.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Árvores queridas



O Dia Mundial da Árvore foi criado para que reverenciemos esta maravilha da natureza que só traz o bem para a humanidade.

Sombra para abrigar-nos do sol quente, flores que embelezam e encantam, frutos deliciosos e fonte de saúde, assim como seus galhos servem para aquecer com o fogo nas noites frias, algumas fornecem o papel que escrevemos e usamos em nosso trabalho e os livros que trazem sabedoria e prazer.  Tudo nela se aproveita, desde a preciosa madeira que a muitos enriquece, como suas folhas adubam o solo para fazer renascer outras árvores e plantas.  E até ao morrer precisamos dela, carinhosamente nos envolvendo.

Conversando noutro dia com um militar que esteve no Haiti, a trabalho de paz pela ONU representando o Brasil, ele me disse da miséria que assola aquele pobre país e o inferno na terra que é um dia de calor sem uma sombra sequer para se abrigar, porque a erosão e o desmatamento contínuo fizeram quase todas árvores desaparecerem.  Ainda hoje, utilizam madeira para fazer carvão e obter dinheiro rápido.  A maior parte da população utiliza carvão e madeira como combustível.  Aproximadamente 50 milhões de árvores são derrubadas a cada ano naquele país e a luta para o reflorestamento parece não ter fim.  (fonte aqui)

Em nosso país ainda vemos a ignorância e insensatez imperar e aceitar a derrubada de árvores fantásticas, vistas grossas diante de um verdadeiro assassinato em massa.  No Vale dos Carajás, na Amazônia, em menos de 20 anos, 100 mil quilômetros quadrados deixaram de ser mata para virar pasto de quase 1 milhão de bois.
(Fonte aqui)  Quem olha hoje o Vale dos Carajás duvida que um dia aquilo tenha sido coberto de floresta.

Deveríamos pensar como os astronautas, reconhecendo que somente temos uma Terra.

A Amazônia está distante de quase todos nós e manifestações diversas são feitas todos os dias por várias pessoas ao redor do mundo sobre este assunto e rogamos a Deus para que continuem fazendo assim, mas o que podemos fazer pelas árvores que estão mais perto de nós?  Como protegê-las?

A foto acima é de minha casa e de algumas árvores que lá plantei, outras encontrei no terreno quando ali cheguei.  Tenho orgulho de mantê-las, respeitando-as com adubo e terra que procuro renovar a cada ano.
Tenho três grandes ciprestes que são o xodó do meu marido e que mandamos sempre um jardineiro arrancar as ervas de passarinho que gostam de se alojar em seus galhos e que podem sufocá-las e até matá-las. 
Plantei também algumas outras, como: dois ipês amarelos, uma jaboticabeira, algumas bananeiras ao fundo, um pé de romã, uma quaresmeira e outras que nem lembro os nomes agora.  Adoro observá-las e ouvir o barulho do vento em suas folhas em dias de ventania.  Quanta vida há no interior de cada uma, entre os galhos mais fechados por folhagens, pequenos ninhos de pássaros que cantam agora na chegada da primavera, esquilos que sobem e se escondem no alto dos ciprestes, insetos, pequenos répteis, fauna e flora juntas, ali, para meu deleite.

A área mais acima é toda de mata natural, um pedaço da Mata Atlântica que atravessa o nosso estado e que, tanto nós, quanto nossos vizinhos preservamos, volta e meia alguém limpa e estamos sempre atentos para que não haja invasão humana, assim como se avistamos ao longe fogo na floresta, ligamos imediatamente para a Defesa Civil ou o Ibama.   Já aconteceu de vermos isto num domingo pela manhã, dia em que muitos escolhem para fazer atos como este, invadindo e destruindo árvores, vegetação e minas d'água.  Imediatamente, ligamos para a Defesa Civil que lá chegou e interrompeu o processo dos homens que em breve, colocariam barracos naquela floresta e em pouco tempo viraria mais uma favela que só acarreta em miséria e violência para o entorno e para a população.

Respeitar a dignidade de uma árvore é desfrutar da natureza e ser agradecido ao milagre da vida.

Ajude na luta pelo meio ambiente saudável, denunciando derrubadas ou queimadas e plante pelo menos uma árvore no decorrer de sua vida.




* No Blog Movimento Natureza  fizemos uma ação maravilhosa em abril de 2009 e muitos aderiram, plantando árvores.  Poderão conferir aqui a minha participação.












Através do Blog da amiga Macá tomei conhecimento do seguinte programa:
"O site alemão Mach's Grün (Make it green - Faça verde) criou um programa chamado "Meu blog é carbono neutro" e ele planta uma árvore na Califórnia para cada blog que divulgar o programa."
Isso quer dizer que, com esse post, eles irão plantar uma árvore para o Mãe Gaia e assim eu estarei participando de mais uma ajuda ao meio ambiente.

