.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Depois reclamam quando aos 15....


Se eu tivesse tido uma filha ao invés de filho, iria, com certeza, gostar de penteá-la, vestir roupinhas coloridas, alegres, sempre no estilo menininha mesmo, daquelas que usam o cor de rosa como referência feminina, principalmente no início da infância até a idade em que ela própria escolhesse as cores que gostasse para se vestir.
Mas tem uma coisa que não incentivaria e nem aprovo que é a maquiagem para garotinhas.
Já perceberam como tem menininhas de 3 a 8 anos indo para a escola com batom, rímel, blush e até penteados estrombólicos como vi noutro dia numa que parecia a Amy Winehouse, mas acho que ali era porque o seu cabelo era tão cheio que o volume em cima da cabecinha lembrava aquela figura estranha.

Aí, tem mãe dizendo que faz o que a criança quer, que ela pede por isso e então fica impossível negar. Como assim, criança manda e desmanda o que quer hoje em dia! Será mesmo? Ou será que são as mães das mesmas que se projetam nelas e aí incentivam desde cedo a menina a se esconder atrás de uma máscara de maquiagem, coisa esta que poderá no fundo, negar a sua própria identidade, sempre achando-se feia ou incompleta se não estiver daquele jeito.

Acontece agora uma nova tendência para festas infantis a partir dos 6 anos, onde uma equipe de maquiadoras e manicures vai à casa da aniversariante, munida de uma enorme gama de esmaltes, maquiagens, chapinhas e outros produtos. Durante a festa, as meninas fazem as unhas, o cabelo e são maquiadas pelas especialistas. Como é um mercado interessantíssimo, vender cosméticos para as meninas teen entre 7 a 10 anos, as empresas de cosméticos investem e dizem até que os pais preferem cortar gastos neles mesmos a negar o desejo das filhotas. (Fonte aqui)

A amiga Kenia do blog Leite de Cobra falou disso no ano passado quando descobriu os tais concursos para Mini Miss Mundo. Eu ainda não tinha visto tanto absurdo como aquele e o debate no seu blog foi acalorado, pois apareceram pessoas que defendem este ponto de vista arraigadamente, mas a maioria não, repudia e vê problemas psicológicos que podem afetar terrivelmente estas pobres cabecinhas. Senão, vejam no vídeo abaixo como elas ficam entediadas para o preparo chatíssimo que antece o concurso.

O que vocês me dizem a respeito disso? O que acham dessas menininhas maquiadas como se fossem anãs ou seres bizarros e que pulam este estágio da vida tão importante para o ser humano? Ou será que eu estou sendo ultrapassada, retrógrada e isto faz parte desse nosso louco mundo contemporâneo e eu ainda não sabia!?



26 comentários:

Priscilla Paggiaro disse...

De doer até o estômago, mães frustadas!!!!

Ana disse...

Brincar de fazer maquiagem é divertido. Só isso.
O resto é piração total!

A Kika só tirou as sobrancelhas e se maquiou depois dos 15 anos. Ela era linda, com aquela cara de adolescente, natural e sem retoques, e aprendeu a valorizar isto.

Acho que cabe aos pais orientar e desestimular a precocidade, em qualquer nível. Nada como viver cada etapa, sem antecipar nada.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Beth,
Eu acho essa situação tristíssima. Criança é criança, e tem que viver esse seu tempo de uma forma simples, com brincadeiras infantis, e dentro de um universo que ela terá só enquanto for...criança. Acho péssimo pular etapas, cada coisa ao seu tempo, e acho monstruosos esses concursos de miss mundo infantil.
Mesmo que fosse um concurso com as crianças se apresentando como crianças, ou seja, com vestidinhos infantis, sapatos ou sandálias com modelos infantis, sem saltos, sem maquilagem, penso que não seria uma coisa boa. Despertaria preocupação indevida com a aparência, provocaria concorrência na futilidade.
Enfim, acho isso um horror.

RoCosta disse...

Digo que é um absurdo.
Beijos!

Lúcia Soares disse...

Ai, que horror essas fotos, Beth! Parecem realmente anãzinhas!
Acho esses tais concursos uma coisa tão desnecessária! Nunca me interessei em assistir a um. Não gostei do "Pequena Miss Sunshine", apesar da delícia da menininha. Bj

Camila Hareide disse...

Beth, eu tenho é medo dessas menininhas, de tão monstruosas que elas ficam. Vi um programa na tv (é uma série) sobrre esses concursos,as participantes e pior, as mães-monstro. Você assistiu ao filme Little Miss Sunshine? Pois é, é uma certa crítica aos concursos, e a menininha, apesar de viver naquela família completamente desmiolada, quer porque quer ser como as monstrinhas. Sei lá, acho essa gente toda doidíssima, spa pra crianças, onde já se viu... Credo! O que aconteceu com as festas infantis de antigamente? Ou será que a infância desses pais foi muito ruim...

