.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Entre dois amores de paisagens



Neste final de semana, nós, como dois turistas disfarçados em meio a tantos de diversas partes do país e do mundo, revisitamos um ponto turístico da nossa cidade que há exatos 30 anos não íamos, talvez pelo fato de o vermos quase sempre ali tão perto e presente, alto e belo, com seu pico de 396 metros de altura, um conjunto harmônico de beleza natural que Deus criou para esta cidade.

Estima-se que tenha sido formado há mais de 600 milhões de anos, este bloco único de rocha metamórfica originária do granito (Wikipédia), que sofreu alterações por pressão e temperatura, emergindo com o choque entre os continentes sul-americano e africano, dando origem ao que denomina-se morro Pão de Açúcar, que para se chegar até ele, temos que subir primeiramente o Morro da Urca, através do famoso bondinho totalmente envidraçado e que desliza suave e rapidamente pelos cabos de sustentação.

Esta marca registrada do Rio de Janeiro que foi assim intitulado pelo fato de que na época da plantação de cana de açúcar e seu envio para a Europa, ser transportada em forma de blocos de açúcar, colocados em uma forma de barro cônica chamada pelos portugueses de pão de açúcar.  A semelhança  do penhasco carioca com aquela forma de barro teria dado então origem ao nome atual - Pão de Açúcar.

O que hoje é um importante marco turístico de nossa cidade, foi também um marco histórico, pois sua excelente localização, permitia uma fácil defesa, já que podia-se observar qualquer movimento de entrada e saída de embarcações da baía, facilitando a visão interna de todos os possíveis invasores.
(Primeiro bondinho-Imagem Google)
O Engenheiro Augusto Ferreira Ramos foi quem visualizou o grande potencial turístico daquele lugar e lançou a ideia, aprovada pelo então Prefeito do Distrito Federal, Serzedelo Corrêa, dando autorização para construção do primeiro teleférico do Brasil e que iniciou-se em 1910, ficando pronto em 1912 .  O primeiro bondinho, amarelo, está hoje em exposição, na primeira parada que é sobre o Morro da Urca, juntamente com outro que veio após ele e que deu lugar a este último, moderno, totalmente envidraçado e que nos permite visualizar toda a paisagem em 360 graus.

Um divertimento e mergulho panorâmico em uma cidade bonita por natureza, e se você ainda não foi lá em cima, viaje comigo nestes dois vídeos que fiz abaixo para terem uma leve ideia do que pode ser esta emoção. 

 À propósito, porque será que o bar que tem lá em cima chama-se "Abençoado" ?!!!

 Saída na Praia Vermelha em direção ao Morro da Urca
(Abaixo a Praia Vermelha e na chegada ao Morro da Urca os primeiros bondinhos que existiram antes deste terceiro e último)
(A vista do Morro da Urca; o palco para shows, bancos para apreciar a paisagem; o bar Abençoado; regata  na baía de Guanabara; sala de maquinarios e filmes sobre o bondinho.) 
(Dois alpinistas flagrados nas encostas do Pão de Açúcar)

O vai e vem dos bondinhos do Morro da Urca para o Morro do Pão de Açúcar.

Aqui, de dentro do bondinho, rumo ao Pão de Açúcar.

E para quem acompanhou-me nesta viagem virtual, trouxe um presentinho que será sorteado em breve por aqui.






(Fonte de pesquisa- aqui e Wikipédia)



47 comentários:

Maria Luiza disse...

Olá, Beth querida, sempre quis saber o porquê do nome ser pão de açúcar se o mesmo não tinha nada a ver com um pão! Agora sim, entendi a explicação. Tenho saudades das vezes que eu visitei. Verdadeiramente lindos cartões postais! Uma semana linda, viu? Beijos!

Teredecorando disse...

Olá Beth,
Tem muito tempo que não vou ao Pão de Açúcar.
Me lembrei do Dancing Days...Era lá...Época deliciosa.
Hoje, confesso que tenho que enfrentar minha fobia para ter o privilégio de ver as belezas do Rio lá de cima.
Linda postagem... Sorteio? Tô dentro. kkkkk
Beijos mil

Mariana Chatelain disse...

Lindas vistas do Rio! Que saudades que me dá cada vez que vc poe fotos... Fico jurando voltar um dia! Bjs

Anônimo disse...

Adorei!!!
Beijinho e tudo de bom, Beth querida.

Wilqui Dias disse...

