.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Blogagem Vida Simples




A Blogagem Coletiva que a Mila promove a partir desta semana será para falarmos da "Vida Simples no Lar!". 

Bom, se tem uma coisa que me deixa feliz e completamente relaxada é estar em minha casa,  à vontade e fazendo o que gosto.  E o melhor lugar dentro dela,  aquele que considero ‘simples’ e com jeitinho familiar é a Cozinha.

Calma!  Não é bem o que estão pensando!  Não é que eu adore cozinhar e viva em experiências gastronômicas. Já curti muito, mas agora  nem tanto. Gosto mesmo é do contexto que insere a família, a convivência dos membros e dos amigos e não apenas o ato de comer ou de fazer.    Mas inegavelmente é o canto gostoso para se passar horas conversando, nas refeições normais do dia a dia ou com amigos do peito que chegam de repente para um cafezinho e bate papo. E quando são simples, a cozinha é o lugar que sempre gostam de ficar. E eu também.

Quem não gosta de um cantinho na cozinha?

Se bem que os espaços hoje em dia estão ficando tão reduzidos, principalmente em apartamentos urbanos que são lançados a peso de ouro e dão tão pouca importância a esta peça da casa.

Quando vim procurar apartamentos por aqui na cidade em que moro, pude observar que nem mesmo as pessoas que querem comprar ou que já vivem nestes grandes condomínios verticais, prezam por isto, um espaço, mesmo que pequeno para uma mesa de refeições do cotidiano. 

Vi apartamentos lindos, modernos, mas a cozinha sempre tão estreita, comprida e sem janelas, com uma ‘tábua’ virada para a parede e é ali que as pessoas comem, talvez rapidamente, sem conversa em família, completamente sem o conforto mínimo que uma simples cozinha possa oferecer.  As construtoras para ganharem mais espaço, diminuem o espaço interno dos apartamentos e priorizam as áreas de lazer, inventam coisas que a maioria nunca usará ou que não tem nada de praticidade.

Então, eu tive a sorte de achar um apartamento mais antigo, onde reformei praticamente a cozinha toda, mudei os azulejos, readaptei algumas coisas, troquei os armários e peguei um pedaço do que era uma antiga área de serviço, pouco prática, mas espaçosa,  em uma pequena copinha para colocar uma mesa e quatro cadeiras.  Tudo muito simples, mas com personalidade e cor.
E o melhor de tudo é que tem uma varanda junto à cozinha, que de portas abertas deixa entrar o frescor das manhãs, o sol e a lua quando sobe nestas épocas outonais.



Cozinha me lembra a casa dos meus pais na minha infância, o cheirinho do café no bule de manhã quando meu pai ia pro trabalho e nós para a escola.  Na volta,  a delícia de encontrar sempre o almoço quentinho que minha mãe fazia com tanto zelo pela nossa saúde e à noite, no jantar, todos sempre em torno da mesa, pois meu pai não admitia comer sem os filhos juntos, num ritual seguido de comer e ouvir suas estórias de quando era menino como a gente.
Era ali também que minha mãe fazia delícias como seu famoso Nhoque
e que eu, pequenina, adorava ajudar, enfiando as mãozinhas na massa fria que a farinha deixava e depois fazer aqueles travesseirinhos fofos e iguaizinhos, cortados sobre uma tábua de madeira grande.



Outra cozinha inesquecível era da vovó Totonha que sempre recendia à sopa ou qualquer coisa com cheiro muito bom.  Ela cozinhava ao seu estilo português e na mesa sempre um exagero de pães e manteiga. A gente passava horas ali, tanto antes do jantar comendo os pãezinhos e até muito tempo depois, ouvindo suas estórias e rindo quase sempre.  
E, nenhuma dessas cozinhas das minhas lembranças atávicas eram luxuosas, nada, pelo contrário!  Mas tinham, além do calor do fogo emanado pelas chamas dos fogões, muito calor humano e por isso, inesquecíveis!


Doces lembranças!


