.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Portas e Janelas



... Lá o tempo espera
Lá é primavera
Portas e janelas ficam sempre abertas
Pra sorte entrar ...

Vilarejo
(Marisa Monte / Pedro Baby / Carlinhos Brown / Arnaldo Antunes)

(Portas e Janelas do Centro histórico de Petrópolis-RJ)


Eu gosto de observar as fachadas, portas e janelas de uma arquitetura que nos remete ao passado. Acho tão bonitas e harmônicas as janelas com desenhos diferentes nas madeiras, como: peroba, freijó, cedro, pinhos de riga, madeiras valiosas e usadas nos velhos tempos e que já não tem mais na natureza.  Os afrescos de gesso que enfeitam as entradas dos edifícios que denotam ainda hoje muita sensibilidade e um ar romântico às moradias ou prédios públicos.
Algumas construções são lindas e outras, digamos, curiosas, porém chamam atenção justamente por isso, mostram que a história ainda vive ali representada.









20 comentários:

Socorro Melo disse...

Olá, Beth!

São lindas essas fachadas. Gosto muito de observar as construções antigas, pelos detalhes, pelo estilo (já ultrapassado), pelo romantismo, e principalmente por saber que são momentos da história que não se dissolveram no tempo. Lindo post.

Bjin
Socorro Melo

Teredecorando disse...

Olá Beth,
Eu também adoro observar as fachadas, os pequenos detalhes das mais antigas. Coisa que não vemos mais na atualidade. Pena!!
Quando vou ao centro do Rio fico observando tantos casarios antigos que podiam ser preservados...Tanta riqueza ali escondida...
Amei as fotos.
Tudo de bom
Bjs mil

Bia disse...

Oi Beth!

Tb curto arquitetura de alguns lugares... aqui em Toronto, é engraçado, pq vc tem um prédio antigão, daqueles de 2, 3 andares, todo de tijolinho e janelões... e do lado tem um super edfifio!

bjos

Ivana disse...

Oi, Bethinha!! Tô atrasadona por aqui! :-/
Quando fiz aquela viagem pra Amsterdam e Paris, fiquei encantada com as portas, janelas e fachadas das casas. Tirei várias fotos!
Beijos!

Anabela Jardim disse...

Oi!
Eu também adoro observar portas, janelas e sacadas dos casarões antigos. Tenho até uma série que fotografei em Diamantina e vou publicar no meu blog qualquer dia desses. Gostei muito da sua postagem de hoje.
Abraços.

Macá disse...

Olá Beth
Realmente são muito bonitas. Hoje as coisas são muito mais simples.
Faz tempo eu prometi a mim mesma que iria ao centro de S.Paulo para tirar fotos das construções antigas de lá. Está faltando é tempo.
um beijo

ManDrag disse...

A preservação do património arquitectónico é parte integrante e fundamental da construção duma identidade cultural.
Olhar os edifícios de outrora é viajar ao passado.
Lindos exemplares os do mosaico de fotos. Nunca visitei Petrópolis mas tenho escutado relatos muito entusiásticos e observado fotos muito convidativas a uma visita demorada e aprazível.

Abraços moçambicanos

Anônimo disse...

Realmente, sao lindas, um toque todo especial em uma construçao.
"Abre a porta e a janela,e vem ver o sol raiar"...
Beijos,
Cam

Nilce disse...

Lindas essas fachadas, Beth.
Sabe que eu também adoro essas raridades, casas e prédios antigos.
Fico tentando refazer a história do lugar. Quem morou ali, como viviam, o que faziam.
Vivo fotografando e entrando em lugares assim, perguntando sobre o passado. Os meus aqui dizem que qualquer hora vou ser presa. rsrs

Bjs no coração!

Nilce

Hugo de Oliveira disse...

Demais amiga...gostei muito, valorizo essa simplicidade.

abraços
de luz e paz

Gisa disse...

Linda cidade não é ? olhar pra essa arquitetura lembra mesmo Portugal e suas casas antigas... preciso voltar nessa terrinha pra curtir um pouco mais... mas deixa o verão chegar rsrsrsrs

bjs nega

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Lindas fotos.
Também gosto muito de observar as construções de outros tempos, as portas e janelas cheias de detalhes, que nos fazem imaginar o capricho com o qual eram feitas.

Beijos.

lolipop disse...

Muito bonitas essas casinhas! Vc ia gostar de Portugal Beth! Aqui tem muita coisa assim. Mas Petrópolis deve ser um encanto.
Quem sabe um dia eu vou conhecer...
BEIJOS GRANDES

lynce disse...

Fachadas que eu habitualmente vejo no meu dia a dia...só lamento o mau estado em que algumas se encotram particularmente aqui, no "rectângulo",,,

pensandoemfamilia disse...

Lindas. Também gosto de observar o tempo através da arquitetura. Faço, normalmente, quando viajo fotos das casas, dos monumentos, pois são registros de história e, como já escrevi em um dos meus posts, as demolições contínuas me trazem certa melancolia. Aqui, na minha rua, estão derrubando uma casa maravilhosa, provavelmente par se substituida pelos espigões.
bjs
Bom dia

Maria Santos disse...

Sabe que eu gosto de ficar olhando as fachadas tbm, quando a arquitetura é antiga fico admirando os detalhes, tentando identificar a época, a história daquela construção, viajo total..lindas fachadas que vc colocou.
bjs

Unknown disse...

Já não se faz mais disso,tempos modernos...

Beijo.

Renata disse...

Oi minha amiga

Que lindas fachadas voce clicou!!!

Parabéns pela sensibilidade!

Será que poderia me dar a honra de participar da série Cidade de Sonhos do EternosPrazeres? Falando sobre a sua linda Petrópolis? Pense nisso...me daria um imenso prazer!

Abraço,
Renata

ML disse...

Menina: olhando suas fotos até que ficaram bonitas, mas pra gente que conhece "ao vivo"... como Petrópolis piorou no mandato atual.
Parabéns, fotógrafa, fizeste milagre!

bjnhs

chica disse...

Maravilhosas ! Adoro ver e que bom vê-las aqui.um beijo,tudo de bom,chica e lindo dia!