.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Não quero ter 1 milhão de amigos

(Obra de Vick Muniz feita com restos de computadores formando os continentes americanos - veja mais sobre este incrível artista plástico em meu post I love Vik)




A música de Roberto Carlos é bonita e este verso "Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar" não combina muito com o estudo feito para o mundo virtual de hoje em dia.  Não é bem assim que se processa tudo isto em que vivemos atualmente, mergulhados em sites de relacionamentos ou blogs que fazem esta imensa rede virtual.  
Pelo menos é o que diz um estudo da Universidade de Oxford que revela que o cérebro humano só consegue administrar, de verdade,  no máximo, 150 amigos, reportagem que ouvi hoje pela CBN-Rio,  feita pela repórter do mundo digital - Daniela Braun.  Gerenciar mais do que isso, pessoalmente,  não é possível, o cérebro humano é mesmo limitado a manter somente 150 no máximo que você pode gravar ou ter relações estáveis, palpáveis, etc.

Enfim, esta conclusão que o estudo fez demonstra que para todos nós que temos perfis nas redes sociais não adianta nada ter mais que isso. Se bem que as mulheres conseguem administrar estas amizades remotamente melhor que os homens - as garotas são capazes de gerenciar apenas pelo sistema de comunicação, enquanto os garotos precisam mais de encontros presenciais para poderem se lembrar dos tais 150 amigos.

Afinal, quantos amigos você tem no Facebook ou no Orkut ou qualquer outra rede de relacionamentos?
Isto é mesmo muito importante na sua vida?  Eu, sinceramente, não ligo muito pra isso, inclusive,  estou pensando em fazer uma 'limpezinha' lá no meu Orkut que já deve ter teias de aranha devido ao abandono que anda. O Facebook a mesma coisa, e não adiciono mais ninguém em nenhum deles, só se forem amigos pessoais ou aqueles que me visitam sempre por aqui.

Costumo dizer que não coleciono amigos e sim conquisto-os através do respeito mútuo, o tempo e interação pessoal.  O importante para mim é saber que cada pessoa que conheço verdadeiramente pelo espaço virtual, acaba sendo uma porta que se abre para novos e maravilhosos mundos.

E ainda mais sobre este incrível mundo virtual: lembro que  hoje está rolando em São Paulo mais uma Campus Party com uma programação intensa até 30 de janeiro e a partir de amanhã para todo o público.  Algumas presenças inernacionais importantes e ainda o internauta poderá acompanhar via Web tudo o que acontecerá naquele evento.  Várias personalidades estarão presentes e dando palestras sobre a evolução digital no planeta, inclusive o "guru" da campanha digital do Barack Obama - o estrategista político Scott Goodstein. Eu bem que gostaria de estar por lá e ver e ouvir sobre tudo isso!

Se quiser saber mais, acesse este site aqui:  CBN - A rádio que toca notícia - CBN Tecnologia da Informação





19 comentários:

Unknown disse...

Nossa Beth, que interessante!! Eu até acho 150 um número muito elevado.. rsrsrs.. eu, sinceramente, acho que não conseguiria me relacionar bem, ou seja, me dedicar a tantas pessoas ao mesmo tempo.
Eu fiz um facebook mas larguei de mão, acho que nem coloquei nada lá. O orkut eu mal entro, mas não me desfaço dele porque tenho alguns parentes que são de outros estados e ali acaba sendo um meio de manter contato. Já está com teias de aranha tb.. rs.

Eu prefiro ainda o bom e velho blog, onde podemos nos expressar e conquistar pessoas bacanas, que tenham alguma afinidade conosco, pelo menos em algum momento. Prefiro visitar e comentar nos blogs do que ficar fuçando orkut, etc.

Muito interessante essas informações... tô pasma! rsrs.. mas é claro, que nós mulheres, conseguimos administrar tudo isso muito melhor! rs. Meu marido, por exemplo, odeia esses sites de relacionamento porque não tem paciência.

beijocas

Glorinha L de Lion disse...

Realmente Beth, é difícil administrar um monte de amigos...a gente não sabe se escreve no blog, faz visitas...às vezes acaba esquecendo de alguém que foi importante pra gente...eu adoro fazer amigos, mas amigos com A hoje em dia, está cada vez maisdifícil...mas não perco a fé nem a alegria, vamos simbora, pelo menos se não ficar amigo, fica alguém com quem trocar experiências... e isso, pra mim, já é uma boa coisa.
Beijos querida!

Luciana disse...

Acredito que quem tem muitos amigos (acima de 50 e já sendo generosa) tem poucos amigos verdadeiros. Outro dia conversei sobre isso com uma brasileira que mora aqui, inclusive fiquei de escrever um post e até agora não finalizei, mas acho as amizades de grupos grandes muito superficiais, e se a gente tenta manter/ter muitos amigos acaba tendo amizades superficiais, sem profundidade nenhuma. Acho que isso tá mais pra colegas que amigos.
Mas há também quem divida os amigos em: mais próximos, pra balada, amigos para um café, pra falar de moda, pra falar da vida, pra confiar, pra encontrar porque é divertido, pra ter o mesmo hobby, enfim, categorias de amizades, e chama de amigo. Eu acho que amigo vai mais além, e ainda assim acredito demais em ammizades virtuais.
Complexo esse assunto.
Eu tenho facebook, devo ter uns 50 amigos adicionados, entre virtuais e do mundo real, daqui ou do Brasil. No orkut eu tenho mais pessoas, uso mais e adiciono mais também, amigos, colegas de infância, ex colegas de faculdade, de trabalho, mas fica impossível manter contato com todo mundo, claro.
Bom ser sua amiga virtual.
Beijo

Anônimo disse...

AH Beth você disse tudo, sabe que pensei esses dias em fazer um post sobre esse assunto! Eu prefiro ter poucos amigos presentes, do que muitos ausentes...

rocosta disse...

Eu não quero ter um milhão não, mas poucos para poder me dedicar.
Beijos muitos!

Fernanda disse...

Essa obra com restos de computadores ficou maravilhosa!
Achei 150 um numero bem elevadinho tambem. Acho que mais do que apenas nao conseguir administrar tantas amizades, eu nao conseguiria ter tantas amizades. Tenho poucas, sempre foi assim, mas as que tenho sao amigos mesmo! Em orkut e facebook tbm tenho poucos amigos, mas os que estao ali sao mto importantes pra mim.
Beijinhos!

Lúcia Soares disse...

Estão dando o nome de amizade a relacionamentos superficiais, de conhecidos. Não há como ter mais do que uns poucos amigos.
Se a gente consegue separar, como a Luciana falou, ainda assim é difícil.Uma turminha boa de papo, se passar de 4 tem gente demais!
Homens conseguem se reunir em grupos grandes, mas mulheres é mais difícil, porque não querem relações superficiais. É um bom tema para um post...(Mais um. Você dá sempre margem pro assunto render uma boa conversa.)
Bj

Meire disse...

Bom dia Beth!

150 é um numero muito grande, tenho uma lista grande, mas nem todos sao amigos.
Na vida real tenho poucos amigos, mas sao "de fé".
Estes amigos das paginas de relacionamento nao os chamaria de amigos, sao talvez conhecidos.
Os amigos sao aqueles que sai de là, que passa a fazer parte da nossa vida diaria (mesmo que virtualmente), para um dia passar para a outra fase a "desvirtualizaçao".

Bjs

Isabel disse...

Beth, eu também não tenho, nem quero ter 1 milhão de amigos. E mesmo 150, acho uma loucura! Se eu for contar as pessoas que são realmente minhas amigas, não devem passar de 30. E já contando com amigos que não vejo sempre, mas só de vez em quando, ou que conheci no mundo dos blogs e passaram para a realidade, tal como você, que já considero uma amiga :) Não uma amiga íntima claro, mas uma amiga de verdade:)
Hoje ouvi uma notícia no rádio sobre um estudo que fizeram nos E.U.A sobre as horas que as pessoas passam em frente aos computadores e a coisa está a ficar assustadora. Os jovens passam em média 5 h por dia na internet. Qualquer dia já ninguém se encontra cara-a-cara para tomar um café. Toda uma vida se passa em frente a uma tela de computador. Acho que devemos aproveitar o que de bom este mundo virtual tem, mas não devemos deixar de viver a vida real porque ela é bem melhor!
Bjs

Camila Hareide disse...

Beth, adorei a foto da obra do tal Vik... Vou fuçar mais por sua causa.

Quanto às redes de relacionamento, acho que depende muito de como cada um usa. No meu caso, por exemplo, que vivi uma vida CHEIA de gente que ia e vinha o tempo todo, em que as amizades mudavam de navio pra navio, é provável que eu me lembre de muitas delas. E o Facebook é apenas a ferramenta que uso pra não perdê-las de vista pra sempre. Claro que tem gente que me adiciona e eu nunca troquei frase virtual. Mas de saber que a pessoa está ali é legal.

Eu não passo o dia todo no site, pelo contrário. Mas quando entro, gosto de saber que fulano casou, outro teve filho, outra largou mão de navio, etc. Entende?

Já o Orkut eu uso única e exclusivamente para assuntos relacionados ao a-ha (por causa da comunidade que eu participo. É a única...). Se não fosse pela banda do coração, já teria fechado o Orkut. Ah, e não fechei antes porque é através dele que o pessoal mais simples do Pantanal consegue me mandar notícias.

Por isso encaro esses sites como ferramentas. Agora colecionar nomes, bobagem. Esses sim não devem ter nem muitos amigos reais nem muito o que fazer.

beijos de picolé boreal pra você!

Bia disse...

Eu não tenho mais aorkut ou facebook, mas quando tinha orkut tinha uma média de uns 350 amigos! Claro que só falava com no máximo uns 10 deles, mas os outros era um mix de pessoas que passaram pela vida.
Não sinto muita falta dessas redes sociais, e quando preciso "urgentemente" para algum daqueles 10 amigos, uso o orkut da minha mãe!

