.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Saudade da macaca







Estou reeditando este post, pois agora tenho um grande número de visitantes e amigos portugueses e acredito que seja interessante, tanto para eles quanto para nós, brasileiros, entendermos melhor a nossa querida língua portuguesa.

As palavras abaixo são do amigo Rui do Pé de Cabra, num comentário deixado há tempos sobre um joguinho muito conhecido aqui quanto por lá em terras lusitanas, mas vejam a diferença na linguagem que usamos nos dois países: 
"Mas,o que de facto me agradou,foi o joguinho da macaca.Aos sábados,depois de almoço,toda a família joga a macaca,aqui no meu terraço(desde que não chova,é claro)...Pode ser um disparate,mas é um hábito que dura,pelo menos,desde que meus pais nos habituaram.Amanhã seria dia da macaca!Um abraço.
"O "jogo da macaca" é o que aparece no boneco da postagem de Beth.No chão,a giz,desenha-se aquele boneco.Aqui,não costumamos desenhar os números,que correspondem à ordem das casas a saltar.Saltam-se pé a pé,com os dois pés ou com os pés cruzados...Quando se atinge a casa final,dá-se uma volta no ar(durante o salto)e faz-se o percurso inverso.Recomeça-se com outro tipo de salto e,assim,sucessivamente.Pelo meio há uma lengalenga que se canta e que varia de terra para terra.Apenas serve para afinar a destreza...O coro da lengalenga e os ditos familiares,durante o jogo,dão a animação.Hoje,devido à chuva,não jogámos a macaca.Quando vi o boneco,encimado por "saudades",pensei que pretendia referir-se ao "jogo da macaca"..."
Aí está, então, a forma como nossos amigos portugueses chamam o Jogo de Amarelinha aqui do Brasil lá em Portugal - Jogo da Macaca. Engraçado, né! Mas, bem original, afinal pula-se que nem uma macaca neste joguinho que pertence ao folclore mundial.
Para começar Amarelinha vem do francês 'marelle' que, por adaptação popular ganhou a associação com amarelo mais o diminutivo.


É conhecida por diversos nomes:
Em Portugal há outras variações: jogo da macaca, jogar ou saltar à macaca (no norte), e ainda jogo-do-homem e pé-coxinho.
Em Moçambique chama-se avião ou neca.No Rio de Janeiro (Brasil) pode ser ainda academia ou cademia e marelinha.Na Bahia e no Pará, (Brasil), diz-se pular macaco ou macaca, semelhante a Portugal.Em Minas Gerais (Brasil) é maré.No Rio Grande do Norte (Brasil) é avião, como em Moçambique.No Rio Grande do Sul (Brasil) é sapata.Na Espanha a brincadeira é chamada: cuadrillo, infernáculo, reina mora, pata coja ou rayuela.No Chile e no Peru é a rayuela.Na Colômbia é chamada coroza ou golosa.Nos Estados Unidos é hopscotch.Na França, por fim, é marelle, denominação que deu origem a amarelinha, marelinha e maré no Brasil.Na Galiza o jogo tem vários nomes: a chapa, truco, mariola, peletre, cotelo, macaca, estrícula, entre outros. Ainda que hoje a sua prática esteja muito reduzida, tempos atrás jogou-se em mais de 40 desenhos diferentes. Regras 
Uma das versões do riscado da Amarelinha 
O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, exemplificada na figura ao lado, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval.

Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.

Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente.
Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.
Em uma outra versão, mais complexa, o jogo não termina aí. Quem consegue chegar ao céu vira de costas e atira a pedrinha de lá. A casa onde ela cair passa a ser sua e lá é escrito o seu nome (caso não acerte nenhuma, passa a vez ao próximo jogador). Nestas casas com "proprietário" nenhum outro jogador pode pisar, apenas o dono, que pode pisar inclusive com os dois pés.
Nesta versão, ganha o jogo quem conseguir ser dono da maioria das casas.
Com certeza qualquer um de vocês já brincou deste jogo uma vez na vida e a lembrança desses dias gloriosos é sempre muito feliz. O Rui, ao que parece, trouxe esta brincadeira até os dias de hoje e, imagino como deve ser bom "pular a macaca" no seu terraço. Grande privilégio ele tem!

