.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O que será que será?




A COP 15 em Copenhague acabou e os líderes mundiais não chegaram a grandes conclusões. Precisamos com urgência que que se criem políticas ambientais credíveis e que façam a diferença, senão corremos o sério risco de ter  que pensar num outro planeta para morarmos até 2050, quer dizer, nós não, mas nossos filhos, netos e bisnetos.(segundo o relatório Planeta Vivo de há dois anos - responsabilidade da organização WWF, Sociedade Zoológica de Londres e da Global Footprint Network).

O atual ritmo de consumo dos recursos naturais de nosso planeta é alarmante e numa linguagem simples e direta, estamos usando mais do que repondo, o planeta demora cerca de 1 ano e 3 meses para repor aquilo que a população global consome num único ano.

Gente, isso é muito sério!  Mas, sabemos que os reflexos serão sentidos com o decorrer das décadas, apesar de muitos deles já serem notados atualmente, principalmente para os países pobres e pequenos da Ásia, com chuvas torrenciais e muita destruição e aqui mesmo no nosso Brasil que, apesar de ainda ter uma pegada ecológica, onde os recursos naturais consumidos estão abaixo da capacidade de reposição, muito diferente da China e Estados Unidos, mas mesmo assim sentimos o calor crescendo a cada ano nos nossos verões escaldantes. Ainda bem que a galera curte uma praia e a água de coco, mate gelado e cervejinha que são os lenitivos para todo este calor.  O verão oficialmente chega na semana que vem, mas esta primavera já deu pra sentir o que virá por aí.

Voltando a COP 15, o que ficou registrado mesmo foi a 'pegada de carbono' maior de toda a história.
Vejam abaixo a notícia do Estadão e para a próxima reunião deste tipo, deixo a pergunta:  Qual será o destino da humanidade nesta escalada de consumo sem reponsabilidade e sem precedentes?!




A conferência climática da ONU em Copenhague vai gerar mais emissões de carbono do que qualquer outra conferência climática anterior, segundo dados divulgados pela Dinamarca. A "pegada" deixada pelo evento equivale à emissão anual gerada por mais de meio milhão de etíopes.

Delegados, jornalistas, ativistas e observadores de quase 200 países estão reunidos até 18 de dezembro em Copenhague, e seu deslocamento e trabalho vão gerar cerca de 46,2 mil toneladas de dióxido de carbono - a maior parte como consequência das viagens aéreas.

O carbono acumulado seria suficiente para encher 10 mil piscinas olímpicas. Ele equivale a todo o carbono produzido anualmente por 2.300 norte-americanos, ou por 660 mil etíopes - a diferença se deve à enorme disparidade de consumo entre os dois povos -, segundo estatísticas oficiais dos EUA relativas à emissão per capita em 2006.

Apesar dos esforços do governo dinamarquês para reduzir a "pegada de carbono" do evento, a cúpula deve gerar cerca de 5.700 toneladas de dióxido de carbono. Outras 40,5 mil toneladas serão criadas pelos voos dos participantes até Copenhague.

"A quantia é muito maior do que as conferências anteriores porque há muito mais gente aqui", disse a consultora Stine Balslev da Deloitte. Ela afirmou que 18 mil pessoas devem passar pelo centro da conferência por dia.

A Deloitte incluiu em seus cálculos emissões causadas pela hospedagem, transporte local, eletricidade e aquecimento do centro da conferência, papel, segurança, transporte de bens e serviços, assim como a energia usada por computadores, cozinhas, fotocopiadoras e impressoras dentro do centro de conferência.

A hotelaria representa 23 por cento das emissões da cúpula; o transporte interno gera 7 por cento. Outros 77 por cento se devem a atividades ocorridas dentro do centro de conferências, segundo os organizadores.

Fonte: Estadão.com.br



16 comentários:

Anônimo disse...

Beth, maravilhosa a sua postagem. Bem completa e mostra bem a realidade da "força da grana" em cima da força da natureza. Vai ser uma competição muito disputada e na medida em que a natureza vai perdendo, nós, seres humanos, vamos sendo dizimados. Infelizmente quando não se aprende no amor acaba por ter que se aprender na dor. Admiro muito essa luta das pessoas pela preservação da natureza, contudo já consigo perceber que só teremos algum progresso nisso quando a natureza começar a devastar, como resposta, o nosso planeta. Trabalhei um tempo no INPE em São José dos Campos e em torno do ano de 1980 já alertávamos sobre o aquecimento global. Hoje, 30 anos mais tarde, percebo que nada foi realizado para melhorar a situação. Só fizeram reuniões e manifestações. Quem efetivamente colocou a "mão na massa" para solucionar algum problema isolado, infelizmente foi eliminado do jogo. Então espero que quando as coisas começarem a ser devastadas não se fique falando em castigo ou fatalidade. A culpa será nossa mesmo. A gente colhe o que planta!
Beth, parabéns pelo seu alerta. Adorei essa postagem. Beijos paulistas. Manoel.

Luciana disse...

Ai Beth, me arrepiei só de ver as fotos. E nessa época de natal que as pessoas só pensam e falam em consumir mais e mais, o importante é ter, tudo isso me deixa muito triste. Realmente o mundo não tem como suportar tudo isso, medo, muito medo do futuro.
Beijo

Longevidade disse...

Impressionante as imagens, sugiro mais uma, as enchentes nos últimos dias em São Paulo...

Excelente pesquisa moça.


beijinho

Isabel disse...

