.....................................................................................................................................................................Porque não só vives no mundo, mas o mundo vive em ti. .....................................................................................................

sábado, 17 de janeiro de 2015

Festejando os 450 anos


O meu Rio de Janeiro completa 450 anos no próximo mês de março e muitos eventos já estão marcados e vão agitar mais ainda esta cidade que, além de linda e quente demais, tem um povo muito festeiro e disposto sempre a trazer alegria para as ruas e suas casas. Eventos não faltam, é só acompanhar por AQUI.

Já falei várias vezes da transformação que a cidade vem atravessando nestes últimos três anos, são obras para todos os lados, especialmente no centro, onde túneis estão sendo abertos e nas escavações tem sido encontradas valiosas marcas de um tempo em que o Império estabelecia aqui sua corte. Logo depois, a República representada no Palácio do Catete até os dias de Getúlio Vargas.

Vários posts apresentei neste blog sobre o tema cidade do Rio de janeiro e se quiserem conferir, aí estão os links:

- http://supremamaegaia.blogspot.com.br/2013/10/memorias-da-cidade.html
- http://supremamaegaia.blogspot.com.br/2014/09/a-ultima-chibatada.html
- http://supremamaegaia.blogspot.com.br/2014/08/os-saudosos-tic-tacs.html
- http://supremamaegaia.blogspot.com.br/2014/07/cade-confeitaria-que-estava-aqui.html
- http://supremamaegaia.blogspot.com.br/2013/09/os-tesouros-do-rio.html
- http://supremamaegaia.blogspot.com.br/2012/09/entre-dois-amores-de-paisagens.html
- http://supremamaegaia.blogspot.com.br/2011/02/escadarias-no-coracao-do-rio.html

Muitas novas obras estão sendo feitas e outras já entregues, a região do centro, perto do Porto, terá grandes modificações depois que derrubaram o viaduto da Perimetral. Um novo túnel Rio 450, equivalente a um prédio de 14 andares, está sendo preparado para quem estiver no centro possa acessar a região portuária e vice-versa. Um grande hotel do Holiday Inn próximo à Rodoviária Novo Rio, está sendo levantado e permitirá ver o Rio sob novos ângulos. O Museu do Amanhã já tem 76% das suas obras concluídas e é uma bela obra de engenharia que atrairá muitos visitantes, assim como 
a nova sede do MIS, de frente para o mar de Copacabana, com vãos livres espetaculares que permitem andar e ver o que acontece nos andares de baixo. São grandes novidades para o público de todas as partes do mundo.

A zona Oeste também de face mudada, novas vias de escoamento para o tráfego foram feitas, como os famosos BRT's que são rápidos e facilitam a vida de quem trabalha no centro e precisa atravessar a cidade. Infelizmente, o povo não está inserido corretamente nesta 'pseudo inclusão social' que os governos fizeram, pois sem educação para usar tais benefícios, acidentes acontecem a toda hora e preocupa o número de mortos em tão pouco tempo nestas vias.

Mas, a estrutura do Rio é complexa, cresceu rápida e desordenadamente, as mais belas vistas estão comprometidas com favelas enormes, erguidas de maneira vertical e dificultando que a lei faça trabalhos efetivos para o combate ao tráfico de drogas que assola não só a cidade, como todo nosso país.

Altivos e impecáveis, ainda estão lá os Morros do Pão de Açúcar e do Corcovado, embelezando e atraindo sempre mais e mais visitantes a esta cidade do coração e de resiliência de um povo que a adora, sofre, trabalha, estuda, diverte-se, canta, ri, samba, vibra, chora e começa tudo de novo sempre.



A seleção de fotos abaixo, diz o que somos e como estamos passados 450 anos.





























11 comentários:

chica disse...

Beth, adoooooooro o Rio!