Brasil e Portugal tem muitas semelhanças na linguagem, mas o dia a dia de cada país, revela muitas diferenças e por vezes palavreado engraçado para eles ou para nós.

Imaginem um gringo, ou mesmo um português, ouvir algo do tipo:

- Ó u auê aí! Que quer dizer: Pára com esta bagunça!
- Eu tô qui tô! Que quer dizer: Eu estou super feliz!


Expressões como estas, nem os grandes linguistas como Saussure ou Chomsky poderiam explicar!












Fonte: http://pt.wikipedia.org/wik)i/Amarelinha



28 comentários:

Cris França disse...

que legal Beth, adorei a curiosidade!

olha que achei que estavas a falar de mim...que amo bananas, mas nem tanto assim...rsrsrsrsrs

bjs querida

ManDrag disse...

Amiga,

Acho louvável, em todos os aspectos, que uma família mantenha um hábito de escolher um dia para se dedicar a brincar em conjunto os jogos infantis com que cresceram e aprenderam a sociabilizar.

Se as crianças de hoje pudessem viver mais na rua e jogarem à macaca livremente...

Abraços

Teredecorando disse...

Olá Beth,
Que interessante! Já brinquei muuuuuuito. Adorava.
Bjs mil

pensandoemfamilia disse...

Beth querida

Vc consequiu ver o meu e-mail, será que o seu hotmail colocou-o no spam? Poderia passar no meu blog e confirmar seu e-mail?
grata. Ainda vou ler este seu post.
bjs

Lucia disse...

E por aqui se chama Hopscotch. Eu amava amarelinha e pulava quase todo santo dia com minhas amigas quando era crianca. bjos

Manuela Freitas disse...

OLá querida Beth,
Este jogo da «macaca» não tem conotações políticas ao dia 3 e ao próximo dia 31? rsrsrs
É verdade o que eu joguei o jogo da macaca, adorava o jogo da macaca e quando ia para a escola lá levava a minha patelinha. Ainda joguei esse jogo com os meus filhos!
Também era doida pelo «mata», conhece? Claro aí deve ter outro nome!
Desejo que estejas bem e muitos beijinhos,
Manú

Vanessa Anacleto disse...

Beth, que barato e que saudade do meu tempo de amarelinha.

Estou com uma nova edição do concurso de contos no blog. Convido para conhecer e , se achar interessante, divulgar em seu blog.

Muito obrigada

Nilce disse...

Oi, Beth querida

Alegro-me em poder estar aqui contigo novamente.
Que saudades dos meus tempos de amarelinha. Até pouco tempo, quando encontrava desenhos em alguma calçada, eu e minha filha saíamos pulando.
Gostei muito do post.

Obrigada pelo seu carinho.

Bjs no coração!

Nilce

ML disse...

Jogo da macaca, Beth?

Essa é muito boa!

bjnhs boa semana

Bordados e Retalhos disse...

Beth quem não jogou esse jogo na infância? Eu adorava. Que bom ler esse post e passear na memória. Bjs

aminhapele disse...

Uma boa recordação,minha querida amiga.
Já não me lembrava desse comentário.
A verdade é que,e desconhecia completamente,a macaca é conhecida mundialmente(embora com nomes diferentes).
Agora,sempre que possível,mantemos o jogo no terraço.Nos últimos sábados,não o temos praticado.
A idade já não nos permite grandes saltos...
Até a Martinha,uma cadelinha com 14 anos que era a primeira a pular na macaca,já se estira debaixo do pessegueiro!
Nos próximos sábados,com os filhos,vamos jogar a macaca para a Madeira.
Beijo grande.

lolipop disse...

Oi amiga!
Agora, por aqui, as crianças já não jogam à macaca nos recreios das escolas.
Mas era um joguinho muito tradicional, sim. Foi engraçado ouvir vc falar disso.
e vou-te confessar uma coisa, essa história da diferença de vocabulário, até me ...rsrs.
Imagina "rapariga", aqui é uma palavra que usamos normalmente...pois um amigo lá do blogue, disse-me que aí tinha um significado muito mau...
Uma vez também me aconteceu iniciar um comentário dizendo "Aqui, no sítio onde vivo, o tempo está a aqucer...", eu só queria dizer -aqui, na minha cidade-, mas a pessoa entendeu que eu vivia num "sítio"...(eu até que gostaria, mas moro num terceiro andar...rs).
TERNURAS
TENHA UM EXCELENTE DIA!

