.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Entre ABS e Airbags


O assunto que trago hoje não é muito a minha praia, pois quase nada entendo de carros, a não ser dirigir e chegar onde preciso, não percebo muito bem de máquina e pra dizer a verdade nunca me interessei, afinal aqui em casa já tem dois homens para ver isto por mim. Mas, segurança é algo que me importo e muito.

Acontece que ontem, meu marido, no jantar, falou-me desta novidade que chegou ao Brasil pela primeira vez e que os europeus já conhecem há tempos, por isso mesmo sua indústria automobilística é cuidadosa e bem feita. Para um público exigente e de segurança acima de tudo, por isso sempre tiveram este tipo de testes em seus carros, diferentemente daqui, onde o mercado comprador não observa tais detalhes,  sem muitos equipamentos de segurança e preferem a comodidade e beleza.
Então, foi criado por aqui o Latin NCAP que é uma variante do Euro NCAP, e que estreou com um resultado pra lá de polêmico, demonstrando que os carros aqui produzidos e comprados pelo povo, são inseguros e por isso fazem mais vítimas mortais, portanto os escolhidos para o teste, foram todos rejeitados.

Achei muito interessante mostrar por aqui este tema, pois sei que a mulherada não costuma ler os cadernos de automobilismo e esta novidade  deu um passo importantíssimo em relação à segurança dos veículos que dirigimos. 

Estamos evoluindo, mas tudo bem, só temos 510 anos ainda em relação à outros países e por isso aprendendo e começando a exigir nossos direitos.  Mas o que este Latin NCAP quer, é conscientizar sobre a importância dos itens de segurança. E quando os brasileiros exigirem por ABS e airbag nos carros, as fabricantes serão obrigadas a oferecê-los por um preço mais acessível.

Se quiserem saber mais sobre o assunto e verificar quais carros foram submetidos a estes testes, clique aqui.





16 comentários:

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Muito importante essa divulgação.
Meu carro tem o freio ABS e, outro dia, pude constatar sua enorme importância. Na estrada, os carros que estavam na minha frente brecaram de repente, em virtude da neblina, e eu consegui frear instantaneamente, com uma distância bem pequena do carro anterior. Se não tivesse o ABS, com certeza teria ocorrido um engavetamento. Valha-me Deus!
Bjs

Enviei um e-mail para você.

Isadora disse...

Beth, impostantíssimo alerta sim!
Eu não sou nada ligada em carros e nem gosto de dirigir, mas independente disso me preocupo com a segurança dos que estão em nosso carro.
Um beijinho

gabriela disse...

Oi amiga que saudade pois é já fêz um ano, o tempo voa.
Que lindo está o seu cantinho parabéns mais uma vez pelo seu bom gosto, e não só pelos temas muito interessantes, é realmente uma mulher fantástica.
Mil beijinhos e um abraço desta amiga aqui de Portugal

Bombom disse...

Muito importante este teu aviso, Beth! A segurança acima de tudo. Eu não imaginava que aí no Brasil não eram cumpridas todas as regras de segurança por parte dos fabricantes.
Aqui em Portugal, tal como na CE, há muitas exigências que eles têm de cumprir e, mesmo assim, a DECO e outras Associações de Consumidores, andam sempre a fazer novos testes e exigências. Não quero errar, mas parece-me que entraram já em Portugal, para venda, novos carros de produção brasileira e eles estão obrigados às regras europeias. Então, por que não as implementam também aí???
Vamos a fazer Campanha pela Segurança Rodoviária, a começar aí, pelos carros produzidos no Brasil. Isso é uma mais valia!
Bjs. Bombom

lolipop disse...

Olá Beth!
Puxa, aí os carros não têm ABS e AirBag?? Não sabia. Aqui não se compra nenhum sem isso, faz parte, da mesma forma que os cintos de segurança. E acredito que evitam danos maiores, sobretudo humanos nos acidentes.
Mas sou igual a vc...carros não é mesmo a minha área.
Obrigada pelo seu contributo lá no blogue.
BEIJOS

Zélia Guardiano disse...

