.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

quinta-feira, 10 de junho de 2010

E quem vai aguentar as Vuvuzelas?

(Imagem Época)


Mal podemos esperar”, diz a inscrição na vuvuzela do outdoor em Polokwane






Mas, o que vem a ser vuvuzela?

Vuvuzela em Isizulu, uma das onze línguas faladas na África do Sul, significa “falo comprido para soprar”. A raiz vuvu- significa “soprar” ou “por a boca em algo” e o sufixo -zela denota “objeto comprido e oblongo” (fonte)este é o nome atribuído a estas cornetas de plástico estridentes que vemos os africanos soprando e que conseguem ter um ruído tão potente quanto um avião - 127 decibéis.

Já imaginaram um estádio com 90 mil pessoas e todas soprando vuvuzelas?  
Dizem os especialistas que esta exposição aos sons das mesmas, podem provocar perda de audição.

Aqui a minha volta, nos condomínios verticais que são muitos e a quantidade de crianças e jovens também, ouço a cada dia aumentar o barulho estridente destas benditas cornetas e, confesso, estou ficando preocupada com o que será na próxima terça-feira quando o Brasil entrar em campo.

Será que a grande saída seria eu comprar uma destas vuvuzelas e entrar no ritmo?

E, por curiosidade, aí perto de vocês já tem algum chato soprando vuvuzela?


(G1)





20 comentários:

Isadora disse...

Querida Beth por aqui (Copacabana) ainda está calmo, mas não imagino que permaneça assim. Eu, inclusive ganhei uma hoje. Jurei que só daria para a minha filha, no dia do jogo mas não aguentei e dei, hoje mesmo. Ela já ensaiou - rs mas com moderação.
Um beijo

http://graceolsson.com/blog disse...

nao..nao tem como comprar, aqui na Suécia...mas, ando louca...Com certeza, vou trazer uma ems etembro, quando for à africa..

Beth, nao confirmei nada, mas, preciso de seu endereco...me mande por email, ok?bjs e dias felizes

Luciana disse...

Beth, por aqui ainda não vi, ainda bem. Vi no blog de Liliana, então lá por Portugal já chegou, e achei isso terrível, já não basta a poluicão sonoro que existe e ainda criam essas coisas. Espero que seja proibida no futuro. Pra quem mora em prédio, criancas com isso, deve ser um inferno. Boa sorte!

Beijo

Teredecorando disse...

Olá Beth,
Como vai?
Interessante seu post.
Acho que as pessoas, no embalo da festa, nem ligam para esse barulho ensurdecedor.
Fique bem.
Bjs mil

chica disse...

Tenho pena da minha cachorrinha...O barulho será grande!!!beijos,chica

Anônimo disse...

Vou ficar com saudades de ouvir uma vuvuzela. Me resta soprar meu apito rsrs

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Oi Beth!

Vim agradecer seu carinho de sempre e desejar um feliz dia dos namorados, que vc tenha sempre muito amor na sua vida!

Falando nas Vuvulzelas... vou comprar um tampão de ouvidos, hehehehe
Isso é tão chato que ontem na abertura foi proibido.

beijos no coração!

Fátima disse...

Jesus amado...estou em pânico, detestooooooooooo barulho!!!
Eu aqui envolta no sossego da mata, não quero nem pensar em ouvir esse estrondo horroroso!!! Minha maior preocupação mesmo é com os bichos, os meus já estou armando um esquema de proteção. Mandei um e-mail que recebi de uma veterinária, sobre alguns cuidados que devemos tomar, para ajudá-los a passar por essas épocas, em que fogos e vuvuzelas agridem sua audição tão mais apurada que a nossa. Vc sabia que alguns cometem suicídio??? Outros acabam se enforcando, nas coleiras em que se encontram presos, enfim é uma doideira.
Queridinhaaaaaaaaaa, amanhã é nosso dia...hehehehe...dia dos casais ETERNAMENTE ENAMORADOS, vamos comemorarrrrrrrrr...SEM VUVUZELAS, melhor VELAS, né? Rssssssssss...
Muitos, muitos beijinhos!!!
PS: Genrinho chegou, estamos MEGA felizes e ele 10 quilos mais magro mesmo, o HAITI é "o SPA", tô pensando em ir com ele de volta...rssss. Já começamos o processo de engorda do pobrezinho, amanhã tem mais!!!
More kissessssssssss!!!

