Todo mundo sabe que ter em casa bichinhos de estimação e plantas, fazem muito bem para nossa vida,
trazem alegria, colorido e é tão energético interagir com estes seres vivos.
Eu já tive cães e são verdadeiramente os melhores companheiros para os humanos. Sinto muito a falta deles, mas entendo que deixar um animal sozinho numa casa, mesmo tendo um grande terreno, mas não tendo nossa companhia diária, faz mal a eles e não ficam felizes e sadios, portanto não penso em ter nenhum no momento.
Mas, plantas sim e com a ajuda de uma jardineira que vai duas vezes na semana e retira as ervas daninhas e cuida dos canteiros, rega e poda, tenho podido manter meu jardim fresco e atraente para os passarinhos.
E quando estou lá nos finais de semana, também gosto de mexer e remexer o jardim.
Lembro que não precisamos dispensar plantinha nenhuma, mesmo aquelas que compramos em pequenos vasos no supermercado para enfeitar dentro de casa. Quando as flores murcham ou caem, vão para o jardim. Aproveito-as, afinal estão vivas ainda. Muitas pessoas jogam plantas no lixo, mas esquecem que podem replantá-las e, mesmo que você não tenha um jardim para isso, pode colocá-las num jardim público; na sua rua mesmo, em algum canteiro ou no condomínio em que mora. É muito comum vermos no bairro do Leblon, no Rio, árvores com plantas como orquídeas presas em seus troncos. Com certeza fazem o mesmo que eu lá em casa, ou seja, quando as flores se acabam, prendo-as num tronco de árvore ou num toco no jardim e vejam como florescem de novo. São bromélias que comprei em vaso e coloquei num tronco e aos poucos foram se multiplicando, as orquídeas a mesma coisa. Podemos chamar de 'cultivo responsável', não desperdiçando e sim reproduzindo.
(Clique para ver grande)
A natureza retribui com cores e alegria se a gente fizer só um pouquinho de esforço.
"Em São Paulo existe o O PAP – Programa de Atendimento às Plantas, ensina as melhores maneiras de cuidar das plantas. A idéia é ajudar as pessoas e mostrar que o cultivo responsável é simples e que as plantas são seres vivos que merecem todo cuidado.
“Muitas pessoas jogam plantas que ainda estão vivas no lixo. Tudo isso por falta de conhecimento. Por isso é tão importante essa orientação. Sempre que tenho dúvidas, pesquiso, procuro amigos, instituições, mas não deixo de cuidar das minhas plantinhas”, afirma a jornalista Ana, que já recebeu ajuda do PAP."
Fonte: Meu Planetinha