Para maiores informações, acesse o site:
http://www.kaufda.de/umwelt/carbon-neutral/how-you-can-join/ 


















26 comentários:

Especialmente Gaspas disse...

As sequóias gigantes é algo de verdadeiramente fantástico :) Adoro árvores :)

chica disse...

É uma pena que nem todos respeitem e deeem a devida importância às árvores que tão bem fazem pra nós!

um beijo,tudo de bom,chica

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Que texto importante. Temos que torcer, e fazer a nossa parte, para que a consciência ecológica cresça cada vez mais.
Que coisa mais linda a foto da sua casa rodeada de árvores.
"Eu quero uma casa no campo ...."
Beijos.

Nilce disse...

Oi, Beth

Que homenagem linda à Árvore.
Você mora no paraiso, menina.
Lembrei do meu tempo de colégio e fiquei aqui cantando o Hino à árvore enquanto lia seu texto.
"Cavemos a terra, plantemos nossa árvore..."
É muito sério o que acontece com nossos governantes, vendo nossas matas acabando-se e eles fazendo de conta que cuidam direito.
As ONGs não estão dando conta. É uma pena.
Pelo menos temos muita gente fazendo a sua parte como você.

Bjs no coração!

Nilce

Misturação - Ana Karla disse...

Beth, eu que elogio o seu post riquíssimo e que sirva de incentivo para muitos.
Que lugar mais lindo, esse que moras!
Um espetáculo aos olhos. de olho sempre para ninguém se aproximar.
Viva a Árvore!

Xeros

Anônimo disse...

Oi Web - Momys

Que lindo que ficou o blog!!!

Amei!!!

Tbem amo arvores, de preferencia as frutiferas....hehehehe....amooooo

Beijos com saudades

Fiquem com Deus

Barbrinha e Bebejinho

lolipop disse...

Betty,
A netureza é muitas vezes encarada apenas como um espaço selvagem ou um refúgio ocasional, mas não como tendo uma importância central na vida de todos nós. O retorno da ideia de Gaia é uma mudança radical nesta forma de encarar o mundo. Lembra-nos que somos parte da natureza e não estamos nem acima nem abaixo dela. Árvores e água como fonte de vida são coisas a lembrar.
Amei a sua casa, bem integrada no verde...
BEIJOS

ManDrag disse...

Só me resta dizer: Amen!

Respeitar as árvores e respeitar todos os seres vivos. Enfim, respeitar a vida!

Louvável o vosso esforço - teu e dos teus vizinhos - em preservar o trecho de mata atlântica que rodeia os vossos lares. Se todos fizessem o mesmo...

Abraço solidário

Beatriz disse...

Oi Beth!
Concordo em gênero, número e grau!!! Sou bióloga e estou sempre rodeada de muitas árvores!
Beijinhos!
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Kelly Kobor Dias disse...

Hoje a Sofhia chegou da escola toda empolgada dizendo que plantou uma árvore na escola, me contou tudo que a professora disse sobre o dia das árvores, achei lindo o modo como ela me mostrou o que aprendeu.
beijos

Glorinha L de Lion disse...

E será que adianta denunciar amiga? Eu já fiz várias denúncias pela favelização da mata aqui e ninguém deu as caras, nem um email me mandaram.
Defesa civil ou Ibama só vem multar quem tem um pouco de dinheiro. E favelado ninguém tira pq dá voto.
Essa é a realidade desse país de infelizes.
bjs.

Yoyo disse...

Felizmente ainda tem gente como você amiga, gente que denuncia, que põe a "boca no trombone". Hoje é o segundo post que leio sobre esse assunto e fico triste, muito triste, pois tenho que concordar com o comentário da Glorinha aí em cima...Lamntável minha cara amiga, lamentável que a ganância e ignorância estejam acabando com nosso país.
Bjos

Unknown disse...

Nossa Beth, você mora num paraíso...
Lindo texto, gostei muito, todos nós temos que ter consciência ecológica...

Beijos,

Beth/Lilás disse...

Oi, Cê!
Agora só vou de 15 em 15 dias, mas é lá que eu vivo, pois morar é aqui em Niterói-RJ.
bjs cariocas


--------------------------------------------------------------------------

Macá disse...

Beth
Já respondi lá no meu blog, mas fiquei preocupada que você não visse, então vim aqui.
É claro que pode, não precisava nem pedir.
um beijo

Luma Rosa disse...

Beth! Que delícia olhar para essa mata!! Faço isto quando vou para Campos do Jordão! A casa da minha irmã fica em uma colina e a janela da sala dá para uma campina. O vento bate e entra para a casa um cheirinho de mato muito bom!! E pensar que se não zelamos, o bicho homem destrói tudo. Fui no horto comemorar com as crianças, ensinar o nome de cada árvore e plantar mudinhas. Não sei o que é melhor, se plantar ou ver a carinha de satisfação dos pimpolhos. Eu acredito nesta nova geração e me desculpe falar isto, mas a geração paz e amor, tanto fez amor e fumou maconha que esqueceu de educar os filhos quanto a natureza. Oooooops. excluindo os hippies!! (rs*) Beijus,

Astrid Annabelle disse...