Imagine agora um cafezinho, pães de queijo, bolo e um dia friozinho, você e uma boa companhia.  Pode ser uma amiga, jogando conversa fora e bem à vontade, de um jeito simples e acolhedor que todo mundo adora, um filho que chegue altas horas procurando comida e contando os casos daquela noite ou o maridex feliz da vida, comendo e ouvindo você dizer sobre aquele assunto que leu no blog tal ou no jornal, etc.

Minha vida simples em casa, pode ser resumida num cantinho aconchegante da minha cozinha.  Fala sério, cozinha é tudo de bom numa casa!  



E que tal uma cozinha maravilhosa, destas bem modernas e com muito espaço! Vejam que lindas estas sugestões, nada simples, mas um sonho de consumo de todas as mulheres.





















36 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Beth, seu post tá fenomenal! Sua cozinha é aconchegante mesmo, nem parece de apartamento....e tb adoro ficar na cozinha...é um dos melhores lugares numa casa pra conversar, tomar um café com bolo! E essas lembranças que as cozinhas nos trazem, sempre tão gostosas e afetuosas.....e essa última cozinha é a mais linda, se bem que eu adoro um tijolinho...como na minha...beijos e boa noite!

Lucia Cintra disse...

Web-mae, eu lembro bem da sua cozinha e ela eh linda! Alias, seu ape todo eh lindo e um lugar muito gostoso de se morar! Voce tem um otimo gosto quando se trata de decorar as coisas.

Eu escrevi um post sobre minha cozinha um dia desses mas nao postei ainda. Me irrita demais a cozinha desse ape ser tao minuscula, pois nao tenho onde colocar minhas coisas, nem pra onde espalhar a bagunca! Minha ultima casa tinha um espaco imenso e acostumar com essa ate hoje nao esta sendo facil.

Quando comprar minha casa, faco questao de ter uma cozinha imensa tb, pois assim quem sabe, eu ate nao curta um dia cozinhar? bjos

Luciana Håland disse...

Beth, que fofo o seu post. Amo cozinhas também, acho super aconchegante, e realmente estão reduzindo tudo, uma pena.
Amei essa cozinha da terceira foto, quero já. Temos planos de mudar a nossa cozinha, mas eu fico adiando, não quero jogar fora material, até porque está tudo em bom estado.
Estou pensando em participar da blogagem, mas hoje estou em casa por causa da dor no pescoco, se eu melhorar participo e aviso.

Beijo

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Gostei muito da cozinha do seu apartamento. Eu tb moro em apartamento e a cozinha é nesse estilo. Gosto das coisas aconchegantes.

São bonitas as cozinhas do post hein. Tá especial esse post, lindo mesmo.

Obrigado pela visita e comentário. Gostei muito do seu blog, vou seguir.

Regina Coeli disse...

Bom dia Beth,
Boas lembranças fazem tão bem, não é mesmo???
E você colocou muito bem a riqueza de ser uma cozinha acolhedora e deu um jeito de transformar a sua... Parabéns!!
Em que pese a beleza das COZINHAS MODERNAS em preferido a singeleza de SUA COZINHA e o prazer que ela lhe proporciona...
Isso é tudo de bom!
Beijinho carinhoso,
Regina Coeli

Chica disse...

A cozinha é mesmo uma parte da casa aconchegante.Adorei ver tudo isso aqui!beijos,chica

Natália disse...

Lindo post Betty
Também não gosto muito de cozinhar,mas um jantar com a familia reunida é maravilhoso.
Amiga estou neste momento a remodelar a minha cozinha,hoje mestão estão a colocar os armarios,vamos ver como fica,estou ansiosa por ver o resultado final.
Beijinhos e uma optima semana.

Lúcia Soares disse...

Post ótimo, Beth.
O que não é novidade.
Também acho que cozinha é um lugar delicioso, nem que seja só pra se bater papo...
Beijos!

Tati Pastorello disse...