Liza Souza disse...

Eu adorava pular amarelinha. Que saudade! Ainda bem que os filhos nos proporcionam a oportunidade de reviver as belas coisas da infancia.
Beijos

Socorro Melo disse...

Beth,

Muito legal esse post, adorei. Já brinquei muito quando criança. Aqui na minha terra chamávamos cademia, porém hoje, as crianças daqui já chamam amarelinha.
Não sabia que esse joguinho era tão famoso, no mundo todo, kkkkk

Beijos
Socorro Melo

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Pulei muita "amarelinha", que era uma das grandes brincadeiras de tempos atrás.
Você sabe que hoje, com o predomínio de apartamentos e falta de quintal para as crianças, existe um jogo de amarelinha num tipo de tapete?
A criança desenrola o tapetinho e brinca em qualquer espaço.
Beijo.

Glorinha L de Lion disse...

KKKK Gostei de saber dessas curiosidades...Mãe Gaia cultural...tipo vc sabia? Lembra? Nunca podia imaginar que essa brincadeira é a mesma no mundo todo, só os nomes que variam. Legal pra caramba! Gostei de saber disso.
Beijinhos. Vamos pular a macaca essa semana? Pra mim, que já ando com a macaca, vai ser fácil. hehe, bjs

Unknown disse...

Que pesquisa maravilhosa, que post interessante Beth.

Obrigada pelo comentário lá na Giovanna, fiquei comovida. Eu nasci em Brasília mas moro há 2 anos em Curitiba-PR, uma cidade fantástica.

Beijos,

Lúcia Soares disse...

Lembro-me de ter comentado no post antigo. (por que não põe o link dele? seria interessante ir lá e ver o que escrevemos, não? ou tem e nem reparei? peraí que vou ver!)
Não, não colocou. rsrrs
Nem sei o que respondi, lógico, mas brinquei muito também. Bons tempos!
Beijos!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Beth querida, tudo bem?

Só sei que pular amarelinha ou seja lá como se chama é delicioso.

Òtima recordacao.

Tudo bem por ai?

Bjao

Beth/Lilás disse...

Pronto Lúcia! Coloquei também os comentários antigos, pode verificar abaixo:

Lúcia Soares disse...
Ah, Beth, que delícia de post!
Como pulei maré, aqui em BH, ora se não!!! Em vez de pedras, às vezes jogava com um pedaço da casca de banana, porque com a pedra se corria o risco dela resvalar e passar pra casa seguinte. Era um tempo bom demais, onde se podia ficar na calçada até uma 9, 10 horas da noite...Saudade!

domingo, 7 de dezembro de 2008 20h03min00s BRST


Beth/Lilás disse...
LUCIA,
BEM LEMBRADO! JOGÁVAMOS COM CASCA DE BANANA PARA ADERIR BEM AO CHÃO.
SÓ NÃO LEMBRO SE TINHA ALGUMA MUSIQUINHA QUE CANTÁVAMOS JUNTO.
PODE SER QUE ALGUÉM Aí LEMBRE!
BEIJOS
...................................................................

domingo, 7 de dezembro de 2008 20h17min00s BRST


aminhapele disse...
Obrigado pela lição,Beth.
Não imaginava que a "macaca" fosse tão popular e tivesse todos esses nomes,mesmo "amarela"...
As regras são as que diz.
Cada família introduz pequenas alterações de adaptação e os ditos adaptam-se a cada um(não lhe dou exemplos,porque são demasiado íntimos).
Acredite que,em família,a "macaca" é divertidíssima.
O facto de a chuva nos ter impedido,ontem,de a jogarmos,foi compensado por uma sessão musical:há quem toque piano,flauta,viola,órgão e acordeon...
A cantar,somos todos um desastre!
Mas,divertimo-nos muito!
Um abraço.

domingo, 7 de dezembro de 2008 20h26min00s BRST


Beth/Lilás disse...
OI RUI!
EU É QUE AGRADEÇO OS COMENTARIOS E A LEMBRANÇA TÃO SINGELA DESTE JOGO.
QUER DIZER QUE POR AÍ TAMBÉM TEM MUITOS MÚSICOS!
SE NÃO DÁ PARA A MACACA VÃO DE MÚSICA. ÓTIMO!
ABRAÇO CARIOCA
........................................................................

domingo, 7 de dezembro de 2008 22h01min00s BRST


Flávia Fayet disse...
Oi Beth, que lindo o comentário q vc escreveu no meu post "Cansei III"! Q pena q moramos tão longe, pois ia adorar ser sua "amiga", ter vc por perto para poder conversar, tens sempre uma palavra "up" p/nos dar, um elogio... Obrigada querida!