Aqui eu tenho pensado muito sobre a importância dos amigos!

bjs

Sonia H disse...

Querida Beth,
Ter um milhão de AMIGOS é impossível e ter 150 já acho difícil, amiga, muito difícil, pois manter uma bela amizade não é facil nos dias de hoje, por conta das inúmeras tarefas que temos de cumprir nesse cotidiano pós-moderno. Valorizo muito os meus amigos - e adoraria dedicar mais do meu tempo a eles. Incomoda-me esse história de 'contatos', sabe.
Quanto à atualização do meu blog, você já mudou o link? Pois agora é http://ocantinhoda.borboletaazul.net = http://ocantinhodapontoborboletaazulpontonet!
Beijos,

Lucia disse...

Fui contar... amigos (aqueles AMIGOS) mesmo, tenho menos de 5. Os outros sao pessoas pelas quais tenho um carinho enorme, sao amigos, mas nao intimos. E meu numero (contando membros de familia, parentes e primos), nao chegou nem a 80. Eu particularmente, nao adiciono quem nao gosto ou nao conheco nesses sites sociais.

bjos

Dani dutch disse...

OI web-mãe, tudo bem?
Eu não tenho Facebook, só tenho orkut mas que entro lá bem de vez em quando, e também pra nao perder o contato com os amigos do brasil ...
bjusss

Somnia Carvalho disse...

Ola querida Lilas!

quanto tempo hem! sim! eu sumi totalmente... nao conseguia acesso tao facil quanto pensei que conseguiria e sempre estava rodeada de gente.

A visita ao Brasil e otima, mas se disser que volto sempre morta de cansaco voce acreditaria_

entao... sobre este post... to vendo que tem outros super legais ai embaixo... mas eu tambem fico sempre pensando sobre conhecer um e outro no mundo virtual. Alguns ficam, outros so passam, como eu tambem so passo pela vida de muitos...

percebi fim do ano passado que eu nunca mais mandei email para amigos do brasil, nao atualizo orkut etc... porque simplesmente eu nao dou conta. Se eu cultivar os amigos daqui ja usa o meu tempo todo... entao e uma escolha. Quando volto ao brasil tento sempre ligar, encontrar, abracar, conversar com os dai... e assim vai indo...

agora vc e definitivamente uma que veio para ficar para mim e vejo que para muitos outros tambem...

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
A música do "milhão de amigos" é muito bonita e envolvente. Mas não dá para ter muitos amigos, mesmo.
Amigos verdadeiros são os confidentes, os solidários, os que acompanham a vida, um do outro.
Mas acho muito interessantes as amizades que se formam pela internet, particularmente pelos blogs. Acho bem possível formar amizades fortes, ainda que só virtualmente. Ainda assim, não há como administrar um número muito grande, pois a amizade precisa ser cultivada.
Beijo.

Flávia Fayet disse...

Tão dificil ter amigos nos dias d hj, falo isso d boca cheia, pois levei cada tombo q me ressabiei! Vc mesmo já comentou em mtos post do meu DESBAFO qdo desabafo sobre isso! Q coisa, a gente confia e d repente usam e abusam! Ultimamente tenho dado uma "enxugada" no meu orkut, tinha gente demais! Heheh e sei q mtos é só pra dar fé e botar defeito! Quero amigos d verdade, q gostem d mim como sou! Por isso adoro os blogs! Tb resolvi criar o twitter e facebook mas isso tá me deixando sem tempo!

E vc não é minha amiga no orkut ne? Ora ora! Beijosss

Silvia Masc disse...

Um dia desses, precisei entrar no orkut, para pegar umas fotos para um trabalho que eu estava fazendo, e acabei dando uma navegada, e o que me chamou mais a atenção foi ver alguns perfís, com 300,400,500 amigos,quem dá conta? Mas o que parece que na rede de relacionamento dá status, vejo isso com olhar triste, pela superficialidade e banalidade que estão dando ao sentido da "amizade".

beijinho

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Nossa 150??? Isso pra mim já daria para formar um vilarejo. Nao, obrigada, rs. Eu tenho muitos contatos, mas amigas, contadas nos dedos. Até porque eu sou adepta de que temos um amigo diferente para cada situacao. Uma amiga que me faz sorrir nao precisa ser propriamente dito a mesma que vai ouvir os meus desabafos. Acho que para cada situacao vc pode ter pessoas diferentes ou até memso uma que consiga combinar com uma outra sizuacao. Eu por exemplo nao sou uma boa amiga para aconselhar ninguém a ter paciência, pois eu nao a tenho, mas sou aquela amiga que gosta de ouvir e analisar a situacao; por isso achei legal quando uma amiga me disse isso e eu pensei: Nossa! É isso mesmo; eu nao sei ser amiga da minha amiga qdo ela precisa de alguém que lhe diga Paciência. Eu digo: vai lá e diz tudo o que vc pensa, rs. E nem sempre é bom colocar mais óleo no fogo, entende?

Parabéns pelo post.