Uma coisa que acho liiiiiiiiinda neste país é a tal mania de elogiarmos a nós mesmos. Por exemplo: que somos um povo maravilhoso e solidário, que Deus é brasileiro e só lá fora é que acontecem cataclismas e guerras ou que só aqui temos maravilhas na natureza.
Blah! Gente hipócrita, já dizia Gil! E falando em hipócrita-hipocrisia, lembrei-me de um trecho de Luiz Fernando Veríssimo em "O Mundo é Bárbaro":
"A frase sobre o amor à hipocrisia poderia ser de qualquer brasileiro decidido a resistir à desesperança e ao ciniscmo, por mais que o provoquem. Não somos otários, como pensam. Somos hipócritas. Isto é, otários conscientes, otários assumidos, otários porque o contrário seria sucumbir ao amoralismo dos outros. Otários porque alguém neste país tem que fingir que é virtuoso. Para que a hipocrisia funcione nos salve do caos é preciso que a maioria faça seu papel : de otários. Nenhum brasileiro tem dúvida de que é logrado em tudo, e não só no balcão da farmácia. A política que lhe vendem há anos também é para otários. Essa elite é essa elite porque há anos logra os otários, ela não existiria se os otários não estivessem compenetrados no seu papel. Aqui ninguém é otário por ingenuidade, é tudo simulação, tudo estratégia. São os otários que sustentam a República. No Brasil, a hipocrisia é uma forma de patriotismo."
Então me digam, onde estão as ONGs, a mídia e a solidariedade do povo brasileiro para com nossos irmãos do Norte e Nordeste? Será pouco o que aquele povo passa em regiões esquecidas pelo Governo Federal, que por sinal é nordestino ou que tem um homem importante no Senado que é dono de todo um estado, digo o Maranhão, e que está neste momento debaixo dágua e já conta 8 mortes?!
O 'anônimo' que deixou este comentário em O Estadão tem, ou não, razão?
Vergonha Brasileira
Qua, 06/05/09 12:41 , Anônimo
O Nordeste é realmente esquecido pelos políticos e pela sociedade em geral. Os nodestinos são os párias deste país, saem da caatinga para procurar emprego nas grandes cidades e aumentar a população das favelas, essa é a imagem desse povo. É lamentável, pois todos esquecem que independente da origem ou cultura, somos todos humanos e merecemos respeito e devemos ter os mesmo direitos. Cadê as ONG's, a imprensa o ditos "Solidários", porque não se manifestam e solicitam ajuda para o Nordeste?
8 comentários:
Eu sempre enxerguei algum tipo de preconceito no Brasil com relação ao nordeste brasileiro, ainda mais aqui em São Paulo.
Enfim, sempre achei engraçada essa história de que Deus é brasileiro. Bjs
Concordo com Lunna, tb lembro de que quando morava no Brasil, via sim um pc de preconceito em relacao aos nordestinos. Pq sera? A maioria das pessoas so falam as coisas da boca pra fora, ja reparou? Acao que e' boa, nadica de nada. Eh triste. bjos
Solidario nada, o Brasil ainda tem muito a caminhar no quesito voluntariado, solidariedade. Claro que tem muita gente com boa vontade e generosidade dignas de tirarmos o chapeu, mas acho acho que ainda temos um longo caminho pela frente.
Beijinhos!
O ânonimo aí tem toda razão, infelizmente este povo tão sofrido só é levado em consideração na ora do voto, depois, esquecidos a própria sorte. Uma coisa que não entendo são estes politiqueiros que saem de sua terra natal e vêm "lutar" pelos esquecidos daqui, não seria mais nobre lutar pelos seus conterrrâneos? Mas os holofotes daqui são mais sedutores...aff!!!
Beth,
Estava eu ONTEM pensando sobre esta total indiferença com o povo sofrido do nordeste. Vendo as cenas tristes daquelas inundações, fiquei aqui pensando o quão diferente foi a atitude e o tratamento de nós brasileiros para os nossos irmãos de Santa Catarina.
É lamentável, é triste demais.
Com relação ao Brasil eu fico mesmo é com aquela piadinha antiga.
Alguém pergunta: "Senhor, por que no Brasil não tem terremoto, vulcões, furacões, etc?"
Deus responde: "vc vai ver o povo que vou colocar lá."
bjnhs
PS: sou péssima contadora de piadas ;>)
Em minha opinião,querida amiga,uma coisa que sempre distinguiu o povo brasileiro é a capacidade positiva,manter em alta a sua auto-estima,mesmo nos momentos mais duros.
É por isso que gosto de vocês.
Um abraço.
Caro amigo Rui,
Então, será que Drummond tinha razão com esses versos?:
"Quem me fez assim foi minha gente e minha terra
e eu gosto bem de ter nascido com essa tara.
Para mim, de todas as burrices a maior é suspirar pela Europa.
A Europa é uma cidade muito velha onde só fazem caso de dinheiro
e tem umas atrizes de pernas adjetivas que passam a perna na gente.
O francês, o italiano, o judeu falam uma língua de farrapos.
Aqui ao menos a gente sabe que tudo é uma canalha só,
lê o seu jornal, mete a língua no governo,
queixa-se da vida (a vida está tão cara)
e no fim dá certo."
(Carlos Drummond de Andrade-Explicação)
A verdade é que os tempos são outros.
----------------------------------------------------------------------------------
Postar um comentário