.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Nossa Inteligência Espiritual



Quando voltamos de uma viagem, além das coisas da casa que temos que botar em ordem, temos também as caixas de e-mails transbordantes para ler e jogar fora o que, na grande maioria, é repeteco ou besteirol. Eu pressinto que tem gente limpando a sua caixa, enviando zilhões de abobrinhas para os amigos e eu sou uma dessas, sorteada para receber e deletar quase tudo.

Sim, é verdade!

Mas, você poderá me dizer: Porquê não reclama com a pessoa? Eu digo que não reclamo, pois prefiro que se lembre de mim, nem que seja desse jeito. Tem também aquela pessoa que descobriu a Net agora e fica deslumbrado com os PPS que recebe e quer repassar pra todo mundo. Eu compreendo, pois já fui assim. E quando eu acho que devo abrir, mesmo sabendo que lá vem abobrinha, é porque estou a fim mesmo de ler e dar risada e se for aquela coisa xarope que às vezes já me mandaram trocentas vezes, deleto correndinho.

Mas, sempre vem coisas lindas e brilhantes como esta que repasso aqui para vocês agora, enviada por uma pessoa especialmente brilhante e de longa data - minha amiga Sylvia Regina - que me enviou um texto onde me apresentou o que é Inteligência Espiritual, coisa que nunca ouvi falar, mas que me interessou logo saber. Adoro descobrir um tema novo!

Para não me alongar muito, resumo dizendo que é um tema tão novo quanto polêmico e que a Dra. Dana Zohar - Oxford - física e filósofa americana - aborda no livro QS - Inteligência Espiritual onde mostra que é a existência de um terceiro tipo de Inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, tornando-as mais criativas e se manifesta em suas necessidades de encontrarem um significado para a vida. É uma Inteligência que nos impulsiona, nos torna mais criativos e ajuda-nos a solucionar problemas de sentido e valor. E como estamos vivendo hoje um mundo em que precisamos desenvolver valores éticos e crenças para nortear nossas ações no dia a dia, necessário se faz desenvolver esta Inteligência, aliada às outras duas (Intelectual e Emocional).

Assim, vejam as 10 qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes.
Segundo ela, estas pessoas:

1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo;
2. São levadas por valores. São idealistas;
3. Teem capacidade de encarar e utilizar a adversidade;
4. São holísticas;
5. Celebram a diversidade;
6. Teem independência;
7. Perguntam sempre "por quê?";
8. Teem capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo;
9. Teem espontaneidade;
10.Teem compaixão.


E então gostaram de saber disso? É uma novidade para vocês também? E o que achei mais legal é que não precisamos de uma religião para exercer esta Inteligência.

E mesmo que já nos vejamos dentro de um ou mais conceitos destes, podemos e devemos começar a desenvolver esta nova Inteligência plenamente, que tal!



23 comentários:

Flávia Fayet disse...

Mas esse teu maridex não para hein? Hahaha Vc dessa vez fica? Eu queria conhecer o polo norte! Qto ao meme, fique à vontade! Bjsss

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Que interessante.
Eu acho, mesmo, que a inteligência não é só uma, e essas características da inteligência espiritual são todas muito importantes. Servem não só à pessoa, como à coletividade.
Beijos.

Elaine Maria disse...

oi Beth! E agora? Tudo bem, acho que uma resposta só pras duas já tá legal. O importante é a gente participar e prestigiar a Elaine. Beijo!

Lucia disse...

Fiquei contente de saber que pelo menos um desses itens da lista eu ja pratico. Vou tentar os outros tb, adorei saber disso!!! Bjos

Unknown disse...

Embora já tenha ouvido falar, nunca parei realmente para refletir sobre isso.
Me identifiquei com algumas das qualidades citadas... Acho que o que eu preciso é desenvovê-las ainda mais.

1. Já pratiquei mais o autoconhecimento, mas confesso ter deixado essa área um pouco de lado ultimamente.

2. Me sinto idealista!

3. Este terceiro quesito me falta trabalhar mais, mas sempre reflito diante de uma adversidade e procuro aprender com ela.

4. Sim... isso posso dizer: sou holística!

5. Eu amo a diversidade! Não é a toa que sou muitas coisas dentro de uma pessoa só... rs.

6. Acho que preciso exercitar um pouco mais a minha independência, embora seja independente em alguns aspectos da minha vida.

7. Isso eu pergunto mesmo... rsrsrs... sou DDA!

8. Quem é holístico faz isso... gosta de colocar tudo mais amplamente e nunca se contenta com um ponto final.

9. Eu sou tão espontânea que muitas vezes sou mal interpretada. Faz parte!

10. Um pouco.. não tanto! Tb preciso trabalhar este lado.

Gostei muito do post!
beijocas primaveris!

Rosamaria disse...

Oi, lindona!
Não tenho aparecido pra ninguém, agora vim retribuir algumas visitas.
Não sabia da inteligência espiritual, gostei de saber.

Quanto aos e-mails eu tb estou abarrotada, não dou vencimento no pouco tempo que tenho pra vir aqui.
Bjim.

Anônimo disse...

Oi Beth, amei conhecer esse tipo de inteligencia, é como vc disse não precisamos de religião, basta colocar em pratica os itens, e td mundo viviria melhor...quanto aos e mails ri lendo o que colocou, sou igualzinha, saio apagando um monte, quando parece alguma coisa curiosa abro, mas geralmente é tudo igual mesmo, né?
bjs, estamos mesmo interligados

ML disse...

Nossa, Beth, fiquei feliz com as características deste tipo de inteligência pq acho que preencho muito dos requisitos.
E nem sabia, que máximo!