Bethita...Sabe que eu ganhei um ima(com tio) de geladeira com cartoes postais do Rio, e cara eu chorei ao tê-lo em minha maos, ele andou pra caramba, eu fui pro Brasil em Julho e uma amiga blogueira ia me enviou via correio lá pra casa de mainha, agora ele está aqui na Noruega, lindo e com um valor que nada paga, nesse ima tem o pao de acucar, marido diz que uma dia chegamos lá, mostrei seu post pra ele, ele babou, e rindo perguntou....Quanto será que custa pra andar nessa caixinha? rsrs Pergunte pra sua amiga que fez o post rsrs.
Convite aceito, eu acredito no tempo sabe amiga, e sei que TUDOOOO tem seu tempo de aocntecer, até mesmo pra eu visitar o Rio, te conhecer e como diz Egil dar um volta na caixinha rsrs.
O video ficou lindo, musica perfeita.
Obg por ser quem você é viu, nem mais nem menos, apenas você a Beth que me dá cheiros cariocas, rsrs tem chovido tanto aqui, mando cheiro com cheiro de chuva rsrs serve? rsrs bjs

She disse...

Minha queridaaaaaaa! Tá tudo novo por aqui e eu ainda não tinha visto! Afffff! Graças a divulgação do Alê lá no Face vim aqui conferir e amei o post! Esse nosso RJ é lindo demais, né?! Parabéns pelo post fantástico!
Beijo, beijoooo!
She

Wilqui Dias disse...

voltei só pra vc ri, acredita que eu fiquei aqui esperando sua resposta? Olhei pro relogio deduzi que horas sao no Brasil e pensei...talvez ela esteja aprovando os comentarios dela, kkk menina nao é ce tava mesmo!!!
Marido tem umamaquina de cambio na cachola amiga, foi logo dizendo que sao mais ou menos 150koroas por pessoas, nós dois 300 e pouco, ai soltou um suspiro e disse, haaaa aqui nunca que fazemos um passeio desse por 300koroas nós dois, vamos mas é agora!! Como se toda uma viagem só custasse isso, kkkk eu ainda penso e compro com a cabeca em real e sempre comparo ao salario do Brasil, eu era meio neurotica(ainda sou) em enconomizar, tudo queeu comprava eu anotava quantos % aqui levava do meu salario kkkk sim sou doida kkkkk Mas confesso nao é caro nao, eu pensei ser mais, é um preco justo pro passeio, como vc sabia que as pessoas do Norte eram do Norte? Nordestino é mais facil, sao quem nem bombinhas de festa junina, onde estao ouve-se o barulho e ainda com esse sotaque lindo que eu amo, mas Os Nortista esses, eu me perguntei como vc os reconheceu rsrsrs bjs de novo

Yasmine Lemos disse...

Lindo demais! Charmoso Rio,estiloso..
beijo Beth
show o post!

Mery disse...

Abençoado post *
Abençoado o Rio de Janeiro*, bonito por Natureza.
Amei ver as fotos, eu conheço bem mas quem não conhece visite"...
"Venha ver essa maravilha que é o "Pão de Açúcar*...
Somos agradecidos a Deus por essa paisagem e tantas outras que temos por aqui.
Beijinhos.
Obrigada pela sua opinião lá no meu Blog.
"Não precisamos de Copa do Mundo(?
Quem quiser opinar, vá até lá.

Lúcia Soares disse...

Não conheço nenhum dos morros, para passear, Beth. Só os vi cá de baixo. Acho que me contento nesse seu passeio. Adorei ouvir Viva la vida enquanto passeava com vc.
Beijo!

Liliane de Paula disse...

Faz uns 16 anos que estive aí. Morei 2 anos num dos edf. da Praia Vermelha.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Beth
Como você está?
Voltei de férias nesse fim de semana e estava com saudades!
Adorei as mudanças aqui do teu cantinho.
Esse passeio fez recordar-me do nosso primeiro encontro e a dor da perda veio forte! Foi a primeira vez que visitei o Rio e agradeço a Deus pela oportunidade de passarmos algumas horas juntas com a nossa amiga querida.
Voltando ao post, imagino como foi para você visitar esse lugar paradisíaco após 30 anos!
Interessante a origem do nome.
Como a maioria dos turistas, fizemos fotos no bondinho amarelo:)
Um grande e forte abraço
Léia

Valéria disse...

