.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sábado, 18 de dezembro de 2010

É verão e já é tempo de abrir o coração e sonhar.




(Praia de Icaraí-Niterói-por do sol)



Ter um destino
é não caber no berço
onde o corpo nasceu,
é transpor as fronteiras
uma a uma
e morrer sem nenhuma.
 

Miguel Torga




quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cada louco com sua mania







Sempre tive atração por objetos antigos, principalmente aqueles que remetem uma idéia de tempos calmos, tardes compridas, casas aquecidas pelo cheiro do chá ou café e da gentileza humana. Os "tempos da delicadeza" como dizia Chico Buarque.



Por isso os Bules com seus designs elegantes me chamavam atenção, então comecei uma pequena coleção dos mesmos. Não podia ver um, esquecido numa feirinha ou no fundo de alguma loja de velharias que comprava, levava para casa e limpava-os em todos os seus meandros, deixando-os com ar de novinhos. Daí que tenho uma pequena e linda coleção desde os nacionais, japonês, chinês, alemão, etc...


A partir dessa mania, apaixonei-me, logo em seguida, pelas xícaras, companheiras inseparáveis dos bules - pequenas, finas, delicadas, coloridas e atraentes. Com o tempo fui adquirindo um monte delas e curtia tanto que comprei um móvel só para sua exposição e só de vê-las já me fazia feliz. Vez ou outra eu as uso para servir pessoas que estimo e que valorizem um cafezinho servido numa dessas belezinhas.


Na mudança para outra cidade, tive que dividi-las, levando um pouco delas para o apartamento. Mas numa cidade onde o mar e a temperatura pedem mais uma cerveja ou refrigerante gelados, "xicrinhas" de café são pouco usáveis.

Mas eu continuo a admirá-las com paixão e estão em outro móvel destinado a isso.

Aliás, descobri que tenho uma atração fatal por xícaras, antigas ou novas. Adoro peças em porcelana e, se entrar numa loja onde estejam expostas, sou capaz de passar muito tempo por ali, pegando, olhando, às vezes compro, outras não comprando nada. Mas me entretenho por um bom tempo observando-as.  Cada doido com sua mania, né!


Já colecionei também caixinhas de jóias de porcelanas, pinguins e ultimamente (não se espantem) - galinhas - sim, mas enfeites em forma dessas aves.



E você, coleciona algo ou tem alguma mania meio doida como as minhas? 




















(Post escrito em 03/maio/2008)

















A natureza, seus mistérios e belezas.




Chuva de meteoros Geminidas - céu de Killiecrankie, na Escócia - Folha.com
(A Geminids é formada pelos pedaços de detritos de um objeto chamado 3200 Phaethon, um cometa extinto que por muito tempo foi classificado como asteróide. Hoje, sabe-se que o objeto é apenas o esqueleto rochoso de um cometa que perdeu seu gelo após muitas passagens próximas ao Sol.
Todos os anos, a Terra passa por estes restos do 3200 Phaethon em meados de dezembro, fazendo com que meteoros pareçam chegar até nós vindos da constelação de Gêmeos – daí o nome da chuva.)
(Exame.com)


Que coisa maravilhosa é a natureza!  Imaginem olhar para um céu como este e assistir ao espetáculo de uma chuva de meteoros como aconteceu nesta última terça-feira na Escócia?!  Parece um presente de natal para os seres humanos que sentem mais prazer em olhar para cima, do que para as vitrines repletas de artefatos feitos pelos homens.       
            (imagem daqui)
Neste fim de semana também fiquei extasiada com o que vi saindo do muro da casa de meu vizinho lá na serra.  Era um jato grosso d'água, pura, gelada e cristalina.  Ali sempre correu um filete das inúmeras minas d'água que tem naquela região, mas com as chuvas de verão que já vem ocorrendo, a mina aumentou em volume e o que vemos é muita água pura rolando, direta da fonte.  As pessoas param, fazem a mão em concha e bebem, saciando a sede e refrescando-se.

 Não tirei foto porque esqueci-me da máquina, mas esta foto ao lado dá uma idéia perfeita do que estou contando.

A gente não dá muita bola para os confortos que temos hoje em dia em nossas vidas, uma delas é a água que sai das torneiras de nossas casas.  Abrimos a bica e sai a água, ou compramos nos supermercados aquelas que já vêem engarrafadas.  Mas, imaginem se tivéssemos que buscar água na mina mais próxima, como faziam os povos antigos?  Que dificuldade!