Ganhei a noite.

bjnhs

Flávia Fayet disse...

Como temos coisas em comum menina???!!! Tem emails q recebo, dependendo do remetente, nem abro, já sei q não vem nada de fundamento! Bjssssss

Ah, to louca pra ver tuas respostas no meme!

Isabella disse...

Querida Bet, que bom ter tido essa insônia! Estou muito alergica, rouca e essa noite fui dormir muito cedo a acabei acordando no meio da noite.

Obrigada pela sua visita ao TQG e pelos seus comentários!

Que interessante essa visão do mundo! Eu diria que me enncaixo nela. Dei pra repensar muitas coisas ultimamente. Principalmente atitudes de pessoas que se dizem tão reliogiosas e, na hora do vamos ver, mostra um lado que não condiz com sus crença...

Estava pensandp até em como abordar esse assunto num post.

Espero quq você esteja no Rio enter 12 e 20 de dezembro pra nos vermos. Depois mando mais detalhes.

bjs e welcome back! Etava acompanhando sua viagem.

The Best Business Online disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
The Best Business Online disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oi Beth, tudo bem?

Eu tb detesto essas mensagens por email; até porque a pessoa que me envia sequer pergunta como eu estou.
Já por 2 vezes me estressei bem em pedir a pessoa que nao me enviasse esse tipo de coisa; por fim perguntei a ela o que a levava a achar que eu poderia achar interessante...essas coisas, e como nao adiantou ela entra agora direto no spam, resolvida a questao; outras ficam zangadas com a gente, parece que somos obrigadas a aceitar tudo que rola na net.

Um beijao e bom fim de semana

Luciana disse...

Oi Beth, também recebo muita coisa nada a ver pelo email, mas também não reclamo, e no meio do besteirol de vez em quanto vem algo bom também. Nem sei se o povo lembra da gente e manda, acho que só reenviam como corrente, me refiro às coisas bobas, até porque dá pra ver na lista que mandam pra todo mundo. Vou pesquisar o texto todo desse pedacinho que você colocou, gosto bastante do tema.
Ah, daí eu coloco no fotolog. Ri demais com seu comentário, porque Dr Drauzio não tem minha foto no site dele, eu acho, mas eu peguei o texto dele e coloquei no fotolog com uma foto minha, depois redirecionei para o blog pra ver como era, já que não tinha tentado antes. É interessante que a gente agora pode compartilhar várias coisas, com o blog, com o facebook, eu sempre post no fotolog e mando pro facebook. Minha ideia no fotolog foi de colocar uma foto e um texto de algum autor, tem sido bem interessante porque leio muita coisa boa enquanto pesquiso, o problema é somente encontrar a autoria deles, na internet isto tem ficado complicado.
Você sabe como colocar no blog o link para dividir com o facebook as postagens?
Eu até encontrei, mas não era por post, mas no blog inteiro.
Muita novidade o tempo nessa internet.

Beijo

Somnia Carvalho disse...

lilas fofissima eu so deleto ce sabe ne?

hehe... mas que bom que gente que nem voce super mega paciente vem e me traz coisas que valham a pena!

adorei essa lista ai e acho que algo que sempre me importa muito e se estou praticando minha inteligencia emociona... se espiritualmente tambem to crescendo... beijos e bom dia amigaaaaaaaa

Lu Vaz disse...

ué.. eu comentei aqui..cadê?

Anônimo disse...

Tem selinho pra vc lá no blog, bjs
Conheço icaraí sim, podiamos marcar um encontro, temos blogueiras de Niteroi e Sg, vamos combinar?

Isabel disse...

Que interessante essa inteligência espiritual! Acho que o nosso cérebro tem muitas capacidades e nós temos muitas formas de nos desenvolvermos como seres humanos. Acho até que tenho um pouquinho dessa inteligência espiritual porque encaixo em algumas dessas características :)
Bjs

Rosamaria disse...

Oi, Beth
Que bom que estou online pra responder teu comentário.
A terrinha é um amor, pelo menos eu acho e a Ana, do Roccana também. O frio é muito intenso, assim como o minuano. O rio Camaquã atravessa a cidade, tem uma barragem e uma praia, com barracas, lugar para acampar e toda a infra-estrutura.
Valeu, amiga!
Bjim.

Lu Souza Brito disse...

Oi Beth, saudade de você!

Então, o texto não é de minha autoria não. Recebi de uma amiga, mas achei tao lindo que resolvi partilhar.

Os emails lixos: então, eu também recebo um bilhão deles, terrível.Mas volta e meia aparece coisas interessantes sim.

Inteligencia Espiritual, bacana isso. O importante é a gente exercitar sempre estes conceitos citados, jamais achando que está bom suficiente né? Afinal aprendemos sempre, o tempo todo, mas isso requer humildade também!

beijos
Lu

Gisa disse...

Oi Beth, passei pra conhecer seu espaço e matar a saudade de Londres e Lisboa... que delicia de viagem não é ?

Georgia que passou seu endereço, tb adoro contar das minhas experiencias nestas viagens.

Volto com mais calma para curtir melhor.

bjs

Ursinhu da Juh =] disse...

Oieeeee!!! Muito legal essa nova inteligencia , interessante tambem . Acho que tenho umas 5 coisas se eu praticar devo conseguir mais né . é sempre bom sabermos mais !!!


bjuu
fica com DEUS =]

Sara disse...

Olá minha querida, passei para vos desejar um bom fim de semana.
Em relação ao item que falas, me identifico com alguns itens :D :D
Bjs enormes, depois manda as fotos por mail.
Bjs Lusitanos