.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

domingo, 18 de outubro de 2009

Pernas, prá quê te quero!


Coimbra é uma lição
De sonho e tradição
O lente é uma canção
E a lua a faculdade
O livro é uma mulher
Só passa quem souber
E aprende-se a dizer saudade


(Balada- Coimbra do Choupal)


Só quem viaja para fora do país é que sabe o quanto se anda, sobe e desce em metrôs, entra em trens, ônibus, sobe e desce escadarias quando não tem escada rolante. No final do dia os pés e pernas estão moídos iguais aos de uma bailarina em treino intensivo. Mas tudo compensa para ver tantas novidades, paisagens e monumentos. E não posso deixar de elogiar as senhoras idosas que vi aos montes fazendo turismo na Europa, em grupos de excursões. Tinham muitas no hotel em que ficamos em Lisboa, tanto brasileiras quanto européias, todas com muita disposição e força nas pernas. Aliás, disposição é o que não falta para o povo da terceira idade, são espertas, falantes e sorridentes, desde o café da manhã estão sempre animadas e vi duas delas, espanholas, de bengalas, subindo escadarias do metrô em Lisboa. Então porque não eu!? Levei um spray para tirar as dores dos pés e das pernas e que funcionou legal. Todas as noites eu borrifava as pernas e os pés e dormia. No dia seguinte estava tudo bem e dávamos início a outras caminhadas que levavam o dia inteiro, mas era bom demais!

Acima, algumas fotos que fiz em Coimbra na companhia do amigo Rui, e das muitas ladeiras que subimos e descemos para olhar a beleza desta cidade antiga e incrível.

Por enquanto, ainda não posso mostrar-lhes outras fotos, pois as mesmas estão armazenadas no lap top do marido e só com tempo é que vou fazer a translação para um arquivo novo no meu computador. Neste momento, as malas me esperam e muitas outras coisas do meu mundo real que ficou aqui, congelado, me aguardando. Bom também estar de volta ao lar!

(Azulejos portugueses em pintura de restaurante-Lisboa)



19 comentários:

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Que delícia, não?
Já estava com vontade de voltar a Portugal e agora, vendo suas fotos e descrições, aumentou mais ainda.
Esses azulejos são do Restaurante Trindade?
Beijos.

dani dutch disse...

OI Beth, tudo bem?
Lindas as fotos, Portugal está na minha listinha de lugares que vou conhecer, e falando em pés.
Beth depois que mudei pra cá, abandonei o salto, as ruas são aquelas pedras qeu acabam com o salto, e anda pra um lado e anda pro outro, e sem contar tamb
em que aqui no dia-a-dia, é tudo sapato baixo também.
E no começo tinha tantas dores nos pés e nas costas de andar, bom depois de um ano, agora já acostumei, também vou a pé todos os dias ao trabalho.
Bjuss e boa semana

RoCosta disse...

Bem-vinda!!!!...
As fotos estão lindas, Beth.
Muito bom viajar... eu adoro!;-)
Beijos muitos!

Beth/Lilás disse...

Oi, Heloísa!
Realmente uma delícia, tanto no aspecto gastronômico quanto de convivência.
Gostei muito de Portugal, viveria lá amanhã tranquilamente, afinal o Brasil está bem mais entranhado lá ultimamente do que outrora. Conhecem tudo sobre o Brasil e brasileiros e às vezes, pensava que estava no Brasil, principalmente à noite quando via uma tv ligada em telenovelas brasileiras.
O restaurante onde fiz esta foto é um chamado "Ao Papo Cheio". Os nomes para nós soam estranhos, mas é assim o jeito deles, simples, mas de muito conforto e fartura.
beijos
------------------------------------------------------------------------

Daniele,
Menina, a gente se acostuma com tudo, podes crer!
E depois, andar faz um bem enorme à saúde e as articulações.
Acho que é por isso que as velhinhas européias são bem mais fortes que as brasileiras. haha
beijão

----------------------------------------------------------------------------------------------

Ro querida!
Eu sei que você também gosta de viajar, assim que estou esperando você aparecer aqui pelas minhas bandas para eu te mostrar as novidades. Prometo que te levo de carro, pode deixar!
beijão

------------------------------------------------------------

Isabel disse...

Beth,
Adorei o Slideshow de Coimbra, está lindo! Ainda bem que você gostou do nosso país. Nós também gostámos muito de você :)
Adorei a foto junto ao painel de azulejos também.
Beijos

Lúcia Soares disse...

