.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sábado, 23 de maio de 2009

Um baile no Palácio


Pessoas chegando e Entrada principal do Palácio (Museu)

Lateral do Palácio e Guarda Imperial

Projeções no Chafariz e nas janelas do Museu.

Baile projetado no Chafariz

Eu de olho no Baile projetado nas janelas do Museu.

Imagens de D.Pedro II projetadas no Chafariz

Imagem de D.Pedro e jardins - Família Imperial


Eu sou meio 'chegadinha' a castelos, príncipes, reis, rainhas, essas coisas.
Por isso hoje resolvi visitar D.Pedro em seu palácio aqui em Petrópolis. Também o convite era bem "auspicioso" (novela na cabeça), afinal como é a semana dos museus no estado do Rio de Janeiro, as entradas para visitações e shows estavam por apenas 5 reales. Are baba! E lá fomos nós, eu e maridex para a apresentação do programa ao ar livre que começa às 21 horas nos jardins do Palácio Imperial.

Antes da apresentação do show, uma gravação convida o público a subir a serra de Petrópolis, juntamente com a comitiva do imperador e o barulho de patas de cavalos das carruagens e uma bela música envolve o ambiente dos jardins e as pessoas começam a subir as rampas do palácio, atrás de um guarda imperial que leva-nos até a entrada principal do palácio. Ali, a voz faz a amostragem da casa do imperador e completa dizendo que este show é similar aos que são feitos na Europa e América do Norte.
Na realidade, o programa é uma encenação de artistas num show com luzes, sombras e som, onde as cenas são projetadas no imenso chafariz em forma de leque, assim como do outro lado, nas janelas do palácio, como se nós estivéssemos circulando, dançando, vivendo dentro do Palácio naqueles tempos do Império.

O ambiente se dá numa grande festa, onde as princesas, filhas do Imperador, conhecem seus futuros maridos e uma resumida história dos 49 anos de reinado de D.Pedro II, narrados e apresentados com as imagens projetadas da sua infância, seu crescimento, as afinidades com as artes e ciências, o episódio contra o Paraguai, a Abolição da Escravatura e por fim a Declaração da República e o seu, obrigatório, exílio do país. Isso tudo num processo de 45 minutos com muito som e luz, trazendo uma atmosfera lúdica e mágica ao ambiente.

O friozinho da noite estrelada não espantou os turistas que, entusiasmados e bem agasalhados, vivenciaram todos os momentos emocionantes que o show proporcionou.

Ah, no final da história contada, fiquei com uma peninha de saber que D.Pedro II morreu, apenas dois anos depois no exílio, longe do país que tanto amou, com um punhado de terra do Brasil num saquinho sob seu travesseiro. A vida dá tantas voltas!!!



8 comentários:

Luciana disse...

Beth, um programão desse e por 5 reais, are baba!!!!
Também sou chegadinha a essas coisas, deve ter sido muito interessante.

beijo

Anônimo disse...

Web-Mana,

Consegui fazer o passeio junto de vcs.....deve ter sido lindoooooo....

Obrigada pela dica.

Beijos nossos

Barbrinha & Bebejinho (ainda na barriga...kkkkk)

Lucia disse...

Nossa, que ideia genial, eu ia amar ter assistido tb!

Como vc, adoro tudo sobre as familias imperiais dos seculos passado, e ja tenho planos de ir visitar esses castelos antigos da Europa com a Milena e outras amigas, vc topa ir tb? Nao temos data marcada ainda, mas vamos com certeza.

Bjos

Ciça Donner disse...

Manazinha do céu, que coisa mais LINDA... égua isso sim que é passeio cultural deliciosos!

ML disse...

Muito legal!
E au ninca vi esse show!
Vou colocar na minha agenda.

bjnhs e uma boa semana

Lúcia Soares disse...

Um programa adorável. Só não sei se me animaria a enfrentar o frio!

Wilma disse...

E como dar voltas, principalmente nessas figuras tão ilustres, rsrsrs Foi um ótimo passeio, é legal mesmo passear e aprender sobre nossa história. M.Bacana!!!

Somnia Carvalho disse...

Lilasissima ta ai um programa que eu preciso fazer no Brasil! que lugar linnnndooooo!!!!