.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cada louco com sua mania







Sempre tive atração por objetos antigos, principalmente aqueles que remetem uma idéia de tempos calmos, tardes compridas, casas aquecidas pelo cheiro do chá ou café e da gentileza humana. Os "tempos da delicadeza" como dizia Chico Buarque.



Por isso os Bules com seus designs elegantes me chamavam atenção, então comecei uma pequena coleção dos mesmos. Não podia ver um, esquecido numa feirinha ou no fundo de alguma loja de velharias que comprava, levava para casa e limpava-os em todos os seus meandros, deixando-os com ar de novinhos. Daí que tenho uma pequena e linda coleção desde os nacionais, japonês, chinês, alemão, etc...


A partir dessa mania, apaixonei-me, logo em seguida, pelas xícaras, companheiras inseparáveis dos bules - pequenas, finas, delicadas, coloridas e atraentes. Com o tempo fui adquirindo um monte delas e curtia tanto que comprei um móvel só para sua exposição e só de vê-las já me fazia feliz. Vez ou outra eu as uso para servir pessoas que estimo e que valorizem um cafezinho servido numa dessas belezinhas.


Na mudança para outra cidade, tive que dividi-las, levando um pouco delas para o apartamento. Mas numa cidade onde o mar e a temperatura pedem mais uma cerveja ou refrigerante gelados, "xicrinhas" de café são pouco usáveis.

Mas eu continuo a admirá-las com paixão e estão em outro móvel destinado a isso.

Aliás, descobri que tenho uma atração fatal por xícaras, antigas ou novas. Adoro peças em porcelana e, se entrar numa loja onde estejam expostas, sou capaz de passar muito tempo por ali, pegando, olhando, às vezes compro, outras não comprando nada. Mas me entretenho por um bom tempo observando-as.  Cada doido com sua mania, né!


Já colecionei também caixinhas de jóias de porcelanas, pinguins e ultimamente (não se espantem) - galinhas - sim, mas enfeites em forma dessas aves.



E você, coleciona algo ou tem alguma mania meio doida como as minhas? 




















(Post escrito em 03/maio/2008)

















30 comentários:

Tati disse...

Beth, você é canceriana? Nossa! Tão classica! Não apenas por gostar de colecionar, mas pelos objetos de coleção e seu significado. Incrível! Eu não entendo do assunto, a Astrid, Dalla, Antônio Rosa entendem melhor! rsrs
Lindas suas xícaras. Eu sou péssima com coleções. Só coleciono fotos. Ah, sou apaixonada por elas, tem fotos em todas as partes da minha casa, meu computador é lotado delas, sem falar nos muitos álbuns e caixinhas, mas não acho que dá para chamar de coleção, não é?
Minhas loucuras são outras! rsrs

Marilia Marques disse...

Oi Beth, minha loucura é um pouco parecida com a sua, adoro coisas antigas e tal como você falou, coisas que transmitam paz... sua coleção é muito linda, ADORO bules...e muitas outras coisas...fico imaginando o que cada peça já assistiu nos seus muitos anos de uso! Muito interessante a quantidade de peças diferentes que se vão encontrando em feiras e casas antigas....dê uma passadinha nos meus blogs e vai entender o que estou falando...acho até que vai gostar!

armazemdepaixoes.blogspot.com
esse é o meu blog pessoal, das minhas paixoes...

armazemdevelharias.blogspot.com
lojinhadocampo.blogspot.com
esses são meus blogs de vendas...

estou à espera da sua visita, será mujito bem vinda no meu mundinho de velharias e antiguidades...

Um abraço de Portugal

Marília Marques

pensandoemfamilia disse...

Oi Beth
Lindas as suas coleções. Eu aprecio porcelana. Admiro nas lojas, mas não compro as muito finas.
Não coleciono nada. Na realidade é preciso muito cuidado para tê-las, não só para não quebrar, mad tb para mantê-las limpas.
bjs

Glorinha L de Lion disse...

Que lindos seus bules e xícaras! Alguns já conheço e são lindos mesmo! Eu não gosto de coisas usadas, tenho uma certa cisma...prefiro as novas, hehe cheirando a novo! Também adoro coleções, já fiz de chaveiros, faço de canecas...adoro! beijinhos,

Anônimo disse...

Que delicia essas coleçoes. Adorei os bules! Ah estou lendo nocomentario da Taqti que voce é canceriana! Esta explicado: nostalgia, lembranças boas, bom gosto. Eta signo bom!
Bjos

Liza Souza disse...