Lu Souza Brito disse...

Olá Beth,

Já está passando frio por aí?
Menina, ainda não vi ninguém por aqui com uma dessas. Acho que você devia entrar no ritmo também, ahaha.
Sobre o arroz doce, respondi la no blog, mas faz sem a tal agua de rosas. Eu sou assim, quando a receita aparece com alguma frescura, eu so ignoro o ingrediente inusitado e faço o restante igualzinho, ahahah.
Beijinhos

rocosta disse...

Tem sim, Beth, meu pai hehehe
Beijão!

Anônimo disse...

por aqui tah tranquilo...
americano nem sabe que a copa do mundo estah acontecendo...
alguns sim...
mas a maioria nem tah nem aih... mas o resto daqui, os imigrantes todos, estao todos animados!!
:)
beijossss

Lúcia Soares disse...

Sabe que aqui em casa não se assiste jogo, né? Tenho até que falar sobre isso no blog, porque meu marido é um ser completamente ET! rsrrs
Mas o som dessas vuvuzelas, heim? ninguém tem tímpano pra isso!
Ainda bem que meus netos ainda não têm fôlego pra isso e nem moram perto de mim. (pra isso acho boa a distância, né? rsrsr).
Enfim, Beth, sobre a vuvuzela, o mais triste é que o criador dela é um pobre homem, que não a registrou e outro pegou para si o feito. E agora está milionário.
Isso acontece tanto no mundo, mas dá pena.
Beijos!

aminhapele disse...

Seria bom acabar com tal barulho!
Quanto à história da "coisa",o que me contaram é o seguinte:no sul de África,com muita frequência,é avistado um pequeno cometa com uma cauda de cerca de 1 metro.As várias tribus entenderam que quando aparece o cometa(a que chamaram vuvuzela),é sinal de encontro e aproximação,pelo que surgiram vários rituais de celebração.Nessas celebrações imitavam-se roncos de elefante,chamando fêmea.
Nos anos 50,um industrial sul-africano resolveu fabricar estas "cornetas",com nome de vuvuzela,que o povo utilizava nos tais rituais.A "coisa" caiu em desuso.
Quando a África do Sul ganhou a organização deste Mundial,a Galp comprou a patente e vende milhões pelo mundo inteiro.
Além de ser uma coisa feia,emite um som insuportável.
Esta a versão da história que conheço.
Um abraço.

Ivana disse...

Bethinha, SIM!Aqui também estas cornetas ensurdecedoras viraram mania! Pra mim, que sou amante e adepta do silêncio, sinto meus pobres ouvidos violentados, literalmente! Já não sou muito fan de futebol, a copa não me emociona muito, então... imaginas que se eu pudesse, sumia no buraco do mundo nestas horas! rsrs
Beijos!

Fernanda disse...

Infelizmente nao. Poucos americanos estao ligados na copa, e como eu moro em um lugar que tem pouquissimos imigrantes, nao a vida anda como se nada tivesse acontecendo, eu confesso que morro de saudade dessa epoca de assistir a copa com minha familia inteira e fazer a maior farra.
Beijocas!

Ana disse...

Óh, céus...
Poluição sonora e futebolística! Heheheh!

silvia masc disse...

Lendo isso aqui, fiquei impressionada, como essa corneta pode ser chata...
VUVUZELA: O SOM DA COPA 2010
http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/

beijinho

Rosamaria disse...

Ainda não ouvi, Beth, graças a Deus, mas se quiseres ouvir, coloca o volume do teu computador no máximo e experimenta, entra ai e clica no "BLOW ME"...(FICA APERTANDO O MOUSE):

http://www.spitorswallow.co.za/blowme.php

Aí vais ter uma idéia.
Bjim.

ML disse...

"Caraca", essa buzina é "inaguentável" até na TV, imagina quem está dentro daqueles estádios lá na África do Sul?

Que paranóia!

bjnhs

Dani dutch disse...

Beth estou meio desatualizada, e estou vendo pela primeira vez aqui na seu blog... já tinha visto um e-mail falando que o Maradona tinha aprovado ... mas até então pra mim era uma interrogação.. bjuss