.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Da Amizade

(by Rarinda Prakarsa)

 


Neste mundo  em que vivemos com incontáveis decepções, angústias, amarguras, sofrimentos de ordem pessoal ou alheia, é comum encontrarmos pessoas que são lançadas na solidão de suas dores e se fecham como uma ostra. O que não é o meu caso, prezo demais minhas amizades.

Um amigo nestas horas é como um bálsamo, uma proteção, um refúgio, que mesmo o julgando o entende e o ajuda a refletir ou sorrir.

Nos momentos alegres é maravilhoso ter um amigo que vibra por perto com as conquistas, e nos tristes compartilha suas tristezas e dúvidas e o ajuda a levantar o ânimo.

O texto abaixo recebi por e-mail faz tempo e guardei-o, deixo aqui para todos aqueles que reconhecem o valor absoluto e importante de uma verdadeira amizade.


"Qualquer um pode ficar ao seu lado quando você está certo, mas um amigo verdadeiro permanece ao seu lado mesmo quando você está errado...
Um simples amigo se identifica quando ele te liga. Um amigo verdadeiro não precisa se identificar, pois vocês conhecem suas vozes.
Um simples amigo inicia uma conversa com um boletim de novidades sobre sua vida. Um verdadeiro amigo diz: “O que há de novo sobre você”.
Um simples amigo acha que os problemas pelos quais você está se queixando são recentes. Um amigo verdadeiro diz: "Você tem se queixado sobre a mesma coisa pelos últimos quatorze anos. Saia deste marasmo e faça algo sobre isto”.
Um simples amigo nunca o (a) viu chorar. Um verdadeiro amigo tem seus ombros encharcados por tuas lágrimas.
Um simples amigo não sabe o nome dos teus pais. Um verdadeiro amigo tem o telefone deles em sua agenda.
Um simples amigo traz uma garrafa de vinho para sua festa. Um verdadeiro amigo chega mais cedo para ajudá-lo a cozinhar e fica até mais tarde para ajudá-lo na limpeza.
Um simples amigo odeia quando você liga após ele já ter ido para cama. Um verdadeiro amigo te pergunta porque demorou tanto para ligar.
Um simples amigo procura conversar com você sobre teus problemas. Um verdadeiro amigo procura ajudá-lo a resolver teus problemas.
Um simples amigo fica imaginando sobre tuas histórias românticas. Um verdadeiro amigo poderia conhecer até te chantagear com tudo que ele sabe.
Um simples amigo acha que a amizade terminou quando vocês têm uma discussão. Um verdadeiro amigo sabe que não existe uma amizade enquanto vocês ainda não tiveram uma divergência.
Um simples amigo espera que você sempre esteja por perto quando ele precisar. Um verdadeiro amigo espera estar sempre por perto quando você precisar dele." 













35 comentários:

Macá disse...

Beth
Como é bom termos, pelo menos um, amigo desse tipo.
É muito importante para nossa sobrevivência como pessoa, não acha?
Muito bom você ter guardado esse texto e dividir com a gente.
beijos

Kelly Kobor Dias disse...

Amigos é alívio para horas de desespero e refrigerio na hora da alegria né? bj

Teredecorando disse...

Olá Beth,
Amigo, realmente, é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito.
Um amigo verdadeiro nos conforta em todos os momentos.
Tudo de bom minha amiga...
Bjs mil

Taia Assunção disse...

Quando decidi terminar o primeiro relacionamento, pude contar com meus poucos e bons amigos e foi muito bacana porque cai da classe A para a C talvez D...hehehehe. É aí que as pessoas mostram suas verdadeiras faces, quando ficamos pobres. Beijocas!

chica disse...

Sensacional esse texto,Beth!É isso mesmo!

amigos aparecem nas pequenas coisas...beijos,chica

Beatriz disse...

Oi Beth
Muita verdade no texto. Ainda bem que tenho amigos assim, poucos, mas verdadeiros!!!
Beijinhos,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Lucia disse...

Me fez chorar de saudades das minhas amadas amigas...

bjos

Élys disse...

Amizade é o sentimento mais puro e leal.

Você comentou sobre uma poesia minha em relação a pessoas com necessidades
especiais, mas eu tive de retirá-la , pois estava reservada para uma blogagem coletiva no dia 5 próximo e por erro eu a publiquei antes. Peço a você que nesse dia passe novamente para comentar, pois estou retirando o atual devido a data do comentário.
Beijos

Élys disse...

Tenho uma poesia que fala de amizade publicada no Meu Recanto Poético e coincidentemente você, também postou sobre o mesmo tema.
Amizade é lealdade. O sentimento que está em todos os bons sentimentos.
Beijos.

