.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Action Day 2010 - Water





Hoje, neste dia 15 de outubro, milhares de Blogs estarão postando em conjunto sobre o mesmo assunto - Água - a importância da água em nosso planeta e a ação de todos sobre a água limpa que precisamos para nossa sobrevivência.  Estamos, pois, plugados neste movimento internacional ao Blog Action Day 2010 Water para uma ação global e condução da ação coletiva.

Sabemos que nosso Brasil concentra 12% do volume de água doce do mundo e o rio Amazonas que é o maior em volume e extensão de todo o planeta. Mas, sabemos também que mesmo sendo um país com enorme disponibilidade hídrica no mundo, a poluição, o descaso, a incompetência das nossas autoridades e ignorância do povo comprometem este maravilhoso recurso em todo o país, refletindo no resto do planeta.

Moro em uma cidade que tem o mar ali na esquina e, mesmo quase não colocando os pés na água durante o ano todo, o prazer que tenho em passar e ver o movimento do oceano ou da própria Baía de Guanabara, tão linda, cantada em verso e prosa, mas tão abandonada e desprezada com os atos insanos das pessoas, mesmo assim, sinto-me privilegiada por ter este contato tão próximo com a natureza divina.


No feriado passado, fui com meu marido ver o Oceano numa das praias a poucos quilômetros de minha casa.

Aí está, chama-se Praia de Piratininga e fica na Região Oceânica no bairro de Piratininga que é um dos bairros em que se divide a cidade de Niterói no Estado do Rio de Janeiro.  
Este lugarejo antigamente tinha na pesca a sua atividade mais marcante, tendo inclusive sediado uma colônia de pescadores, mas com a especulação imobiliária crescente, durante o processo de nova configuração espacial do bairro, os posseiros sempre tiveram presença marcante sendo até hoje motivo de impasse, envolvendo as empresas imobiliárias, proprietários e o poder público. A área ao redor é a de maior conflito e também a que reúne o maior contingente de população de baixa renda. Os pescadores são os mais prejudicados nos dias atuais. Porque?


(Lagoa de Piratininga-foto Ney Rocha-Olhares)

Percebam que lugar maravilhoso.  Tem o Oceano Atlântico de um lado e do outro a Lagoa. Veja minhas fotos abaixo:

(Oceano e Lagoa de Piratininga- foto Beth Q.)


Todos querem isto, aproveitar um pedacinho desta beleza, usufruir o que a natureza dá de graça e ela é tão bendita, pois vejam só, além do Oceano Atlântico, avista-se todas as montanhas do outro lado do Rio, Pão de Açúcar, Copacabana, Pedra da Gávea, Dois Irmãos, Serra Grande e do lado direito a Lagoa que hoje, está praticamente ... morta.

Os domicílios do bairro de Piratininga apresentam características sanitárias que seguem o padrão predominante na Região Oceânica, ou seja, a ausência de rede geral de água e esgoto. (Wikipédia)

Nas últimas chuvas de verão no estado, assitimos o transbordamento da mesma, causando sérios prejuízos e destruição na região.  Mas, de quem é a culpa, o que será que aflige a Lagoa?
  
Visivelmente a ocupação humana.


Tantos são os itens que prejudicaram enormemente o ecossistema da região, reduzindo o volume e espelho d'água e com isso o consequente surgimento de áreas marginais secas, somados aos frequentes aterros irregulares, possibilitando o parcelamento e a ocupação do seu entorno.  Por sua vez, esta ocupação desordenada e irregular sentenciou a fauna e a flora originais do local, sobretudo no que diz respeito às formações vegetais típicas de restinga, praticamente extintas de suas margens.

Outro grave problema que aflige a lagoa diz respeito à poluição causada pelo despejo do esgoto domiciliar sem tratamento em seu interior. Pela inexistência de uma rede de tratamento de esgotos em toda a Região Oceânica, as Lagoas de Piratininga e de Itaipu acabam transformando-se em grandes receptáculos de esgoto doméstico, situação esta que causa frequentes mortandades de peixes. (Fonte aqui)


Tais fatos ilustram nosso modelo social e político no país, pois antes de estudarem se podem ou não construir em determinadas áreas como esta, simplesmente fazem vista grossa e a ocupação cresce em ritmo acelerado, mais do que a própria natureza que sequer tem tempo de reagir, de renascer para proteger nosso bioma.

