.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sábado, 30 de abril de 2011

Lugar de homem é na cozinha

 (Corbis)

Já reparei que neste novo século, a presença masculina na cozinha é bem diferente do tempo do meu pai, porque já não chegam só para a hora do almoço ou jantar e sim para 'botar a mão na massa', literalmente falando.

Sinceramente, acho isso ótimo! Não só porque nos tiram um pouco dessa rotina, como também fica um charme ver o sexo chamado 'forte' mexendo as colheres de pau, amassando um alhozinho e picando cebolas. Não é o caso do meu marido, pois não sabe nem fritar um ovo.

Entretanto os que sabem e gostam, são até bem mais exigentes do que nós, pois querem sempre as melhores marcas, tanto das comidas quanto dos acessórios, apetrechos para tudo, até pinça para tirar um tomate fervendo, enquanto nós, simples mulheres, usamos o garfo mesmo. São assim, um tanto quanto detalhistas neste sentido, mas fazem muito bem feito e dão um sabor mais acentuado, robusto e apetitoso à comida.
Talvez seja psicológico, mas a verdade é que acabamos por achar que as comidas ficam mais saborosas e diferentes das nossas. Eles gostam de se mostrar um pouco, querem sempre fazer coisas de um jeito mais complicado. O pior é quando deixam a louça para a gente! E é prato sujo que não acaba mais!

Aqui em casa, vez em quando, o filhão gosta de mostrar seus dotes na cozinha, vejam como ele fica charmoso preparando o tal molho de macarronada que ele próprio criou e fez para nós outro dia.
Ficou muito gostoso, por sinal.  Mas, usa tomates que não acaba mais, não tem nada de econômico, entretanto eu relaxo, finjo que não vejo e aproveito, quem sabe ele toma o gosto e faz o almoço e janta todos os dias! E para completar, o pai que não sabe cozinhar, lavou todos os pratos, enquanto eu fui para o computador. Coisa boa gente! Incentive os machos de sua casa para isto, verão que sobrará mais tempo para blogar, que tal?!

28 comentários:

aminhapele disse...

Enquanto vou fritar uns ovos,dê uma espreitadela no meu canto.
Acho que é um bom tema para "pegar".
Até logo.

Anônimo disse...

Obaaaaaaaaaa......

E esse mestre-cuca passa a receita desse molho pra nos????????

Agora descanse Beth, e deixe a cozinha nas maos dele....hehehehe

Aqui acontece o mesmo, se Maridex vai pra cozinha o trabalho fica maior...mais louca, mais apetrecho....mas a comida fica boa tambem....

O molho eh bom mesmo?

Olha as lombrigas....kkkkkk

beijos e fiquem com Deus

Barbrinha

Lucia disse...

Nossa, que legal, pois nem eu aqui faria molho de tomate sozinha. Eu so compro feito, rsrs. Nao gosto de cozinha. Bjos

Ana disse...

Eu acho um charme!!

Teu filhote tá no caminho certo... Pura sedução ver um homem cozinhando para as pessoas que ele gosta...

Anônimo disse...

Humn... um sonho! O dia que encontrar um homem que cozinhe caso na hora hehehehe... Minha mãe faz cada coisinha gostosa quanto que eu só o trivial e olhe lá hehehehe
Forte abraço, Lilás sortuda!;-)

ML disse...

Então o "baby" é esse "gato"?
E ainda cozinha?
Manda pra cá (a receita, é claro)
;>)

bjnhs

Anônimo disse...

Hummm...é bom demais! O meu por enquanto só sabe fazer farofa com caldo de azeitona, mas inda assim eu adoro. E quando coloco o avental nele...Crianças saiam da cozinha!

Ele não sabe fazer doce de jaca nao Beth, ahahahaha.

Bjos

Sônia Cristina disse...

Oi Beth,

Eu adoro isso, ver um homem na cozinha me atrai até outros instintos digamos que mais sacanas.

Quando o Beto estava aqui também se aventurava, o problema maior dele era a sujeira que fazia na cozinha, quando terminava a louca suja ja se acumulava até no chão.

Mas acho que incentivar o macho que restou aqui em casa, não daria muito certo né? rs


Beijo, bom domingo!

lolipop disse...