Muito bom o seu texto Beth querida!
Penso como você e sinto igualmente...adoro mato, mata, verde, árvores...amo as árvores!
Sua casa parece uma delícia assim rodeada de verde!
Vi no blog da Macá o selinho do carbono zero. Vi que aderiu e quero lhe dizer uma coisa, já que vi vocês comentando que seria bom ter um projeto desse no Brasil.
Lá no meu blog na barra lateral tem um vídeo Plante Árvore.
É um projeto sediado no Paraná para atingir o número de um milhão de árvores plantadas.
Aderindo você vai ter uma árvore plantada com o seu nome e com a localização por GPS. Se quiser ir visitar um dia a sua árvore é só ir conferir. Muito bacana também...veja o vídeo lá no blog.
Vamos agir não é?
beijo grande,
Astrid Annabelle

Wilma disse...

Bacana mesmo você e seus vizinhos cuidarem de suas árvores, da natureza em volta. É lindo ver um lugar assim verdinho e bem cuidado!
Eu não me canso de olhar, adooooro!

Ivana disse...

Bethinha, como é linda a tua casa cercada de tanto verde! Um paraíso!
Beijos!

Laura disse...

Quando eu era bem pequenininha (ha muuuito tempo atras) hehehhe, minha mãe me fez plantar uma arvore, uma goiabeira, e me disse que aquela era a minha arvore. Assim como aquela eu deveria respeitar todas as outras, porque se não tivesse dono era do "papai do ceu".
Lendo seu post lembrei disso. :)

Beth querida, obrigado pelo recadinho para a Bebedocinha!!!! Não estou aqui no seu cantinho com a frequencia que gostaria, mas meu carinho por vc continua o mesmo!!!!!

Beijosss

Ah, manda seu endereço pra mim por email, por favor!!!!!!
laura.martins@ymail.com

Laura disse...

Quando eu era bem pequenininha (ha muuuito tempo atras) hehehhe, minha mãe me fez plantar uma arvore, uma goiabeira, e me disse que aquela era a minha arvore. Assim como aquela eu deveria respeitar todas as outras, porque se não tivesse dono era do "papai do ceu".
Lendo seu post lembrei disso. :)

Beth querida, obrigado pelo recadinho para a Bebedocinha!!!! Não estou aqui no seu cantinho com a frequencia que gostaria, mas meu carinho por vc continua o mesmo!!!!!

Beijosss

Ah, manda seu endereço pra mim por email, por favor!!!!!!
laura.martins@ymail.com

Astrid Annabelle disse...

Bom dia Beth!
Li seu comentário e já respondi por lá.
Pode tentar acessar pelo site deles:
http://plantearvore.org.br/
O plataforma Ning nem sempre funciona mesmo.
Apesar de que eu entrei com facilidade agora cedo.
Valeu amiga...somos amigas das árvores! Yes!!!
Beijo gostoso
Astrid Annabelle

ONG ALERTA disse...

Infelizemente em nosso país falta educação para haver maior respeito, beijo Lisette.

Eduardo disse...

Querida Beth, linda a arvore e muito bons os seus comentarios e os das amigas acima. Por aqui em Pittsburgh todas as casas sao cercadas de arvores e muita vegetacao; na verdade um matinho com direito a passarinhos, chipmunks, esquilos, veados, raccoons, perus, etc. Olhando de cima eh tudo verde. Isso eh muito bom no verao pois todas essas arvores fazem muita sombra e ajuda a amenizar o calor. Quando penso que no Rio indo para a regiao dos lagos nao se ve nenhuma arvore, so pastos e mais pastos e nas cidades so construcoes e nenhuma arvore; por isso que faz tanto calor; eh o asfalto e cimento alimentando o calor natural. A diferenca eh a educacao do povo. Com educacao preserva-se o verde para beneficio de todos, com ignorancia a pessoa arranca tudo e so sabe responder com um ar bestificado "heim?"

Shrek

Manuela Freitas disse...

Querida Beth,
Maravilha o teu post, concepção impecável. De facto muito se maltrata a floresta, este ano aqui em Portugal foi dos anos piores de incêndios. A Reserva Narural do Gerês, considerada Património Natural, esteve dez dias interruptamente a arder! Pode-se aceitar tamanho descalabro? Eu fico indignada!
Beijinhos,
Manú

Posso colocar a enquete de uma árvore por blogue?

Bombom disse...

Magnífico post!Utilidade Pública!
Lindo! Obrigada, Beth. Bjs. Bombom