Unknown disse...

Beth
quanta verdade neste texto.
é emocionante
quero agradecer por sua amizade, viu!?
puxa, quanta palavra justa e acertada vem desse seu coraçãozinho, heim.
refletirei muito sobre este tema
agradeço a Deus pela sua vida e por todos os meus amigos.
beijos.

Nilce disse...

Não há nada mais belo que uma amizade verdadeira.
O texto é muito lindo Beth e me fez lembrar dos meus queridos amigos, que mesmo distantes, pressentem quando algo está acontecendo comigo.
Obrigada por compartilhar.

Bjs no coração!

Nilce

Luciana disse...

Beth, lindo post e lindo texto, obrigada por compartilhar aqui com a gente.
Beijo

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oi Beth, tudo bem?

Eu gosto demias desse texto. Até porque por algumas experiências.

Eu ajo exatamente assim como a primeira frase desse texto:
"Qualquer um pode ficar ao seu lado quando você está certo, mas um amigo verdadeiro permanece ao seu lado mesmo quando você está errado..."


Já houve casos aqui na blogesfera de eu ficar do lado da pessoa amiga, mesmo ela estando errada. Conversamos sobre o assunto eprocurei ajudá-la. O maior problema que veja é que muita gente tá cheia de boas intencoes, cheia de boas palavras, mas na mesmo quando o problema acontece as mesmas pessoas que destilaram elogios, rasgam a faca como navalhas. Trituram, cortam a pessoa em miudinhos e se acham as donas da verdade. Nao se iluda, a mesma pessoa que hoje te enche de elogios, se vc pisar na bola ela vai enforcar.

Por isso, ando sempre com muitos cuidados...


Um bjao

Lu Souza Brito disse...

Amizades verdadeiras podemos contar nos dedos das mãos, como diziam os mais velhos, mas geralmente são daquelas que nos faz dizer: Vale a pena!
Lindo texto Beth.
Beijinhos

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Beth
Que lindo esse texto! Amigos como os meus do Brasil, nunca encontrei por aqui (so' meu marido)! Sinto muita falta de amigos de verdade!

Adorei teu comentário e ri muito, pois tenho meias de várias cores, mas também tenho vergonha de usar aqui, so' uso quando viajo - hehehehe!
Quanto ao maracujá é raro encontrar. Usei o suco concentrado que encontrei numa loja de importados (é brasileiro)!
Bjo grande
Léia

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
A amizade é a maior riqueza que se pode ter.
Mas para ser verdadeira, precisa ser cultivada, ainda que à distância.
E a internet colabora bastante para isso, não?
Bjs.

Ângela disse...

Beth, um amigo é algo incerto, amigo verdadeiro é algo certo.Amizades verdadeiras são essenciais em nossas vidas.
Lindo esse texto.
beijos e carinhos

pensandoemfamilia disse...

Oi querrida
Eu já voltei das férias e enviei-lhe um e-mail, vê-la na em sua caixa doyahoo.
Em relação ao post prezo muito amizade e penso que amizade se constroi.
bjs

Bia Jubiart disse...

Oi Beth!

Gostei da parte que ajuda a cozinhar, excelente texto, e melhor ainda é ter por perto bons amigos...

Beth, se tiveres um tempinho dá um pulo na http://amigadamoda.blogspot.com/2011/02/espaco-das-artes-beatriz-jubiart.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+feedburner/GLCg+(AMIGA+DA+MODA)
A Kinha amiga, está reativando o "Espaço das Artes", terá post de trabalhos artesanais todas
as quartas-feiras, hoje a Jubiart está lá...

Dia de luz para nós.

Beijooooooooooo

Bordados e Retalhos disse...

A amizade! Com a maturidade vamos sentindo melhor o peso e o valor desse sentimento. Vamos filtrando tudo, observando melhor, selecionando e descobrindo grandes e verdadeiros amigos. Beth querida voltei hoje de férias, mas assinei o documento de Belo Monte, quero colocar um selinho com um link aqui no Blog também porque essa luta é de todos nós. Bjs

Lúcia Soares disse...

Beth, na blogsofera é assim como a Georgia descreveu. Aplaudo-a!

As frases que mais me tocaram:
"Um simples amigo odeia quando você liga após ele já ter ido para cama. Um verdadeiro amigo te pergunta porque demorou tanto para ligar."
e:
"Um simples amigo acha que a amizade terminou quando vocês têm uma discussão. Um verdadeiro amigo sabe que não existe uma amizade enquanto vocês ainda não tiveram uma divergência."

