.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Belo Monstro

 (Imagem Corbis-Fotografia feita por satélite dos rios Amazonas e Xingu vistos com pequenas nuvens que cobrem a imensa floresta)

Belo Monte = Belo Monstro

Realmente não dá pra se entender certas coisas, diante de tamanha tragédia noticiada nos últimos dias, em que mais de 800 mortos foram contados e a reação que a natureza vem demonstrando aos agravos a ela cometidos, que o IBAMA conceda, ontem (26/janeiro), uma licença de instalação para obras da usina hidrelétrica de Belo Monte.  Pelamordedeus, que país é este?!

Ouvi esta notícia pela rádio CBN hoje, enquanto estava na cozinha, e fiquei de boca aberta e orelhas em pé, pois a comentarista Miriam Leitão não poupou críticas a este ato 'esquisito' que ela mesma intitulou o caso. 

"A licença dada a Belo Monte é muito esquisita, porque não existe no direito ambiental. Há três tipos de licença para um empreendimento assim: a prévia, que é um sinal importante para os investidores, quando já se começa em pensar em financiamento e detalhar o projeto. Depois, vem a licença de instalação: só com ela se pode colocar o canteiro de obras, derrubar a mata e começar as obras. Depois, a de operação.
Quando a licença prévia foi dada, os técnicos do IBAMA achavam que não estava bem avaliado o risco ambiental. Aí, pediram tempo. Mas o governo passado não deu. Exonerou gente, passando por cima das observações dos profissionais. Aí, foi dada a licença com 40 condicionantes. Como não foram cumpridos, não poderia ser concedida a licença de instalação.
Mas agora, um presidente interino do IBAMA dá uma licença parcial para a supressão da vegetação. Isso significa que eles vão desmatar 240 hectares e depois será fato consumado.
Ontem, conversando com o MP, fiquei sabendo que o BNDES, que vai financiar, deu um empréstimo antecipado de um R$ 1 bi. Mas aí perguntaram em que condições se daria isso: o banco respondeu que estava dando com o compromisso de que não seria feita nenhuma mudança no sítio antes da licença para toda a obra.
Economistas dizem que esse projeto representa um risco fiscal enorme, e os engenheiros, que os riscos nessa área não foram bem avaliados. Por isso, acho que precisa ser mais estudado. O governo, no entanto, fala que está sendo discutido há mais de 20 anos. Mas o governo Lula decidiu fazer a ferro e fogo, e o de Dilma está indo para o mesmo caminho.
Se as pessoas dizem que há problema, é preciso avaliá-lo, convencer a sociedade, não pode ser no grito. "
(Blog da Miriam Leitão)

Então é isso minha gente, estamos a um passo de um dos maiores crimes ambientais que poderá existir neste planeta e será de longe a obra com mais graves impactos ambientais da história do Brasil.  Um Procurador da Justiça aponta que '273 espécies de peixes estão ameaçadas com o “secamento” da volta grande do Xingu. Além disso, a água do rio, em Altamira, pode apodrecer, sem contar com a possibilidade concreta de haver remoção de povos indígenas, o que o governo não admite, porque se ocorrer, significa genocídio'.
E ainda sem falar da miséria através da prostituição, sujeira, imundície produzida por tantos humanos, destruição da fauna e flora e um festival de irregularidades com consequências desastrosas para o povo e a biodiversidade da região.
Enquanto isso o consórcio dessas grandes empresas construtoras, ávidos pelo abocanhamento de tanto dinheiro envolvido, já colocou mais de 8000 homens naquela região de Altamira, preparados como um exército de demolição, para começarem um trabalho que jogará a sustentabilidade no lixo, literalmente.

