.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Pratique o cultivo responsável


Todo mundo sabe que ter em casa bichinhos de estimação e plantas, fazem muito bem para nossa vida,
trazem alegria, colorido e é tão energético interagir com estes seres vivos. 

Eu já tive cães e são verdadeiramente os melhores companheiros para os humanos. Sinto muito a falta deles, mas entendo que deixar um animal sozinho numa casa, mesmo tendo um grande terreno, mas não tendo nossa companhia diária, faz mal a eles e não ficam felizes e sadios, portanto não penso em ter nenhum no momento.
Mas, plantas sim e com a ajuda de uma jardineira que vai duas vezes na semana e retira as ervas daninhas e cuida dos canteiros, rega e poda, tenho podido manter meu jardim fresco e atraente para os passarinhos.
E quando estou lá nos finais de semana, também gosto de mexer e remexer o jardim.

Lembro que não precisamos dispensar plantinha nenhuma, mesmo aquelas que compramos em pequenos vasos no supermercado para enfeitar dentro de casa.  Quando as flores murcham ou caem, vão para o jardim. Aproveito-as, afinal estão vivas ainda.  Muitas pessoas jogam plantas no lixo, mas esquecem que podem replantá-las e, mesmo que você não tenha um jardim para isso, pode colocá-las num jardim público; na sua rua mesmo, em algum canteiro ou no condomínio em que mora.  É muito comum vermos no bairro do Leblon, no Rio, árvores com plantas como orquídeas presas em seus troncos.  Com certeza fazem o mesmo que eu lá em casa, ou seja, quando as flores se acabam, prendo-as num tronco de árvore ou num toco no jardim e vejam como florescem de novo.  São bromélias que comprei em vaso e coloquei num tronco e aos poucos foram se multiplicando, as orquídeas a mesma coisa.  Podemos chamar de 'cultivo responsável', não desperdiçando e sim reproduzindo.

(Clique para ver grande)

A natureza retribui com cores e alegria se a gente fizer só um pouquinho de esforço.



"Em São Paulo existe o O PAP – Programa de Atendimento às Plantas,  ensina as melhores maneiras de cuidar das plantas. A idéia é ajudar as pessoas e mostrar que o cultivo responsável é simples e que as plantas são seres vivos que merecem todo cuidado.
“Muitas pessoas jogam plantas que ainda estão vivas no lixo. Tudo isso por falta de conhecimento. Por isso é tão importante essa orientação. Sempre que tenho dúvidas, pesquiso, procuro amigos, instituições, mas não deixo de cuidar das minhas plantinhas”, afirma a jornalista Ana, que já recebeu ajuda do PAP."
Fonte: Meu Planetinha











quarta-feira, 11 de maio de 2011

Uma vida plena segundo Goethe



Eis a fórmula da felicidade: um sim, um não, uma linha reta, uma meta.


1.   Saúde o bastante para trabalhar com prazer.

2.   Força para lutar contra as dificuldades e superá-las.

3.   Capacidade de admitir os próprios erros e se perdoar.

4.   Paciência para perseverar até atingir o objetivo.

5.   Caridade para ver algo bom no próximo.

6.   Amor para ser útil às pessoas.

7.   Fé para transformar em realidade as coisas divinas.

8.   Esperança para afastar os temores acerca do futuro.



Para se ter uma vida plena, segundo Goethe  (até hoje considerado o mais importante escritor alemão, cuja obra influenciou a literatura de todo o mundo - Wikipédia)










terça-feira, 10 de maio de 2011

Minha coleguinha de musculação

Os tempos mudaram e muito.  As mulheres então, nem se fala!  Mas, existem mulheres que ultrapassaram o limite do tempo com bom humor, graça e vontade de viver.

Dona Dina é um exemplo vivo disso e do alto de seus 90 anos, bem vividos, sorri alegremente encarando a lente sem subterfúgios, toda pimpona, pedalando ou exercitando-se no aparelho de musculação para pernas e glúteos.


Perceberam?  Eu disse Noventa Anos e isso é coisa pra caramba, será que chegaremos lá assim?

Ela começou seus exercícios na semana passada e chega sempre acompanhada de uma moça grande e fortona, de braço dado com ela e o outro apoiado numa bengala toda equipada, tem até amortecedor na ponta.
Chegamos juntas à porta do Estúdio onde faço minha musculação semanal e não podia supor que aquela senhora de cabelos brancos e de bengala fosse subir os 14 degraus que levam até ao andar superior para fazer ginástica.

Subi na frente, pois a sua acompanhante disse-me que subiriam sim, mas que eu fosse antes, pois elas iriam mais devagarzinho.

Dona Dina é uma simpatia e irradia vitalidade.  Faz alguns exercícios que seu médico sugeriu, sempre acompanhada do Personal Trainer que a atende carinhosamente, respeitando suas limitações físicas e com orientação especializada. 

Quem vê não imagina o que esta mulher já passou em sua extensa vida, inclusive ficar em coma por mais de 20 dias. Conta esta e outras estórias suas com muito bom humor, demonstrando que ainda tem uma memória invejável para a idade.
Disse-nos que neste período do coma, ouvia tudo à sua volta, mas não se comunicava com ninguém. Então, um dia, o médico falou à sua filha que ela não teria mais chances e que seria bom que eles providenciassem seu enterro.  A filha comentou então sobre que roupa iriam vesti-la e foi aí que ela, talvez num lampejo de vaidade enraizada, falou em voz alta: "Não, este vestido, não!  Quero o verde."
E assim voltou do coma, espantando o médico e os filhos.

Dona Dina segue sua trajetória com o conhecimento adquirido através das experiências ao longo de toda uma vida. Sua capacidade para interagir, mesmo que lentamente na codificação dos assuntos, fazem com que ela mantenha-se integrada à sociedade e a nós, colegas de turno neste Estúdio de Musculação.

Esta integração é de suma importância para ela, uma vez que um de seus maiores prazeres consiste em relatar fatos acontecidos em sua vida e perceber que as pessoas que a cercam dão-lhe a atenção devida.

Percebo que sua chegada trouxe uma injeção de ânimo para mim e outras colegas mais novas que frequentam o mesmo horário de Dona Dina.  


"Tenha sempre presente que a pele se enruga, o cabelo embranquece, os dias convertem-se em anos...
 Mas o que é importante não muda... a tua força e convicção não têm idade.
 O teu espírito é como qualquer teia de aranha.
Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida.
Atrás de cada conquista, vem um novo desafio.
 Enquanto estiver viva, sinta-se viva.
Se sentir saudades do que fazia, volte a fazê-lo.
Não viva de fotografias amareladas...
Continue, quando todos esperam que desista.
Não deixe que enferruje o ferro que existe em você.
 Faça com que, em vez de pena, tenham respeito por você.
 Quando não conseguir correr através dos anos, trote.
Quando não conseguir trotar, caminhe.
 Quando não conseguir caminhar, use uma bengala.
 Mas nunca se detenha".


(Madre Teresa de Calcutá)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Assim se faz um amigo


Os verdadeiros amigos assinam um pacto de nobreza em relação a todos os aspectos do destino humano.

A amizade é um contrato tácito entre duas pessoas sensíveis e virtuosas.  Sensíveis porque um monge ou um solitário podem ser pessoas de bem e mesmo assim não conhecer a amizade.  E virtuosas porque os malvados só têm cúmplices; os festeiros, companheiros de farra; os ambiciosos, sócios; os políticos reúnem os partidários ao seu redor, os vagabundos têm contatos, e os príncipes, cortesãos - mas só as pessoas virtuosas têm amigos.

-Voltaire-