Querida Beth,

Chega a ser engraçado que, apesar das mulheres terem passado até hoje grande parte do tempo de volta de tachos e panelas, os mais famosos e bem sucedidos cozinheiros da actualidade sejam homens.
Quando penso nisso, acho que acontece porque as mulheres sempre cozinharam por obrigação, os homens quando pegaram na cozinha, fizeram-na por puro deleite...aí a criatividade teve mais espaço.
Gosto de ver um homem na cozinha...apesar de achar que a maior parte deles trabalha como um cirurgião...vai pedindo os instrumentos, e no final, lava as mãos e deixa a confusão para alguém limpar...(risos)
Imagino que esse molho de macarrão estivesse de apetite e com muiiito tomate...
Parabéns ao cozinheiro!

Mil ternurassssssssssssssss

pensandoemfamilia disse...

Oi Beth
Acho ótimo quando os homens se interesam pela cozinha, é um "charme" e quando a dominam saí dá frente pois não gostam que ninguém "meta a colher".

Que essa moda pegue, não é mesmo?
bom domingo.

Pitanga Doce disse...

Beth, sabe o bom mesmo? É quando eles moram fora e chegam cheios de "marra" dizendo: " Mãe sei fazer um arroz que é show!" Aí o "sujeito" mete lá um caldinho de arroz e alho da Knnor, abre uma lata de jardineira de legumes Jurema e já está! hehehe

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Bethinha, tudo bem?

Por aqui tudo ótimo e maravilhoso depois de umas merecidas férias.

Nao é a toa que os melhores cozinhos sao homens, rs.

Mulher pode cozinhar bem e até super bem...mas sao eles quem ficam famosos na cozinha.

Só agora vc reparou na cor púrpura lá no O que elas estao lendo, rs. Já está lá há mais de um ano, kakkakakakaka.


Boa semana


Bjao

She disse...

Oie querida!
Hahahahaha que barato a primeira foto, amei! Esses homens estão aonde? Num molho? Muito legal!
Eu acho que homem na cozinha tem a sua graça especial. Principalmente se for o nosso homem para fazer uma comidinha pra gente como gesto de
carinho, um climinha, um chameguinho, aí minha querida, consegue tudo de sobremesa.....kkkkkk
Beijo, beijooooo!

Palavras Vagabundas disse...

Beth,
só rindo a gente se vira na cozinha com o que tem, homem gosta de todos os apetrechos certinhos e usa! Parabéns pelo filho cozinheiro.
bjs
Jussara

welze disse...

nesse ponto tô feita. bonitão, filho, genro, dão show. e não é só no churrasco, não. é coisa boa em todos os sentidos. qq prato, eles tiram de letra. só não são muito chegados em fazer doces. mas de resto, mandam legal. sobrinhos tb. mandam um bolão. boa semana, linda

Anônimo disse...

Sabe que nesse texto eu quase senti o cheiro desse almoço delicioso? Hummmm

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha

Tati disse...

Adorei Betita!
Eu adoro chamar o Bê para me ajudar na cozinha. Por enquanto é para fazer bolos e pão de queijo de liquidificador, coisinhas simples. Mas ele adora. Sugere ingredientes, é um barato!
O Vi também não cozinha nada. Só que é responsável pelos "líquidos" da casa: sucos, vitaminas, café... E lava a louça! Afinal, quem cozinha sou eu!
Adorei a iniciativa do filhão. É um barato de ver, mesmo, não é? E dá um baita orgulho! rsrs
Beijos.

Somnia Carvalho disse...

o meu ja adora! o unico problema tem sido as duas criancas e ai ta sobrando a cozinha pra mim ja que ele as entretem bem e quer aproveitar o pouco tempo juntos... mas quando ele vai pra cozinha eu sempre saio lambendo os beicos porque e tudo bem gostoso!

Glorinha L de Lion disse...

Que gracinha...tão bonitinho...o Dan fica um charme de cozinheiro! assim conquista as gatas todas! Legal Betita! O meu marido não sabe nem como se liga a cafeteira...já meu filho sabe cozinhar várias coisinhas...os tempos estão mudando! Beijos,

Silvia Masc disse...

Beth, maridex, só faz café na cafeteira e mais nada, filho quando entra na cozinha, é como o seu, nada de receitas simples, a lista do super, fica grande e sofisticada... flor de sal, ervas finas e vai por aí... rs Mas quando faz, o que é raro, é muito saboroso.
Parabéns ao Daniel, se for bom como chef, quanto é nas picapes, quero experimentar esse molho... rs
beijinho

Paulo Rideaki disse...