Camila Hareide disse...

Esqueci de mandar beijo pra você!!!

Lu Souza disse...

Não tá sendo retrógrada, ultrapassada ou nada disso não Beth! Você está corretíssima.
Uma menina toda de rosa, lacinhos e enfeitinhos é a coisa mais fofa do mundo. Eu acho muito bonitinho, como tia que sou de 04 meninas. Mas estão exagerando atualmente.Pobre dessas crianças que andam como se fossem mulheres.
Outro dia vi uma pequenininha que aparentava uns 6 aninhos de tamanco alto, calça fusô (fala assim mesmo?) e uma sainha por cima. Pura Marinete! Pura roupinha de jovens ir em baladas. Gente, coisa horrorosaaaaaa. E o blush, as sombras cor de rosa???
E sou contra. Para mim, parte são elas que querem mesmo, por influencia das coleguinhas, do que andam assistindo na tv, exemplo são os apresentadores mirins, agora parte, é falta de pulso firme dos pais (da mãe melhor dizendo), as vezes por nao querer contrariar, ou so para não se aborrecer - ceder é sempre mais facil que explicar os motivos porque não deve querer parecer mulher tão precocemente...
A criança perde muito de sua infancia, terá valores muito distante do que se julga saudável, é o que eu acho.

Anônimo disse...

Entao vc nao sabia???
Ai meus sais...
E olha... muitas dessas garotinhas desaparecem... Um caso super famoso eh da menina Bennet... Ela sumiu nao sei a quanto tento... 10, 15 anos... mas nunca descobriram porque... depois foram ver que tem aqueles doentes pedofilos atras dessas menininhas...
mas agora, o caso voltou aa tona, porque parece que acharam evidencias de que foram os proprios pais que "deram sumico nela"... coisa muito triste...
Nunca acompanhei a historia, mas sempre vejo nas capas das revistas e alguma noticia na televisao...
muito triste... algumas sao forcadas pelos pais a serem assim, a serem agressivas para poderem amendontrar as concorrentes...
ridiculo...
mas eh aquilo, neh?
ado ado ado...
beijos!

Beth/Lilás disse...

Oi, genteee!

Eu sabia que vocës tambem não concordariam com uma aberração dessas.
E u ja vi o filme Little Sunshine mais de uma vez, porque sempre descubro algo nas entrelinhas das falas e da histõria toda.

Pelo jeito esses concursos então são famosos mesmo nos USA e Inglaterra e pra variar tentam incentivar essas baboseiras no 3o.mundo. Tomara que isto nao pegue aqui!

beijos

-------------------------------------------------------------

Beth/Lilás disse...

Queridas Gabriela, Lucinha e ML
Quero dizer-lhes que vi e li seus comentãrios, mas por confusão ao invés de aprovar teclei no recusar e perdi seus importantes comentários, mas gostei muito do que deixaram aqui.
Desculpem minha confusão, mas odeiiiiio lap top!
beijos

-----------------------------------------------------

Ivana disse...

Beth, eu não entendo como este concurso pode estar na categoria de "beleza". Não vejo beleza nenhuma nestas crianças! Elas parecem qquer coisa, menos crianças: sorriso forçado, fala ensaiada, cabelo com laquê, muita maquiagem... Que coisa de doido! Considero isso uma violência! Lembro que qdo eu era criança, usava 2 rabos de camavo (um de cada lado da cabeça), vestido até a canela, com laço na cintura; meia e sapato fechado. Hoje em dia as crianças vestem roupas de adultos, só que no tamanho delas! Depois os pais reclamam que quando aos 15 elas já estão grávidas do segundo filho!!
Beijo.

ML disse...

o problema não é o lap, Beth.
Aposto que é o mouse do lap (que eu tb não gosto não.

bjnhs e um ótimo final de semana (eu vou pra serra pegar frioooooooo!)

;>)

Fernanda disse...

Beth, se for retrograda, entao sou, porque nao acho legal uma menininha novinha com maquiagem, esmalte preto, e fazendo ateh tratamento pra alisar ou pintando o cabelo. Acho um horror, crianca tem que ser crianca, se quiser virar peruinha depois que crescer tudo bem rs.
Esses concursos sao comuns aqui, o ritual de preparacao, as viagens que fazem com elas, acho um pecado. Eh uma rotina extremamente cansativa. Eu acho bizarro e acredito que a mae esteja projetando os proprios sonhos nas pobrezinhas.