Beth, achei sua colecao um charme. Também coleciono xicaras. Em cada lugar que vou trago uma; mas elas sao mais simples que as suas.
Beijos

Caca disse...

Oi, Beth. Da última vez que estive no Rio,visitei uma galeria em Copacabana que possui vários antiquarios e fiquei num frisson de dar gosto. Sou apaixonado por memória e identidade, então, objetos antigos muito me fascinam. Lindíssima a aus aocleção. Abraços. Paz e bem.

chica disse...

Que legal tua coleção .Eu tive coleção de fontes, aliás trazia de onde passava,nem sempre pequenas e fáceis de carregar,rsrsr...

Quem entrasse em minha casa se estivesse apurada, saia correndo pra fazer pipi, pois era barulhinho de água correndo em cada peça... beijos,tudo de bom,chica

Zélia Guardiano disse...

Que postagem encantadora, Beth!
Um verdadeiro tesouro , as suas coleções: cada peça mais linda que a outra!
Também tenho, sim, minha mania: coleciono chapéus.
Como tenho, já, 66 anos e minha pele é muito clara, vulnerável aos raios solares, uni o útil ao agradável: mantenho a coleção e ainda me protejo...
Agora, o seu gosto me cativou: quem sabe vou seguir seus passos na linda trilha dos bules e xícaras...
Enorme abraço e beijinhos,
Zélia

Eliete disse...

Beth adorei suas coleções de chícaras e bules. Tb tenho alguns bules(de família) e passa-me a mesma impressão :delicadeza
Não chego a colecioná-los, mas gosto de vê-los em feirinhas.
Minha mania são os livros. É uma loucura!bjs

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Como você, também adoro peças antigas.
Embora adore bules, pois adoro chá, não cheguei a colecioná-los (talvez pelo tamanho). Mas tenho uma pequena coleção de xícaras e de caixinhas, cada uma com seu armário próprio. Mas já as considero praticamente encerradas (as vitrines estão completas).
Nossas coincidências não terminam aí. Também tenho um início de coleção de pequenos pinguins. E alguns patinhos. Todos de lembranças de viagens.
bjs

Lu Souza Brito disse...

Bom dia Bethinha,

Como disse a Tati, coisa de cancerianos - mas você é canceriana como eu???
Eu também acho linda estas peças - até ganhei alguns de uma senhora amiga minha - do tempo em que ela casou (creio que uns 40 anos atrás), mas nao coleciono. Tenho sim paixão por xícaras, estas novas agora com estampas super modernas, as "asas" em formato de borboletas, etc.
Já tive coleção de enfeites como anjos, bruxinhas e bailarinas de resina - mas doei parte deles tenho so os que ganhei de pessoas especiais. Coleciono chaveiro de diversos países.
Tenho paixão por pulseiras e brincos e com isso, caixas e mais caixas, pode ser chamado de coleção?

Beijoooos

Luciana disse...

Beth, sou louca por xícaras, bules também, mas desde que me entendo por gente que amo xícaras, depois veio os copos. Adorei o pouco que vi da sua colecão.

Beijo

Misturação - Ana Karla disse...

Beth, também gosto muito de antiguidades.
Estão lindos os seus bules, as xícaras. Dá logo uma vontade de um chazinho(rsss).

Olha, eu tenho uma coleção de convites de casamento, formaturas, 15 anos, aniversários, Santinhos, entre tantos outros. Por que normalmente, as pessoas descartam após o evento, não é verdade? Mas há bons anos, resolvi guardar todos, e algumas pessoas, "donas" de alguns convites desses que tenho, me pedem, pois até mesmo eles, se desfizeram. Mas eu não dou. rsss
Esquisito, né?

Tenho também, uma coleção mais normal(rs), como a de chaveiros.

Xeros

Lúcia Soares disse...

Já quis fazer uma postagem sobre meus pinguins...Tenho uma coleção grande,toda encaixotada...
Depois vou falar sobre eles.
Suas coleções são lindas. Gosto muito de bules, xícaras, mas nunca pensei em colecionar.
Já tentei fazer uma coleção de vidros de perfume, mas parei nuns 8apenas.. rsrsrs (vidros vazios)
É uma distração sair por aí, garimpando objetos de estimação.
Beijo!

Beth/Lilás disse...

GENTEEEEEE!

Eu sou Ariana mesmo.
bjs

==========================================================================

Manuela Freitas disse...