Oi Beth, estou igual a Lucia. Mudei de uma casa com uma cozinha ótima para um apartamento com cozinha-corredor, sem espaço para nada e para completar, está quebrada. Perdi um pouco o prazer de cozinhar, cheguei a esquecer que gostava disso. Aqui ainda não gosto. Refeições são TODAS na sala, com mesa posta e aconchego. Na minha cozinha não cabe nem esta tábua presa na parede...
A sua cozinha parece mesmo linda, ainda mais pensar numa varanda na cozinha, que delícia!!!
E amei as fotos do final: podemos ser simples no pensamento, em uma cozinha assim tããão linda, né? Receber com simplicidade num ambiente amplo e caprichado. É a perfeição! kkk
Beijos.

Teresinha Ferreira disse...

Olá Beth,
Para mim não é nenhuma novidade você ter uma cozinha tão deliciosa...Aconchegante...Sua casa sempre foi muito bem decorada. Seu bom gosto é incrível.
Essas cozinhas de revista são belíssimas. Queria uma assim. Pena que no dia a dia elas não ficam tão arrumadinhas como nas fotos, né??rs..
Fique bem.
Bjs mil

Françoise disse...

Que delícia de post, ainda mais na sua cozinha, ehhhhhh.... Quando contou das suas lembranças fiquei pensando na cozinha da minha avó. Ali acontecia de tudo, ela não falava mas demonstrava seu amor por nós em tudo que colocava suas gordinhas mãos, sinto este carinho dela por mim até hoje. Todos os dias era dia de boa comida mas domingo então....sua comida era maravilhosa mas sua cozinha cheirava amor de vó e isso não esquecerei jamais.

Tô aqui chorando, de saudade boa, grata por me proporcionar boas lembranças..... Lindo post, cheio de vida como você!

*Meu coração se encheu de alegria quando vc escreveu que não posso ter frescuras com sua presença aqui, ficaria muito feliz em recebê-la viu. Venha logo!!!!

Bjos mil.....

Crica disse...

Oi Beth
Tô participando da blogagem coletiva e adorei seu tema. Aqui em casa a copa-cozinha(antigo não?) é sempre uma festa. É um dos nossos cantinhos favoritos mesmo.
Adorei seu post.

Crica disse...

Oi Beth
Tô participando da blogagem coletiva e adorei seu tema. Aqui em casa a copa-cozinha(antigo não?) é sempre uma festa. É um dos nossos cantinhos favoritos mesmo.
Adorei seu post.

Georgia disse...

Beth, que delícia a tua cozinha. Quente, aconchegante, clara, uma beleza mesmo.

Eu também gosto muito da minha cozinha, tanto é que meu lap top fica extamente na cozinha.

Geralmente quando temos festa aqui em casa, a turma brasileira se aloja na cozinha e vamos bater papo.

Essas suas lembrancas sao lindas e o nhoque me deu água na boca, adoro, mas morro de preguica de fazer, rs.

Um beijao (te passei um email)

Mila Viegas disse...

Menina, não adianta que o povo adora uma cozinha! rsrsrs... Eu amo! É um lugar realmente muito especial, muito prazeroso de estar. Eu amo a minha cozinha e mesmo com uma sala enorme, o povo prefere as cadeirinhas nem tão confortáveis dela e mesmo ela não sendo tão pequena assim, fica todo mundo ali espremido, comendo, papeando, sorrindo... enfim.

A sua cozinha é uma delícia. Já tomei cafezinho feito nela e até lavei copinho na sua pia... rsrs.. lembra? Gostoso demais!

beijocas

Bordados e Retalhos disse...

Acho que no tempo que a cozinha era lugar de encontro, dos conselhos, do aconchego, a vida era muito mais simples e muito mais tranquila. Adorei seu post. Bjs

LU Souza Brito disse...