Por isso tenho receio de ser divergente por aqui.(blogosfera). A maioria quer concordância, suas opiniões não devem ser contestadas.
Sinceramente, amigo, amigo, não se "coleciona". Quanto menos, melhor!
Beijo!

gabriela disse...

Oi Beth
que lindo texto e verdadeiro, é tão bom quando se tem amigos verdadeiros, poder contar com a sua amizade eu sou uma felizarda tenho poucos mas bons amigos. Obrigada por seres minha amiga é de amigas como tu que todo o mundo precisa, beijo grande amiga

Tati disse...

Ah Betita, que gostoso! Fui lendo e percebendo que tenho alguns amigos verdadeiros no mundo, isso é tão bom! Aliás, não tinha dúvidas disso, mas lendo e visualizando rostos e histórias é gratificante!
Adorei o texto. Você também tem esta amiga, não é? Acho linda a amizade de vocês duas.
Obrigada pelo afago também. Você é muito querida.
Beijos.

Nina disse...

oh meu Deus, é assim mesmo.. ai Beth, acho que ando com saudade das minhas amigas, sabe? Gracas a Deus to indo ao Brasil porque já sao quase 4 anos sem ir lá... credo, mt tempo. Esse texto é lindo, perfeito, e tao verdadeiro que me trouxe quase às lágrimas, tenhos 4 amigas assim, assim mesmo, e sou assim, assim mesmo pra elas, e isso, putz, tem me feito falta algumas vezes.

saudade do Brasil nao tenho nao, mas da familia e dos poucos, mas firmes amigos que tenho, sim, tenho sim...

She disse...

Oi querida, caramba como estou em falta contigo, já vim aqui peguei o selinho do Belo Monte e ainda não consegui parar e colocar lá no meu Cantinho, aliás vou fazer isso agora mesmo... Quanto ao seu post eu achei simplesmente lindoooo! ;)
Bjo, bjo!

welze disse...

sobre esse texto, pouco precisa ser falado. tão lindo. um abraço

lolipop disse...

Querida Beth...
Que texto bonito! Há de facto algumas nuances que distinguem os verdadeiros amigos, dos simples amigos...
Brindo á verdadeira amizade, como forma ética do amor...
TERNURASSSSSS
BEIJOS AMIGOS

William Garibaldi disse...

Que riqueza de imagem!

E este texto precisa ser colocado na geladeira, na porta do trabalho! Enviado por email's...
estou tratando de fazer isto!
Esnviando link do teu Blog pra todos os meus contatos!

Lindo Beth!

A vida não é bela sem amigos!

Glorinha L de Lion disse...

Bem, Betita, o que direi eu sobre esse texto? Que meus amigos me salvam da tristeza, que meus amigos me confortam, me afagam, respeitam meu modo de pensar, mesmo pensando diferente de mim, não me apunhalam pelas costas, sabem ler nas minhas entrelinhas. Sou uma privilegiada, pois não tenho um milhão de amigos, mas os poucos que tenho valem por um milhão. E vc é uma das maiores...Obrigada por teu ombro amigo nos momentos em que mais preciso, obrigada por gargalhar comigo quando estou feliz. Obrigada por discordar de mim, com respeito. "Amigo a gente não faz, reconhece". Acho que foi isso o que aconteceu com a gente...te adoro amiga! beijão,

Beth/Lilás disse...

Obrigada, Maninha, pelo seu carinho e reconhecimento. O mesmo digo a você, pois acredito que todos que passam em nossa vida tem algum propósito.

A todos os amigos que por aqui passaram e deixaram seus comentários valiosos, até mesmo os que desiludidos com o ser humano, ainda têm esperança de encontrar um amigo verdadeiro, pois ele existe, basta que estejamos abertos e direcionemos nosso coração para a verdade sem segundas intenções ou que esperemos que o outro seja uma perfeição, pois isso não existe, apenas seres humanos com suas dúvidas de meros mortais.
beijos cariocas em todos.

----------------------------------------------------------------------

Lu Vaz disse...

nossa adorei essa letrinha nova q vc ta usando Beth!!!! um beijo - ótimo dia|!!!!

Eduardo disse...

Amigos sao o maior tesouro que podemos almejar.
Um abraco
Eduardo

Maria de Fátima disse...

Olá Beth, um lindo e verdadeiro texto sobre a amizade.Os amigos que são verdadeiros e leais veêm-se nos maus momentos da nossa vida.Beijocas.

pires disse...

Vixe Maria menina, ando ruim de amizade. Acho que continuo em crise! Que coisa diícil Beth!Fique com Deus minha querida!

Justjanesinsaneblog@blogspot.com disse...

You brought me to tears, again. I have both simple and real friends. I am both a simple friend to some, and a real friend to others.

Your light has shined upon me.