Beth, as fotos são bem ilustrativas do estado do mundo, são arrepiantes, mas infelizmente é a realidade do nosso planeta. Os senhores do mundo parecem não ter muita vontade de resolver o problema. Só nos resta fazer a nossa pequena parte todos os dias e pedir aos céus para que as novas gerações tenham Terra para viver!
Bjs

ML disse...

Eu fico cada vez mais enojada com os políticos.
É tanta vontade de fazer na época pre eleitoral que depois, a gente já sabe, dá em nada...

Belo post.

bjnhs

Lu Vaz disse...

Bethinha! a Maria Gandu me soa como um mix de Cassia Eller e Ana Carolina, vc nao achou?? a moça promete.... ela so tem um cd, e é só procurar pq tem musica na novela, nao deve ser dificil d achar! bju

gabriela disse...

Querida Beth.
Mais uma vez os donos do mundo, não chegaram a nenhum acordo infelizmente.Fiquei triste ao ver essas imagens, que são uma realidade tão triste. Por cá também já se faz notar as mudanças climáticas, o inverno cada vez mais frio, então hoje não se pode andar na rua, só falta nevar. E o verão cada vez mais quente este ano andei de manga curta até Novembro. Todos temos que fazer algo, temos que mudar para que tenhamos um mundo melhor.
Um abraço desta amiga que muito te admira, trazes sempre temas muito interessantes, és uma pessoa que se interessa muito pelos outros, olha as melhoras do teu amigo, beijo

Glorinha L de Lion disse...

Tristeza..e pensar que essa conferência foi praticamente em vão...não deu em nada...Mas tb, as pessoas falam falam e ninguém faz um mínimo que seja...todo dia vejo gente jogando papel, lata, copo do mac donalds pela janela do carro...será que fecham a torneira na hora de escovar os dentes?
São coisas pequenas mas que se todo mundo fizer, no final já vai fazer uma grande diferença...já comprei sacola de pano pra fazer compras e eliminar as de plástico...Estou fazendo um pouquinho, cada um que faça tb um pouco!
Beijos, adorei o post!

Lúcia Soares disse...

Beth, fiquei calada sobre essa Cop15 porque, infelizmente, não acredito muito em reuniões de "grandes".
Hoje li as páginas amarelas da Veja e ali encontrei tudo o que queria ler sobre isso...Assino embaixo. (Li a revista em casa de minha Mãe, e não gravei o nome do autor da entrevista, um homem jovem, de 44 anos. Penso tal e qual a ele....) Bj

ML disse...

Beth querida:

Pra não correr o risco de viajar na correria e lembrar no meio da estrada que não postei, desejo, desde já, um ÓTIMO NATAL pra Vc e sua família.

bjnhs

meus instantes e momentos disse...

infelizmente o progresso tem um custo assustadoramente alto.
Não há interesse politico em reprimir nada. Apenas esse bla bla bla falso e mentiroso desses COPs politicos e perniciosos que fingem fazer alguma coisa.
O Lula por exemplo, vai reclamar da China, e deixa a Amazonia ser devastada em troca do votos e etcs...vergonhosos.
E muito dificil,e IMPOSSIVEL de resolver, uma pena, mas é o fato...
Maurizio

Natália Fera disse...

Olá Amiga.

Paz
__________________União
_________________Alegrias
________________Esperanças
_______________Amor.Sucesso
______________Realizações★Luz
_____________Respeito★harmonia
____________Saúde★..solidariedade
___________Felicidade ★...Humildade
__________Confraternização ★..Pureza
_________Amizade ★Sabedoria★.Perdão
________Igualdade★Liberdade.Boa-.sorte
_______Sinceridade★Estima★.Fraternidade
______Equilíbrio★Dignidade★...Benevolência
_____Fé★Bondade_Paciência..Gratidão_Força
____Tenacidade★Prosperidade_.Reconhecimento
(¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´×(¨`•.•´¨)
(¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´×(¨`•.•´¨)
CAMPANHA: VAMOS FAZER ESTA ÁRVORE CIRCULAR
ATÉ O FIM DO ANO PARA ENERGIZAR 2010!!!
PARTICIPA TU TAMBÉM ENVIA PARA AMIGOS
QUE TU CONSIDERES ESPECIAIS.
Beijinhos

Lucia disse...

Vc chegou a assistir um filme do Al Gore sobre isso? Mt interessante e amedrontador. Bjos

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Beth, parabéns pelo post, pelas imagens escolhidas.

menina a coisa é muito séria. Uma coisa que tb sou muito a favor, é do controle a natalidade. Nasce gente demais neste planeta e pior as pessoas nao estao prontas para ser mae. Há uma superpopulacao e cada um precisa do seu espaco e nessa acumula-se mais e mais lixo. Infelizmente as pessoas que deveriam ler este seu post, nao vao ler, nao tem como. Eu penso que as Tvs poderiam ter um grande papel nesta mudanca.

Um beijo grande

Camila Hareide disse...

Bethinha, só uma coisa a dizer... Que meda!!!!!!!! Eu joguei a toalha... E pra ajudar, aquele livrinho que estou lendo graças a você (The World Without Us) tá me dando literalmente pesadelos. Perdemos a chance, o jeito agora é assistir ao fim da nossa espécie - e de todas aque levaremos conosco! É assustador, mas é a verdade!

beijo

Dani dutch disse...

WEb-mãe, perfeito e super informativo seu post, e só tenho medo dos governantes acordarem, quando não der mais tempo de fazer nada. bjusss