Interessantíssima postagem, Beth!
Você está de parabéns por ter tido a idéia de dividir conosco a informação.
Realmente, segurança não é ítem que possa ficar relegado a segundo plano, para ceder o primeiro ao quesito beleza, na hora de se escolher um carro.
Muito grata, minha querida!
Abraço e beijinhos

Lúcia Soares disse...

Beth, ainda se fabrica "carroças" no Brasil, como dizia o Collor.
Mas agora parece que airbag vai ser obrigatório até me carro popular. Não sei, ouvi dizer.
Sou como você, preocupo-me em dirigir bem mas não conheço muito de carros. Sei distinguir algum ruido estranho, sei quando algo não vai bem, embora nem sempre identifique o que seja.
Nossos carros não resistem a uma simples e leve batida, já se amassam todo.
Que bom vai ser ter alguma modificação.
Bj

Nilce disse...

concordo com o Ale, Beth. Olhamos mais os detalhes de beleza e esquecemos os itens de segurança.
Apesar de que aqui a coisa é diferente. Marido pensa em segurança e prefere os que ofereçam as melhores, apesar de ser um belo de um "pé de chumbo".rsrs

Bjs no coração!

Nilce

Maria Célia disse...

Oi Betty
De muita utilidade seu post de hoje. Eu não dirijo, tenho pavor,mais minhas filhas sim, é bom que elas saibam destas novidades de segurança nos carros.
bjos

Teredecorando disse...

O design não é tudo. Isso para diversos segmentos.
Bjs mil

Macá disse...

Beth
Muito bom, vou lá olhar e..... passar para o marido ler também.
Eu quando troco de carro (o que não acontece muito rsrsrsrsrs) sempre quero com airbag, mas realmente não temos essa cultura de exigir esses ítens de segurança;
Boa dica.
bjs

Deia disse...

Oi Beth! É claro que o item mais importante sempre é aquele que fica atrás do volante - rsrs! Mas, depois desse, todos os outros deveriam seguir o requisito de máxima segurança para os que estão dentro do carro. Sou fã de freios abs e de air bags, e transporto minhas crianças no banco de trás com os cintos de segurança afivelados, mesmo que só percorramos dois quarteirões - você sabia que a maior parte dos acidentes acontecem a 50 metros da residência dos acidentados? beijos, parabéns pela chamada! Deia

Beth/Lilás disse...

Oi, Déia!
Sim, tô sabendo dessa teoria e já até falei pro filho sobre ela, pois depois de muitas horas dirigindo, de repente quando já se está chegando ao local final, relaxamos e é aí que acontecem os acidentes fatais.
Você faz muito bem em cuidar dos seus filhotes com este cuidado e eu também sou partidária dos carros com estes itens de segurança, mesmo concordando contigo que atrás do volante é que está o item mais importante - a consciência e responsabilidade do humano. Perfeito!
beijos

------------------------------------------------------------------------

Lucia disse...

Nossa, nao sabia que os carros ai nao tinham airbags!!! Isso aqui eh incluido no pacote de todos os carros que vendem. Que perigo, web-mae!!

Bjo

She disse...

Ui tenho nervoso de airbag, mas sei que no geral ele é mais pra seguro do que pra perigoso, da mesma forma que o cinto de segurança tb já causou mortes e machucados, NÃO estou de jeito nenhum fazendo apologia ao não uso destes elementos de segurança, mas da mesma forma que estou viva por conta do cinto, o que quebrou a minha mão no acidente que sofri foi o airbag que ainda queimou o meu braço, porque devido a fricção ele sai quente... Mas no todo, na prática e na estática é importante sim.Temos que nos proteger e temos direito sim a isso!
O meu comentário é mais de uma vítima da irresponsabilidade de doido do que qualquer outra coisa... ;)
Beijo, beijo Lindona!
She

ML disse...

Muitíssimo útil, Beth.

Acho vergonhoso que, de acordo com o país as fábricas coloquem itens de segurança diferentes.

bjnhs