.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Refletindo e desejando


Nada do que vivemos  tem sentido,
se não tocarmos  
o coração das pessoas.

(Cora Coralina)


Acho tão lindas estas palavras da Cora e penso que é isso mesmo, precisamos disso na vida para nos sentirmos plenos de alma, porque é tão importante vivermos em contato com outras pessoas, desenvolver carinhos, laços fraternais, troca de energia em abraços, palavras, afetividade.  Ninguém é uma ilha e comprovadamente, precisamos uns dos outros nesta caminhada.  Entretanto, reconheço que para esta troca de energias, precisamos estar bem com a gente mesmo, energizados, ter uma sintonia positiva, vontade de ver materializar nossas intenções, conduzir, portanto, nossas atitudes e palavras.


A semana recomeça e novas oportunidades nos serão dadas enquanto estamos sobre esta terra, e quanto a mim, mais uma vez peço à Mãe Gaia, porque descobri-me shintoísta,  que me encha de luz para perceber a beleza nas pequenas coisas, para tirar de mim o peso das culpas e cobranças sobre quem eu amo tanto, para que meus amigos sejam felizes porque aí serei também, para que eu possa ler mais livros que me inspirem e caminhar junto à natureza que eu amo tanto.







26 comentários:

Ivana disse...

Bethinha, obrigada pelas lindas palavras em seu ultimo comentário...
Uma semana maravilhosa pra ti também!
Beijos!

Nika disse...

Seu blog tá muitoooooo lindoooo!! Adorei a frase....e seu texto tbm..principalmente "que me encha de luz para perceber a beleza nas pequenas coisas, para tirar de mim o peso das culpas e cobranças sobre quem eu amo tanto, para que meus amigos sejam felizes porque aí serei também, para que eu possa ler mais livros que me inspirem"...será a oração para meu começo de semana.
bjs e uma linda semana..

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

O shinto é a sua cara, Beth.
Não tem regra para nada, reverencia-se tudo o que há na natureza. Do jeito que quiser, da maneira que quiser. o que importa é o sentimento. shinto vem dos ideogramas kami (divindade) e michi (caminho) que qdo unidos lê-se shintou.

Shinto é a crença na energia do mundo, na energia das coisas.
Planta é deus, animal é deus, o vento é deus, até o mal sentimento é deus.
a beleza é deus, a mulher é deus, etc.
mas o deus não é Deus, dissociado do ser e sim é dentro dele que cada divindade (kami) existe.

existem os templos shinto, vc vai lá e faça o que quiser. n assiste missa, medita do jeito que tem vontade, tem água, árvores, pássaros, fogo, madeira, elementos da natureza para vc estar junto a eles.

por isso que japones faz bonsai, para ter o elemento árvore e terra em casa, perto de si. idem a ikebana, o elemnto flor, beleza e água.

a Glorinha não sabe, mas ela é super shinto hahaha. reverencia a energia e a força da arte.

vc é uma grande shinto, pq seu amor engloba o planeta. amar gaia é ser shinto em profundidade.
bjs e boa semana

Glorinha L de Lion disse...

Betita, então somos shinto???? O amigo Alê como sempre, nos ensina mais a cada passada em nossos blogs! ô menino maravilhoso esse, né? Caiu como um anjo de olhinhos puxados nas nossas vidas!
E vc minha amiga, que lindo post cheio de emoção e verdade.
Senti que vc realmente é shinto, já eu, sei lá o que sou...uma maluca que ainda não sabe pq veio pra esse planeta. Mas vc, Mãe Gaia, Beth Lilás, vc é puro amor à natureza como um todo e a todos os que te circundam, homens, bichos, plantas. Vc é alegria de viver, mesmo triste.
Devolvo essas lindas rosas cor de rosa pra vc hj. Que elas iluminem teu dia!
Beijos amiga do coração.

Beth/Lilás disse...

Alê,
Pois é, descobri isso lendo a Lolipop ontem, fiquei encantada com a capacidade de amor à natureza demonstrada pelo povo japonês em reerguê-la, tornar a deixá-la como foi criada. Agora, você completou meu pensamento, ajudou-me a clarear mais ainda minhas idéias e só fico com pena de não saber nenhum templo por aqui nesta cidade.
Vou continuar shinto dentro de mim e nas minhas ações e é isso o que mais importa, certo?
Obrigada pela sua contribuição em esclarecer mais sobre esta filosofia de vida admirável dos japoneses.
um grande abraço

----------------------------------------------------------------------

Heloísa disse...

Beth,
Que palavras lindas. E as flores, então, até fiquei sem palavras.
Feliz semana também para você.
Beijos.

Françoise disse...

Suas palavras estão leves , cheias de alegrias assim como a roupa nova do seu blog. Engraçado, está com "ar" diferente mesmo.
Esta foto está ma-ra-vi-lho-sa!!!!!!
Boa semana pra você também!
Beijos

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

eh isso mesmo Beth! O maior segredo de ser shinto é erguer o templo dentro de si. E cada um tem um templo, o seu é o planeta, é Gaia.

e shinto é apenas denominação, não é nem religião em si (apenas foi classificada como religião pelo ocidente, ao analisar). é como zen, nova era, positivismo, apenas uma forma de agir e sem regras nem filiações.

bjs e obrigado pela resposta!
e brigadão a amiga Glorinha pelo carinho!

Cantinho da Cê disse...

Beth, que lindo está seu blog, e de energia renovada também em suas palavras. Que a Mãe Gaia te dê sempre cada vez mais luz...