Beth,

Cozinha é uma delicia. E assim como você, aprecio muito também os "encontros na cozinha". Em casa jamais almoçamos na sala, no quarto, ou outro lugar que não seja na cozinha. Valorizo muito esses momentos.
Na casa de minha mãe também era assim; com fogão a lenha, café no coador, paezinhos na tábua, delícia.
A minha cozinha também será pequena, mas fiz questão de ter um espaço para as refeiçoes, nada de balcão apenas. Reduzi a área de serviço para aumentar a cozinha.
Adorei seu post!

Monica Loureiro disse...

Sua cozinha é uma delícia , né ?

manuel marques disse...

Postagem fantástica,parabéns.

Beijo.

Yoyo Pizy disse...

Beth.
Infelizmente a minha cozinha é como aquelas, às quais você se referiu: pequena, estreirta como uma tábua(quase um corredor) mas faço questão de ter na sala uma mesa, que uso diariamente.
Adorei sua cozinha, especialmente aquelas cadeiras com o encosto verde.
Bjaum

Sonia Notaro disse...

Beth,gostei do post, pois tenho em minha casa o canto da cozinha como o centro de interação com meus filhos e maridão,amigos dos meus filhos,familía, amigos, vizinhos, para mim é o canto de acolher quem chega, do cheiro bom, da conversa boa ,de tristezas e alegrias compartilhar.
Simplesmente Amei!!!!!!!!
Bjs meus

Iêda Klein disse...

Beth, olá!
Seu post é tudo de bom e concordo inteiramente com ele. A cozinha é o coração da casa, mesmo para quem não gosta de cozinhar, como eu. Tenho uma passagem interessante sobre cozinha:algum tenpo depois de casada, ninha filha ligou e reclamou"eu quero sentar na sua cozinha!!!!"
Beijos, Iêda

Astrid Annabelle disse...

Olá Beth!
Não me surpreende nem um pouquinho que o seu post está um arraso!!
Cozinha! Sim ...o cantinho aconchegante da casa!
Sua cozinha é linda amiga...e das outras gostei da última...
Muito legal saber das suas lendas...principalmente as que saem do reino encantado das avós!!!
Vou para casa feliz por ter lhe conhecido um pouco mais!
Beijo grande
Astrid Annabelle

Renata Boechat disse...

Que delícia de post que vocês fizeram sobre as cozinhas de casa!
Sou suspeita pra falar, por que estar na cozinha é a minha paixão...pode ser na minha, ou na de qualquer pessoa, é onde me encontro e gosto de estar!
Nada me dá mais prazer e nada me é mais relaxante que fazer minhas experiencias gastronomicas, e poder fazer assim minhas "cobaias" felizes!


Um post muito gostoso,
Parabéns!

Isadora disse...

Beth que coincidência. Bem, se formos pensar melhor nem tanto, pois com certeza a cozinha é um lugar pra lá de aconchegante.
É impressionante ver que ao reunirmos, amigos, em casa o papo mais animado fica na cozinha.
Confesso que quando me mudei, uma grande preocupação era a cozinha, pois hoje, em dias os cômodos parecem caixas de fósforo.
Um viva as nossas cozinhas.
Um beijo

Heloísa disse...

Beth,
Você tem razão. A cozinha é um lugar muito gostoso para se bater papo.
Lembra-se que quando você esteve na minha casa nós passamos um tempinho na cozinha? Fazendo bolo de caneca e batendo papo.
Amanhã você estará no meu post.
Mandei um e-mail para você.
Beijo.

Luma Rosa disse...

Eu gosto de cozinha só em dias frios!! E esta última cozinha é quase a minha cara!! (rs*)
Beth, amo cozinhar! Mas sei que detestaria se tivesse que cozinhar todos os dias! Gosto de inventar, porém nada sofisticado, apenas o saudável!! E não tenho uma cozinha como a sua, sem cara de apartamento! Por causa disso aproveitei a cobertura para fazer uma área de lazer, onde fica a minha cozinha dos finais de semana! Onde a família se reune, onde a gente se bebe, se come, se beija!(rs*) Foi um super post!! Beijus,

Ana Paula Soldi disse...