Não podemos nos calar diante disso, principalmente hoje em que a água é produto dos mais caros e raros no planeta.

Esta é então a contribuição que gostaria de dar neste dia 15 de outubro, relatando, alertando, mostrando os fatos e a pérola de lugar que temos e devemos preservar para a humanidade. 

(Foto Ney Rocha-Lagoa de Piratininga)

...Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
(Guilherme Arantes)

45 comentários:

ML disse...

Então hoje é o "dia da água", Beth?Soube aqui na sua "Gaiapedia".
Dizem que a água será o petróleo no futuro. Que será cotada nas bolsas de valores!
Faço o que posso pra economizar o gasto aqui em casa, mas quando a gente olha o pouco caso com que ela é tratada dá medo.

bjnhs e parabéns por mais um post ótimo.

Unknown disse...

Beth,

Lindo, lindíssimo post! Fiquei encantado com as fotografias e com um texto magnífico.

Parabéns.

Abraço.

António

meus instantes e momentos disse...

Muito bom o post.
Consciente. Gosto daqui
Maurizio

Tati disse...

Oi Betita, eu conheço Piratininga. Frequentei, há muitos anos atrás, uma das mansões. Era de um casal amigo de um ex namorado (muitos anos atrás mesmo... hehehe). Lugar lindo e uma pena que esteja vivendo tal realidade de degradação. A responsabilidade é nossa! E se não olharmos pela nossa casa, quem o fará? Eu sei que deveria estar mais engajada, e estarei, preciso tomar esta consciência. Textos como o seu, o da Astrid, mostrando a riqueza que temos e o Alê, mostrando que uma mudança é possível, fazem minha mente fervilhar! Um grande beijo.

Maria Célia disse...

Bom dia, Beth
Excelente texto, oportuno, num momento que parece que estamos acordando pra real necessidade de se fazer algo por nossa água.
Ainda temos muito caminho a percorrer até que este desrespeito à natureza diminua.
Muito bacana este despertar pra um problema que está gritando à nossa porta.
Fotos lindas.
Bjos

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Beth querida, parabéns pelo post.

Lindas as tuas fotos e que saudades me deu desse cantinho. Eu e o Christina fomos uma vez na Lagoa de Piratininga.

Fiquei assustada em Natal com o desperdício das pessoas jogando água na calcada, aguando as plantas, eram litros e mais litros jogados fora. E o pior é que mesmo falando as pessoas mais velhas nem estavam ligando. É difícil educar esse país, viu.

Um beijao

Telma Maciel disse...

Beth, isso é MEGA importante!! Penso "o que vamos fazer pra enfiar na cabeça desses seres humanos que PRECISAMOS PRESERVAR o meio ambiente?" É necessário! Olha que ignorância!
Eu fico chateada pq parece que moradia está dando mais dinheiro e é isso que todo mundo quer e só! Não importa se vamos ter vida daqui alguns anos, o importante é ter casa!
Na estrada pra minha cidade tem montanhas... lindas! Mas estão acabando pq estão contruindo condomínios! O que eu acho mais estúpido é que prometem as vistas mais lindas dos seus aps e casas dentro dos condôs mas, com essa construção acelerada de condomínios, daqui a pouco só vão ver a mata do jardim do vizinho... Pagam caro por essas moradias, mas não pensam que no futuro não vão ter esse bem pelo qual pagaram. Me revolta!
Fiz uma série de posts sobre preservação ambiental, mas tem um especial, sobre uma guerra para a criação de um Parque Ambiental que preservará uma área CHEIA de nascentes!!! Aqui: http://telmanodivan2.blogspot.com/2010/08/avatar-sera-que-entendemos.html
Beijo grande!

ManDrag disse...