"Pelas informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Camargo Correia e Andrade Gutierrez, que vão construir a hidrelétrica sem correr nenhum risco porque se retiraram do leilão, doaram juntas mais de R$ 120 milhões para várias candidaturas. As empreiteiras participaram com 27% da receita da campanha da presidente Dilma Rousseff.
Se a sociedade e a Justiça brasileira permitirem a construção da usina, afirma o procurador, esse momento será lembrado no futuro como aquele em que o Brasil “jogou no lixo” a chance de construir o desenvolvimento sustentável na Amazônia. (Diário do Pará)"

Diante disso, convido os amigos do Mãe Gaia que se unam em protesto a mais este desvario dos homens que detém o poder neste imenso país, levando esta imagem abaixo e criando, se assim o quiserem, um post com o mesmo título deste - "O Belo Monstro" -,  enfatizando este grande problema, afinal tudo isso respinga não só lá em cima, no Pará, mas por todo o território nacional ou quem sabe o planeta.

  Rio Xingu, em área onde deverá ser instalada a usina. (Site Época-Negócios)

"Especialistas, lideranças indígenas e a sociedade civil concordam que Belo Monte é um desastre ambiental no coração da Amazônia.

As obras poderão começar logo. Vamos aumentar a pressão para Dilma parar Belo Monte! Assine a petição, antes que as escavadeiras comecem a trabalhar -- ela será entregue em Brasília."

Clique aqui e assine a petição







46 comentários:

Kelly Kobor Dias disse...

Obrigada pelo apoio lá no blog, sem amigos o que seria da vida não é mesmo? bj

Nina disse...

Beth, meu bem, o que faríamos se nao fosse vc, com esse olho biônico e essa sensibilidade pras coisas tao importantes com essas??????!!

Bom, nao preciso falar nada, vc já falou tudo e a Leitao também, por sinal, mt bem!!! Vou levar a imagem e direcionar pro teu texto, tá bom assim?

E claro, assinei a peticao...
Também sou contra, é lógico, isso é mais uma bandidagem mt comum pra aquelas bandas nossas, o povo acha que é terra sem lei, e que o dinheiro e o progresso podem explicar tudo... acho td isso mt triste.

Todo mundo sofre.
Um bj pra ti e que o maridao fique logo bom!

Nilce disse...

Quanto absurdo em troca do dinheiro e do poder.
Beth, vou levar o selo com seu link, pois não ando com cabeça para nada.
Parabéns pela iniciativa em divulgar.

Bjs no coração!

Nilce

chica disse...

Havia escutado a miriam hoje pela manhà NA TV.uMA BARBARIDADE ISSO.aCABEI DE ASSINAR!BEIJOS,CHICA

Kelly Kobor Dias disse...

É o dinheiro que manda, por isso que depois tantas tragédias acontecem né? bj

Taia Assunção disse...

Já assinei...não dá para dormir no ponto. Beijocas!

Macá disse...

Beth
Já assinei tá? Vou divulgar também ok?
beijos

Lúcia Soares disse...

Beth, vim aqui, assinei a petição, de lá enviei para o Facebook e acabei me esquecendo de comentar.
Acho um absurdo também e precisamos protestar mesmo!
Vou me informar mais e postar, se der. Se não conseguir falar sobre isso, pelo menos acompanharei quem o fizer.
Recebi um email da Avaadz.org e já o repassei para todos da minha cx de correio.
Também levo agora o selo!
Beijo e com fé venceremos!

Silvia Masc disse...

Olá querida,

Precisamos agora de um chá de erva doce.Acai de fazer um post indignada no Longevidade, confesso que queria ter sido mais dura, mas em respeito aos que não merecem, me contive.

Já assinei a petição, realmente é uma monstruosidade o que pretendem.
Money, money, money e o resto, é o resto. Quem sabe esse povo acorde, o dia que perceberem que não é possível comer dinheiro.

Beijinho

William Garibaldi disse...

Eu fico louco com isto!
Beth, parece loucura.. mentira...'
mas infelizmente é verdade!

Vou assinar sim! E divulgar!

Bela Postagem!

Grande toque...


Salve Grande Mãe Gaia!!!!

Glorinha L de Lion disse...

Assinado Betita e coloquei o link no meu blog! Assim, quem quiser assina e junta-se à nós nessa corrente contra esse absurdo! Beijos,

ManDrag disse...

