.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sábado, 11 de outubro de 2008

Friozinho na primavera serrana



Aqui no meu cantinho serrano tá um frio daqueles! E eu, de uns tempos prá cá, adquiri uma alergia à baixa temperatura, apesar de detestar calor e preferir os lugares mais fresquinhos, mas estranhamente quando o frio fica muito intenso, depois de uns dois dias, começo a ter dificuldades para respirar e fico com uma dor no meio do peito e se passar mais um dia assim, começo a ter uns chiadinhos, tipo bronquite.

Não, não é velhice não heim, gente! Eu sei que vocês estão ai pensando isso, mas o médico já me disse que muitas vezes desenvolvemos a bronquite na fase adulta, principalmente quando a tivemos quando criança, portanto acredito nesta tese que é bem melhor. rsss

Aí, logo no primeiro dia que aqui cheguei, fui direto acender a lareira, pois adoro ficar mexendo nas madeiras prá lá e prá cá e fazendo o fogo pegar. Fiquei nisso até o marido chegar em casa e mal adentrou no ambiente foi logo dizendo que a sala estava toda enfumaçada e que eu não tinha aberto o dumper da chaminé.

Bem, eu estava tão animadinha em mexer os pauzinhos que nem percebi que tinha fumaça na sala. Mas, eu abri o dumper, sim! E falei prá ele que fiz essa operação corretamente.

A conclusão que chegamos é que a chaminé deve ter entupido com alguma coisa lá em cima. Podem ser folhas jogadas pelos ventos ou algum ninho de passarinho que é muito normal nestes casos.

Só que hoje minha respiração piorou e acho que deve ser por causa do "fumacê" que arrumei sozinha ontem. Tive que me virar com o aquecedor mesmo.

Amanhã, quando retornarmos colocarei umas fotos bem bonitas que fiz de um Palácio muito conhecido por aqui e que está em reformas, mas que eu, com meu jeitinho "cara-pálida de ser" fiz de alguns pontos que já estão em funcionamento.

Por enquanto, deixo a imagem da Catedral de São Pedro de Alcântara, que é um dos marcos da arquitetura gótica que temos nesta cidade e é dentro dela que estão os restos mortais de Dom Pedro II e a Princesa Isabel e o marido Conde D'Eu.


(foto-Google imagens)

10 comentários:

Laura disse...

Oi Lilas, espero que o probleminha respiratorio seja passageiro. Tive bronquite ate os 12 anos e sei como é ruim!

Beijos e melhoras!!!!

Andréia disse...

Lilás, morei em Petrópolis por 5 anos e tenho, de lá, as grandes memórias da minha vida. Durante muito tempo, já aqui em Minas, conseguia sentir o cheiro gostoso do friozinho só de pensar na cidade. E a visão da Catedral iluminada me enchia quando saía das aulas noturnas da UCP. Mas... agora já faz tanto tempo.
Obrigada pelas lembranças.

Lucia disse...

Ai que chato essa bronquite! O engracado e' que ouvir falar que temperatura mais fria ajuda com bronquite, estranho. Sera que nao foi a fumaca da lareira, nao? Bjos

Beth/Lilás disse...

Oi, Laura, Andreia e Lucinha!

Hoje já estou bem melhor, lembrei-me que tinha um aparelhinho de nebulizador aqui e estou assim, 90% melhor.
Beijos e obrigada!

......................................

Lúcia Soares disse...

Lilás, "melhoras totais" (com rima!) pra você. Qualquer desconforto na saúde é muito ruim! E nada tem a ver com idade, como vc mesma disse. Por isso não gosto do frio, ele traz consigo uma série de "ziquiziras". E vc deve saber também que o outono é uma estação que predispõe a problemas respiratórios, devido à preparação das plantas para a primavera, e o ar fica muito carregado.Mas bastam pequenos cuidados pra que tudo fique bem. Saúde!

Anônimo disse...

Beth minha filha teve problemas com bronquite na infância... tadinha sofreu... espero que passe logo essa crise.
E eu detesto frio... meus irmãos que moram na Espanha querem muito que eu vou pra lá também... mas como vou aguentar aquele frio?!!!!
Forte abraço sempre.

Lúcia Soares disse...

Ah, Lilás, sorry! Que confusão armei com meu comentário! Estamos em plena Primavera e eu falando de Outono! Foi mal, né? Não sei porque "misturei as estações". Esta, sim, pode ser considerada coisa "de idade".

Irmão Sol, Irmã Lua disse...

Saudades de Petrópolis, Beth!
Essa Catedral é simplesmente linda!
Qualquer dia volto para apreciar a cidade com mais calma.
Carinho,
Benja,

Anônimo disse...

Ih, eu também tenho alergia a frio. Prefiro um lugar quentinho mesmo, praia... Cuidado em chaminé! Às vezes, se tornam bem pergigosas! E aproveite este friozinho, pq não há nada mais romântico! :) Bjs.

Anônimo disse...

Aqui o friozinho ja esta dando as caras.....

Eita, eh sempre bom ver se nao tem ninho ou folhas.....conseguiu ver o que era?

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha