.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

terça-feira, 6 de abril de 2010

Todo o Rio em Alerta Vermelho

(Imagem Anthony Redpath)
As fortes chuvas que se abateram por todo o grande Rio e a região metropolitana, inclusive aqui em Niterói, deixaram a triste realidade de mais de 100 mortos já contabilizados.  Estamos ilhados e, desde ontem às 18:30hs chove na cidade constantemente, falta luz em alguns bairros, hoje já ficamos mais de duas horas sem energia e o que vemos pela tv ou até mesmo de cima do 11o. andar é desolação, muita lama, gente que não foi trabalhar porque foi impossível transitar por todo o estado e o próprio Prefeito do Rio alertou para que ninguém saisse de suas casas durante todo o dia de hoje.  E tudo ficou totalmente parado, nem mesmo as padarias abriram, não tinham como fazer pão já que os funcionários não conseguiram chegar até seus trabalhos. Uma noite de cão e um dia parado de um e outro lado da Baía de Guanabara.

Segundo a Prefeitura do Rio, esta é a chuva mais severa da história da cidade. Mas, sabemos que aliado ao fenômeno natural que acarretou um volume excessivo de água neste período está o fenômeno social tão drástico quanto o primeiro, pois acarreta a ignorância, a sujeira, o desmando, o abandono, as mentiras eleitoreiras = Caos total.
Estamos em alerta vermelho, o penúltimo na escala de risco de temporais, registra um sistema de alerta da prefeitura.

Nosso coração também está em alerta -  alerta roxo diante do sofrimento a que assistimos pela tv ou lemos nos noticiários gerais, das mortes prematuras de crianças e jovens, de trabalhadores coitados, de gente que perdeu suas casas e nada têm a não ser a própria vida, de todos enfim que precisam trabalhar e morar nesta cidade.  

E ainda chove agora.  O que será deste novo dia?


*Update:

O dia amanheceu escuro e chuvoso.  Meu marido tentou chegar aos catamarãs que levam o pessoal daqui de Niterói para o centro executivo do Rio, mas foi impedido de ir adiante depois do túnel que liga meu bairro ao bairro de Charitas, tudo virou lagoa, o mar adentrou a avenida e o motorista de táxi teve que voltar de ré até fazer um retorno na Praia de São Francisco. Ele retornou ao nosso apartamento e só saiu às 11:30hs para o trabalho.
Agora, 14:15hs, o dia apresenta muitas nuvens e o sol voltou a brilhar, escondendo-se atrás das nuvens de vez em quando, mas o caos está total nas ruas, cheias de lama, muito lixo e aos poucos o pessoal da limpeza da prefeitura voltando ao trabalho.  Marido conseguiu ir agora à tarde para o trabalho e eu, enfiei-me numa fila complicada dentro de um supermercado aqui do bairro.  Tenho um monte de coisas pra guardar e fazer por aqui, mas queria agradecer imensamente o carinho dos amigos que por aqui passaram deixando uma palavrinha de apoio a mim e ao povo desta cidade querida.  Torçam para que a chuva vá embora, pois as pessoas estão muito temerosas e ouvi cada história cabeluda pelas ruas de dar muita pena mesmo.  
Obrigada, gente!

(Esta foto impressionante é do Orkut e feita num Condomínio  - não sei qual, talvez em Alcântara-RJ)




22 comentários:

Silvia Masc disse...

Muito triste tudo isso,desejo ao Rio uma noite tranquila e um lindo dia amanhã.
Desculpe a minha ausência, mas a minha nova morada está em reforma, quem já passou por isso sabe o que é, quem ainda não passou, boa sorte!
beijinho.

Amanhã novidade no Longevidade.

Sonia H disse...

Oi, Beth,
Horrível. E vi tudo muito de perto.
Ontem eu fui ao médico, à tarde e só consegui voltar para casa hoje às 6:30 de manhã.
Vi muita enchente, muito carro abandonado, muita gente andando por aquelas águas imundas, lixo espalhado.. uma desolação.
Agora é esperar que amanhã seja um dia melhor.
Beijos,

Lucia disse...

Voces com a pior chuva dos ultimos 40 anos ai e a gente com a pior nevasca em decadas aqui. Acho que a chuva eh pior, pois apesar da neve tb nos ilhar, pelo menos nao entra dentro das casas e destroe carros. Pode sim causar danos devido ao peso dela nos telhados e coisas parecidas, mas nao se compara a uma enchente. Terrivel isso!!!!

bjos

edinacurzio disse...

Não se pode fazer nada contra a força da natureza. Precisamos é de mais educação para o enfrentamento dessas situações. Parabéns para a prefeitura do Rio pela atitude de pedir que a população ficasse em casa. Parabéns para a população que obedeceu a esse clamor. Caso contrário teria tido consequências piores.
Édina

Anônimo disse...

Contra a força da natureza nada podemos fazer. è preciso uma melhor educação para enfrentamento dessas situações. Parabéns para a prefeitura do Rio por pedir para a população não sair de casa. Parabéns para as pessoas que obedeceram esse clamor. Caso contrário, teria sido muito pior.
Édina

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Menina,

estou totalmente desanimada com toda essa destruição, na nossa cidade o número de mortos é maior que no Rio, como?
O que os prefeitos pensam em fazer? Ou melhor será que pensam em fazer algo?
O dia parou, tudo parou e nós ilhados dentro de nossas casas e outros morrendo dentro de suas próprias casas... me dá uma dor no peito ao olhar em minha volta em ver todo esse descaso das autoridades.
Andei sumida, viajei, tive uma segunda chatinha com problemas de saúde e a terça tudo se tornou um caos com a tempestade.
Estou de volta e agradeço sua sempre doce presença no meu cantinho.

beijos

Teredecorando disse...