Oi Beth!
Que maravilha de passeio! Sempre que vou ao Rio faço este passeio, é linda a vista! Um verdadeiro cartão postal! Amei as fotos!
Beijinhos e tudo de bom!

aminhapele disse...

Que maravilha!
A última vez que aí estive,tive a sorte de assistir a um pôr de sol espectacular.
Um abraço.

Priscila Ferreira disse...

hahaha eu já estava sabendo ;P
Muito legal, nunca fui, acredita?
bjs

Calu Barros disse...

Um passeio completo, Betinha,destacado por teu olhar sensível para as muitas belezas desta cidade maravilhosa, cheia de encantos mil!
Um fim de semana bem usufruído.Valeu!
Bjkas azuladas,
Calu

chica disse...

Lindo e informativo o teu post.Adorei as fotos e saber de tudo! beijos,tudo de bom,chica

Nina disse...

Po dona Beth, assim é covardia, eu amo o Rio!!!!!!!

e com fotos e textos assim, so da vonta de voltar :-/

Palavras Vagabundas disse...

Beth, é engraçado como certas coisas por estar sempre ali, nós esquecemos de visitar! O Pão de Açúcar é sempre lindo!
bjs
Jussara
PS: Gostei do novo visual.

Regina Rozenbaum disse...

Ah que adorei viajar com você e rever essa cidade a-ben-ço-a-da por D'us e bonita por natureza...mas que beleza!!! Não conhecia a origem do nome...Sempre em tempo de aprender e por meio de suas mãos precisas Beth, fica bem mais fácil! Quanto ao sorteio...rsrsrsrs nunca ganhei nadica, mas tôdentro...vai que sou abençoada!
Beijuuss, amada, n.a.

ONG ALERTA disse...

Excelente contar uma bela história da cidade maravilhosa!
Beijo Lisette.

Pitanga Doce disse...

Lindo, Beth! Um lugar maravilhoso para se viver uma história de amor.

Beijos do lado de cá.

Maria Célia disse...

Olá Bety
O Rio é mesmo encantador. Estive no Pão de Açúcar somente uma vez, há uns 5 anos, e confesso que tive um medo enorme da subida no bondinho.
Obviamente lá em cima compensou, a vista é de tirar o fôlego.
Belíssima postagem
Beijo e boa noite.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Bethinha, que saudades do meu Rio.

Ah, estas tuas imagens estao um sonho, um verdadeiro Pao com Acucar, rs.

A Praia Vermelha era a minha praia preferida e a que eu ia com mais freqüência. Levei o Christian lá para passarmos um dia juntos qdo nos conhecemos. Isso há 20 anos.

Por isso amiga eu vou ganhar esta camiseta com certeza, rs.

Grande beijo e uma semana linda pra vc

UBIRAJARA COSTA JR disse...

Minha amiga, bom dia! Lindo este passeio que nos proporciona, com guia turístico, parada num bar abençoado para um refresco, e toda a vista dessa cidade sempre maravilhosa a inundar nossa alma... Lindo!,,, Obrigada, Beth.

Beijos

Luciana disse...

Beth, que fotos lindas, realmente uma viagem atraves de imagens. Os videos infelizmente não consegui abrir, culpa do teco-teco aqui.
Ainda nao conheco o RJ, quem sabe um dia...

Beijo

Selma Helena. disse...

Lindo post! Conheci seu blog hj, através do Blog Diário da Engenheira. Me encantei.

Beijos

Selma

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Beth
Muito bacana rever o Cristo Redentor que há 3 anos não vou...
Quanto ao Pão de Açúcar, tem os mesmos 30 que vc... meu filho era pequenino de colo.... Saudade me deu...
Estou indo pra uma Missão além fronteira e só retorno daqui a um mês...
Passando hoje pra informar para que vc não fique preocupada com o meu "sumiço", viu???
Entretanto, deixo post programado em todos os Blogs...
Na volta, retribuirei os comentários deixados, se Deus quiser!!!
Fiquemos com a Deus da paz!!!
Bjs fraternos

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Foi muito bom vir aqui. Também amo essa cidade, onde vivi 25 anos. Trabalhei muitos anos, na Urca, próximo ao Pão de Açucar.
Postagem fantástica.

Um abraço!

pensandoemfamilia disse...

Que post generoso, cheio de informações e belas imagens,
Estou para retornar a esses lugares que também já fui há alguns anos.
Nosso Rio é muito lindo.
bjs

Clecia disse...