Salve! Amiga

Respondendo ao teu apelo já fiz o meu post dedicado à água. Espero lá pela tua visita.

Quando estive em Niterói fui visitar Icaraí e apanhei um dos maiores choques de indignação da minha vida ao ver uma praia tão linda, enquadrada por uma baía maravilhosa, completamente imunda pelos esgotos urbanos que desaguavam directamente no areal. Com tabuletas (colocadas pelos organismos oficiais) por toda praia avisando que era zona imprópria para banhos e lazer. ISTO EM 2008!!! Acredito que ainda se mantenha a mesma triste realidade.
Mais triste ainda é saber que é uma realidade que se repete por todo este país. Não é assim que se constrói um país que se pretende evoluído e civilizado!

Como dizes e muito bem, a ganância do lucro fácil do mercado imobiliário leva a todo o tipo de crimes urbanos e ambientais. POR TODO O BRASIL!!!

Já disse no blog do nosso amigo Mauj, o Brasil seria lindo só com índios e bichos selvagens. A presença duma população que se diz civilizada está apenas destruindo imoralmente e em perfeita consciência uma das mais belas regiões deste nosso tão violentado planeta.

Abraços de esperança

Lucia disse...

Querida Web-mae, eu nao gosto de participar de blogagens coletivas, entao ficarei so na leitura, mas tenho que dizer que amei as fotos!

Eu cresci indo nessa praia de Piratininga com minha familia e amigos e como me bateu saudades vendo as fotos!

Bjos

chica disse...

Lindíssimo post.belas fotos e o tema, importantíssimo!beijos,chica

Ana disse...

Um brinde, com água pura e cristalina!

Beijão!

Unknown disse...

Oi Beth! Muito bom o post, as fotos são lindas, dá um aperto no coração saber que está tudo comprometido pela irresponsabilidade de nós, os seres humanos. Claro que nós podemos melhorar isso, fazer a nossa parte, mas temos que ficar em cima das autoridades também, não podemos ficar calados como você mesmo escreveu. ´
Eu espero que o povo acorde pra vida e passe a cuidar do que realmente é importante e não espere o desastre acontecer pra daí tomarem consciência das coisas.
Bjos e uma ótima sexta-feira pra você!

Glorinha L de Lion disse...

Betita, que beleza de fotos! Fazem jus à beleza real desse lugar. Moro ali, pertinho, e sei dessa degradação a cada dia mais e mais. O entorno da Lagoa foi ocupado por favelas, pena que não apareceram em suas fotos. A especulação imobiliária na cidade de Niterói é um caso seríissimo, pois antes não se podia construir prédiosaqui na RO, só casas e agora, já há prédios pra todo lado. Onde o esgoto está sendo jogado? No mar, óbvio. É triste viu? Eu moro aqui há quase 22 anos e só vejo degradação e pouco caso com a natureza. Há vários condomínios, eu mesma, moro em um, mas se a gente resolve podar uma árvore, vem o IBAMA e multa, uma multa altíssima. Mas as favelas crescem sem freio, sem fiscalização nos morros, matas e reservas florestais sem que um fiscal da prefeitura dê as caras. Já fiz várias denúncias e nada. Esse é o nosso Brasil, o Brasil que dá voto.
Lindo, lindo, lindo e muito importante seu post. Que todos leiam e divulguem o que estão fazendo com a cidade de Niterói, e, com a região Oceânica: crime ambiental!Beijos

Unknown disse...

Bom dia Beth,

Como sempre deu um show...belas fotos e o texto maravilhoso...fiquei mais tempo só olhando as fotos e lembrando como nosso planeta é belíssimo.

Que pelo menos a gente possa contribuir para a preservação dele!

Beijos,

pensandoemfamilia disse...