Salve! Amiga

Cá estamos! E vamos fazer eco do teu apelo.

Cada vez me choca mais a estupidez, que já nem a ignorância desculpa, pois no ponto a que chegámos não acredito em ignorância ambiental, mas sim em má-fé gananciosa.

Abraço

pensandoemfamilia disse...

Oi amiga
Já assinei. Vou divulgar. São tantos os absurdos que não sei onde vamos parar.
bjs

ManDrag disse...

Já publiquei no Confessium o eco à tua denúncia.


Mas não foi a própria “presidenta”, como ela gosta de ser chamada, que tratou logo de avisar, no início do mandato, o Ministério do Ambiente que não iria permitir atrasos e entraves nos seus projectos de “desenvolvimento” económico?
É caso de colonização interna exploratória e depredadora. O Brasil ainda não se conseguiu livrar do estigma da colonização.


Abraços

Bia disse...

Oi Beth!

Já assinei! Acho tão triste o descaso da maioria dos brasileiros com o bem estar do nosso mundo! É uma das coisas que eu mais admiro aqui no Canadá, a grande maioria é conscientizada... quer fazer a diferença.

Eu estou meio ausente, mas não abandonei minhas visitas por aqui não! :)

bjs

Unknown disse...

Já assinei a petição.

Bethita, sinceramente? Eu estou me sentindo tão perdida que nem sei mais no que pensar. É triste, é terrível demais ver tanta burrice e falta de amor.

Tô correndo!
beijos

Caca disse...

Beth, eu vou acabar enlouquecendo por causa dessa ganância desenfreada que está tomando conta do mundo. Primeiro, começaram a falar, falar, falar sobre o potencial do Brasil para desenvolver combustíeis limpos. Foi só aparecer o tal do pré-sal e não se fala mais nisso. O negócio agora é só petróleo. Aqui em MG o governador que assumiu havia cancelado, a pedido do ministério público, todas as licenças ambientais de mineradoras que devastam o estado. Estranhamente, menos de uma semana depois, voltou atras e liberou geral. As empresas de energia elétrica tem estudos prontos para instalação de energia eólica e geradas por bagaços de cana e através de queima de lixo. Dizem que não fazem porque o investimento ainda é alto. Isso , para mim, significa que o que importa, no final das contas é o lucro e não o futuro dos seres humanos na face da terra. Insanidades que nos tiram a sanidade.
PS: eu já sou assinante da Avaaz e já assinei a petição via e-mail.
Abraços. Paz e bem.

Bia Jubiart disse...

Betty, me passa seu e-mail que quero te repassar umas informações, além da petição que recebi de "Belo Monstro".

Beijooooooooo

Excelente campanha, conte comigo!

Bia.

Luciana disse...

Beth, já corri lá e assinei. Divulguei no Facebook, vou colocar o link do seu post lá também, pois é mais esclarecedor do que o link da peticäo.
Melhoras rápidas pro maridex.

Uma ótima sexta-feira pra você.

Beijo

Anônimo disse...

Olha, Beth, não consegui ler tudo de náuseas, nojo e revolta. Só me vem na cabeça: isso estaria acontecendo se a Marina ou mesmo o Serra tivessem sido eleitos? Mas o povo preferiu a Dilma, né? E agora vamos nos lascar todos e inocentes.
Beijo na alma, querida.

Astrid Annabelle disse...

Olá amiga Querida!
Vou levar o link e a imagem agora mesmo. É preciso gritar!
Falou bem o ManDrag acima:
"Mas não foi a própria “presidenta”, como ela gosta de ser chamada, que tratou logo de avisar, no início do mandato, o Ministério do Ambiente que não iria permitir atrasos e entraves nos seus projectos de “desenvolvimento” económico?"
POIS É!!!!!!!!!
Muito bom este seu post!
Um beijo direto do paraíso!
Astrid Annabelle

Astrid Annabelle disse...