Olá Beth,
As tuas colecções são bastante refinadas! Os meus gostos tb fogem para o clássico. Gosto de antiguidades, mas confinam-se às heranças, visito feiras de antiguidades, mas é tudo muito caro.
Eu o que colecciono mais são livros, cds, dvd e tenho uma enorme colecção de mochos. Foi engraçado que um dia comprei um e depois a família começou a dar-me, sempre que ia a uma feira de artesanato lá vinha com alguns, os amigos também me passaram a dar, quando iam viajar, agora tenho mochos de várias nacionalidades. Outra coisa que faço colecção é de aderentes para o frigorífico e sempre que viajo trago dos sítios que visito. Sou coleccionadora e já nem me refiro a outras coisas! rssssssssss
Beijinhos e bom fim de semana,
Manú

Isabel disse...

Beth,
adorei a sua coleção de bules. Adoro bules, porque adoro chá e todo o ritual do chá. Louças antigas também me encantam. São tão charmosas e como você disse evocam outros tempos mais tranquilos.
Bjs

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Beth
Eu também amo objetos antigos.
Os meus moveis da minha casa no Brasil eram quase todos de antiquário.
Faço coleção de xícaras antigas (ja' mostrei algumas no blog), coleciono caixas de chocolates e da Ladurèe e coleciono colares diferentes.
Amei todos os teus objetos.
Bjo grande
Léia

Unknown disse...

Muito interessante e bonita esta colecção.

Beijo e bom fim de semana.

Naty disse...

"Se chovesse felicidade, eu lhe desejaria uma tempestade. Feliz Natal e um Prospero Ano Novo repleto de saude paz amor na companhia de todos os que vos são queridos.
São os nossos maiores desejos.
Bjs com carinho

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Flor!
Você é uma pessoa muito querida e quem eu tenho profunda admiração e respeito. Por isso vim antecipar meus votos de um feliz natal e que o verdadeiro sentido desta data se faça sempre presente, na sua vida, na sua casa e na sua família!

Boas festas!

beijinhos

Monica Lidizzia disse...

Quanta coisa fofa, Beth!
Eu coleciono - meio displicentemente - caixinhas de fósforo e cartões tipo Mica, sempre acho que, algum dia, terão "muita" utilidade".

bjnhs

Eva disse...

Oi Beth, lindas suas coleções, diria reliquias. Eu amo xicaras, bules, sopeiras, talheres, espelhos, pratinhos pintados a mao de colocar na parede,tenho que me segurar, pois não posso entrar num antiquario que estou arrematando alguns, ehehhe. beijão lindo post!

Kelly Kobor Dias disse...

Não coleciono nada, não consigo guardar nada, mas você me fez lembrar dos bues antigos que minha mãe tinha no armário quando eu era criança, eu tinha uma vontade de mexer....rsrs beijos

lolipop disse...

Oi Beth!
Achei linda sua colecção. Eu já coleccionei latas antigas, agora só livros mesmo...(risos)
Carinhos
Bom fim de semana!!!

Cristiane A. Fetter disse...

De colecionador a doido todo mundo tem um pouco, rs.
Adoro colecionar, mas tomo cuidado, já que isso pode tomar conta do espaço da sua vida.
Como também gosto de viajar aliei uma coisa a outra. Quando viajo compro imas de geladeira, ou camisetas ou (com certeza) uma xícara, não como as suas, mas aquelas grandes.
Se pudesse faria um lugar especial na minha casa para deixar isso a mostra, mas sabe como é, casa alugada nem sempre é possível, então por enquanto minhas coleções estão dentro de caixas dentro do basement.
bjks

Marilia Marques disse...

Oi Beth....
....descobri mais uma "loucura" em comum....tambem sou ariana!!! rsrsrs

Beijinho

Marília Marques

Dani dutch disse...

WEb-mãe, que lindeza sua coleção.
Ano passado consegui levar duas travessinhas pra minha mãe com muito custo, foram na mala de mão e ela adorou. Quando chegar tiro foto e posto pra vc ver.
Eu coleciono livros. bjuss

Teredecorando disse...

Olá Beth,
Estou na maior correria...Visitas etc...Mas...
Que bacana seu post. Adoro esse passado/presente. Viajamos para momentos mágicos através dessas xícaras, bules e tantos outros.
Muito lindo!!!
Amiga, espero que 2011 possamos nos encontrar mais. Felicidades, saúde e muito amor para você e sua família.
Saudades.
Tudo de bom
Bjs mil