Bjão e uma semana linda!

Ah, qto ao seu texto, pulei mta "amarelinha" ou "sapata" como chamam aqui! Mas minha coordenação sempre foi péssima e "queimava" e nunca chegava ao céu! Hihihi

domingo, 7 de dezembro de 2008 23h20min00s BRST


Ana disse...
Sempre chamei de "Macaca", também!

Eu e todas as crianças da minha geração, na minha cidade natal - Lavras do Sul!

Beijooo!

domingo, 7 de dezembro de 2008 23h22min00s BRST


Laura disse...
Nossa, eu brincava de amarelinha tambem!!!
E tambem ficava até altas horas na rua!!!

Beth, vc comentou sobre a linguagem, aqui em casa rola muita coisa engraçada, porque o marido leva tudo ao pé da letra, ou nao entende mesmo, pois o que num falta sao expressoes!!

Beijosss

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008 07h38min00s BRST


As aventuras de uma brasileira no Egito disse...
Beth querida,

Eu conheco como amarelinha e joguei muitooooooo....usamos saquinhos de pano com areia ou ate casca de frutas, bananas, mexerica.....era brincar e se alimentar.....kkkkk

Muito legal esse post....

Deu uma saudade......

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008 09h17min00s BRST


Georgia disse...
Nossa, em cada lugar ela teve um nome diferente. Para mim sempre foi amarelinha.

Jogava com caco de vidro ou telha, mas casca de banana, kakakakkakak???

Essa eu nunca vi.

Bjus

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008 10h38min00s BRST

Rosamaria disse...

Beth querida, adorei lembrar do tempo em que jogava "macaca". Sim, no meu tempo era "macaca" que depois virou "sapata" e só há poucos anos virou "amarelinha". Tinha até aquela de atirar a pedra de costas e ficar dona do quadro.
Já fiz aqui no meu pátio, com fita adesiva amarela para as netas brincarem. Vou fazer de novo para o dia da criança, quando faço uma festa para a criançada.
Bjim.

Unknown disse...

OI Beth!

Que delícia brincar de amarelinha!

Até hoje, quando vejo crianças brincando, não resisto...vou lá e brinco junto!...hehehe

Beijos
Lia

http://liaks25.blogspot.com/

Nilce disse...

Nossa, Beth

Volto aqui para te contar que tem selinho para você no meu blogue e encontro esses comentários de posts antigos. Que legal menina.
Você é o máximo mesmo.

Bjs no coração!

Nilce

Ah, pega o selo lá. kkkk Me empolguei!

Ivana disse...

Bethinha, eu brinquei muito de macaca! Sim, é realmente desta maneira que chamamos a brincadeira lá no Norte! Como eu gostava! Eu andava pela rua catando pedras - que eu guardava em uma bolsinha especial - que eu julgava tivessem um design que me ajudaria a ganhar o jogo!
Boas lembranças!
Beijos!

Unknown disse...

Beth, meu bem.
"Da hora" essa postagem.
Vou aprender pra brincar aqui em casa.
Pelo visto só eu não brinquei de macaca, rsrs.
Eu só pulava de elástico, lembra???
Mas eu também não sabia que essa brincadeira existia em tantos lugares do mundo.
Muito show.
Beijinho, de mineirinha heim?rsrs

Michelle Siqueira disse...

Hahahaha, muito bom post Beth! Realmente há um abismo de signos e significados entre o português do Brasil e o europeu. Compreendê-los é respeitar a história de cada país. Bacana você ter se proposto a isso!

Michelle

She disse...

Hahahahaha adorei!

Bjo, bjo!
She

Maria Santos disse...

´Fiquei com saudade tbm, nossa brinquei mto de amarelinha, que saudade gostosa e como ela é popular pelo mundo, cada nome..rsrsrs
Bjs