Todos sabemos que há muiiiiita coisa que nos desagrada, mas pensar no Rio dá sempre um friozinho bom e legal, borbulhas de emoção em nós. Adorei as fotos e cito: os biscoitos Globo, o bucólico outeiro da Glória, os arcos da Lapa, tantas coisas maravilhosas do s anos que aí vivi!

bjs praianos,chica

Célia disse...

Linda homenagem à "Cidade Maravilhosa"... Fotos significativas do ontem e do hoje!
Parabéns Beth pela reportagem excelente!
Abraço.

Toninho disse...

O Rio é lindo e cheio de encantos mil. Cada canto uma historia.
As imagens são fantásticas Beth.
As escavações reeditando historias, isto é muito bom com os devidos zelos e cuidados dos historiadores e arqueólogos, como foi nas escavações do Pelourinho em década passada.
Viva o Rio e seu povo alegre.
Lindo domingo Beth para uma nova semana de alegria para nós.
Meu terno abraço.[
Beijo de paz amiga.
Curtindo os ares da serra?

Maria Célia disse...

Ei Beth
Muito legal sua homenagem ao Rio, por tudo que lemos você tem verdadeira adoração por ela.
Fotos lindas representando várias etapas ou épocas desta Cidade Maravilhosa.
Gostei muito.
Um beijo.

Beatriz disse...

Bom dia Beth!!!!
Que lindo ver logo de manhã essas imagens tão belas do nosso Rio! A primeira foto do museu MAR está maravilhosa. E a vista que se tem lá de cima então....é fantástica! Você tem razão, a cidade cresceu disparado, desde a década de 70 e não parou mais. As grandes favelas tomaram de vez os morros do Rio, que tem as paisagens mais belas, como a do Vidigal e Rocinha! Ainda sonho com uma utopia, um dia todos viverem em paz, subindo e descendo o morro sem violência e sem medo de ser feliz! Será?????
Então continuo sonhando....

Beijinhos estalados!

Bia <°))))<

Anônimo disse...

Oi Beth

Beleza a perder de vista nesta sua cidade.

Parabéns pelos 450 anos, que venham outros tantos desses, com muita responsabilidade e comprometimento dos governantes.

Beijos

silvioafonso disse...

.

Não me cansarei de dizer
que seu blog e o meu rio
são lindos...

Beijos,






.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Beth
Não gosto mais de ir ao RJ, que pena!!! Vou pelos amigos que tenho aí..,
Motivo? É óbvio!
Mas, gosto de morar onde estou dentro do RJ... tranquilidade ainda por aqui e inúmeras belezas naturais pro perto...
Bjm festivo de 2015

Regina Rozenbaum disse...

Ah, então "Rio 40 graus" já era?! 49 é demaissss. Eu, por aqui, com uma média de 35 tô passando mal...credo! Mas o Rio de Janeiro é e sempre será a menina dos olhos de 11 em cada 10 brasileiros rsrs. Preferência absoluta! É cheio de graça, cor, beleza, abraço e sorriso tb. As outras partes, existentes em qualquer grande centro, a gente pula hoje ok? Pelo menos nessa comemoração de aniversário a gente finge que é tudo MARAVILHA!!! Beijuuss Bethita

Luma Rosa disse...

Oi, Beth!
49 graus é para fritar os miolos... Mesmo assim, prefiro o calor ao inverno.
O Rio de Janeiro é retrato do Brasil, um lugar onde em cada canto tem um sabor, uma cor, um jeito... onde o belo e o incorreto convivem numa simbiose que não seria possível em outros lugares do mundo. Um lugar onde mesmo na desgraça, o povo sorri! Afinal, dá praia o ano todo!
:)
Beijus,

Lúcia Soares disse...

Lindo post. O RJ está como BH, em construção, ainda que tenha suas belezas e tradição.
Ainda falta muito para que seja de volta a "cidade maravilhosa, cheia de encantos mil", mas chegará o dia, com certeza.
Beijo e boa semana.