.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Uma Árvore de Natal e sua magia


(Imagem Google)

E a Árvore de Natal, qual será o seu significado nesta festa que mescla cristianismo, paganismo e sincretismo?

Mais uma vez, recorri a super Wikipédia:


  • Civilizações antigas que habitaram os continentes europeu e asiático no terceiro milênio antes de Cristo já consideravam as árvores como um símbolo divino. Eles as cultuavam e realizavam festivais em seu favor. A árvore de natal moderna teria surgido na Alemanha durante o século XVI. Não se sabe exatamente em qual cidade ela tenha surgido. Durante o século XIX a prática foi levada para outros países europeus e para os Estados Unidos.  Apenas no século XX essa tradição chegou à América Latina. Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero, autor da Reforma Protestante do século XVI.  Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado parecendo-lhe um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Arrumou em seguida papéis coloridos para enfeitá-lo mais um tanto. Era o que ele vira lá fora. Afastando-se, todos ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a árvore de Natal. Queria, assim, mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.
  • Atualmente essa tradição é comum a católicos, protestantes e ortodoxos.  Algumas famílias judias da América do Norte adotaram o arbusto do Chanucá (festa judaica comemorada próxima ao natal), numa espécie de sincretismo com a árvore de natal cristã.

Ontem, pela manhã, assisti a um documentário no canal GNT pela Net que mostrava curiosidades do Natal ao redor do mundo, as tradições dos diversos povos e seus símbolos marcantes.  A árvore como símbolo sagrado, desempenha um papel importante nesta data, já que simboliza fertilidade, imortalidade e prosperidade. O documentário do GNT      mostrava a luta que os plantadores dos famosos pinheirinhos enfrentavam nos dias atuais para vender e convencer o público a comprarem suas mercadorias.



Entretanto, aquelas de pinheirinho natural que ainda são usadas em alguns países como Estados Unidos e Canadá,  estão quase extinguidas, mesmo os comerciantes das mesmas se empenhando e mostrando em anúncios que nunca poderão ser substituídas pelos arbustos plásticos e super duráveis e, segundo eles,  sem o glamour das naturais.
Duvido muito, pois desde que os chineses invadiram o mundo com seus produtos em  massa e  também com suas árvores de fibra ótica, pisca piscas e toda uma parafernália para esta época, hoje, toda e qualquer pessoa,  pode ter este símbolo em seus natais, mesmo que pequenino.

A Árvore de Natal também evoluiu e nestes dois últimos séculos foi bastante evidenciada e feita em vários tamanhos e formas, algumas magníficas e chamativas como a própria árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas patrocinada por um famoso banco nacional e que fica sobre a lagoa, flutuando (única neste gênero no mundo)  e feita da mais alta tecnologia virtual, já se tornou tradição nas festas de fim de ano no País e no exterior.


 
Esta semana a família Obama recebeu em sua residência, na Casa Branca, um belo pinheiro natural, que neste ano foi comprada em Shepherdstown, no Estado da Virgínia Ocidental, e que tem mais de 5 metros de altura, chegou à Casa Branca na tradicional carruagem puxada por dois cavalos enfeitados com laços vermelhos de veludo.

Um cartaz em uma de suas laterais anunciava em grandes letras que a carruagem transportava a árvore de Natal da família Obama.  Vejam aqui neste site o tamanho da árvore e muitas fotos lindas.



Conheçam também como é este e outros segmentos natalinos no mercado e a quantidade de itens que são comercializados - aqui neste site.




E você, já armou sua Árvore de Natal?  Quero ver a foto dela em seus blogs, sou daquelas que fico paradona diante de uma linda Árvore de Natal, gosto de admirar os variados enfeites e  luzinhas piscando, acho mágico.  

Mas, não esqueça de desligar as lampadinhas quando todos forem dormir e nunca saia e deixe a árvore acesa.








Complemento:  Árvores artificiais já podem ter o perfume de pinheiros naturais.  Existe um spray com a essência da planta, e as lâmpadas aquecidas ajudam a exalar o cheirinho bom. 
(Matéria-Veja-16/12/09)





24 comentários:

Bia disse...

Oi Beth!
Arrumamos a nossa hoje! E mesmo eu imaginando tudo diferente, ainda sim, me diverti muito!

bjs

Unknown disse...

Eu já armei a minha e você já viu... rsrsrs... Acho que fui uma das primeiras a montar!!
Quero ver a sua tb!
beijocas

aminhapele disse...

Será que estou a ver bem?!
Aquela é a "nossa" árvore" dos Caiçaras??!!

Glorinha L de Lion disse...

Eu tb Beth, já fui alucinada por enfeites e árvores de natal, mas a cada ano que passa, meu entusiasmo diminui mais...e aí, já foi ver a árvore da lagoa...? eu não e nem pretendo...só se tiver que ir ao Rio por algum motivo...aquele transito fica impossível...
Beijos

Mírian Mondon disse...

Beth!!!! Que lindo está o blog e as postagens.

Amei o clima de festa e o novo visual do blog, tudo super agradavel e lindo!

beijos e otima semana!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Também gosto bastante de uma árvore de Natal. Pequena, ou grande, quando arrumada com carinho sempre fica mágica.
Nesse ano a minha teve o toque especial das mãozinhas da minha neta, e já está no meu blog.
Beijo.

Lúcia Soares disse...

Beth, não monto árvore desde que meus filhos cresceram.
Tinha uma, de madeira, em tiras, que meu marido fêz e agora monta lá no sítio. Nem fui lá ver...Depois vejo se ele fotografa e coloco no blog. Ela foi tirada de uma revista, estava lindamente decorada, mas nunca achei aqui no Brasil os enfeites que a compunham, então acaba que não fica muito bonita.
Este ano, depois de tanto ler e ver sobre o Natal, tantas opiniões diferentes, "acho" que até estou começando a gostar...Melhor seria se todos os netos pudessem estar aqui. O dia que isso for possível, acho que compro TODOS os enfeites que existem! (Prometo!) rsrsrrs
Bj

Beth/Lilás disse...

Biazinha,
Você ficou demais com as orelhas de rena e sua árvore também, ficou show!
bjs
-------------------------------------------------------------

Mila,
Eu já vi a sua também e só poderia ficar linda com estas mãozinhas de fada e artesã que tens.
Assim que der vou postar.
bjs
----------------------------------------------------------------------------

Rui,
É ela mesma. Ficou linda, não achas!
bjs

-------------------------------------------------------------

Glorinha,
Tô que nem você, mas confesso que ainda gosto de olhar estas coisinhas de natal.
Não fui à Lagoa não, nesta época não tenho muita vontade de ficar circulando pra lá e pra cá.
beijocas

---------------------------------------------------------------

Mirian,
Poxa que bom ver vc por aqui de novo!
Você andou meio sumidinha, né!
Obrigada pelos elogios.
beijos
--------------------------------------------------------------------

Helô,

A sua também ficou linda e ainda por cima com as mãozinhas da Isadora dando um toque especial, ficou realmente mágica.
beijos
------------------------------------------------------------------------

Lúcia,

Ah, tenta reaver esta relíquia!
Quem sabe se vc a acender este ano, as luzes de natal irão iluminar o caminho para que os netinhos se reunam todos no ano que vem.
Mas, o importante mesmo é que estejam bem e com saúde.
beijos

-------------------------------------------------------------------------

Ivana disse...

Beth, tem certeza que queres ver a minha árvore de natal? Ela tem um palmo de altura! rsrsrs Mas vou tirar foto pra ti, sim. Pode deixar.
Aqui em Floripa também tem uma tradicional árvore de natal que é montada na Av Beira Mar Norte! Não tão lindo quanto esta do RJ (que eu nunca vi de perto), mas dá pro gasto.
Beijos!

Beth/Lilás disse...

Ivana, meu bem!
Mostra, mostra, mostra!
Quer dizer, a árvore, claro! hehe
Podia aproveitar e tirar uma foto desta árvore daí da Beira Mar para a gente conhecer também, ok.
beijocas
---------------------------------------------------------------------------

ML disse...

Não!
Eu nunca tive uma árvore de Natal!
porque meu Natal é lá na serra, na casa da minha mãe.
Ela enfeita a casa toda, com direito a Papai Noel cantador (aja paciência, mãezinha!). Que as crianças da família adoram, mas os cães querem mesmo é morder!

bjnhs

Paulo Tamburro disse...

BETH, ACHEI ÓTIMO NO SEU PERFIL AQUELA CORRELAÇÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS E "ME DOU BEM COM TODO MUNDO".

EXCELENTE!

ESTVA PASSANDO POR AQUI E NÃO SAIO MAIS.

SEU BLOG É ABSOLUTAMENTE INTERESSANTE, INSTRUTIVO E BONITO. TUDO SOBE NATAL, ÁRVORE, ENFIM NÃO DEIXOU PEDRA SOBRE PEDRA(RS).


EU QUERIA LHE CONVIDAR PARA CONHECER MEU BLOG DE HUMOR:

"HUMOR EM TEXTO".

É DE GRAÇA(RS).

UM GRANDE ABRAÇO CARIOCA E FELIZ NATAL.

FIQUE COM DEUS.

Beth/Lilás disse...

ML,
E você nunca teve vontade de fazer umazinha, assim pequenininha!?
Tudo bem que a mãezona reina absoluta, mas se eu fosse vc fazia uma, só para sentir a magia em sua casa. Tente, vai!
bjs

----------------------------------------------------------------------------

Olá, Paulo!

Que legal que vc gostou! Obrigadão!

Vou lá conferir sim.
abraço

------------------------------------------------------------------

Fê França disse...

Oi querida! Eu prefiro os naturais, sem dúvida, mas é tão mais difícil de comprar que esse ano fui de artificial mesmo. Adoro esse clima de Natal :-) Beijos.

Luciana disse...

Beth, estou quase terminando a minha, em breve, hoje ou amanhã, já coloco fotos no blog.
Vou dar uns retoques e esperar marido pra colocar outros arranjos que só ele consegue.
Só ligo minhas poucas luzinhas por alguns instantes à noite, tenho o maior cuidado, pra não consumir demais nem causa acidentes. Se bem que tenho tão pouca luz que o consumo é minimo, e não dá pra colocar mais por falta de tomada, kkkkk

Beijo

Beth/Lilás disse...

