(Flor Spathiphyllum wallisi Regel)
Linda poesia desta que foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX.
Colei-a nesta foto que fiz este final de semana, já que esta flor é também chamada de lírio da paz e com a imagem e poesia, juntas, homenageio a Paz que tanto almejamos. Mesmo diante da enorme insensatez dos homens neste planeta, encontramos alguns gestos que provam a coexistência em harmonia de povos e religiões diferentes.
É o caso da Escola da Paz em Jerusalém que tem uma missão muito especial: educar e levar a paz para árabes e judeus. Lá, todos estudam e brincam juntos.
Esta iniciativa revolucionária chama-se Escolas Max Rayne e são cinco unidades em todo o país com a idéia de criar um ambiente de afeto e compreensão, e mostrar que acima de tudo somos seres humanos e que mesmo sem ter as mesmas ideologias podemos viver em harmonia e paz.
Quando li a poesia de Sophia de Mello Breyner hoje e resolvi trazê-la para cá, a fim de mostrar-lhes mais uma obra prima feita em palavras, fiquei imaginando um exemplo verdadeiro nestes dias em que vemos o mundo conturbado em ódio e guerra, políticos e noticiários sempre manipulando informações e, nós, leitores perdidos nisso tudo, não sabemos mais em que ou quem acreditar. Ódio, guerra, rivalidade, preconceito, tudo isso cansa as pessoas. Por isso a matéria que abaixo lhes mostro não é novinha em folha, mas é realidade atual e sinaliza que as novas gerações começam a pensar e desejar coisas diferentes, mais humanos, sem rivalidades e buscando a paz, porque mesmo que o mundo sempre tenha um ou outro ainda na escuridão da ignorância e arrogância, fazendo guerras e promovendo discórdias, sempre haverá gente buscando alternativas para a Paz e provar que nem tudo está perdido neste mundo.
(Reportagem de Janeiro-2010)
"A Paz sem Vencedor e sem Vencidos"
18 comentários:
Beth
São atitudes como esta que dão esperança de um dia convivermos com a Paz tão querida, tão esperada.
Enquanto houver preconceito com relação a cor, raça ou religião, a guerra ainda prevalecerá.
Que a Paz não seja apenas um sonho e sim uma realidade.
Bjs no coração!
Nilce
Amém, Beth.
Engraçado, isso não é o que todos nós almejamos? A paz?? E quando digo 'todos nós' refiro-me à humanidade. A humanidade não quer a paz? Quer sim. E porque não vivemos em paz? Ah, agora complicou. Para alguns a paz é um meio, para outros, um fim. É bom rezar com muita fé essa poesia linda, maravilhosa e visceral. "Que o tempo que nos deste seja um novo // Recomeço de esperança e de justiça. // Dai-nos Senhor (...)// A paz sem vencedor e sem vencidos."
Bjssss
Oi Beth!
O que me pergunto sempre: Já que aqui tudo é transitório, não é o fim,é o caminho...Porque tanto apego, tantas guerras entre outros absurdos?
A sua macro ficou lindaaaaaaaaa!
A poesia colou literalmente na flor...
Beijoooooooooooo
Linda poesia e como precisamos dessa PAZ! É o que o mundo todo p´recisa embora,nem todos a busquem...Pena!
beijos,lindo dia,chica
Não apenas a escola, mas os pais e educadores destas crianças já tem uma visão mais ampla e ansiam pela paz. Iniciativas animadoras, que nos traz um 'cadiquinho' de esperança neste mundo de atrocidades. Eu tenho me recusado a assistir os telejornais. Violencia demais. Me sinto ferida, maltratada lendo tanta coisa ruim.
Beijokas.
Olá, querida
Enquanto houver um pedidno a paz... o mundo será bem melhor...
Que post mais abençoado!!!
Guerra de nervos para se conseguir vencer é totalmente dispensável... parabéns!!!
Bjs e muita paz pra vc.
A paz será sempre uma esperança enquanto não aprenderemos a viver como seres humanos.
Sempre louváveis essas sementes de elevação das consciências, embora só algumas cresçam e floresçam.
Quanto à Sophia, ela é digna de todas as homenagens. Criatura angélica e de elevada sensibilidade. O escritor Miguel Sousa Tavares é filho dela, embora com outro cunho literário.
Abraços de paz e solidariedade
PS: não sabia da passagem dos Jethro Tull pelo Rio. Saudades!... Talvez, quem sabe, por isso este fim de semana me deu uma vontade enorme de escutar os velhos Tull e revisitei pela enésima vez todos os grandes sucessos deles. Uma das bandas que sempre admirei pela sua coerência e longevidade. No mês passado cheguei a publicar um curto vídeo com o líder da banda, Ian Anderson, numa homenagem a Gagarin em dueto com a astronauta Catherine Coleman: http://confessium-mandrag.blogspot.com/2011/04/bouree-no-espaco.html
Paz? Tô dentro!!!! Guerra?? Tô foríssima, Betinha!!
Muita gente pede paz mas age de forma contraria a ela.
Quem sabe um dia gente consegue, né?!
bjos!
Oi Beth!
Lindo! Que exemplo! Você também já está fazendo sua parte nos fazendo ler esta poesia em forma de oração convidando as pessoas a promover a paz seja em qual for a circunstância. Beijão e uma terça-feira cheia de paz!
a paz por ela mesma, sem ser um troféu, mas simplesmente por ela existir e termos direita à ela como o temos à vida, ao ar. beijos
"Nunca houve uma guerra boa nem uma paz ruim."
Beijo meu.
Querida,
Tivemos uma experiencia esses dias, palestinos e judeus vieram ao Brasil e se davam muito bem.
Os arabes falavam hebreu e se entendiam com o judeu.
Uma amizade que só de olhar a gente via que la existe muito amor e amizade.
Amei o texto, amei o video e vou indica-lo la no blog tbem.
Beijos e fiquem com Deus
Barbrinha
Olá Beth.
Em minhas orações da noite, estou sempre pedindo a Jesus que dê paz para o mundo.
Tomara que os governantes acordem e deixem de pensar em guerra e comecem a implantar a paz,
Beijos
Maria Luiza (Lulú)
Pensei que a flor fosse copo de leite : > )
quanto à paz, tanta gente tenta há tanto tempo e tudo o que se consegue é pouco. Mesmo assim, é melhor do que nada.
bjnhs
Através de gestos como esse, passo a acreditar no que Jhon Lennon pregava:
'IMAGINE QUE EXISTA PAZ, E ESSE MUNDO VAI SER UM SÓ"...
É possível!
Será que um dia ela virá? Os homens estão cada vez mais egoístas, e o ser cada vez mais desumano.
Bjux
Postar um comentário