.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O clamor da blogosfera em Copenhague


...O que vai virar do passado?
(E de nós?)
E os mares?
(E de nós?)
O céu está caindo
(E de nós?)
Não consigo nem respirar
(E de nós?)
E a terra sangrando?
(E de nós?)
Não conseguimos sentir as feridas?
(E de nós?)
E o valor da natureza?
(ooo, ooo)
É o ventre do nosso planeta
(E de nós?)
E os animais?
(E de nós?)...

A amiga Silvia Masc me enviou o vídeo e, confesso, é de arrepiar, tanto a saudade de Michael Jackson e sua genialidade musical como o tema abordado, que tem tudo a ver neste momento em que as discussões e jogo de empurra dos países mais poluidores do planeta para não se comprometerem em reduzir suas emissões traz ao nosso mundo um risco cada vez maior à nossa sobrevivência.

Mais um assunto para que a blogosfera ganhe e mostre força, se encha de posts e faça chegar à Copenhague nossa manifestação virtual e que é prá lá de real. Por isso convoco a todos que se unam a este clamor, quem sabe possamos fazer mais com esta possante ferramenta que temos ,
do que estes políticos que não resolvem de vez o problema.


Vejam a brilhante matéria de Suzana Padua (aqui) - doutora em educação ambiental, presidente do IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, membra do Wildlife Trust Alliance e fellow da Ashoka.

Agora, ouçam e sintam a mensagem tocante da linda música que MJ fez e nunca foi lançada como single nos Estados Unidos - Earth Song - clipe filmado na África, Amazônia, Croácia e New York.




19 comentários:

Somnia Carvalho disse...

Betícia querida, bom dia...

acordei aqui com seu recado lá e com seu post aqui... O post é lindo e sensível. Fiquei refletindo com ele aqui. Ontem o dia estava tao horrivel que programei de ficar em casa com Ângelo e trabalhar aqui.. daí que tô limpando e tal e já até escrevi um post na cabeça depois do seu...

Lilas provavelmente o clipe não foi gravado porque encarar tudo isso é algo difícil mesmo. A gente precisa encarar que talvez o futuro nosso e dos filhos não sejam aquele colorido que sonhamos e isso doi. Acho que mudar a atitude de tantos milhares é preciso, mas isso tudo causa um sentimento ruim demais sabe? eu nao posso dizer que me senti bem depois do video, porque eu senti tanta culpa que quase me emperra... daí que eu fui aqui no meu programa e peguei uma musica super animada feliz porque eu preciso começar o dia e encarar a vida e querer ainda escrever sobre o quanto podemos mudar, apesar de achar que as acoes sao tao pequenas e isoladas que ai me da ate no na garganta...

De qualquer jeito, sua iniciativa e maravilhosa e e disso que precisamos.

beijocas e vc esta convidadissima para a proxima festa do conde rrenat e sua sonícia ok?

Camila Hareide disse...

Coincidência louca... Tô preparando um post sobre o assunto há uns dias, e vim aqui pegar um link (porque vc está lá mencionada), e vi seu post! Puxa vida!

beijo

Beth/Lilás disse...

Sonícia meu bem,
Bom dia, mesmo eu tendo mostrado para iniciar um dia algo tão real e doloroso, mas é a realidade, não dá mais pra se viver escondendo. Já sabemos que os povos da Ásia e dos países em desenvolvimento serão os mais atingidos pelas mudanças climáticas e alguma coisa, mesmo que pequena, podemos iniciar, fazer pelo futuro dos nossos filhotes.
Por isso, espero não trazer um dia melancólico para todos e sim uma esperança de que esta ferramenta tão maravilhosa que temos em mãos, pode e deve ser utilizada para manifestações grandiosas e que cheguem lá, nos ouvidos dos grandes.

Um lindo dia para todos é o que desejo!

E para você aí em Malmo, mesmo com frio e escuridão cedo, um dia cheio de boas realizações e alegrias.

beijão


--------------------------------------------------------------------------------------------------

Beth/Lilás disse...

