! Pensar o quanto amei Petrópolis, o sonho de morar nas montanhas quase se realizou... Durou pouco...Nunca mais voltarei, não sem ele! Meus compadres já entenderam.Vou colocar numa redoma de vidro todo esse sentimento e assim ficará. Como dói!

Márcia Cobar disse...

Betinha,
Que arraso de fotografias!
Fizestes muito bem passando seu carnaval na calmaria da natureza, em harmonia com a calmaria que você tem dentro de si.
Lindas as imagens da serra. Que igrejinha charmosa! A foto da casa no cair da noite com o poste já aceso é de um aconchego sem tamanho!
Um beijo querida Lilás que merece todas as flores lilases que eu postei!
Márcia

Maria Célia disse...

Olá Beth
Encantadoras suas fotos, lugares maravilhosos, paradisíacos.
Araras eu conheço, o tio do meu marido tem uma casa lá, fica bem próxima a esta pedra, um encanto de lugar.
Beijo.

ML disse...

Suas fotos estão maravilhosas (luxo!), mas... a letra do samba que ganhou é essa mesmo ou é brincadeira?
Eu não sei onde fica o pé nem a cabeça ; > )

Sério...

bjnhsssssssssssssss

Beth/Lilás disse...

ML,
É esse samba que fez a Vila Isabel ganhar, podes crer. Eu achei lindo, fala das coisas da terra, do nosso país que é um celeiro maravilhoso.
Gostei imensamente. Mas, gosto é gosto, e cada um tem o seu. rss
beijocas

=====================================


Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Parece que você estava adivinhando que a Vila Isabel iria ganhar.
Eu ainda não ouvira o samba, e gostei de conhecê-lo por aqui.
Lindas as fotos.
Beijo.

pensandoemfamilia disse...

Lindas as imagens. Também tive a oportunidade de curtir belos recantos. Confira lá no meu post sobre Itatiaia.

bjs

R. R. Barcellos disse...

A Vila tem um feitiço sem farofa...
Noel assinaria esse samba. Belas imagens.

Beijos.

Misturação - Ana Karla disse...

Viva o samba!
Adoro Beth, e quando estou por perto fico "doidinha". he he he
Também achei lindas as imagens com essa legenda.
Tudo de bom linda
Xeros

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Beth
Passar e passear por aqui pé relaxante... bom demais!!!
Lindas fotos dum lugar que me arrasa o coração de lembranças boas...
To voltando das férias...
Bjs fraternos de paz e alegria

Nina disse...

Eu sambo e adoro sambar!!!!! adoro

Agora, nao gosto de carnaval nao, detesto na verdade, tenho mt trauma de carnaval, tenho horror a gente bebada nas ruas, nossa, tenho pavor de mt gente enchendo a cara e indo bater nos outros, virando macho, ou dirigir carros e matar a si mesmo e a outros, cruzes...

Beth,as fotos estao maravilhosas, deu uma vontade doida de passear por petropolis.

Bjs minha querida!

Beatriz disse...

Ah, que saudades de Petrópolis....
Sempre que venho aqui acabo relembrando pedacinhos da cidade imperial encravada no meio das montanhas! Quanto ao samba, ADORO!!!
Quando estive na Colômbia uma vez, tive que sambar e ensinar todo mundo que estava numa festa, ao som de rumba, é mole???!!!

beijinhos mil Beth!

Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Michelle Siqueira disse...

Então seu Carnaval foi esta tranquilidade... E que lugar bonito!! Também sou desse grupo que curte o feriado, seja de Carnaval ou não, para fugir. Ver você falar do Brasil num tom tão poético me deu ainda mais saudade...

Um bom regresso do feriado, na paz.

Michelle

Carmine disse...

thank for a nice pictures

Regina Rozenbaum disse...

Vou te contar...essas fotos dão vontade de estar aí com vc, curtindo essa serra. Sabe que, mineira como sou, adoro montanhas, roça e cia ltda. Dessa vez fui pro sítio de "mamita" bem pertinho daqui, com cachoeiras lindas, mata e muito exercício do meu pecado mor...comilança rsrs. Agora a gente se ocupa do estrago.
Beijuuss

Toninho disse...

Muito lindo o conjunto Beth.
Voce soube inspirar muito bem no samba para ilustrar.
Adorei.
Sempre torci pela Estação Primeira,mas a Vila foi linda demais.
Abraços amiga.
Bjo.