Olá amiga Querida!
Vou levar o link e a imagem agora mesmo. É preciso gritar!
Falou bem o ManDrag acima:
"Mas não foi a própria “presidenta”, como ela gosta de ser chamada, que tratou logo de avisar, no início do mandato, o Ministério do Ambiente que não iria permitir atrasos e entraves nos seus projectos de “desenvolvimento” económico?"
POIS É!!!!!!!!!
Muito bom este seu post!
Um beijo direto do paraíso!
Astrid Annabelle

Wilma disse...

Ah sim, estou por fora do assunto, vou pesquisar e me inteirar mais. Ok? Bom Dia!!

Tati disse...

Oi Betita, claro que já aderi, assinei a petição e já postei. Não podemos ficar de braços abertos, não podemos achar que está distante, que não fazemos parte. Enquanto houver possibilidades temos que lutar, e muitas vezes, vencer! Beijos e parabéns pela iniciativa.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Amiga que loucura! Ja' estou indo assinar a petição!
Bjo grande e um maravilhoso fim de semana pra você
Léia

lolipop disse...

Querida Beth.
Claro que não conhecia esta situação. Fez muito bem em divulgar, é para alertas como esse que serve a força da blogosfera.
Conta comigo...á noite venho assinar e vou arranjar maneira de divulgar lá no blogue!
Beijos carinhosos
PS Depois venho ler melhor o post anterior...

Lucia disse...

Eu acho o cumulo do absurdo as pessoas terem que assinar uma peticao contra isso. Sera que o governo ou essas companias que querem lucro com esse projeto nao pensam que vao afetar suas vidas TAMBEM? E as vida de seus decendentes? Nao pensam nas consequencias, ne?

Lucia

Anônimo disse...

Olá Beth,
Até onde vai essa 'nau de insensatos'? A gente já sabe a resposta não é? Vou levar o selo e postar, não dá pra ficar calada. Já assinei a petição por e-mail e também já sou assinante da Avaaz.
Bjssssss

Lu Souza Brito disse...

Olá Bethinha,

Meu sobrinho puxou o nariz da tia, ahahahahah.

Já assinei contra esta monstruosidade. Ato descabido de razão e amor ao nosso país.
Beijokas

Rosamaria disse...

Beth, eu assino todas as petições da Avaadz. Já assinei e vou levar o selo para o blog e direcionar pra cá.
Bjim

Dri Andrade disse...

Querida Beth, legal sua mobilização em prol do meio ambiente, em prol do bom senso, o que infelizmente,poucos tem.E essa cosntrução é prova disso.

Um otimo fds beijos

Élys disse...

Já assinei e vou colocar o link,.
beijos

Manuela Freitas disse...

Olá querida Beth,
Eu também recebo por mail as petições da Avaadz e já assinei.
Tudo isto é revoltante, o capitalismo selvagem vai dar cabo do nosso planeta e a sua força é tão grande, que não sei se alguém conseguirá conter os seus ímpetos!
Uma excelente iniciativa tua. Este não é um problema do Brasil, é um problema de todo o planeta!
Beijos linda carioca,
Manu

aminhapele disse...

Claro que assinei.
Um abraço.

disse...

Ontem passei aqui, mas minha conexão estava na era da pedra. Estou correndo lá agora. Quanto desequilíbrio não é verdade? Consciência e ação ja. Bjos no seu coração!!!

ML disse...

Beth tenho postado visitado meus blogueiros queridos pouquíssimo pois depois das férias vem a "labuta", aí me deparo com mais esta info relavante do MGaia e fico mais revoltada ainda com este belo país. Isto aqui é simplesmente uma "zona".

bjnhs e bom final de semana, querida.
PS: Vou assinar a petição. A gente tenta, né?

@Taylguedes disse...

fiz um post no meu blog pra divulgar algo tão absurdo e ridículo como isso!
Fiquei indignada ao ler que as palavras brotaram em um texto muito rápido.
Eu sou da região amazônica, de Belém do Pará, e é um grande absurdo o que estão fazendo.
Uma grande burrada, uma grande besteira!
te linkei na postagem, e aderi a imagem sim!
e assinei a petição.