Hei Beth Lilás, muito obrigado por interagir comigo!
Principalmente pelo seu comentário, que me deixou muito lisonjeado.
Saiba que fiquei muito feliz, por te-la como seguidora, costumo dizer aos amigos blogueiros, que o meu maior "selo" de qualidade, são os meus seguidores.
Principalmente porque estes "selos", interagem comigo, fazendo comentários relevantes, e com isto me dão, um parametro de que não estou escrevendo bobagens, ou tendo pensamentos incoerentes.
Já recebi varias indicações para receber selinhos, gostei muito do carinho de todos, e peço a eles e elas,que não fiquem chateados, pois não costumo posta-los nenhuma delas.
Pois os motivos já expliquei acima.
Vim conhecer o teu espaço, e gostei muito da sua forma cultural.
Sobre o assunto abordado, 'lugar de homem é na cozinha!'
Concordo plenamente com os teus pensamentos, eu aprendi a cozinhar por necessidade, qdo a minha mãe ficou doente, tive que preparar algo comestivel.
E desde então não parei mais, fiz até um curso de sushi man, ano passado e desde então tenho como principal objetivo ser um chef da cozinha japa, mas especificamente dominar a arte do sushis!
Mas eu acho mesmo que os homens são mais exigêntes e poucos economicos.
Acho que neste quisito, temos que aprender mais com as mulheres!
Mas a acredito que a questão mais crucial dos homens, terem "invadido" a cozinha, lugar predominantemente feminino, foi a mudança de pensamentos.
Acho que antigamente os homens eram mais machistas em todos os sentidos, pensando que não poderiam aventurar neste campo por ser unica e exclusivamente feminino.
Mas hoje, graças a deus o homem abriu a sua mente, pois dizem que a mente humana são como os paraquedas, funcionam melhor abertas!
Beth agradeço por voce existir e expor realidades do nosso cotidiano com tanto esmero.
Apartir de hoje, serei o teu seguidor, na minha eterna condição de aprendiz!
Saiba que apartir de hoje, existirá dentro do meu espaço, um pouquinho da essência de Beth Lilás.
NAMASTÊ!

Nina disse...

:-)

eu apoio!!!!

sabe que eu acho o tempero deles melhor que o nosso?!! eles sao tbm mais ousados que nós, acho ótimo homem cozinhar e com isso dei sorte, meus dois maridos (epa! vixi, um ex e um atual) gostam de cozinhar...

E olha,o filhao tá mt é fofo!!!!!!
quer seu meu genro nao heim?? respondendo a tua pergunta certa vez :-)

Nilce disse...

Oi Beth

Sabe que o meu tem se aventurado bem na cozinha. Aliás tem aprendido com a filha.
O bom é que além de sair pratos deliciosos, deixam a cozinha um brinco. E eu só saboreio. rs
Estou achando uma maravilha.

Bjs no coração!

Nilce

Renata Lopes Costa disse...

Sabe que gosto muito de comer o que meu maridex faz...mistura daqui, mistura dali e sempre sai uma coisa diferente e gostosinha, porééémmmm, concordo que fazem uma bagunça demasiada e aí a coisa complica...hehehe!!

Como está teu filho? Ainda mora em Maringá?

Um beijo pra vc!

Lúcia Soares disse...

Beth, meu marido sempre gostou de cozinha, lava a louça, descasca e pica tudo, é "tudibom"!
Neto de italianos, com mãe prendada, sabe fazer um delicioso "tagliatele" caseiro, o único entre 3 filhos (sendo 2 mulheres) a aprender a fazer com a mãe.
Meu genro também é um exímio cozinheiro, minha filha nem olha pra cozinha aos domingos.
Meu filho está indo pro mesmo caminho, fêz até fogão a lenha em sua casa!
Em compensação, meu pai e meus irmãos são da turma do seu marido! rsrsr
Daniel está um charme só com esse pano jogado nos ombros.
Beijos!

Teredecorando disse...

Hummm...Que coisa boa, heim?
É isso mesmo. Vamos colocar esses homens para trabalhar na cozinha e fazer pratos apetitosos.
O Daniel está um charme.
Bjs mil

Dani dutch disse...

Web-mae, por aqui a cozinha de restaurantes é quase 100% territorio masculino, até nas lanchonetes.
Bom eu gosto de cozinhar, mas a gente revesa, porque as vezes o tempo é curto, e também é tao gostoso comer uma comida feita por outra pessoa. bjuss

Elaine Figueira disse...

Olá, sou nova por aqui e gostei do seu blog e do que escreve.

Meu filho começou a curtir cozinhar, me fazia perguntas ai decidiu por estudar Gastronomia.

É assim que começa.

Abraços,

Elaine