O querido escritor Rubem Alves tem um texto muito significativo sobre os misteriosos caminhos das águas e diz: "... Pois a água nasce!  Nasce de dentro da terra.  Nosso corpo está cheio de veias.  Nas veias corre o sangue.  Quando a gente corta um dedo, o sangue jorra.  Pois a terra é igual ao nosso corpo.  Dentro dela há veias.  Dentro das veias da terra corre a água: os veios d'água!  A água é o sangue da terra.  É a água que faz a terra viver.  O lugar onde as veias da terra são cortadas e a água jorra se chama mina ou fonte.  Na mina a gente vê a água saindo de dentro da terra.  Na mina a gente vê a água nascendo.  Vocês já viram uma mina?  Já viram a água nascendo?  Acho que vocês nunca viram a água nascendo!  O que vocês vêem é a água saindo da torneira, a água dentro da garrafa.  Água sem mistério!  Porque quando a gente olha para a mina, e vê a água saindo de dentro da terra, a gente sente que está diante de um milagre.  Se vocês quiserem ver um milagre acontecendo, tratem de procurar uma mina..."

Portanto, minha gente, dê um jeito um dia de conhecer uma mina de perto. Vocês sentirão uma sensação maravilhosa de presenciar a natureza nascendo.


Para pensar

  • Por amor à água é preciso replantar às margens dos rios, regatos e fontes.  Por amor à água é preciso que paremos de jogar lixo nos rios.  Quem faz isso somos nós (quanta porcaria eu vejo flutuando nas águas de rios e riachos!  Quem faz isso são as indústrias que jogam seus detritos químicos nos rios.  Você conhece alguma indústria que esteja fazendo isso?).
  • Que coisas poderiam ser feitas para proteger nossas reservas de água?
  • Seria bonito se as prefeituras e escolas fizessem uma campanha para a limpeza das águas.  Já imaginaram:  prefeitos, vereadores, juízes, médicos, advogados, padres, pastores, professores, adultos, crianças, todos juntos, andando pelas margens dos rios e limpando a sujeira? 
Isso agrada mais a Deus que milhares de rezas e promessas.

(Rubem Alves)










quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Música e Imagens





De tudo se faz canção e o coração ...


(Telhados Universidade de Coimbra)




Na curva de um rio, rio ... 


 (Rio Itaipava)

                


E, lá se vai mais um dia.


(Saída de Transatlânticos no Rio)














(Clube da Esquina II- Composição: Milton Nascimento- Lô Borges- M.Borges)







terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Entrando em sintonia com a vida à nossa volta



Contemplar montanhas, caminhar por bosques, ter lealdade ao mundo e respeito a todas as suas formas de vida, apreciar o poder do sol e o magnetismo que a nossa lua exerce sobre nós, desfrutar de uma noite estrelada e ouvir o barulho das ondas do mar,  são exercícios simples e que sempre deveríamos praticar, pois faz parte da total  integração com o universo em que vivemos.  E acima de tudo,  pensar como os astronautas, reconhecendo que somente temos uma Terra - nosso planeta azul maravilhoso.











segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Christmas from Petrópolis



E, de repente, me vi dentro de um cenário todo iluminado em luzinhas prateadas que davam uma coloração meio azulada, pareciam inúmeras pedrinhas de brilhantes ou cristais Swarovski.  Uma coisa linda!
Toda a cidade de Petrópolis, no centro histórico, enfeitada para o Natal.
As pessoas, aproveitando o clima ameno e até meio quente para uma cidade geralmente fria, estavam nas ruas, tanto de dia para as compras galopantes desta época, quanto na noite iluminada.  Muitos turistas e crianças brincando nas praças e jardins.
E eu fui lá à noite para mostrar a minha mãezinha tudo isso, porque ela simplesmente adora Natal.

Há tempos eu entendo de uma outra forma tudo isso que acontece nesta época do ano e não me motivo mais como antes para fazer festas e encher a casa com família.  Na verdade, gostaria muito de estar com todas as pessoas que eu gosto e amo muito, mas sei que tudo ficou mais difícil nos últimos tempos, com tantos morando longe, tendo que se dividir com a família dos seus cônjuges ou porque não estão em condições para participarem de festa e troca de presentes ou porque já não veem com o mesmo significado esta data.
Eu, por exemplo, acho lindas as ornamentações natalinas, tudo tão fofo, tão brilhante, as comidas deliciosas, mas não me apetece a loucura e os excessos desses dias.  A correria desenfreada pelas compras, o tráfego complicado e o calor me tiram totalmente do sério. 
Mas, ver luzinhas piscando, árvores de natal, desfiles natalinos e os diversos corais que se apresentam nesta época nas ruas da minha cidade é uma coisa que gosto muito.  Só não aguento mais ouvir a chata da Simone, cantando "Então é Natal" em todas as lojas que entro. Affee, ninguém merece!!!

Já comprei quase todas as lembrancinhas natalinas para os de sempre e neste final de semana, completei o pacotão natalino que envio todos os anos para um afilhado do Orfanato da minha amiga Carmem Lúcia.
Esta é a parte que gosto mais, que me dá prazer de verdade e que está inserida a grande mensagem do que é natal para mim.

Um beijo natalino para todos amigos.