Camilaaaaaaa,
Tô te vendo daqui, estamos muito bem sintonizadas heim!
Tenha um lindo dia, querida!
bisous

-------------------------------------------------------------------------

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Você sempre trazendo temas importantíssimos para reflexão. O vídeo realmente é chocante, e o primeiro impulso é afastá-lo. Mas precisaria ser divulgado, e muito.
Beijos.

Somnia Carvalho disse...

Lilla,

essa e a musica que ouvi umas 5 x hj de manha com o angelo para dar aquela levantada!

vc sabe que eu nao sou o tipo que prefere agua doce todo dia para esquecer o ruim... entao o post e otimo mesmo! inspirador no sentido do que é preciso.

E claro que eu aqui com o escuro e os dias feios e facil ficar mal vendo o video, ja que a gente sabe que a falta do sol, a falta do verde causaria em graus muuuito elevados o que vivemos aqui no inverno.

AH E EU AINDA TO ESPERANDO SEU POST SOBRE A FOTO, LEMBRA??? ADORARIA MESMO VER O QUE VC ESCREVERIA E O QUE ESCOLHERIA... nao respondi no blog por conta da falta de conexao que falei, mas parece que e um problema que aparece sempre a tarde e a noite, agora to conseguindo por exemplo.
beijos

Somnia Carvalho disse...

caramba a musica:

http://www.youtube.com/watch?v=9De5_W97aGU

nao precisa ver o video que ele e mais down mas a musica e demais!
que ce acha?

Wilma disse...

Beth, é vísivel mesmo que temos que fazer alguma coisa, com as notícias de hoje, penso até q este planeta assim tão atingido por nós, maltrado, ignorado e só usufruído, deve está fazendo tanto mal a nós Humanos, q até estas tragédias pessoais que vemos nos noticiários só podem ser também consequências:Como alguém pode esquecer um bebê no carro? Como um pai resolve tirar sua vida e a de seu filho? Tem q haver mudanças de prioridades, pois, os Homens gritam, os mares, a terra, o céu...procuro fazer alguma coisinha, mas tenho muito que aprender, dps vou ler com calma o post sugerido.
Que espetáculo de vídeo do MJ, lindo e emocionante como tudo q ele se propunha fazer, lindo, lindo, lindo...
Se eu conseguir, gostaria de colocar este vídeo no m/blog, caso haja algum impedimento, é só dizer, ok!!!
Ah!!li no blog L.Cordeiro que aquele pai que acusou o MJ de pedófilo, foi encontrado morto, tudo indica q foi suicídio. Penso q o espírito de MJ anda tocando corações e mentes...para os q nao se tocaram em vida, agora, serão sensibilizados com sua ausência eterna.

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Olá minha linda!

Sabe que esses vídeos me dão uma certa aflição, medo, angustia... não sei!

Mas como imaginar que meu filho, ou neto não terá o mundo que sonhamos para ele? Ou pior, imaginar que grande parte de culpa, temos nós, seres humanos que vivemos aqui e agora, que não escutamos a terra pedindo socorro...

Mesmo sendo triste, foi bom vc mostrar isso, pois o povo necessita de um choque de realidade, para ver se acorda, antes que seja tarde d+!

Fiz, um post sobre o recomeçar... dê sua opinião lá, vou gostar muito!!

bom feriado!

beijos

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oi Beth, tudo bem? Uma semana cheia para os meus lados com filhos sem aula por causa da gripe suina por aqui.

Essa música do MJ é sensacional. Um grito de alerta em favor da natureza.

Vou lá ver o link que vc indicou.

Ontem as criancas assistiram ao filme Wall- E e elas puderam ver bem como a terra o nosso planeta pode ficar se nao comecarmos a cuidar melhor dele.

Um grande beijo

Nina disse...