BETH, MUITO LINDA SUA COZINHA, JÁ ME IMAGINEI LÁ TOMANDO UM CAFÉZINHO CONTIGO.
EU GOSTO DE COZINHAR PRA MINHA FAMÍLIA,AMIGOS...FACO POR AMOR A ELES E AGORA ENTENDO A MINHA MAE QUE PASSA HORAS NA COZINHA COISA QUE EU NAO ENTENDIA QUANDO SOLTEIRA, O AMOR FAZ CADA COISA!
QUANDO VOCE CONTA QUE AMASSAVA NHOQUE QUANDO PEQUENA, LOGO LEMBREI DO ALLAN QUE SEMPRE QUE ME VE AMASSANDO PAO, VEM CORRENDO PRA ME AJUDAR, ESSES MOMENTO VALEM OURO, SAO SIMPLES MAIS ALI ESTÁ O SEGREDO DA FELICIDADE.
BEIJOS

Eliane disse...

Oi BETH , fiquei feliz com sua visita e vim ver sua cozinha, fiquei arrepiada em ler sobre as cozinhas de sua vida. Aqui quem pilota o fogão de lenha ainda é minha mãe!!!!!! Mas ainda terei o meu. Não morro em apartamento por causa do tamanho reduzido de tudo. Minha avó diz que cozinha é coração de mãe sempre cabe mais um e sempre tem algo bom! Adorei conhecer sua cozinha!!!! Um beijão da Eliane.

Misturação - Ana Karla disse...

Estou atrasada, mas cheguei pra dar o meu coments(rs)
Cozinha é tudo de bom!
A minha, como todo "apertamento", é um ovo.
Já na casa dos meus pais , como sempre foi, é "o lugar" da casa. Adoro quando vamos lá.

Mas aqui em casa, apesar do meu marido sair de manhã para trabalhar e só retornar a noite, nos três(eu e meus pimpolhos) fazemos sempre as refeições sentados a mesa. E de noite, claro, com o marido presente.

E essa lindas cozinhas,,,,ah, onde vou poder ter uma dessas?!!!rs

Beth um xero grande!

Jordana Flávia disse...

Nossa Beth, dá uma vontade de andar tomando café e batendo papo em cada uma das cozinhas dessa blogagem... Adorei a sua! Você conseguiu deixar uma cozinha de apartamento com aquele clima gostoso de cozinha de casa!
Flores e cores pra você!

Maricota by Marianne disse...

Querida Beth, realmente a cozinha é a "mãe" dos ambientes da casa, as melhores lembranças estão nela,amei a sua cozinha, tão aconchegante e tão verdadeira, as outras são lindas,mas parece que não mora ninguém!
Amo cozinhar e amo ficar na cozinha!
Bjks.
Marianne

Dani dutch disse...

web-mãe também gosto da cozinha, e quando chegam as visitas, vamos parando por ali, e tenho que chamar todos pra sala... e andar só de meia dentro de casa pra descarregar um pouco as energias é outra coisa que gosto também. bjuss

Wilma disse...

Beth, eu nem consigo acompanhar tanto post!!! Bem poderia fazer um contando a mágica de escrever tanto e ainda com imagens, eu se leio não posto e se posto não leio, kkkkkk Cozinha é tudo de bom mesmo, na infância é a parte de minhas melhores lembranças também, porém hoje meu sonho de consumo além de uma cozinha como essa primeira, é um banheiro lindão!!

Ivana disse...

Beth, eu também adoro cozinha, quando é outra pessoa quem pilota o fogão! É que eu sou uma negação no quesito prendas culinárias... rsrsrs
Sua cozinha é muito bonita, Beth! Adoro cozinhas espaçosas. A minha é tão pequenininha... Mas agora, com a reforma que vamos fazer aqui em casa, parte da parede que a separa da sala vai ser demolida. Tomara que assim a gente sinta que a a cozinha "cresceu" um tiquinho mais.
Beijos!

Pedrita disse...

lindo o seu blog. adorei essas fotos. beijos, pedrita