Simara Pink disse...

Cada dia que venho aqui me surpreende com seu blog ta lindo.
Adorei!
E
Tá rolando sorteio lá.
Não fica de fora.
Depois da uma passadinha por lá eu vou adorar sua visitinha.
/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................ simara
http://plantaodabeleza.blogspot.com/

www.comtextosdavida.com disse...

Beth, eu também ouvi, fiquei bestificada!
vamos a luta.
bjs Lais

Renata disse...

Já fui lá, mais um voto contra na torcida para evitar essa catástrofe ambiental!

Beth/Lilás disse...

QUERIDOS AMIGOS!
Valeu pela adesão que deram a este post que fiz tomada pela emoção e profundo descontentamento com todo este imbróglio e, tenho certeza, nossa militância por este meio de comunicação é muito importante nos dias de hoje.
Vejam o que já temos de positivo a partir do dia de ontem:
======================================================================

BRASÍLIA - A Justiça Federal do Pará informou hoje que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a empresa concessionária Norte Energia serão notificados para prestar esclarecimentos, até o fim da próxima semana, sobre a licença ambiental que autoriza a construção do canteiro de obras da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA).

PUBLICIDADE

De acordo com a Seção Judiciária do Pará, a determinação partiu do juiz federal Ronaldo Desterro, que analisa a ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal do Pará (MPF-PA). O MPF-PA solicitou ontem a suspensão imediata da licença parcial concedida na última quarta-feira (26) pelo Ibama. O processo está tramitando na 9ª Vara Federal.

As notificações foram feitas por meio de cartas precatórias, instrumento processual que autorizada um outro juiz, fora do Estado, a recolher as informações e remetê-las à Justiça Federal em Belém. A notificação do Ibama será feita em Belém. Já o BNDES será notificado no Rio de Janeiro e a Norte Energia, responsável por construir a usina, em Brasília (DF).

Somente depois que receber as explicações é que a 9ª Vara vai decidir se concede ou não a liminar. Na ação, o MPF alega que a licença expedida pelo Ibama é ilegal, porque não foram atendidas as pré-condições estabelecidas pelo próprio instituto para o licenciamento do projeto, tais como a recuperação de áreas degradadas, preparo de infraestrutura urbana, iniciativas para garantir a navegabilidade nos rios da região, regularização fundiária de áreas afetadas e programas de apoio a indígenas.

(Rafael Bitencourt | Valor)

Wilma disse...

Oi Beth andei lendo sobre Belo Monte e vejo q as informações são muitas. Li que precisamos de mais Energia, o que concordo, como viveremos sem ela agora? não dá mais!! Li que a opção q teríamos compatível seria a Energia Nuclear. Li hoje q o Ibama deu licenciamento apenas para o canteiro...piada...por fim, sinto-me incapaz de formar uma opinião consistente, amo a natureza mas sei q não se faz omelete sem quebrar ovos...Beth, achei este blog, e o assunto, tem outro olhar:óleododiabo.blogspot.com, clica (http://goo.gl/vXdLT). E ainda tem por aqui a questão do lixo da COMPERJ...vai p Maricá, não vai...Aff!! Um Ótimo Fim de Semana pra Você!!!

Laura disse...

Prontinho!!!!! Assinado!!
Beijos e bom fim de semana!

Dani dutch disse...

WEb-mae, tudo bem?
Assinei a petição ontem, e estou tentando anexar a imagem no meu blog.
bjuss

Luma Rosa disse...

Assinei uma outra petição que está correndo por e-mail e agora assinei essa também. Mas ontem, a justiça intimou o Ibama a passar informações sobre Belo Monte http://bit.ly/et8dMX
Numa democracia o povo tem que manifestar a sua opinião quando diverge das opiniões dos gestores públicos. O povo tem que ir às ruas, se for o caso!

Somnia disse...

lilla outro dia abri aqui mas nao carregou a peticao... vou tentar de novo!

beijo, to na maioooor gripe horrivel e perdi o sono... deixa eu voltar pra cama beijinnnn