Wilma disse...

Ah!! quase toda mãe de menina sonha assim...não li tudo, dps voltarei, porém maquiagem, roupa de adulto, jeans, salto alto em criança é horrível e brega, desculpe. Ontem vi uma menina de uns 2anos de saia jeans,leg e sandália plataforma!!! irq!! um horror!!! Qdo chegar aos 40, vai usar xuxa, diadema de florzinha, e outras coisitas mais e a culpa será da mãe...rsrsrs Ótimo fim de semana.

Lu Vaz disse...

creddddooo q coisa feia, cafona! Americano tem um senso estético q vou te contar...sem noção.

amei o post querida, e obrigada, mais uma vez pelo carinhO!

bjao.

Luciana disse...

Ih comeitei ontem mas näo entrou.
Eu acho isso um horror, essas menininhas brincando de serem mocinhas sexies, não dá. Nesses casos também tem que funcionar a "lei" de cada um no seu quadrado.
Outro dia estava vendo um concurso de miss mirim, acho que esse programa ainda está passando por aqui, e não lembro onde era o concurso, mas achei péssimo, como mães levam as filhas pequenininhas para esse tipo de coisa?!!!
Uma menina chorou horrores porque foi desclassificada, se achava feia. Outra vi fazendo poses sexies, toda pin up, cheia de caras e bocas, achei precoce demais.
Semana passada eu vi uns 5 minutinhos de outro programa que era mostrando um orientador de misses mirins,mas não aguentei ver mais que 5 minutos, da próxima vez vejo mais pra contar no blog. Horror demais!
Acho que as fotos que você colocou sao de misses mirins.
Beijo

Anaté Merger disse...

Se pintar para brincar e começar a descobrir o mundo feminino é uma coisa divertida e saudavel. Chloé, a minha menina de 4 anos, adora os batons coloridos e brilhantes da mae e da avo, mas sair de casa toda travestida de "mulher" esta fora de cogitaçao. Maquiagem por encuanto so pode no carnaval e com fantasias de fada ou de princesa. Quem decide é a mae e ponto final. Beijos!

Laura disse...

Outro dia desses teve uma reportagem sobre essas mini miss aqui.... so tenho um comentario a fazer: peço a Deus todo dia pra nao ficar que nem as maes dessas pequenas, pois a neurose começa com elas.
Beijoss

silvia masc disse...

Oi Beth, tentei comentar ontem, mas o blogger estava estranho... eu tb. acho uma aberração ver uma menina vestida como mulher, pular fases, é sempre problemático no futuro.
beijinho
e boa semana.

Sonia H. disse...

Oi, Beth,

Nossa que triste!
Confesso a você que não é fácil conviver com a batalha da propaganda, tv, etc... mas como mães e pais não podemos de jeito algum deixar nossas filhas parecerem crianças com caras de velhas maquiadas. Lamento muito por elas.
Eu reluto com a minha de oito. Pois ela vê suas amigas se maquiarem e quer copiá-las, usar batom para o colégio, por exemplo, mas eu sou chata nesse quesito. Converso com ela e digo que eu quero que a minha filha de 8 anos tenha 8 anos de verdade e não pareça uma velhinha. Há tempo para tudo.
Mas não é fácil.
Saudades.
Beijos,

Dani dutch disse...

OI Beth, nossa isso me cortou o coração, ver o olhar de tristeza dessas meninas ...
Bjusss

Anônimo disse...

Web-Momysssss

Saudades de ti!!!!!

Eu nao acreditei quando vi esse video.....Meu Deus do Ceu!!!!

As meninas estao tao tristes......tudo tem sua hora nessa vida, nao da pra sair pulando fases.

Beijos e fiquem com Deus

Unknown disse...

Muito legal esse post.Fico pensando também,nesses programas de TV (tipo:
dez anos mais jovens,transformaçãoes
no guarda-roupa).Como vamos fazer os jovens respeitarem os mais velhos,se a mídia fica (empurrando)a idéia de que tem que parecer jovem,a qualquer prêço?Sei lá!Acho que o mundo está de cabeça para baixo. bonito é criança com cara de criança e idoso com cara de idoso.
Pelo menos, no meu modo de pensar.

Daniel Lucas disse...

doentio...

Isabella disse...

por que alguma mãe iria querer ver a filha com essa maquiagem tão pesada? E esses penteados??

Como tb tenho menino, não me preocupo mas não incentivaria nunca! Acho que nem cor-de-rosa e princesas... Passam um ideia tão longe da realidade...

bjs