.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Acordo Ortográfico


Bem, todo mundo já sabe que o Presidente Lula assinou ontem o decreto sobre o acordo ortográfico da língua portuguesa, mas o que o povo ainda não sabe é como irá utilizar corretamente as palavras daqui prá frente, apesar de só começar a funcionar no início de 2009. São 8 os países de língua portuguesa: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.

Até lá, vamos convivendo com algumas que estamos muito acostumados, mas se não tivermos atenção e vontade de aprender a norma moderna adotada, se não nos atualizarmos, pareceremos com aquelas pessoas que escrevem como velhos, seremos vistos pela próxima geração como os tais "velhinhos ultrapassados que escrevem de maneira jurássica"!


Aliás, esse negócio de "velhinho" noutro dia, respondi à minha sobrinha "teen" muito bonitinha que até ela já era velhinha também, afinal nasceu no século passado como eu, você e todos os outros. Moderníssimos só mesmo as criancinhas com menos de 8 anos. O resto é todo do século passado, porquanto velhinhos também. rsss O detalhe é que essa geração "teen" vai se adaptar rapidinho à nova acentuação, porque já não a usavam mesmo nos bate-papos na internet.


Então, já sabem, nada de botar hífen daqui prá frente nas palavras. Quando usar uma palavra que tinha hífen, lembrem-se que fica assim: antirreligioso - contrarregra - antissemita.
Some o hífen e dobra-se o segundo elemento se for s ou r. O trema foi "pras cucuias", ou seja, já era! Só é usado em nomes próprios, como por exemplo Bündchen da Bündchen. Capisci! rss

Se quiserem saber mais sobre o novo acordo, cliquem aqui. Mas não fiquem apavorados, porque a atual ortografia ainda poderá ser usada e aceita até 2012.

Mas eu já vou começar a fazer uso, porque gosto muito de ser "muderna" como já dizia o queridíssimo senador Severino Cavalcanti. rsss




"Segundo o governo brasileiro, o acordo ampliará a cooperação internacional entre os oito países ao estabelecer uma grafia oficial única do idioma. A medida também deve facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre as nações e a divulgação mais abrangente da língua e da literatura. "

15 comentários:

Lúcia Soares disse...

A gente se acostuma com tudo e aprender e reaprender faz parte da vida. Só não sei o porquê dessa mudança. Para que complicar, em vez de simplificar, né? Enfim, meu papel será aprender e tentar não errar, porque prezo muito a minha língua pátria.

Unknown disse...

Ai "Jesussss" !!!
Não vai ser nada fácil adaptar-se as novas regras ortográficas. Aliás, apenas uma pergunta: pra que isso, heim?!
Tantas outras coisas mais importantes pra serem mudadas..
Enfim!

Beth/Lilás disse...

Oi, Lucia!
Isso mesmo, a gente acaba se acostumando e no fundo será um bom negócio para todos nós.

.................................
Helosinhaaaaaaa!
Conseguiu entrar então!
Respondi a sua pergunta colando um adendo no final do post. Olhe lá.
e muitos beijins saudosos.

....................................

Kenia Mello disse...

Beth, infelizmente não nos livramos do hífen, apenas do trema, o que acho uma injustiça. O hífen é mais chato, cabuloso, cheio de não-me-toques, mas só sumirá em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por 'r' ou 's', sendo que essas devem ser dobradas.
Em prefixos terminados por 'r', permanece o hífen se a palavra seguinte for iniciada pela mesma letra: hiper-realista, hiper-requintado, hiper-requisitado, inter-racial, inter-regional, inter-relação, super-racional, super-realista, super-resistente etc.
E tem mais uma porção de particularidades. Ou seja, trocaram o 6 por meia dúzia.
Fora os diferenciais que caem eoutros que tais. Ah, odiei e em nada unificará o idioma por essas mudanças não terem profundidade. :/
Beijos.

Beth/Lilás disse...

Falou, professora Kenia!
Obrigada pelos adendos.
beijins cariocas
.....................................

Lucia disse...

Pra que essa mudanca? Eu entao, estando fora do pais vou ser uma das velhas escrevendo o Portugues antigo, pois nao vou aprender o novo.

Se bem que acentos pra mim tb ja se foram por agua abaixo com esse teclado americano. Pelo menos ate agora ainda sei acentuar as palavras qdo escrevo, vamos ver ate qdo... Rsrs

aminhapele disse...

Òbviamente que "respeito" o Acordo...
Se tiver tempo de vida suficiente,ainda aprenderei a escrever sem erros...
Será uma acção de aprendizagem permanente,presumìvelmente pró-natura.
O importante é que,com Acordo ou sem Acordo,nos entendemos todos.
E assim termino,porque preciso de ir à pharmacia comprar as gôtas.

Beth/Lilás disse...

Caro Rui,
Realmente a gente acaba se entendendo, mesmo quando você escreve ACÇÃO, PHARMACIA e GÔTAS.
A partir de agora será: ação, farmácia e gôtas.

....................................

Anônimo disse...

Vi essa noticia hoje enquanto almocava no restaurante brasileiro aqui em Hudson com a minha tia.
eu queria ter visto o digniiiiisssssiiimo lula pra assinar esse decreto... Quantas vezes serah que ele perguntou "Oh, meu caro, o que eh hifen?" "O que eh "trema"? O que eh isso, o que eh aquilo? Como eh que a gente fala entao? E como eh que a gente vai falar? Ahhh.. Entao nao vamos falar, vamos soh escrever? ahhh.. taaaaaa. Oh meu caro, voce eh muito "intiligenti".
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
e ainda estou aqui a pensar nessa reuniao... ai ai...
Beijos, Beth!
:)

Beth/Lilás disse...

Renata,
Hummmmmmm, você foi cruéla, heim!
kakkakak mas, gostei!

................................

Lucia disse...

Renata, morri de rir com seu comentario. Ia mencionar isso - dele ser meio analfabeto e ainda querer mudar o Portugues...

Voce disse tudo. bjos

Fernanda França disse...

Querida, as regras do hífen são ainda mais complicadas... se fosse só tirar estava bom, hahaha... Escrevi uma matéria sobre isso, está na parte de Matérias no meu site, se quiser ler (é de janeiro). Mas olha, eu não queria que mudasse, não. Tão fofo ler Saramago com seus actos, rs... :o( beijos, Fê.

Beth/Lilás disse...

Fernanda,
Ah, vc bem lembrou que é muito fofo mesmo ler Saramago ou Miguel S.Tavares e até mesmo meus amigos portugueses aqui do Blog, escrevendo de uma maneira que nos encanta e remete aqueles bons tempos.
Acho que o português de Portugal deveria continuar só por causa disso - muito fofo!
bjks
....................................

Ana disse...

Óh, céus!
Eu já vivia mergulhada em dúvidas...

Sonia H. disse...

Confesso que acho tão estranho não usar os tremas, por exemplo. Mas já existiram outras mudanças, não é. Vamos nos adaptar a mais esta. Acho que será bom para uma melhor integração entre os povos de língua portuguesa.
Beijos,