Minha Favela Chic
Rose Garden - Paul Klee
A tela de Paul Klee em tons de rosa, pastéis e lilases é linda e eu a colocaria num lugar especial em minha sala, com certeza.
Mas não adianta, para mim ela simplesmente será sempre visualizada como o sonho, a utopia de quem vive numa cidade considerada uma das mais belas do planeta, mas que tem um número assustador de favelas, beirando 1000 em todo o estado.
Digo utopia porque seria lindo demais ver as casinhas coloridas como na tela, pintadas e com um canteiro de rosas na frente de cada uma. Um lugar humanizado e digno para se morar, sonho de todo brasileiro.
Infelizmente a realidade é outra, as favelas que se debruçam sobre a cidade, e algumas já se estenderam pelos bairros, são feias, sem saneamento básico, sem reboco, só nos tijolos, fios emaranhados, lixo espalhado em algumas encostas e em épocas de eleições, placas de políticos emporcalhando ainda mais o visual urbano.
Com uma população diversificada de várias partes do país, 98% de trabalhadores e 2% de bandidos infiltrados que aterrorizam não só o local como várias partes da cidade.
Quem gosta disso e acha 'exótico' são alguns turistas estrangeiros que fazem visitas a estas favelas para observar de perto como vivem os pobres do país e já virou até um tour chic, saindo das margens da cultura turística para se tornar uma atração altamente lucrativa e disputada.
Como fazer disso tudo um Rose Garden, teria alguma solução ainda neste século?
Como diminuir as diferenças sociais tão gritantes e tão próximas como vistas nesta foto abaixo da Paraisópolis em pleno bairro nobre do Morumbi em São Paulo? Varandas com piscina e vista para a favela. Tem quem goste!
Favela horizontal em Sampa
Portanto, a linda tela de Paul Klee aos meus olhos lembra uma favela, uma favela chic, talvez pelo fato de meus olhos já terem se acostumado com tantas visões das mesmas pelo meu estado, porque para todo lado que se olha, mesmo nos mais caros bairros vemos uma favela à mostra.
Envoltas em paradoxo é assim a beleza das telas reais que vejo em meu cotidiano.
*Imagens Google