Adorei o post, Beth! O Rio é lindo! Fiquei muito feliz com a sua visita lá no Mar Azul! Não posto diariamente, mas tenho procurado pelo menos uma vez por semana. Bjos!

Taia Assunção disse...

O Rio é muito lindo, passei o réveillon de 92 aí...depois, nunca mais. Belíssimo passeio, beijocas!

Denise disse...

Recentemente estive aí, com meus filhos, refazendo os passeios que essa cidade maravilhosa oferece, é lindo o Rio de janeiro, e tem mais do que a beleza das praias ou a vista quase aérea de seus morros encantados...tem uma magia escondida pelos cantos, que escapam junto aos raios do sol, iluminando a gente, esculpindo na memória as formas inesquecíveis, abençoadas pelo Redentor!

Um ótimo feriado, um abraço carinhoso pra vc!

Ô Trocyn Bão disse...

Olá boa tarde,
Gostei do teu cantinho, bem legais, já te sigo.
Me visite, se gostar, fique por lá também.

Abraços
http://rematitude.blogspot.com.br/

ML disse...

É um programão, né?
Eu, que moro aqui há tanto tempo, só fui umas 4 vezes (uma delas pela trilha - uma canseira!).

Amei as fotos, Beth!

bjnhs e ótimo feriadão!

Unknown disse...

ahhh fala sério esse lugar é tudo!
Rio seu lindo!!!
bjssss

Celia disse...

Adorei rever o Rio nas suas fotos. Essa cidade nao é a toa que se chama Cidade Maravilhosa. Linda Bj

Toninho disse...

Rio sempre lindo De Janeiro eu amo tambem. Belo passeio na reciclagem do amor pelas belezas da terra natal. Lindo fim de semana Beth.
Abraco carinhoso.
Beijo.

Toninho disse...

A cidade e seus encantos
Cada vez mais visitada
Para elas sempre canto
Maravilhosa tao amada.

Abc.amiga
Bju

Toninho disse...

Tenho amigos que tem este comportamento,moram no Rio e faz tempo que nao vão ao Cristo,,Aterro, Lagoa etc.Como pode né?
O Rio é todo encanto abençoado pelo Criador..
Adorei a viagem amiga.
Um carinhoso abraço de paz e luz.
Mandei uma trovinha via smartfone não sei se vai aparecer.
Bjo.

William Garibaldi disse...

Ficou LINDO Beth!

Que passeio magnífico. As fotos, o vídeo, a musica escolhida! Tudo lindo!
Bejus de Luz.

William

Beatriz disse...

Oi Beth querida!!!!
Passei aqui para te dar uma beijo ENORME!!! Não fugi, nem sumi, apenas estou num período sabático de estudos. Mas de vez em quando dá vontade de visitar os amigos...nem que seja virtualmente, né!
Também já faz um bom tempo que não vou ao Pão de Açúcar. Também, essa carioca desgarrada resolveu morar longe....

Bom, vou ficando por aqui. Mas eu volto, sempre!!!

Bjks

Bia

www.biaviagemambiental.blogspot.com

BLOGZOOM disse...

Beth,

Eu me recordo, menininha, andando no bondinho amarelo. Hj em dia nem sei como andei nele! Comparado ao modelo atual!

Morei na Urca por muitos anos, sendo assim, frequentei muitos shows fantasticos e curti muitas Noites Carioca!

É uma maravilha poder visitar num dia de ceu muito azul, a sensação é maravilhosa!

AMEIIII suas fotografias!

BEIJOS

Princess disse...

Conheci seu blog e curti muito!

Estou seguindo-a.

abraços!

Socorro Melo disse...

Olá, Beth!

O Rio, é realmente a cidade maravilhosa, pois é rica em belezas naturais.
Não conheço ainda, mas, um dia terei o prazer de andar nesse bondinho e apreciar toda essa beleza. Adorei as imagens, amiga. O que é bom e belo, tem que ser divulgado mesmo.

Um abraço bem nordestino, kkk
Socorro Melo

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Que post lindo.
O Pão de Açúcar é maravilhoso e você conseguiu, com seus filmes, mostrá-lo em toda sua beleza.
Também faz muito tempo que não faço esse passeio.
Beijo.

Márcia Cobar disse...

Wow!!! Que passeio extraordinário! Amei o segundo vídeo, fundo musical perfeito Betinha!
Obrigada por compartilhar um lugar tão abençoado conosco :)
Bjim
Márcia