Fernandinha,
Eu também já comprei as naturais, mas mesmo morando num clima mais frio (Petrópolis), quando chegava quase no dia de natal ela já estava murchando. Então,rendi-me de vez "made in China". hehe
beijocas

------------------------------------------------------------------------

Luciana,

Lembro-me da sua árvore do ano passado com os anjinhos decorando, ficou muito linda.
Estou aguardando fotos então para conferir sua arte deste ano.
beijocas

--------------------------------------------------------------------------

Kálita disse...

Beth, com 8 anos de casada esta é a primeira vez que montamos uma árvore,todo ano falava que ia comprar uma e montar, mas na minha cabecinha tinha que ter uma criança pra ser mais divertido, só que a criança está demorando e sempre ficava pro ano seguinte...este ano compramos bolas e enfeitamos o pinheiro que fica no jardim, ficou lindo,aí ontem meu marido foi na casa do irmão e viu uma árvore encostada, pediu pro irmão, e chegou em casa com a arvore embaixo do braço, se eu soubesse que ele ia ficar tão feliz com a arvore tinha comprado antes, começamos ontem a monta-la e vai ficar linda.
Gostei das explicações no texto...
beijos goianos rs..

Natália Fera disse...

Bom dia Betty.
Adoro ler tudo o que você escreve,cada dia aprendo um pouquinho mais.
Beijinhos.

Wilma disse...

Vejo que mergulhou no clima natalino, eu ainda estou devagar, mas hoje devo pelo menos pegar as caixas dos apetrechos natalinos, mas só de pensar que passa rápido e daqui a pouco tenho que guardar tudo novamente...aff. Mas acho bonito tudo enfeitado e piscando, é só começar...sabe que ainda não vi a nova árvore da Lagoa? Antes qdo morava no Rio era programa obrigatório.

Lu Souza Brito disse...

Oi Beth, tudo bem???
Ainda não li a reportagem, só vi as fotos. Acabei de chegar e já vi que tá cheia de novidades né? Blog de roupa nova, legal! Estava com saudades.
Ponho a leitura em dia nos proximos dias, rsrsrs.
Beijooooooos
Lu

Lucia disse...

Eu nao ia montar a minha esse ano, mas Al me fez essa surpresa.

Eu nao consigo comprar uma arvore natural, tenho pena! Pena de cortar uma arvore somente pra decoracao e depois joga-la fora e tb do dinheiro que vou gastar com isso. Por aqui tem milhoes de lugares onde voce pode ir escolher a sua natural, mas eu morro de pena, mesmo.

Prefiro as artificiais e tenho uma grande guardada ha anos, pois nao ha espaco pra monta-la aqui nem na minha ultima casa. Ficara pra quando realmente comprarmos nossa casinha. bjos

Dona Flor disse...

Estou montando a minha agora!! Até o final da semana vou publicar a fotinho lá no blog. Todos os anos nós tínhamos árvores naturais, mas dava um trabalhão "descartar" ela após as festas e eu passei em uma área totalmente devastada aqui perto, porque cortaram as árvores para vender como árvore de natal. Aí fiquei pensando muito sobre o assunto e resolvi comprar uma artificial pra esse ano. Gostei bastante dela.
Beijos!!

Lu Souza Brito disse...

Oi Beth...

Eu ainda tenho uma criança dentro de mim. Amo árvores de Natal. Fico fascinada. Aqui na minha cidade a prefeitura faz uma decoração lindissima por toda a cidade e nas principais entradas. Eu paro para admirar. Na minha infancia nao tinhamos árvores, era coisa "de rico", então, como tinha plantação de algodão, pegavamos os pedacinhos e dependurava numa arvorezinha que ficava na porta de casa. Era lindo!! As luzes era artigo de luxo.
Parece bobagem, mas meu sonho é quando tiver na minha casa com meus filhotes, arrumar uma arvore BEM GRANDE e decorar junto com eles, colocar presentes, tals!

Adoro!!!

Sonia H. disse...

Beth,
As postagens estão maravilhosas! Ainda estou fechando o meu 'ano letivo' e por isso não pude acompanhar os posts mais de perto. Por isso agora estou tirando o meu atraso... :-))
Eu amo árvores de Natal. Adoro preparar a casa para o Natal, mas sinto-me atualmente como o Charlie Brown, sabe. Amo tudo isso, mas como cristã que sou, sinto-me sufocada com todo o comércio ao meu redor. Gosto de presentear, gosto de arrumar a casa, de montar a árvore, de ver o Papai Noel mas quase não vejo alusões ao Menino Jesus. E gosto de esperar aquele momento especial para celebrar o nascimento de Jesus. Gosto de preservar essa tradição na minha família.
Tenho uma árvore grande e outra pequena. Este ano montei a pequena, um pouco mais simples. Mas ficou lindinha.
Esta árvore linda da foto é a sua? Muito linda mesmo!
Beijos,