Olá Beth
Sou persistente e não desisto, acho que está havendo alguma questão no explore e por lá não estava conseguindo acessá-la, mas aqui estou através do Mozilla.
Belo post. Tudo que disse assino em baixo. Como vc admiro esses locais que temos privilegio de poder usufruir. Mas, quanto descaso!
Que este grito de alerta sacuda e acorde a todos que se fazem de surdos.
A natureza não perdoa....
bjs

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Lindas fotos.
Importantíssimo o alerta do seu post.
Infelizmente, até pouco tempo não havia qualquer conscientização a respeito da preservação da água.
Muito lentamente, estamos caminhando para uma preocupação saudável, e esperamos que bem tão precioso seja cada vez mais respeitado e preservado.
Beijos.

Isadora disse...

Oi Beth que importante alerta e que bom que nesse espaço conseguimos gritar e chamar a atenção do outro.
Ou cuidamos de nossos recursos naturais, ou padeceremos todos, isso é certo.
Um beijo

Unknown disse...

Pela sede, aprende-se a água ...

Beijo e bom fim de semana.

lolipop disse...

Querida Beth!
Seu post é digno de nota dez...pena que só a blogosfera tenha acesso a ele...devia ser lido mais amplamente.
Carinhos muitos

Astrid Annabelle disse...

Alô Beth querida!
Consegui chegar...fiquei sem net...justo hoje???pode???
Seu post está espetacular e como sempre com imagens lindíssimas.
Conheci Niterói quando tinha uns cinco aninhos...ainda era muito bonita e sem tanta sujeira...
Que pena que os humanos não têm jeito mesmo...falam...falam..e falam. E fazer? Quando?
Começa em casa essa educação.
Devemos de fato fazer, nem que seja em casa mesmo. Já é ao menos ALGUMA coisa.
Parabéns...arrasou!
Um beijo gostoso
Astrid Annabelle

Manuela Freitas disse...

Olá Beth,
Ontem tentei vir aqui, mas o computador anda com «vontade própria», dá-me cabo da paciência! Estou mesmo a ver que tenho que o internar para um diagnóstico, mas o tipo também é de luas, porque hoje tem-se portado bem.
Grande postagem a tua, mesmo excelente, com fotografias fantásticas. O sítio é uma maravilha e merecia realmente ser respeitado, para isso é preciso tomar medidas contra a poluição e a febre dos imobiliários. Por cá depois de uma rebaldaria de construção por todo o lado, já se está a tomar medidas, inclusive deitando abaixo casas que foram construídas por meios corruptivos. Ao menos que haja a consciência do que está mal feito, para enveredar por outros caminhos.
Beijinhos e um grande fim-de-semana para ti, com lindos passeios como este.
Manú

Sonia H disse...

Beth,
Lindo post! E belíssimas imagens!
É uma pena ver essa beleza toda ir se perdendo aos poucos.
Saudades de passar por aqui.
Beijos,

Celia disse...

Que lindo post. Amei as fotos. Realmente lindas. Bom fim de semana. Bj

Kelly Kobor Dias disse...

Que paisagens lindas!!!! A água além de tudo que nos oferece ainda nos presenteia com essas paisagens. Só mesmo alguém muito sem consciência não se preocupa em preservar. beijos

Deia disse...

Oi Beth! A praia de Piratininga é linda, muito já tinha ouvido falar mas é a primeira vez que a vejo. Estou chegando agora na blogosfera, que pena que não deu tempo para postar nada sobre a água! Mas o seu post ficou bonito e um claro e sonoro alerta: rede de esgoto, urgente! Um beijo, Deia

Carmen Mesquita disse...

Arrasou, hein?

Como a natureza é bela e vc tirou fotos lindíssimas. Parabéns!!!!

bjkas

Gisa disse...

Ô coisa linda genteeee !! que lugar lindo e que texto especial que você fez amiga !! Sou sua fã hihihii

... babei ;p

bjsss

Marja disse...

The photos are absolute gorgeous. Ashame I can't read your post

SKY PRINCESS disse...

Hi Beth. I am visiting you back from my Channeling Ricky blog. I so appreciate you stopping by. Your photos are beautiful. I do not speak your native language but I understand the sentiment.

You have a lovely blog!

Sharon

Nilce disse...

Lindo minha amiga esse lugar que você pode visitar e ver sempre.
É muito triste saber que o próprio homem destrói o que lhe é dado como presente. A Natureza se esvaindo, sofrendo.