Oi Beth, é lamentável essa situação. Estou aqui de longe acompanhando pela TV e perplexa com tudo isso. Pois é, o clima está mudando, não sei como será daqui em diante. A ficha ainda não caiu para muitos...Lixos por toda parte, desmatamento etc. Ontem o tempo fechou aqui em Vila Velha. Parecia que o céu ia desabar. Choveu muito, mas nada desesperador. Ainda bem. Já basta o Rio estar desse jeito, né?
Que os Querubins nos protejam.
Fique bem e um grande bj.

Eduardo disse...

Que coisa heim Beth? Que calamidade; parece que foi resultado de uma coincidencia de fatores de muito calor e umidade seguidos de frente fria. Por outro lado uma cidade costeira como o Rio deveria ter facilidade de escoamento, mesmo com as maiores chuvas. Falta contribuicao da populacao que joga lixo nas ruas que entope bueiros e assorea rios, alem do governo criar um sistema de escoamento mais eficiente. Ja pensou se essa chuva fosse em Sao Paulo onde a agua nao tem para onde ir? Espero que todos voces estejam bem e em seguranca.
Eduardo

Anônimo disse...

Ola Mamys

Ontem fiquei com a cabeca e o coracao pensando em vc!!!

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha e Bebejinho

Bordados e Retalhos disse...

Amiga, a chuva daí veio parar aqui no Espírito Santo. Ontem saí aqui do trabalho as 18h10 e cheguei em casa as 22h10. Estou moída de tão cansada. É a natureza nos dando um puxão de orelha. O Centro de Documentação que coordeno encheu de água. Imagine o que sente uma bibliotecária/arquivista vendo a águia entrar no seu local de trabalho. Foi uma correria só. Graças a Deus nada perdido ou estragado. Bjs

rocosta disse...

Além de voce tenho parentes no Rio e fiquei apreensiva!
Força!
Beijos, muitos!

Cristiane A. Fetter disse...

Pedir a Sào Pedro que dê um alívio.
bjks

Glorinha L de Lion disse...

È Web Mana...hoje as coisas melhoraram um pouco, mas fico pensando em quem perdeu tudo, perdeu um parente, um filho...tudo por causa do descaso das autoridades que nada fazem, deixando que construam em áreas de risco, pq os "politicamente corretos" , pra mim, incorretos, isso sim! não permitem que sejam removidos...favela no Brasil é intocável...depois que o primeiro barraco nasce, horas depois já tem mais 50 e ninguém tira mais....não entendo isso...aliás, entendo sim, pobre dá voto e vota em quem eles querem...infelizmente essa é a nossa realidade...
Enquanto isso, cada vez mais gente, principalmente crianças morrem feito moscas nos deslizamentos das "comunidades" irresponsavelmente esquecidas e só lembradas em época de eleição.
Beijos tristes...

Liza Souza disse...

Beth,
estou aqui enviando boas energias e oracoes para que a chuva cesse e que as coisas melhorem logo.Que Deus guarde o Rio de Janeiro e cada um de voces moradores dai.
Beijos

Lúcia Soares disse...

Beth, acompanhei os noticiários, desolada como todo mundo. Estupefata, cansada, desanimada em ver que a vida tem cobrado tanto justamente de quem menos tem pra dar... Perder o material é desolador, mas perder vidas, é aterrorizante. Não consigo entender tanto descaso, tanta irresponsabilidade por parte dos governos.
Há que se entender que a natureza também está "descontrolada" , mas nada justifica que o homem dificulte que as intempéries se manifestem, pois isso é algo natural, não se pode impedir. Mas se pode amenizar. Enfim, discurso nenhum vai ajudar. Ações é que são necessárias agora.
Pensei em você, sim, o dia todo, mas "sabia" que estava pelo menos protegida, não corria riscos, felizmente.
Que a natureza se acalme, o lindo Rio retome sua vida normal e as autoridades competentes ergam as mangas e vão ao trabalho!
Bj

Anônimo disse...

Beth, que chuva foi essa,não? Estou mt entristecida acompanhando tudo por aqui...Rezando mt pra que a chuva dê uma trégua.

Bjs

ML disse...

Também não tive aula ontem - nem hoje - o porteiro não veio (claro!)mas é nessas horas que a gente agradece a Deus por ter a sorte de morar num lugar seguro.
Imagina a galera sem casa, os bichos abandonados, que desgraça!
E a turma que mora em região de risco? São os mesmos, coitados, que votam nos políticos que estão aí em troca de promessas - palavras e nada mais.

bjnhs

PS: a foto é linda!

Lu Souza Brito disse...

Beth,

Também estou acompanhando os noticiários com muita preocupação e com enorme aperto no peito: por aqueles que perderam a vida, pelas familias desabrigadas, pela cidade que está destruída, enfim.
Muitas vibrações positivas para que tudo retorne ao normal o quanto antes!

Unknown disse...

O meu abraço solidário.

Abraços.

Françoise disse...

Mulher de Deus? O que é isso? Triste demais, estou aqui rezando para que o sol volte a brilhar nesta linda cidade.
Fique com Deus.
Abraços,
Françoise

Dani dutch disse...

OI Beth, eu vi ontem a noite o noticiário na tevê.
E quanta água, meu DEus.. e o pior de tudo é a perda de amigos e familiares, isso não tem consolo.
Num momento desses só DEus mesmo pra nós ajudar.
bjuss

Ana Paula Soldi disse...

Beth, estou muito triste com tudo que está acontecendo por ai, rezando muito por todos..
Quando vi a notícia pensei logo em você a única pessoa que conheço que mora no Rio, e você e sua família estao nas minhas oraçoes, fiquei tranquila ao saber que está bem.
Um abraço enorme