Beijos,

Sonia H disse...

Beth,
Quando venho aqui, sempre abro um sorriso, porque as cores e as palavras são sempre inspiradoras!
Ando trabalhando tanto, amiga. Depois da licença médica, não teve jeito - estudo e trabalho me esperavam...
Beijos,

Celia disse...

Realmente muito lindo esse post. Nao seremos realmente nada. Ninguem pode viver sozinho. Precisamos de lacos de carinho, amor, amizade pra poder viver bem. Bem dito amigo. Bjs

Kelly disse...

Cora Coralina é cheia de sabedoria sempre. Só a frase inicial já seria uma postagem superespecial, mas seu texto também veio acompanhando a linda frase e deixando a segunda mais leve. Adorei. beijos

Cantinho She disse...

Beth, querida, o seu blog tá lindoooooooooo! Amei o novo visu!

E quanto ao post, sensacional, adorei, quer dizer que vc é shintoísta, nem conheço, fiquei curiosa...

Beijo, beijo!
She

Isadora disse...

Ih, você mudou a arrumação do seu cantinho! Ficou uma graça, mas confesso que sentirei falta do verde - rs.
Uma boa semana para você e que nosso caminho seja inundado de luz.
Um beijo

lolipop disse...

Querida Betty!
Vc talvez nem imagine como me deixou feliz por sentir que gostou e se identificou com a minha mensagem. Obrigada!
O Shinto pode como diz o Alé, nem ser encarado como religião, mas mais como uma tradição espiritual intrinsecamente Japonesa. Muitas das suas práticas estão por isso ligadas ao Japão, mas a sua essência é válida para toda a Humanidade, e muito relevante nos tempos que vivemos.
Penso que podemos encontrar no Shinto, um sentido universal e um ethos prático para o mundo de hoje. Ele pode ajudar-nos a ver a ligação entre o equilibrio do mundo natural e o nosso próprio equilibrio.
Vou continuar a postar sobre isso...
TERNURAS

Beth/Lilás disse...

Lolipop,
Aconteceu comigo o que Cora Coralina diz nestes versos, ou seja, você tocou meu coração e o melhor, descobri em mim o shintoísmo. Estou super feliz por isso e continue sim a contar mais sobre isto.
beijinhos


----------------------------------------------------------------------

gabriela disse...

Oi Beth querida, parabéns pelo seu cantinho está lindo vai começar aí a primavera? aqui vamos entrar no Outono mas com muito calor este verão foi de mais.
Quanta coisa bonita você escreveu, como sempre claro, você tem uma capacidade fantastica para a escrita, os meus parabéns.
Quanto a ida a Fátima a Matilde não vai era impossivel ainda é muito pequenina são 150 km a andar em 2 dias e meio, andamos 50 km por dia ui ui ui.
Boa semana para você beijokas com muita saudade

Nilce disse...

Oi, Beth

O shintoísmo se enquadra muito bem a você. Tive esse pensamento quando li o post da Margarida.
Você faz parte dela e tem no coração o amor à Natureza.
Adorei a citação da Cora e a perfeição do seu texto.

Você me encanta todo dia. Obrigada!

Bjs no coração!

Nilce

Manuela Freitas disse...

Olá Beth,
Tens o nome da minha irmã, presumo que és Elizabete, eu ainda lhe chamo Betinha ou Bety! Não sei nada o que é isso de shintoismo (?), mas essas coisas me deixam um bocado virada, o melhor é não me meter nisso!
Esta frase é genial:
Nada do que vivemos tem sentido,
se não tocarmos
o coração das pessoas.
(Cora Coralina)
Concordo em absoluto, sem os outros nada somos e eu estou a dizer isto e no entanto tenho sido bastante violentada psicologicamente há uns tempos, mas mesmo assim quero acreditar que há pessoas boas, eu creio em algumas pessoas que conheci neste mundo virtual são boas e sem saberem têm-me ajudado bastante.
Beijinhos para ti,
Manú

ML disse...

Ótima semana pra você também, Miss Gaia.

E que página mais linda! AMEI!

bjnhs

Bia disse...

Agora consegui ver... não se foi internet lenta para carregar a página ou outro motivo, mas assino embaixo dos outros comentários feitos, ficou muito bonito!!!

bjs

Lucia Cintra disse...

Que lindo post web-mae! E eh verdade: precisamos estar bem conosco mesmos pra so assim extender uma bela amizade aqueles ao nosso redor. Bjos

Lúcia Soares disse...

Que lindo, layout novo! No princípio estranho (achava o outro lindíssimo) mas depois me acostumo.
Então, fui lá ler sobre o shintoismo mas (olha a hora!) não apreendi tudo.Mas gostei do que li. Entenso sua posição, perfeitamente.
Abstrair-nos das cobranças e medos que o catolicismo nos impôs e o evangélico está vivendo agora.
Mas acreditar sempre Nele.
Beijos e boa madrugada! rsrsr

manuel marques disse...

É sempre muito bom passar por aqui,faz bem á alma.
Voltar em pleno só a partir do dia26.

Beijinho.

Amica Philosophiae disse...

Oi Beth!!
Só hoje passei aqui!!
Como está lindo seu blog!!
O que é shintoista??

Renata disse...

Pra voce também minha amiga, uma semana de muita luz, repleta de bons momentos, e muita energia positiva!

Fiquei feliz de saber que uma idéia minha foi bem aproveitada e recebida! Obrigada!

Um abraço,
Muito carinho,
Renata