Ohh Beth, eu to mt sem tempo, nao to podendo ir em blog algum, o curso toma meu tempo direto, em dezembro acaba, ufa!!

mas esse video eu conheco, a musica tbm... porque vc diz que e a musica nao foi lancada no estados unidos?? Ahh talvez vc queira dizer, com estardalhaco, né? ou entendi mal?
mas esse Michael era demais mesmo, puxa, lembro tanto dele qd eu era mais menina, era apaixonada e sabia todos os passos:)
Mas o tema é mt interessante mesmo, beth, a gente ta acabando com o planeta, pra vc ter uma ideia, o clima ta mudado mesmo, aqui era pra estar bem mais frio, mas ta fazendo até calor num tempo que era pra tá de fato, frio, finzinho de outono...
o que vai sobrar de nós???

Bjs querida! qd sentir falta "deu" pode ir lá comigo reclamar mesmo :)

ML disse...

Idéia maravilhosa, Beth!

Eu, do líder chinesinho, só espero o pior, mas do Obama, confesso: ele me enganou.
Perfeitamente honesto já sabia que não era, afinal é político.
Mas desdizer o que disse com tanta tranquilidade foi uma "patada" sem luva nos que acreditaram na frase "yes, we can". Ele "can" não se importar. A gente não.
Para mandar pra Copenhagen, colaboro com este vídeo que eu acho sensacional.

http://www.youtube.com/watch?v=9cJxs4k7THI

bjnhs e boa sorte na sua empreitada.

Lúcia Soares disse...

Beth, recebi esse vídeo por email e ia postá-lo. Achei que fosse exagero a notícia que veio junto, de que ele tinha sido proibido de ser gravado.
Como o beija-flor que leva no bico a água pra apagar o incêndio da floresta e sabe que o que faz é muito pouco, mas juntando milhões pode resolver, não devemos nos omitir.
Tenho muita esperança no futuro para os meus netos.
Bj

Rosamaria disse...

Beth, eu não sei quantos e-mails recebi com este vídeo. Pode ser que a internet ajude as pessoas a se darem conta que é preciso fazer alguma coisa logo.

Eu não consigo me atualizar aqui no teu blog.
Bjim.

Lucia disse...

Fantastico esse video, nao tinha visto antes. Me deu vontade de chorar vendo essas cenas fortes, principalmente de animais assassinados por nada!

Onde sera mesmo que vamos parar? Muitos de nos fazemos nossa parte e eh bom espalhar videos, noticias e tudo mais pra outras pessoas terem conciencia do que esta acontecendo ao nosso redor. Se pararmos pra pensar eh realmente assustador.

bjos

RoCosta disse...

Beth depois que os Estados Unidos e China adiaram o assunto fiquei desanimada :-(... acho que o encontro sem os dois não vai dar em nada.
Beijão!

Silvia Masc disse...

Oi Beth, o que mais me entristece, é pensar que o adiamento do chinês e do Obama, envolve money, money, money, me lembrei daquela frase de quem desconheço a autoria: "Quando a ultima àrvore for cortada, o último peixe pescado, e o ultimo animal for extinto, o homem poderá lembrar-se, que é impossível comer dinheiro".
O vídeo é impactante sim, mas creio que algumas pessoas precisam de tratamento de choque, para entenderem que cada um precisa fazer a sua parte, mesmo que os grandes não o façam.
Parabéns pela sua "parte".
beijinho

Sonia H. disse...

Beth,
Venho pensando muito nesse evento, um acontecimento único para os governantes tomarem decisões muito importantes, decisivas para o destino da Terra, a nossa Gaia. Pretendo fazer algumas postagens sobre o assunto sim.
E acredito, como você, que quanto mais se bate na tecla no que diz respeito a um assunto, a notícia ganha mais peso na mídia e a pressão naturalmente ( por mudanças) é maior.
Se EU e China não decidirem por números reais, sinceramente,vai ficar difícil ainda termos vida nesse planeta num futuro bem próximo.
Beijos,

Ciça Donner disse...

Ai mana... nao tava preparada. Vou ter de dar uma respirada pra continuar lendo o bolg!!!