Oi, Beth. Que bom você estar de volta, viu? Embora tenha estado presente nas leituras, senti falta de seus comentários. Benvinda "a bordo" dessa blogosfera de novo.
Seu slide show está isso mesmo: um show. Bj

aminhapele disse...

Só dar uma ajudinha:o painel de azulejos é do interior da Sé Velha de Coimbra,um grande monumento do gótico.
Também o vitral é do mesmo sítio.
Um abraço.

Luciana disse...

Beth, essa sua viagem foi tudo de bom, já não é nem a primeira nem a segunda vez que passo aqui para apreciar as fotos, adorei. Menina, você está profissional, as fotos estão ótimas, depois revela os segredos pra gente, eu estou sempre no aprendizado, mas como estou sem tempo e a tal preguica nao me deixa investir o pouco tempo que tenho, vou pegando dicas assim em blogs, então dá as dicas que quero muito. Super detalhista, leva a gente para um passeio profundo pelas belezas de Portugal.
Uma pergunta chata e que já devia tá vencida, mas a curiosidade é maior: aquele caso de Maitê ainda repercurte em Portugal?

Bom descanso e boa organizada nas coisas, eu não viajei mas parece que passou um furacão no meu muquifinho onde organizo minhas roupas, vou tirar umas para doar.

Beijos

Lucia disse...

Viajar eh bom demais e dor no pe e nas pernas eh inevitavel, rsrs. Estou doida pra ver o resto das fotos. Bjos

Ivana disse...

Beth, lindas fotos de Coimbra. Aliás, Portugal é um país realmente lindo! E que povo querido! Adoro o sotaque deles!
Andar, andar, andar. Sei bem como é. Mas a gente sente, junto com o cansaço, aquela ansiedade em ver coisas novas em aproveitar ao máximo o tempo que se tem, não é? Recordo que em Paris fez um calor in fer nal (e eu já não sou muito fan do calor) que me amolecia (principalmente depois do almoço) e me fazia querer ficar parada, protegida por alguma sombra ou mesmo sentada em algum café. Mas a vontade de explorar a cidade era muito maior! Pena que não levei um espray destes aí...
Mas que bom que voltastes!
Beijos!

Sonia H. disse...

Oi, Beth,
Que imagens lindas!
É muito bom você estar de volta!
Agora curta esse momento das fotos e das lembranças gostosas que são eternas.
Beijos,

Aninha Pontes disse...

Beth, é tudo tão lindo né?
Esses azulejos são mesmo a cara de Portugal.
Logo, logo, estarei conferindo ao vivo.
Um beijo

Dani dutch disse...

( Dando continuidade ao assunto que escrevi acima)
OI Beth, e você precisa de ver elas em cima da bicicleta ( com 70 anos ou até mais) meu vizinho tem 83 e todos os dias cedo vai andar de bicicleta, bom eu fico só olhando, porque não sei andar, olha que irônica do destino não, vim parar no país delas.
bjusss

Wilma disse...

Beth, viajei na sua viagem, Coimbra...bacana mesmo, lembra-me alguns dos nossos escritores antigos que lá estudaram. Ótimo retorno.

aminhapele disse...

Não,para publicação.
As únicas correcções que tem que fazer no slide,são:
"Fachadas clássicas",por Biblioteca Joanina da UC;
O vitral gótico é da Sé Velha.
De resto,está tudo bom.
Amanhã,enviar-lhe-ei uma recordação.
A ansiedade,passa...
Um grande abraço.

gabriela disse...

Amiga Beth como está você ?
Só para dizer que estou de volta depois conto lá no meu cantinho como correu nosso encontro, eu adorei conhecer você, foi tão bom o nosso encontro pena ter sido pouco tempo, e eu nesse dia estava muito anciosa, mas isso fica para outro dia.
Obrigada pela tua energia positiva na hora da minha cirurgia, quando a Sara nesse dia me contou que falaram ao telefone eu fiquei tão contente pela sua preocupação, é mesmo de amiga.
Beijinhos e tudo de bom com você

ML disse...

Oi, Beth!

Mais fotos belíssimas.
Dá vontade de ir pra Portugal JÁ!

bjnhs

Vivi disse...

Essa sua viagem foi bem gostosa Beth, tô amando seu ralato e mais ainda as fotos, que amo :)

Anônimo disse...

Tenho certeza que em muitos momentos você se sentiu no Rio de Janeiro, já que ainda existem muitos prédios da época da colonização portuguesa, deve ter sido mágico.
Cristiane