Seu post está maravilhoso Beth.
Que cada um de nós saiba fazer a sua parte.

Bjs no coração e obrigada pelo carinho.

Nilce

Póló disse...

Excelente comentário.

Temos os mesmos problemas em ambos os lados do Atlântico.

Continuem o bom trabalho.

Director disse...

Thank you so much Beth... I went to Google Translate and read your blog. You bring the world together with your actions. Hugs!

Isabel disse...

Beth, esse lugar é mesmo muito lindo. Tenho a certeza que no futuro será mais bem cuidado, pois está a nascer nas novas gerações de todo o mundo uma maior consciência ecológica e os governantes já começam a compreender que sem preservação da natureza não há verdadeiro desenvolvimento.
Adorei o post. Esse seu alerta é muito importante. Continue.
Bjs

O que elas estao lendo!? disse...

Oi, você que gosta de ler, temos hoje uma super dica lá no blog.

Te esperamos lá para saber a tua opiniao.

Um abraco da equipe do O que elas estao lendo

cyclopseven disse...

nice blog...though I can't read your post...I know it is all about water:).

Sonia H disse...

Querida Beth,

Poxa, se soubesse.... Eu soube meio que por acaso. Meu marido ganhou os ingressos! Era imperdível!
Mas no site ticketsforfun há muitos shows que vão acontecer. Veja se tem algum que te agrada! E pode deixar que se souber de algum show interessante, eu aviso a você! http://premier.ticketsforfun.com.br/
Eu adoraria ver Mamma Mia, mas será somente em São Paulo!
Não sei se você gosta do Alejandro Sanz? Acho que no dia 18 próximo haverá um show dele, mas já deve estar esgotado pois não encontrei mais informação sobre o show no site da ticketsforfun.
Beijos,

P.S. O show do Alejandro é amanhã! No Citibank Hall, Shopping Via Parque!

Ana Arnold Guerreiro disse...

Olá Beth,
passei por aqui para conhecer o teu blog e deixo os votos de um Abraço Protetor a Gaia e um beijinho para ti.

Dani dutch disse...

web-mae, tudo bem?
Acredito que a chave de tudo é a conscientização e educação das pessoas.
Que todos precisamos ajudar a cuidar da limpeza, não só dependermos da limpeza pública.
É uma pena, uma natureza tao linda, deixada a nós de graça.bjuss

Elisa no blog disse...

Seu post está ótimo. Mostra que vc é uma pessoa muito consciente e sabe do assunto. além disso se preocupa e isso é de fundamental importância. parabéns.
Elisa

Lúcia Soares disse...

Oi, Beth.
De volta, com saudade daqui.
Belas fotos, ótimo post, um alerta a mais.
Fico com pena doq ue andam fazendo contra a natureza. Por isso nem sempre o progresso é benvindo.
Realmente o lugar que você mostrou é lindo e merece maia respeito das autoridades e demais cidadãos.
Que país é esse?, é uma pergunta que nunca se cala!
beijos.

Katie (Nature ID) disse...

Thanks!

João Paulo Pedrosa disse...

Olá Beth

Já li este teu post sobre a água, está muito bom, uma autêntica reportagem. Escreves mesmo bem e aqui deixo estas breves linhas só para retribuir a tua simpatia. Agora ando em viajem de férias por Espanha, mas quando voltar a Vagos a ver se me demoro um pouco mais no teu blog, que me pareceu muito bonito e importante.
Beijinhos

SilviaHellfire disse...

Muito legal o seu post, aliás todo o seu blog é muito atratativo. Achei legal o tema escolhido para o Blog Action Day mas esperava algo a mais, principalmente por esse ano ter sido escolhido como ano internacional da biodiversidade. Embora não tenha gostado tanto do tema água é sempre um assunto importante para se discutir.
um abração e obrigada pela visita =)

She disse...

Bela participação e iniciativa, adorei! ;)

Beijo, beijo!
She

Rosamaria disse...

Como sempre deste um "banho". Fotos lindas e post muito bem feito.
Bjim.